Meio Bit » Arquivo » Ciência » Incrível, Tesla consegue ser mais eficiente mesmo usando tecnologia do Top Gear

Incrível, Tesla consegue ser mais eficiente mesmo usando tecnologia do Top Gear

Veículos a diesel, mesmo sem u'a mãozinha da Volkswagen, costumam ter autonomia excelente. Será que um excelente carro a diesel teria dificuldades em superar a economia de um veículo elétrico, com diesel sendo usado para acionar um gerador e carregar as baterias? O resultado vai te surpreender.

6 anos atrás

top-gear-er-ev-2_100233721_m

Em 2010 os três retardados do Top Gear resolveram mostrar que era possível construir um carro elétrico por muito menos do que custavam os modelos comerciais. Eles se saíram com o Hammerhead Eagle i-Thrust, uma abominação que, claro, fracassou em todos os testes concebidos pelo Homem. 

Um dos problemas, que é problema de quase todo carro elétrico até hoje, era a autonomia, que no caso deles era quase tão cômica quando a de um G-Wiz. Depois de pararem na rua por falta de energia, e descobrir que levariam umas 12 h pra recarregar, tiveram uma idéia genial que não teria como dar errado: instalaram um gerador para queimar gasolina, produzir eletricidade e alimentar as baterias e o motor. Basicamente eles criaram o híbrido, o Hammerhead Eagle i-Thrust era virtualmente indistinguível de um Porsche Spyder 918.

Alguns detratores dizem que a idéia de queimar diesel ou gasolina para produzir eletricidade e mover um carro é idiota, e há quem demonstre isso até com números. Talvez para não melindrar essa maioria barulhenta, a prática não é muito utilizada, exceto em casos como o supracitado Spyder, onde as baterias são pequenas: a eletricidade vai direto pros motores elétricos, e aí consegue-se uma boa eficiência.

Mas… e se testarmos o cenário do Top Gear? A Associação de Veículos Elétricos da Austrália resolveu criar o pior cenário possível. Junto com o Clube dos Proprietários de Teslas da Austrália Ocidental, pegaram um Tesla S P85D e um Volvo D4 com um motor 2,0 L a diesel.

Eles então zeraram a bateria do Tesla, arrumaram um grupo gerador a diesel de 30 kVA, carregaram a bateria e mediram quanto combustível foi utilizado. Encheram o tanque do Volvo, e fizeram uma corrida que deu 104,6 km.

Ao final reabasteceram o Volvo, para ver quanto tinham consumido, e compararam os resultados.

O Volvo pesa 1.400 kg, ele percorreu os 104,6 km consumindo um total de 4,8 litros de diesel. Sim, é bem econômico.

O Tesla, mesmo rodando em Modo Insano, para percorrer a mesma distância com seus 2.200 kg consumiu… 4,46 litros de diesel.


Life, the Universe and Everything Sustainability — NoaEV vs Diesel ICE Feb 2018

Ou seja: mesmo que você seja muito burro e tenha um gerador pra abastecer seu Tesla, ainda assim estará economizando combustível em relação a um carro convencional.

Fonte: Electrek.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários