A história do Turboencabulador, a Rosa Weber da engenharia

maxresdefault

Hoje as interwebs estão ariscas com a votação do STF. Um monte de gente está reclamando das leituras dos votos, com os juízes passando horas percorrendo conceitos e idéias, até decidir um (não tão) simples sim ou não. Em especial a ministra Rosa Weber está sendo alvo de uma barragem de memes, a maioria ótimos, por causa de seu uso excessivo do jargão legal.

Mas toda profissão tem seu jargão: ver dois encanadores falando resulta em um monte de termos misteriosos, como junta reversa, mangote e Koopa. O divertido é quando uma profissão sabe rir de si mesma, como engenheiros, e por causa disso mantêm vivo o retroencabulador.

O equipamento surgiu em 1944, em um artigo-zoeira publicado por John Quick, um estudante, no British Institution of Electrical Engineers Students’ Quarterly Journal. Ele escreveu “O Turbo-Encabulador na Indústria”. Era uma imensa pilha de termos técnicos jogados quase ao acaso, mas com um ritmo e uma elegância que soavam convincentes pra um leigo.

Em 1946 uma versão do artigo foi publicada nos EUA no boletim interno de uma firma de engenharia, e mais tarde na revista Time. Uma leitora classificou o texto como “um dicionário atingido por um raio”.

O turboencabulador, retro-encabulador ou micro-encabulador, dependendo da versão, persistiu como piada impressa por vários anos, a GE chegou a publicar uma ficha técnica do equipamento em seu catálogo.

800px-ge_turboencabulator_pg_1

Em 1977 Bud Haggart, uma versão real do Troy McLure dos Simpsons achou uma cópia do texto, adorou e convenceu a equipe a ficar até mais tarde depois de uma gravação só para filmarem a brincadeira:


Dave Rondot — “Turbo Encabulator” the Original

Em 1986 a Chrysler contratou Bud Haggart pra repetir sua performance, apresentando o TurboEncabulador.


docah — Chrysler Turbo Encabulator

Em 1997 foi a vez da Rockwell, que fez um vídeo seríssimo apresentando seu próprio Encabulador. De novo, o texto é uma colagem de termos técnicos de engenharia sem nenhuma preocupação em fazer sentido.


rlcarnes — Rockwell Retro Encabulator

A versão mais recente apareceu no Primeiro de Abril de 2016, quando a Path lançou um upgrade, o Micro-Encabulador, com termos absurdos como “Relutância Magnética”. É ótimo!


PATH — Introducing the innovative new Micro Encabulator™

E se você acha que só engenheiros são capazes desse tipo de senso de humor, aqui um bônus: a clássica apresentação de Doug Zongker, em uma conferência da Associação Americana para o Avanço da Ciência.


Yoram Bauman — Chicken chicken chicken

Relacionados: , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples