BMW X Google

No começo deste mês, houve um atrito entre a BMW alemã e o Google. Vou explicar. Simplesmente, os desenvolvedores do website da BMW descobriram algumas formas de agregar “mais valor” ao site deles. O que fizeram foi uma página que é conhecida como “doorway”. Basicamente, criam uma página cheia de termos-chaves bastante procurados no buscador para que o site seja promovido nas buscas. A página não é mostrada para o usuário, então aparentemente nada se nota. Os robôs que fazem a indexação de páginas capturam os termos e “entendem” que aquela página tem tudo aquilo de conteúdo – que na verdade é falso.

Sabendo disso, o Google tomou uma atitude bastante drástica colocando os website na “lista negra”, ou seja, eles foram banidos de qualquer resultado que procurasse a matriz alemã da BMW. Obviamente, os engenheiros da BMW nada gostaram e fizeram uma super pressão para que tudo voltasse como era antes. Claro que retirando a página doorway,considerada pelo Google ilegal.

Como todos sabem o Google é o maior buscador do mundo. E, isso tudo levantou uma discussão sobre o poder do Google, se ele está certo ou não em colocar a página na lista negra sem aviso prévio. Alguns acham que a BMW está certa, que a página pertence ao site e o que o Google fez seria um “abuso de autoridade”. Por outro lado, outros (inclusive eu) acham que o Google fez certo, apesar de nada diplomático. Se forem permitir esse tipo de coisa com certeza vai acabar a qualidade do buscador em muito pouco tempo. O que acham?

Referência

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples