Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Não Percam: Dia 27 Marte estará do Tamanho da Lua!

Não Percam: Dia 27 Marte estará do Tamanho da Lua!

13 anos e meio atrás

Mars is amazing!

As Interwebs estão repletas de emails anunciando, e é verdade! É um fenômeno astronômico impressionante. Marte estará a 314 milhões de Km da Terra. O céu estará repleto de estrelas, totalmente sem nuvens. Um pouco acima de Vênus contra a escuridão da noite você verá o Planeta Vermelho, com diâmetro angular entre 29.3 e 34.1 minutos, aproximadamente o mesmo tamanho da maior Lua Cheia que já viu.

As principais características geográficas (ou martográficas) serão facilmente discerníveis. Aproximadamente no Equador, acompanhando a linha imaginária temos o Vale Marineris. 4 mil quilômetros de comprimento, até 200Km de largura em alguns pontos e chegando a 7Km de profundidade. Partes dele ainda estão em pleno dia então já é noite fechada em outras, as diferenças de temperatura criam um clima próprio como algo nunca visto na Terra.

Um pouco acima à esquerda, o Monte Olympus, o maior vulcão do sistema solar, 3 vezes mais alto que o Everest, sua base tem 550Km de largura. É algo que transforma qualquer Vesúvio em anão.

Isso tudo você verá amanhã, sem telescópio, a olho nu. Será lindo!

Claro, só será possível se você estiver em uma nave espacial, orbitando Marte a uns 700 mil Km de distância.

Sério, esse hoax começou em 2003, quando a Mecânica Celeste trouxe Marte e Terra a sua maior proximidade em 60 mil anos: 56 milhões de Km. Vejamos, hoje Marte está a 314 milhões. Quer dizer que Marte esteve 5.607142857142857 vezes mais próximo. OK, mas em uma escala de milhões de Km, NÃO IMPORTA. Marte tem 3.396Km de raio, 3.396Km em 56 milhões é tão titica de cocô quanto em 314 milhões.

Neste site aqui há uma ferramenta (ia dizer applet mas gorfei) em Flash onde dá pra simular a órbita dos dois planetas e ver como estão afastados. A próxima vez que estarão mais juntinhos será em 2011. Dá para ver inclusive o tamanho aparente de Marte em um telescópio. Spoiler Alert: Menor que a Lua.

A origem do Mito:

Assim como hoje, em 2003 as pessoas já não sabiam ler. Por isso quando o texto explicava que Marte teria um diâmetro aparente 75x menor que o da Lua (ou seja, como sempre seria apenas um ponto) foi imediatamente subvertido. Astrosalsas leram Marte, Lua, Diâmetro. Seus cérebros deram GPF por excesso de conceitos científicos complexos e depois do reboot a informação processada foi "Marte terá o diâmetro da Lua".

Curioso é que como já dito, esse hoax é de 2003. As pessoas repassam essa mesma porcaria TODO ano. Quem se der ao trabalho achará em seu email mensagens dos mesmos remetentes, anos seguidos. NINGUÉM se toca que algo tão magnífico NÃO ACONTECEU, apesar de prometido.

Se bem que uma pesquisa no Google por profecias do Fim do Mundo revela que há uma boa quantidade de correntes, avisos e sites pregando o apocalipse para TODOS os anos, não só para 2012, quando o Armagedom realmente ocorrerá. As mesmas pessoas que repassaram o fim do mundo em 2009, repassam em 2010, repassarão em 2011...

Há uma grande e insalubre confusão com o conceito de ceticismo. O céptico não é aquele que "não acredita em nada", é aquele que não acredita sem provas, é aquele que assume a máxima: "Afirmações extraordinárias demandam provas extraordinárias". Uma pessoa inteligente e racional diante de um material com uma alegação dessa monta "Marte do Tamanho da Lua" imaginaria "Uau! Isso deve estar na mídia, pelo menos nos sites dos principais institutos de astronomia, da NASA!".  Iria lá, em 5 minutos descobriria o hoax e pronto, não repassaria e como utilidade pública avisaria quem enviou.

Extrapole isso pro dia-a-dia. Se casos absurdos assim passam desapercebidos, se as notícias do Diário de Barrelas são comumente muito xingadas no Twitter por gente que não percebe (nem lendo) que coisas como Fiuk viverá Raul Seixas no cinema são obviamente falsas, como querer que essas pessoas não sejam vítimas de engenharia social vagabunda "você é corno, clique aqui" ou de campanhas de manipulação social muito mais complexas, em uma mistura de psicohistória de Asimov com Inception?

Quanto a Marte,você não tem que esperar um dia do ano para ter uma visão magnífica do planeta. A NASA tem um site dedicado, repleto de imagens lindas, inspiradoras e significativas. Como esta abaixo. Pode não ter do tamanho da Lua, mas é a primeira imagem da Terra, em toda sua insignificância, feita da superfície de outro planeta. Foi tirada pelo robozinho Spirit em Marte no dia 8 de Março de 2004:

Mostly harmless. (thanks @fsdecker)

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários