Nikon diz se arrepender de comentário no Facebook

A bagunça toda começou no dia de ontem quando a Nikon colocou em sua página oficial no Facebook um comentário que não foi muito bem aceito até por quem se utiliza das câmeras da empresa. Em uma tradução livre o que foi postado foi o seguinte:

“Um fotógrafo é apenas tão bom quanto o equipamento que ele usa, e boas lentes são essenciais para fazer uma boa fotografia. Alguns de nossos fãs no facebook usam qualquer de nossas lentes Nikkor? Qual a sua favorita e em que situações vocês às usam?”

Eu até entendo a intenção do comentário de elevar a qualidade das lentes Nikkor e dos equipamentos fotográficos da Nikon, mas o teor da primeira parte do comentário não foi muito bem aceita pelos usuários do facebook e gerou mais de 3 mil comentários na nota (a maioria de reprovação) transformando o fato no assunto do dia em fóruns de fotografia e listas de discussão. Esse é mais um fato que demonstra como grandes empresas ainda não entendem direito como as redes sociais funcionam. Eles simplesmente bateram em um dos pilares do ensino de fotografia. Não importa a sua câmera e sim o seu olhar.

Óbvio que eles entenderam a burrada e um pedido de desculpas foi ao ar hoje. A nota de desculpas publicada pela Nikon está logo abaixo:

“Sabemos que alguns de vocês se ofenderam com o último post, e pedimos desculpas, pois não era o nosso objetivo de insultar qualquer um dos nossos amigos. Nossa declaração era para ser interpretado que o equipamento certo pode ajudá-lo a capturar imagens surpreendentes. Nós apreciamos a paixão que vocês têm para a fotografia e seu equipamento, e saber que uma grande imagem é possível a qualquer hora e em qualquer lugar.”

Sinceramente, eu não vi muita diferença entre o que foi afirmado antes e o que foi dito no pedido de desculpas, mas não podemos esquecer que estamos falando de uma fábrica de equipamentos fotográficos. Para eles o que importa são pixels, lentes, sensores e outros pontos tecnológicos do equipamento. A arte e o olhar são secundários. Mas, que pegou mal isso não tem dúvidas.

Relacionados: , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples