SOWNED

Um dos maiores prazeres dos True Hackers é ver um fabricante arrogante declarar que seu sistema é inviolável. Em geral isso significa que a bravata será tomada como desafio pessoal.

Em geral os hackers vencem. Rápido. No caso do PS3 demorou bastante, mas depois de muito esforço conseguiram achar a chave criptográfica para assinar os binários da plataforma, indicando assim que o código é autorizado. Sem a chave nenhum software de terceiros poderia ser rodado. Com ele, TOTAL PWNAGE.

A Sony não gostou nada disso, está ameaçando processar todo mundo que publicar a chave. Problema é que neste momento já são mais de 6.600 sites listando a informação.

Mesmo assim a empresa entrou com ações na Justiça querendo que o YouTube divulgue não só os dados do hacker que postou um vídeo ensinando a fazer o jailbreak como quer também os dados de todo mundo que assistiu ao tal vídeo.

Não duvide de um japonês furioso, ainda mais da Sony. Nos primórdios da música digital a Sony lançou um Walkman Memory Stick que tocava MP3. Como licenciada do formato, tornou-se co-acusada em uma ação movida pela Sony Music contra o consórcio que controlava o MP3.

“Isso mesmo, motherfucker, somos tão radicais que processamos a nós mesmos. Do you feel lucky, punk? Do you?

Agora a Sony tomou a Pwnada do Século. Um sujeito usou da boa e velha engenharia social e marcou como alvo o Twitter de Kevin Butler, um personagem de uma série de comerciais da Sony para o PS3. É um personagem simpático e popular entre os gamers, fazendo aparições públicas em eventos, interagindo no Twitter, um bom pacote de mídias sociais.

Só que uma mente maligna que atende por @exiva percebeu que a falta de conteúdo técnico indicava que por trás do personagem havia gente de propaganda, não geeks. Gente de propaganda provavelmente alheia a coisas complicadas como chaves de criptografia. Vale a tentativa.

O sujeito enviou um tweet para Kevin Butler, na maior cara de pau, joão sem braço, vai que cola.

Colou.

sowned

O estagiário da agência respondeu perguntando brincando se o encouraçado dele havia sido afundado.

Deixemos o Yamato responder:

Yamato_battleship_explosion

Afundou, meu caro, afundou. Você repassou para mais de 71 mil seguidores no Twitter a sequência secreta de números que a empresa que representa está proibindo o resto do mundo de tomar conhecimento, sob pena de processo.

Agora a Sony pode processar a si mesma e criar um buraco negro, ou aceitar que o coelho saiu da cartola e parar de mimimi.

Como a Microsoft. George Hotz, o autor do jailbreak do PS3 tem passagens pelo iPhone, e know-how na área mobile. Quando apareceu no radar de todo mundo e se tornou odiado e processado pela Sony, em vez de entrar no trem e ajudar no processo, a quitanda do Tio Ballmer teve atitude diferente.

Brandon Watson, em nome da empresa ofereceu via Twitter um celular Windows 7 para George Hotz, convidando-a a criar coisas legais. Querem que ele ache novas formas de fazer jailbreak na plataforma.

Em vez de ameaçar de processo, faz mais sentido contratar os hackers para descobrirem as falhas de segurança. E não, não é o fim dos aplicativos homebrew. A Microsoft também contactou o grupo Chevron WP7, autor do primeiro jailbreak para Windows Phone 7. Após o contato, o grupo parou o desenvolvimento do aplicativo.

Ameaça? Não. A Microsoft propôs tornar a aplicação oficial, agora estão em negociações para criar as bases de um mercado homebrew para o WP7, com apoio dos hackers que “quebraram” a plataforma.

Pode parecer estranho, mas se pensarmos a Microsoft faz a mesma coisa com o Xbox 360. Um ecossistema homebrew, fora do “oficial oficial” pode ser a diferença que fará o Windows Phone deslanchar.

Mesmo que não deslanche, manter um bom relacionamento com desenvolvedores, mesmo os rebeldes é muito mais produtivo do que sair processando todo mundo. Isso é tão claro quanto “o Betamax não vai vingar”.

Fonte: Slashdot.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • lucas.cavalheiro

    Geohotz é ídolo muitos possuidores de gadgets Apple. E agora, da turma do PS3. Esse nasceu com o gene da programação.

    • @lucas.cavalheiro, Ao invés de Y no último ele tem um ;

  • A Microsoft não fez parecido também com o Kinect?

    Aliás, esse @exiva é o twitter do Lex Luthor?

  • bilpereira

    E o PS2 virou o videogame mais vendido de todos os tempos por causa do mercado “não oficial”!

    Existem prós e contras ao jailbreak de qualquer plataforma, cabe a fabricante fazer com que os contras sejam maiores que os prós…

    No caso do Xbox por exemplo, se você destravá-lo perde acesso à Live, e deixa de aproveitar muita coisa! No caso do Wii, se destravá-lo não perde nada.

    • @bilpereira, O PS2 vendeu tanto por causa da pirataria, não por causa dos homebrew. Nesse caso não é vantagem pra empresa vender o console que dá prejuízo por metade da sua vida se não vão faturar com o software.

  • Achei que no final o Cardoso iria usar o grito de guerra do Ballmer, developers, developers, developers.

  • Eu juro que ri MUITO.. MAS MUITO ALTO..lol….

    Linda! <3

    Bom artigo cardoso 😉

  • stryder

    “Mesmo assim a empresa entrou com ações na Justiça querendo que o YouTube divulgue não só os dados do hacker que postou um vídeo ensinando a fazer o Jailbreak como quer também os dados de todo mundo que assistiu ao tal vídeo.”

    Hehehe, eu choro de rir do desespero dessas grandes empresas.

  • Darkus

    Este desbloqueio do PS3 abre uma utilidade para área médica, quimica e genética.
    pois os processadores do PS3 são excelente para calculo de ponto flutuante…

    já tem gente fazendo clustering com 30 PS3 para essas aplicações… custo mais baixo que mainframe, com muito mais velocidade!

    • Wallacy

      @Darkus,

      Hoje as placas nVidia (da ATI também dependendo do caso) possuem um custo menor. O PS3 tem um custo de 1 dolar por GFLOP, enquanto uma placa compatível com a tecnologia CUDA em média 30 centavos de dolar por GFLOP. Fora que é bem mais simples de desenvolver.

      Esse desbloqueio foi legal, pena que demorou demais.

    • luctimm

      @Darkus,

      “já tem gente fazendo clustering com 30 PS3 para essas aplicações…”

      Já desde 2006 né?

      O Cell é realmente um processador bacana, mas o PS3 não é o ideal pra clusterizar. 256MB de memória por node? Sem infiniband? Sem nem uma espécie de “suporte” oficial? Quem quer cluster, compra cluster. Cluster de PS3 é legal, mas é coisa de universidade pública… 🙂

  • Godoy_INC

    Só eu lembrei daquele velho dos simpsons jogando bingo no asilo?
    “Afundou meu encoraçado”

  • Putz, essa história do processo Sony vs Sony foi demais. Dava até um filme! hehe

    • @DiegoCBarboza, já tem desenho, ao menos: “Spy vs Spy” 😛

      • @Emanuel Laguna, o que eu imaginei agora foi o pessoal do desenvolvimento e tecnologia da Sony a la TF2. Alguém grita “that intern is a spy!” e vem um louco com um lança chamas para verificar se é spy mesmo.

        Agora, quanto ao sr. Butler… Meu Deus, esse foi a melhor cilada armada em anos!

  • tiagodami

    o coltareal damage disso é os jogos piratas,
    no entanto o que mais me agracia ao ver este casos é descobrir como que a segurança foi pensada,
    o que pode ser visto em:
    http://www.engadget.com/2010/12/29/hackers-obtain-ps3-private-cryptography-key-due-to-epic-programm/
    apesar de ser 4 videos de 15 minutos.

    No primeiro vídeo, nos primeiro minutos, comparam-se as qualidades de sgeurançã entre os ocnsoles, atraves do tempoq ue ele levaram pra ser desbloqueados,

    e eles colocam ocmo:
    “tempoq ue um concole levou para ser desbloqueado DEPOIS QUE O LINUX FOI IMPEDIDO DE RODAR”

    e isso coloca o ps3 junto com o xbox 360 com 12 meses para ser hackeado.

    e gostaria que fazer constar que não há limites o que a sony pode fazer, vá pequeno gafanhoto e leve essas palavras….
    –//–
    textosprofissionaisdotiago.blogspot.com

  • tiagodami

    gostaria só fazer no comentário presente que o jailbreak do ps3 está disponivel via deal extreme
    http://www.dealextreme.com/search.dx/search.ps%20jailbreak

    • italo.menezes

      @tiagodami, isso é pra dizer que já está AMPLAMENTE divulgado ou que caso você queira desbloquear seu ps3 precisa comprar aí? Porque basta um pendrive e já era.

  • claudio.kieuteka

    A Sony ja havia mostrado essa chave antes, e não é problema algum ter a chave, o problema é o que é feito com a chave e quem fuçou o aparelho atras da chave.

  • Ri de me acabar!!!! A trollada foi genial!

  • tcerealk

    acho q a real tentativa de desbloqueio do PS3 só veio depois q a Sony retirou o suporte ao Linux, antes a minoria hacker do console estava bem feliz e acho q nem tentavam achar falhas no sistema, mas posso está completamente errado…

  • Luciano

    No exato momento….

    “Aproximadamente 11.300 resultados (0,07 segundos)”

    Ééééé…. Haja advogado 😀

  • Cleyton verde

    uma atualização dos dados ,hoje no dia 20/09/2016 a pesquisa retorna Aproximadamente 1.960 resultados e a conta do Kevin Butler foi desativada

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis