Os melhores programas (gratuitos) para Android

E não, não estou contando com a pirataria.

Acontece que depois de (muitos) anos com o bom e velho V3i, dei um salto quântico para o Milestone. E, claro, não há muitas arestas no aparelho que já foi considerado o “gadget do ano (passado)”. Talvez o conector “mini-USB-que-não-é-mini-USB”, mas nada é perfeito.

Enfim… Android na mão e uma idéia na cabeça: conseguir ferramentas para trabalho e, por que não, jogos! Sem mais delongas, aí vai a minha melhor lista dos melhores programas disponíveis pelo melhor preço para o melhor sistema operacional para celulares (sim, eu fui assimilado):

Para começar, o sempre útil “Scanner de código QR”, em sua encarnação 3.5, baseado na biblioteca ZXing. Baixe direto do MercadinhoANDROID-ICON ou visite: http://code.google.com/p/zxing. No final do arquivo estão todos os “QR Codes” para as aplicações, para facilitar a vida de quem já tem o programa instalado.

A maioria dos programas abaixo tem versões pagas (a preços muito, muito baixos), que retiram a publicidade (que incomoda pouco) e acrescentam pequenas funcionalidades. Geralmente, vale pagar.

10 – DCSwitch 1.1

Se você não tem um plano de dados, pode ter uma surpresa no final do mês. Especialmente no final do primeiro mês de uso do telefone… ao se desconectar da rede Wi-Fi e esquecer de desabilitar a sincronização, os dados (RSS, emails, atualização de mapas, propagandas subliminares…) trafegarão pela rede celular. E serão cobrados como tal…

A solução é o DCSwitchANDROID-ICON , que desabilita “na unha” a comunicação de dados via rede celular. Infelizmente, nesta versão gratuita, ao se conectar a fonte de alimentação o programa é desabilitado e você terá que iniciá-lo novamente.

9 – ES File Explorer

Acessar seus arquivos na rede Windows nunca foi tão fácil! O EStrongs File ExploreANDROID-ICON r tem uma interface muito bonita e funcional, além de conseguir lidar com servidores FTP, dispositivos Bluetooth e, claro, com os arquivos do próprio aparelho.

Visualiza arquivos, descompacta, seleciona múltiplos arquivos, mostra miniaturas, assobia e chupa cana ao mesmo tempo.

estrongs file explorer

8 – ConnectBot

Para quem não consegue se “desligar” dos próprios servidores, o ConnectBot é uma mão na roda. Ou melhor: na conexão. É um cliente SSH muito bem feito, que permite múltiplas conexões, atalhos diferenciados no desktop e criação de “túneis”.

Esse vai sem “screenshot” porque ainda não fiz… aquelas coisas… com meu telefone. Mas, de qualquer forma, o que vocês queriam ver? Uma tela preta com caracteres brancos?

7 –  Droid48

Não sei quanto a vocês, mas eu não vivo sem minha HP 48. Nem 2 2 + consigo fazer sem ela… para quem troca a robustez pelo tamanho, nada melhor que o Droid48: um emulador da boa e velha calculadora científica programável da HP.

droid48

6 – MSN Talk

O título é auto-explicativo: cliente MSNANDROID-ICON . Apesar de não fazer transmissão de arquivos, tem conversa em grupo, mensagens “offline” e um visual simples mas bastante agradável.

5 – RockPlayer

Infelizmente, nem tudo na vida é de graça. Tocar vídeos rmvb, divx ou mp4, no Android, não é. A menos que você aceite pequenos travamentos… caso contrário, prepare a carteira para desembolsar míseros US$ 10,00 pelo RockPlayer, da RedirectIn.

Como a decodificação depende do hardware, é bom testar antes (o programa funciona temporariamente, deixando uma marca d’água no canto superior esquerdo da tela) e ver se seu telefone suporta. No site do produto há várias versões, dependendo do processador.

4 – Find My Car Lite

Considerando que você carrega por aí um dispositivo com um considerável poder de processamento e, geralmente, memória sobrando… para quê se preocupar com detalhes irrisórios como, por exemplo, a localização de um carro estacionado? Para isso existe o “Find My Car LiteANDROID-ICON ” (muito útil também para se achar aquele hotel escondido entre dois prédios idênticos).

Aperte um botão (“botão” é modo de dizer, claro) ao sair do carro e pimba! Ele aparecerá no mapa (thanks, Google!) se vocês se perderem. Curiosamente, depois que instalei, nunca mais esqueci onde parei o maldito fusca!

3 – Ping!

Impossível viver sem essa ferramenta. O velho Ping é o melhor companheiro do administrador de redes. Para Android, um dos melhores é o Ping!UpANDROID-ICON . Sem muito o que dizer, mostra as informações normais de Time-To-Live, ICMP SEQ… guarda a lista de hosts e permite especificar o número de tentativas. Simples e funcional.

2 – App Inventor

Não é propriamente uma aplicação… mas a nova ferramenta de desenvolvimento da Google (baseada em várias tecnologias desenvolvidas no MIT, como a linguagem visual Scratch). Impossível resistir a algo que parece “blocos de LEGO bidimensionais”…

Ainda está numa fase bem inicial, os programas desenvolvidos só podem ter uma tela, não é possível disponibilizá-los no “Market”… mas o projeto tem futuro (ao menos, eu espero).

Para quem quiser testar, basta fazer o cadastro e aguardar. O meu acesso foi liberado em dois dias. Para matar a curiosidade enquanto isso, basta seguir o link.

1 – Air Control

Como ninguém é de ferro, um joguinho casual sempre vem a calhar… “Air ControlANDROID-ICON”, além de viciante, consome a bateria do seu celular como se fosse uma pilha descartável chinesa. Mas vale cada segundo.

A idéia é simples: você precisa guiar os vários tipos de aeronaves até suas respectivas pistas/pontos de pouso. Fácil, até você ter 10 aviões na tela, com velocidades e direçòes diferentes. Viciante.

cs

Surpreso por não ver nenhuma aplicação “Task killer”? Bem, depois de ler muito por aí, cheguei à conclusão de que não vou usá-las até estudar o sistema mais a fundo. Ao que parece, a memória é usada da forma como deve ser usada: as aplicações não utilizadas ficam residentes, mas em estado de “dormência”, sem consumir recursos do processador. Quando são chamadas novamente, aí sim, voltam “à ativa”.

Portanto, “Task killer” eu passo.

QR Codes

DCSwitch:

qr_dcswitch

ES File Explorer:

qr_estrongsfe 

ConnectBot:

qr_connectbot

Droid48:

qr_droid48

MSN Talk:

qr_msntalk

Find My Car:

qr_findmycar

Ping!Up:

qr_pingup

Air Control:

qr_aircontrol

thatsall

Relacionados: ,

Autor: Marcellus Pereira

Compartilhar
  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000151730346 Luis Kobayashi

    SwiFTP FTP Server é um ótimo programa. E é open source. Bom pra quem não quer ficar carregando cabo de dados pra cima e pra baixo. Acesso fácil aos arquivos do celular. (www.swiftp.org)

    gMote transforma seu celular em um controle remoto. Permite controlar midia, faz stream pro celular, cria um touchpad/teclado, etc. Suporte a Linux. (www.gmote.org)

    Leitor de QR Codes eu geralmente uso o Google Googles. Funciona bem para mim.

    Fica as dicas tb. 😉

  • emrezende

    Acho que poderia acrescentar outros na lista e tira alguns dos que foram apresentados acima:
    Câmera 360; Google Earth; 3D Compass; Raging Thunder II; Layar; Documents to Go; Adobe Reader; Android VNC.

    • emrezende

      @emrezende,
      Oops, o Documents to Go é pago, mas pode ser usado gratuitamente como apenas leitura…
      Outros como o Câmera 360 e Raging Thunder II tem recursos limitados na versão gratuita.

  • Aniceto

    HP48 no Android! Uhuuuu. Baixando agora.
    Joguinhos muito bons: Barrr, Unblock Me Free e Radiant Lite

  • crts.ms

    Novato em Android mas, não é possível fazer o mesmo que o DCSwitch, desligando o “ativar conexões de dados” do menu redes moveis. Ou tem algum outro aplicativo que ainda conecta mesmo com esse cara desligado?

    • rzaratin

      @crts.ms, na verdade não, fazendo isso vc apenas desativa o uso de dados background, utilizando o DCSwitch vc irá desabilitar qualquer uso de dados.

      Apenas uma observação, sempre que usar qualquer aplicativo assim, volte às configurações originais antes de desinstalar a aplicação. Eu acredito que o APN Brasil seja melhor para desabilitar o uso de dados.

  • http://www.zergovermind.co.cc Decapattack

    Achei que o gato ia fazer um aplicativo.

  • kaue.lima13

    Eu não uso um app killer tambem porem um “substituto” para ele é o watchdog Lite que monitora o uso de CPU e avisa caso algum app passe de um maximo escolhido por voce =D

  • virallata

    Parece que o moço é de primeira viagem.

    Se for o caso, recomendo que visite o site Appbrain, ele lista os programas do Market de maneira MUITO superior, além de ter um app pra sincronização com coisas muito úteis, de uma testada ^^.
    Vale lembrar que assim você pode colocar os links dos apps direto para o site deles, mais prático ;).

  • Compostela

    Quando o “Find my car” ganhar precisão, o utilizarei como “Find my key”. Espero ansioso.

  • rzaratin

    Opa… gostaria que se possível, das próximas vezes não colocasse apenas o QRCode, pois lendo do próprio Android não é possível abrir o QR.
    Poderiam ser links diretos para o Market ou para o AppBrain.

    • Nicolas Pizzolatto

      mano é possivel sim voce so tem que trocar o barcode scanner pelo QR droid, o QR Droid é totalmente gratuito te permiti abrir os qr do proporio smarthphone atraves das imagens salvas, e te permite desenvolver seus proprios QR codes, basta trocar seu programa!!!

  • Magalz

    “as aplicações não utilizadas ficam residentes, mas em estado de “dormência”, sem consumir recursos do processador.”

    Not. Se eu tentar abrir um aplicativo pesado sem fechar nada com o task killer, as vezes ele nao abre (testado agora por mim, so pra ter certeza). Qdo eu uso o task killer e fechou akeles inumeros apps q nao estou usando (ou nem cheguei a usar), o app q nao abria, abre rapidinho.

    Otra coisa. Se eu ligar o celular, abrir uns 10~12 apps enao usar o task killer, minha bateria dura cerca de 4~5h. Usando o task killer sempre q acabar de usar algum app, ela tem de 1 a 2 horas a mais de duração.

    Alem do multi-threading, q algum apps (muuuitos deles) ficam em ‘dormencia’, mas escutando alguns fatores q o reativarão, mas essa escutada tanto come bateria, como evita de q o android feche ele para liberar memoria. Como por exemplo o GMail.

    Problemas com o ATK, as vezes o celular continua considerando o app aberto, msm com a memoria liberada. Assim, se vc segurar o botao principal de modo q ele mostre os apps rodando, ele vai estar lá, mas ao clicar, ele inicia do 0, pois nao estava mais em memoria.

    Esse foi alguns testes q fiz, o unico problema eh q foi num Android1.6, pode ser q algo tenha mudado no 2.1~2.2, mas algumas coisas ai supostamente nao mudam, como os apps com multi-threading.

  • gosto de coroas gostosas

    quero um apps que rackea creditos de outros celulares,,e cartões de cred.mas essa porra ai ñ tem ainda ñ…