Games
Games
Digital Drops Blog de Brinquedo

Valve com streaming de jogos? Console? O que está por vir?

Por em 28 de fevereiro de 2011
emComputadores Games relacionados  
Mais textos de:

Site | Twitter
  • http://regames.wordpress.com/ Fabio Sooner

    Cara, acho que a interpretação está indo um pouco longe demais. Existem aparelhos para transmissão sem fio de conteúdo do PC para a TV, normalmente chamados de set-up boxes. Note a fala dele:

    “os jogos se tornarão disponíveis *******através dos PCs e Macs******* em qualquer TV ou tela de computador da casa”

    Acho que condiz mais com essa ideia, dos set-up boxes.

    • http://www.vidadegamer.com.br Dori Prata

      @Fabio Sooner, Acredito que seja isso mesmo, um streaming do PC para a TV e nem por isso deixa de ser genial. Só não consegui entender muito bem como funcionará o input e por isso acredito que haverá um aparelho no meio do caminho.

      • cquintela

        @Dori Prata, pode ser via wireless mesmo, uso o wireless receiver da microsoft pra controle do Xbox 360, alcança pelo menos uns 8 metros entre pc-tv sem problema algum

        • http://www.vidadegamer.com.br Dori Prata

          @cquintela, Pois é, mas meu PC está no quarto e a TV na sala, além disso, não estou disposto a comprar um controle sem fio para aproveitar o sistema.

          • cquintela

            @Dori Prata, usei o controle de Xbox 360 como exemplo do alcance do sinal wireless via rádio, imagino que o Steam use algo parecido.

            Em alguns testes de control/teclados/mouse chegam a ter sinal com até 15 metros de distância com 1 parede no caminho.

            E é provável que o sistema venha com uma lista de periféricos suportado, com seus próprios ou ambos. /modo mãe- de-Ná off

          • http://www.vidadegamer.com.br Dori Prata

            @cquintela, É, teria que testar meu teclado + mouse para ver se alcança, mas aí o problema seria onde apoiá-los.

  • http://www.mmog.com.br Tuco

    “os jogos se tornarão disponíveis através dos PCs e Macs em qualquer TV ”

    No meu entendimento ainda precisaremos de um PC com capacidade de rodar o jogo para então fazer o streming deste PC para outras telas da casa.

    • http://www.yoomp.com rodrigofante

      @Tuco, foi o que entendi também, vão transformar qualquer PC doméstico em um console, apenas isso.

  • cquintela

    Isso eu queria testar aqui em casa, pois já existe streaming de pc para tv wireless, só não achei informação sobre lag e como é caro, fica difícil comprar pra testar hehe.. De repente a STEAM vai oferecer uma solução com hardware próprio para games, com vídeo, áudio e controles integrados.

  • Fred Prateado

    Aqui no quarto eu ligo a VGA do PC na TV via cabo HDMI e jogo sentado na cama usando um combo teclado/mouse sem fio. Qual a diferença pra isso que a Steam diz estar querendo fazer? Quase nenhuma.

    • cquintela

      @Fred Prateado, mas se você for jogar num cômodo do andar de cima, como faz?

      • http://www.vidadegamer.com.br Dori Prata

        @cquintela, Como ele é rico, lhe dirá que basta comprar 300m de cabo HDMI ;)

        • Fred Prateado

          @Dori Prata, Não não, neste caso eu compraria um outro PC e uma outra TV e colocaria no andar de cima.

          Chupa que é doce, ok!?

          • http://www.vidadegamer.com.br Dori Prata

            @Fred Prateado, Você deixa eu ser teu amigo?

          • Fred Prateado

            @Dori Prata, Amigo de cu é rola…mas se você quiser ser meu lambe-saco eu posso pensar no seu caso.

          • Simiano

            @Dori Prata, Don’t feed the trolls!

  • http://www.techzine.com.br raelbr

    Por isso que eu gosto da Steam… Além das incríveis promoções, ela nunca fica parada! Está sempre inovando!

    Eu estou achando que deve ser algum serviço de streaming local pois,um serviço estilo OnLive é um passo imenso mesmo para uma companhia do tamanho da Steam… Mas vamos ver…

  • http://nada-aqui.posterous.com Marcio Neves

    Olha lá, mais detalhes sobre o “Steam na TV”, que eu tinha lido pelo link que a Gamespot publicou no Twitter. Interessante. Na boa, eu iria adorar poder jogar jogos do meu PC lá em casa, quando estiver em trânsito, tento uma conexão razoável para permitir o streaming dos controles :D
    E se bem me lembro, isso foi uma das inúmeras sugestões postadas no Forum do Steam (a capacidade de fazer streaming do seu jogo para que outros possam assistir e, por extensão, algo como o onlive ponto a ponto mesmo, permitindo que você possa jogar seus jogos remotamente. Mas aí já acho que vai longe demais :D)

  • http://www.csrenan.com Renan the Geek

    Hoje em dia tá cada vez mais comum nos mercados americanos e europeus televisões capazes de conectar a um roteador WiFi. Acho que o que a Valve vai liberar é uma forma de você poder fazer streaming de vídeo como se fosse um servidor de mídia ao estilo Windows Media Encoder… Daí qualquer dispositivo que possa acessar o servidor pode abrir a tela em um player apropriado.

    Daí, numa rede local sem congestão e usando 802.11n, você pode transmitir em altíssima qualidade sem lag. Você abriria o jogo no PC, e veria na televisão.

    Meu outro chute é que eles estejam preparando uma atualização pra UI que faça um encoding de vídeo mais apropriado pra TV, a qualidade gráfica poderia melhorar muito sem exigir uma placa com saída HDMI.

    • http://newserrado.com Kosh

      @Renan the Geek, Já existem várias TVs com esta capacidade à venda aqui no Brasil e não são nada exclusivas, pode acahr até na Casas Bahia e Magazine Luiza.

  • Shokewave

    eh verdade que no onlive da pro caba jogar jogos pesados nos celular? alguem pode me falar?

  • LoonySilva

    Louca não, mas a muito a frente do seu tempo isso sim. Quando o steam lançou-se ao hostil mercado de games para PC a maior parte dos usuários tanto nos EUA e na Europa não possui banda larga, pior, não havia como comprar jogos simplesmente por que não existiam parcerias para vendê-los. A coisa foi melhorando pouca a pouco. Inclusive as promoções do steam só se tornaram frequentes nos últimos 3 anos. Usuário de Steam desde o lançamento com HL2 em 2006 dezembro de 2006.

    • http://www.vidadegamer.com.br Dori Prata

      @LoonySilva, É mas ouvi muita gente dizendo que eles estavam dando um tiro no pé, que a distribuição digital nunca vingaria.
      Ah, e que conte nos autos, minha conta é de fevereiro de 2004 :D

      • sboorbou

        @Dori Prata, minha conta do stem é de 2004 tambem, mas preciso ir lá olhar o mês exato…

      • sboorbou

        @Dori Prata, minha conta do stem é de 2004 tambem, mas preciso ir lá olhar o mês exato…

      • LoonySilva

        @Dori Prata, I verdadi! Fui verificar, me add se puder andrighi_9BOPE, nick frank the Punisher castle, sou membro desde 17 de dezembro de 2004 :p

  • gabrielchaves2000

    Cloud computing, senhoras e senhores… Você opera o software (inclusive jogo) no seu PC, mas a matemática pesada tá sendo feita em outro lugar, e seu PC tá meramente atuando como um terminal. Tá na cara, é uma consequência natural de:
    1) O paradigma atual de aumento de poder de processamento nos processadores estar chegando num limite (haja visto a dificuldade de reduzir mais os transistores, e isso estar sendo compensado com mais e mais núcleos de processamento nos processadores atuais)
    2) A conexão com a internet ter seu custo cortado pela metade a cada 2 anos mais ou menos – que na prática se reflete não em redução dos nossos gastos com internet, mas com dobrarmos nossa banda em média a cada 2 anos.
    Se fica extremamente barato trocar muitos dados com um servidor (a ponto de ser factível assistir videos em HD no YouTube sem delay, por exemplo), e se pras fabricantes de processadores está cada vez mais difícil manter o ritmo da Lei de Moore, naturalmente há uma tendência ao Cloud Computing. Aposto que a Valve percebeu o potencial desse modelo e quer ser a pioneira – algo muito facilitado pela base instalada do Steam!
    Abraço

    • sboorbou

      @gabrielchaves2000, a cada 2 anos dobrar a velocidade de internet?

      cara tu não é cliente da oi velox, correto?
      precisa falar isso para eles….

      • http://www.pixelcows.com.br gabrielchaves2000

        @sboorbou, se liga no gráfico, parece que é até mais agressivo do que isso! http://www.useit.com/alertbox/980405.html

        É que no Brasil a concorrência é enviesada e prejudica o consumidor, mas a média mundial é de dobrar a velocidade de banda disponível por um preço fixo a cada 19, 20 meses (menos de 2 anos)!

        Em relaçõa ao crescimento do processamento disponível, a tendência da Lei de Morre é continuar válida, apesar da resistência encontrada agora por conta do paradigma computacional atual estar chegando ao limite. Mas acho que Cloud Computing continua em voga mesmo assim, inclusive pra usuários finais. Com a pirataria direcionando as grandes empresas cada vez mais pra modelos online e de fee mensal (WoW e afins), faz sentido investir em HW centralizado (servidores) pra proporcionar um nível de qualidade gráfica que de outro modo estaria indisponível para um usuário comum.
        Abraço!

  • http://twitter.com/victorbotelhob Victor Botelho

    Olha seria fantástico! Aí é algo pra se pensar no futuro do streaming de jogos com a Valve entrando de cabeça. E a Nvidia e a AMD seriamente ameaçadas também em um futuro não tão distante. Minto, não só elas mas as próprias fabricantes de consoles! Afinal qual seria a utilidade de um hardware potente?

    • http://twitter.com/vitprado Vitor Prado

      @Victor Botelho, “Afinal qual seria a utilidade de um hardware potente?”

      Os servidores iam rodar 100 jogos, pra 10 milhões de maquinas… usando as GPUs que temos hoje? Os jogos SEMPRE evoluem, o hardware sempre precisa ser melhorado. SEMPRE.

    • http://newserrado.com Kosh

      @Victor Botelho, se não me engano foi a própria AMD que lançou este conceito meia década atrás. Em todo caso, acho inviável no momento, mesmo em redes muito rápidas. O que conta não é a velocidade de transferência mas o tempo de chaveamento e aí fica tudo muito lerdo.

      Para ser rápido seriam necessários servidores próximos do local da jogatina porque mesmo na velocidade da luz, ter que esperar um sinal ir daqui até a gringolândia, ser processado e retornar, dá mais de 0,1s o que é uma eternidade em um FPS.

  • http://yuhime.com/ YagamiShinji

    Acredito que o que ela quer fazer é algo como o Remote Play do PSP-PS3.
    Seu PS3 distribui o sinal da TV direto para o PSP, porém ainda não dá pra jogar.
    O negócio seria que você distribuiria a imagem do PC para a TV, que receberia esse sinal por aparelho X, que colocaria a imagem na TV.