Meio Bit » Entretenimento » Sentinela: quem é o novo herói (e ameaça) do MCU

Sentinela: quem é o novo herói (e ameaça) do MCU

Conheça o Sentinela, personagem que vai aparecer em Thunderbolts*, um ser extremamente poderoso e completamente instável

24/09/2024 às 10:57

Thunderbolts* (não, ainda não explicaram qual é a do asterisco) é o segundo dos quatro filmes do MCU prometidos para 2025, que vai reunir uma série de heróis e vigilantes de segundo escalão; entre eles está o enigmático "Bob", interpretado pelo ator Lewis Pullman (Top Gun: Maverick), que o recém-lançado trailer não faz questão de esconder sua identidade. Ele é o Sentinela, um dos maios poderosos, e instáveis, personagens do Universo Marvel.

Criado originalmente para aparecer apenas em uma minissérie, o herói piroquinha das ideias foi posteriormente integrado aos Vingadores, e causou muito estrago por onde passou.

O Sentinela é um Superman com poderes semi-divinos e problemas, muitos problemas (Crédito: Reprodução/Marvel Comics/Disney)

O Sentinela é um Superman com poderes semi-divinos e problemas, muitos problemas (Crédito: Reprodução/Marvel Comics/Disney)

Sentinela é problema garantido

Criado em 2000 por Paul Jenkins, Jae Lee e Rick Veitch, o Sentinela, vulgo Robert "Bob" Reynolds, surgiu pela primeira vez nas páginas de uma minissérie própria, publicada em cinco edições pelo selo Marvel Knights, voltada ao público adulto. A Marvel o apresentou à mídia usando um hoax, ao dizer que o personagem foi criado em 1961 por Stan Lee e Jack Kirby antes do Quarteto Fantástico, mas foi rejeitado pela cúpula da editora, até seu design e história serem "redescobertos" décadas depois.

Na história original, o Sentinela foi retroativamente inserido na cronologia como o primeiro herói da era moderna da Marvel, um super-humano com "o poder de um milhão de sóis explodindo", basicamente um Superman que veste dourado e com poderes expandidos. Bob era visto pelos outros heróis como o maior e mais inteligente de todos (ele também era um cientista), mas em algum momento, o mundo inteiro simplesmente esqueceu que o Sentinela sequer existiu, incluindo o próprio Bob e sua esposa, Lindy.

A grande revelação da história era de que o supervilão Vácuo, o arqui-inimigo do Sentinela, era ele próprio. Uma espécie de contraparte negativa do herói, com o mesmo nível de poder, mas com alinhamento moral invertido. Assim, para proteger o universo, a memória de todos teve que ser apagada, e quando Bob lembrou quem era, o Vácuo também voltou, o que levou à repetição do processo.

O Vácuo é e não é o Bob. É complicado (Crédito: Reprodução/Marvel Comics/Disney)

O Vácuo é e não é o Bob. É complicado (Crédito: Reprodução/Marvel Comics/Disney)

O Sentinela deveria permanecer esquecido, mas acabou resgatado por Brian Michael Bendis nas páginas de Os Novos Vingadores, no rescaldo da saga em que o time original foi destroçado (thanks, Wanda). A partir daqui sua história de origem foi contada e recontada, cada vez de uma maneira diferente, mas ficou estabelecido que Bob Reynolds sofria de problemas psiquiátricos.

No melhor estilo Marvel de estabelecer heróis imperfeitos, o Sentinela era um Superman (o segundo pastiche baseado no personagem da DC, se lembrarmos do Hyperion) com transtorno dissociativo de identidade (TDI), igual ao Cavaleiro da Lua; ambos se consultavam com o mesmo psiquiatra, aliás.

Só muito tempo depois toda a verdadeira história por trás da origem do Sentinela foi contada: segundo Lindy Reynolds, Bob era um ladrãozinho de quinta viciado em metanfetaminas, que invadiu um laboratório atrás de drogas e coisas de valor. Lá ele encontrou um soro especial, desenvolvido após a Segunda Guerra e mais uma tentativa de replicar o soro do supersoldado, mas saturado e com suas capacidades aumentadas em mais de mil vezes.

O problema, o projeto em si foi subdivido e enterrado pela burocracia, e a fórmula final acabou armazenada, e esquecida por décadas, em uma instalação de baixa segurança. Bob, sendo o viciado que era, ingeriu a fórmula e foi transformado em um ser indestrutível, e a explosão resultante matou seu parceiro de roubos, bem como os guardas do laboratório.

O governo tentou controlar Bob, que movido pelo ímpeto de fazer o bem (talvez por culpa), desejava usar seus poderes para ajudar outros, e não podendo fazer muita coisa, o Sentinela se tornou um herói público, sendo uma inspiração para todos os que vieram depois; claro, o Vácuo se manifestou na sequência, espalhando o caos.

Lindy descreveu o marido, de quem ela morria de medo e tentou matar mais de uma vez, sem sucesso, como "o que acontece quando o poder supremo é dado a alguém que não merece". Sem muita surpresa, ela acabou morta pelo Mercenário a mando de Norman Osborn, para este manipular Bob com mais facilidade.

Enquanto ativo, o Sentinela causou mais problemas do que o bem, Osborn chegou ao ponto de convencer o Vácuo a se tornar a personalidade dominante e derrubar Asgard do céu, quando acabou matando Ares, que era seu companheiro de time. Ele rasgou o deus grego da Guerra ao meio, igual ao que ele fez com o Carnificina anos antes (só que ele não morreu).

É, não foi bonito (Crédito: Reprodução/Marvel Comics/Disney)

É, não foi bonito (Crédito: Reprodução/Marvel Comics/Disney)

Bob acabou morto por Thor e teve seu corpo jogado no Sol, mas voltou à vida várias vezes, até ser definitivamente morto por Knull durante o evento King in Black (o vilão vai aparecer em Venom: A Última Dança), da mesma forma que ele despachou Ares e Kasady, enquanto o Vácuo foi absorvido e assimilado pelo deus dos simbiontes; ambos foram eliminados de vez por Venom, no fim da saga.

Recentemente, o poder do Sentinela começou a se manifestar em pessoas aleatórias pelo globo, até elegerem uma nova heroína, Mallory Gibbs, que usa o nome Solarus. Claro, Marvel sendo Marvel, ela é uma PCD com paralisia cerebral parcial, que perde o controle quando sofre espasmos, o que não faz sentido, dada a natureza de seu poder.

Poderes e habilidades

Os poderes do Sentinela são equivalentes aos de um deus louco. O soro do sentinela dourado fez com que Bob Reynolds ficasse "dessincronizado", o que deu a ele um estado de hiper consciência, que é basicamente percebido como manipulação da realidade. Seus poderes só seriam limitados por sua imaginação, e dado seu estado instável, ele é classificado como uma ameaça nível ômega.

O Sentinela possui superforça, invulnerabilidade (ele só pode ser ferido ou morto se ele desejar), pode voar, se teleportar, e se mover em velocidades muito superiores às da luz, ficar invisível, lançar e absorver raios de luz e energia, possui telepatia e telecinese, sua aura dourada é capaz de acalmar o Hulk, pode compartilhar seus poderes com outros, regenerar ferimentos instantaneamente, curar doenças, reviver os mortos, e reconstruir seu corpo ao nível molecular; mesmo se ele for completamente desintegrado (como o Homem-Molecular e Morgana le Fay conseguiram), Bob é capaz de se reformar sem nenhum tipo de ajuda.

Já o Vácuo não é uma personalidade de Bob, mas uma entidade completamente diferente, que se uniu a ele quando consumiu o soro. É sugerido que o vilão fosse um dos aspectos de Azrael, o Anjo da Morte, especificamente a "praga exterminadora" que matou os primogênitos no Egito, durante o Êxodo.

Ele tem os mesmos poderes do Sentinela, mas também é capaz de mudar de forma, possuir mentes, ficar intangível, causar doenças, controlar o clima e as trevas, e criar seres de energia escura para usar como soldados.

O Vácuo prestes a fazer seu trabalho no Egito antigo (Crédito: Reprodução/Marvel Comics/Disney)

O Vácuo prestes a fazer seu trabalho no Egito antigo (Crédito: Reprodução/Marvel Comics/Disney)

E o Bob do MCU?

Originalmente o herói seria interpretado por Steven Yeun, o Glenn de The Walking Dead, mas este desistiu do papel quando a película foi movida de 2024 para 2025 graças à greve dos roteiristas, devido a conflitos de agenda. Lewis Pullman, filho do também ator Bill Pullman, o melhor presidente dos Estados Unidos de todos os tempos, era o próximo da fila.

Como a ideia de apagar a memória de um herói da mente de todo mundo já foi usada em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, é bem possível que a origem do Bob Reynolds do MCU não seja igual à das HQs, mas a parte de paciente com problemas mentais foi mantida, se notarmos que Lewis Pullman aparece no trailer de Thunderbolts* usando roupa de hospital.

Quanto aos poderes deste Sentinela, dá para perceber que ele é, pelo menos, à prova de balas, e conhecendo o MCU, é fato que os poderes de Bob serão nerfados, até pelo óbvio: COMO os demais Thunderbolts lidariam com o "guardião dourado do bem" se ele fosse igual ao original, e tão despirocado quanto?

Há também a possibilidade de que a dinâmica entre Bob, Sentinela, e o Vácuo seja completamente retrabalhada, pois a trope "entidade maligna dentro de herói sai para causar problemas" já foi usada no Esquadrão Suicida de David Ayer em 2016, e as comparações entre as duas equipes são inevitáveis, tanto que James Gunn, que era o produtor original do filme, pulou fora após lançar O Esquadrão Suicida (antes de assumir o comando da DC Studios), os dois projetos eram similares demais.

De qualquer forma, nos resta esperar para ver o que vai ssair desse filme, que vai reunir um bando de refugos em um grupo para lá de instável, e jogar o Sentinela no meio de Bucky e cia. vai complicar ainda mais as coisas.

relacionados


Comentários