Nikon diz se arrepender de comentário no Facebook

A bagunça toda começou no dia de ontem quando a Nikon colocou em sua página oficial no Facebook um comentário que não foi muito bem aceito até por quem se utiliza das câmeras da empresa. Em uma tradução livre o que foi postado foi o seguinte:

“Um fotógrafo é apenas tão bom quanto o equipamento que ele usa, e boas lentes são essenciais para fazer uma boa fotografia. Alguns de nossos fãs no facebook usam qualquer de nossas lentes Nikkor? Qual a sua favorita e em que situações vocês às usam?”

Eu até entendo a intenção do comentário de elevar a qualidade das lentes Nikkor e dos equipamentos fotográficos da Nikon, mas o teor da primeira parte do comentário não foi muito bem aceita pelos usuários do facebook e gerou mais de 3 mil comentários na nota (a maioria de reprovação) transformando o fato no assunto do dia em fóruns de fotografia e listas de discussão. Esse é mais um fato que demonstra como grandes empresas ainda não entendem direito como as redes sociais funcionam. Eles simplesmente bateram em um dos pilares do ensino de fotografia. Não importa a sua câmera e sim o seu olhar.

Óbvio que eles entenderam a burrada e um pedido de desculpas foi ao ar hoje. A nota de desculpas publicada pela Nikon está logo abaixo:

“Sabemos que alguns de vocês se ofenderam com o último post, e pedimos desculpas, pois não era o nosso objetivo de insultar qualquer um dos nossos amigos. Nossa declaração era para ser interpretado que o equipamento certo pode ajudá-lo a capturar imagens surpreendentes. Nós apreciamos a paixão que vocês têm para a fotografia e seu equipamento, e saber que uma grande imagem é possível a qualquer hora e em qualquer lugar.”

Sinceramente, eu não vi muita diferença entre o que foi afirmado antes e o que foi dito no pedido de desculpas, mas não podemos esquecer que estamos falando de uma fábrica de equipamentos fotográficos. Para eles o que importa são pixels, lentes, sensores e outros pontos tecnológicos do equipamento. A arte e o olhar são secundários. Mas, que pegou mal isso não tem dúvidas.

Relacionados: , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • Cristian Thiago Moecke

    “Esse é mais um fato que demonstra como grandes empresas ainda não entendem direito como as redes sociais funcionam.”

    Não concordo muito. Me parece um caso onde entregaram a ferramenta de comunicação/marketing para alguém que não entende o produto e muito menos os clientes deles. O problema não é não entender a ferramenta, o problema é mais grave, é não entender o cliente.

    • Acho até que é uma questão mais básica, é a de se expressar corretamente. Saber escrever com clareza seus pensamentos, sem deixar margem para a dúvida de interpretação.

  • Besteirinha de gente criada com leite com pera. Vamos analisar:

    “Um fotógrafo é tão bom quanto o equipamento que ele usa, e boas lentes são essenciais para fazer uma boa fotografia”

    Fato. Quero ver um EXCELENTE fotógrafo conseguir um bom resultado com uma tekpix.

    “Alguns de nossos fãs no facebook usam qualquer de nossas lentes Nikkor?”

    A empresa pergunta se alguém no Facebook usa alguma lente Nikkor. Também nada demais. Ou era para perguntar no Facebook se os fãs que frequentam a comunidade do Orkut usam alguma Nikkor?

    “Qual a sua favorita e em que situações vocês às usam?””

    Eles perguntam qual lente os fãs usam. Problema? Nenhum. Se o pessoalzinho é fã da Nikkon mas não teve din-din para comprar algo melhor que uma xereta (isso denunciou a minha idade), não é culpa da empresa, que imagina que se vc é fã, adquiriu algum produto dela. Resumindo: mimimi, Nikkon feia, sô pobre mas gosto dela mimimi.

    “Sinceramente, eu não vi muita diferença entre o que foi afirmado antes e o que foi dito no pedido de desculpas, mas não podemos esquecer que estamos falando de uma fábrica de equipamentos fotográficos”

    Eu vi. Ela voltou atrás ao dizer que qq porcaria de 100 reais pode ser usada para gerar uma foto surpreendente. Bom, surpresa pode ser agradável ou desagradável. 🙂

    • Anônimo

      Pior de tudo é o cara criar um artigo cobrindo todo esse mimimi. Esse pessoal do politicamente correto está cada vez mais ridículo.

    • Gilson Lorenti

      huahuahuahua, engraçado.

    • Eu entendo o comentário da Nikon de forma similar ao índice de experiência do usuário do Windows 7:

      Se o fotógrafo for 8.5 e o equipamento for 4.5, ele deve ser nivelado por baixo mesmo, ficando com nota geral 4.5, pois ele só poderá capturar fotos com nível 4.5.

      mimimi de gente criada com leite com pera mesmo.

    • Eu entendo o comentário da Nikon de forma similar ao índice de experiência do usuário do Windows 7:

      Se o fotógrafo for 8.5 e o equipamento for 4.5, ele deve ser nivelado por baixo mesmo, ficando com nota geral 4.5, pois ele só poderá capturar fotos com nível 4.5.

      mimimi de gente criada com leite com pera mesmo.

    • Eu entendo o comentário da Nikon de forma similar ao índice de experiência do usuário do Windows 7:

      Se o fotógrafo for 8.5 e o equipamento for 4.5, ele deve ser nivelado por baixo mesmo, ficando com nota geral 4.5, pois ele só poderá capturar fotos com nível 4.5.

      mimimi de gente criada com leite com pera mesmo.

    • DNA Fotográfico

      Eu particularmente já fiz fotos belíssimas, digna de profissionais e com câmera amadora uma sony 12.1 tanto pela sorte, quanto pela luz natural e isso quer dizer que pra mim foi uma surpresa agradável, no entanto o que quero dizer é que pode-se se obter uma foto surpreendente com uma porcaria qualquer comparada com uma lente PROFISSIONAL sim.

      • “Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
        Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.”

        — Fernando Pessoa.

  • Leonardo Marsal

    Corrigindo, Gilson, a frase que a Nikon soltou foi “Um fotógrafo é APENAS tão bom quanto o equipamento que ele usa…”
    Esse “APENAS” é que faz toda a diferença na colocação, enchendo a frase de arrogância e inflamando a fúria de todo mundo… Como está no seu post, não é possível perceber a conotoção negativa.

    • Gilson Lorenti

      Você tem toda razão. corrigindo.

  • Anônimo

    mimimi

  • Esses estagiários!!!!!

  • Anônimo

    Carai. Que frescalhada de tiétes fazendo mimimi por nada.

  • Esse “tão bom quanto” é comparativo de igualdade. Na realidade eles deram o sentido na frase de que a qualidade do profissional só pode chegar até na qualidade do equipamento. Como se um mecânico só conseguissem otimos resultados se utilizarem ferramentas de primeira qualidade. E sabemos o que eles conseguem fazer utilizando uma faca e alguns pedaços de borracha….

    • então leva seu carro pra ser reparado por alguém com facas e pedaços de havaiana.

      • angelo kidamvs28@yahoo.com.br

        Ele quis dizer (mais um “quis dizer”) que é possivel atraves de criatividade cobrir lacunas que seriam melhor preenchidas usando equipamento específicos. Ou seja, uma faca é fabricada para ser usado em cozinha, mas muito gente foi assassinada por uma. Aparece cada comentário aqui.

  • Quanta pretensão da Nikon né?

  • Ou eu não sei ler, ou o texto é sobre fotos tiradas de um iPhone e não de uma tekpix. Melhor sorte na próxima.

  • daniel-rj93

    SEM PRECONCEITOS A NIKON E MUITO SOBERBA FOI COMPROVADO NO JAPÃO A EMPRESA SE ACHAR A MELHOR DO MUNDO ,ESTA CRESCENDO ESTA MAS A CANON CONTINUA NA FRENTE SEM OFENÇAS E ABSURDOS DE MARKETING ,,REALMENTE UM PALAVRA E CERTA A CANON CONQUISTA PELA QUALIDADE E TRADIÇÃO , E EU USO NIKON….