Snapdragon Summit: conhecendo melhor o Snapdragon 845

snapdragon_845_design_referencia

Estamos de volta da viagem a Maui, onde a Qualcomm convidou o MeioBit para conhecer pessoalmente o Snapdragon 845, novo processador premium da empresa. Neste post falo rapidamente sobre a minha experiência na área de demos, e cito as vantagens do Snapdragon 845 mas se você não quiser ler, tudo bem, é só ver o vídeo abaixo para ver os demos do novo processador (aproveita e se inscreva no canal do MB pra nos dar uma força)!

Demonstração do Snapdragon 845

A demo do Snapdragon 845 estava dividida em algumas áreas, a primeira com foco na segurança, mostrando o SPU (unidade de processamento seguro) em ação em uma compra simulada, na qual o vendedor tentava falsificar o endereço onde estava, no que foi prontamente dedurado pelo Snapdragon 845.

A segunda trazia experiências em VR e AR em óculos (um deles ainda estava com o antecessor 835, mas deu para ter uma ideia da proposta) pra compras, um jogo de xadrez em 3D e também uma demonstração de um atendimento médico virtual, com destaque para a renderização fóvea da área de interesse.

A terceira área mostrava a capacidade de ouvir sua voz e atender seus comandos mesmo em ambientes ruidosos e/ou ouvindo música, e certamente rendeu a parte mais legal do vídeo. A última seção trazia demonstrativos da velocidade de downloads e também do baixo consumo de bateria do novo processador, além do novo sistema QuickCharge 4+, que recarregar 50% da bateria em 15 minutos.


MeioBit → Snapdragon Summit — demos do Snapdragon 845

Assista um pouco disto no vídeo acima. Abaixo falo um pouco mais sobre os méritos do novo processador da Qualcomm.

Excelência na captura e exibição de imagens

O Snapdragon 845 é excelente, e tem um potencial incrível, em várias áreas. É a culminação de anos de esforços da Qualcomm, e dá pra perceber o orgulho de cada um envolvido em cada etapa do processo. O melhor de tudo é ver que eles estão no caminho certo, e que a próxima geração promete ser imbatível.

O Snapdragon 845 conta com processador de imagens Spectra 280, que captura imagens em HDR real, com cores de 10 bits e gama Rec. 2020, superando em muito seu antecessor Snapdragon 835, e qualquer outro player atual do mercado. Você não só vai gravar os vídeos mais incríveis, mas também vai poder assistir tudo na tela em Ultra HD/4K, graças ao processamento visual da GPU Adreno 630. O foco é o desempenho e qualidade das imagens que você captura e assiste.

VR, AR e MR

A Adreno 630 também é o coração do sistema de entretenimento virtual do Snapdragon 845 em VR, AR e MR (um tripé que a Qualcomm prefere chamar de XR), e promete muito. O Snapdragon 845 é a primeira plataforma móvel a suportar o 6DoF (seis graus de liberdade), para você poder se movimentar pelo ambiente em conjunto com o SLAM (localização simultânea e mapeamento), para você não bater na parede ou tropeçar na mesa no meio do processo.

Outro ponto digno de muitos elogios é a renderização com “foveamento Adreno”, que aumenta a definição do ponto que você está olhando, reduzindo os detalhes do resto, aumentando o desempenho na sua experiência virtual.

AI

O Snapdragon 845 é craque em AI, e está sempre te escutando, sem gastar muita bateria com isto, uma ótima notícia para assistentes de voz. A Snapdragon Neural Processing Engine (NPE) agora tem suporte ao Tensorflow Lite e a Open Neural Network Exchange (ONNX), pra quem gosta (e entende) dessas coisas.

Conectividade LTE, Wi-Fi 802.11ad e Bluetooth 5

O modem Snapdragon X20 vem integrado ao 845, com seus picos de velocidade de 1,2 Gb/s e uploads de 150 Mb/s, se a sua operadora oferecer tamanhas iguarias no seu cardápio. Ele tem suporte a 5xCA (agregação de operadora), LAA e também o Dual SIM Dual VoLTE, que permite usar o segundo chip também em LTE. Se quiser comparar o X20 com outros modems da Qualcomm, só clicar aqui.

A conectividade Wi-Fi 802.11ad de 60 GHz permite downloads de até 4,6 Gb/s, além de um tempo de conexão até 16x mais rápido, mesmo em redes bem populosas. O Snapdragon 845 também conta com Bluetooth 5, para transmitir áudio para um sem número de aparelhos compatíveis.

Conclusão

O Snapdragon 845 é um verdadeiro sonho de consumo, e eu mal posso esperar para ver os aparelhos que serão lançados com ele. Ele poderia ter sido fabricado no processo de 7 nanômetros em vez de 10? Sim, mas a Qualcomm preferiu lançar uma segunda geração do 10 nm, aperfeiçoando o processo de produção, e eu entendo seus motivos, não faria sentido uma aposta deste nível agora. Se dá pra melhorar tanto nos outros componentes do processador, melhor guardar esta excelente novidade para 2018.

O Snapdragon 845 é muito digno dos meus elogios, e também de toda a fanfarra que está recebendo na imprensa e blogs especializados ao redor do globo, e que eu ando lendo nos últimos dias. Não posso falar por todos eles, mas a opinião do MB como sempre é 100% sincera.

Pra saber mais detalhes sobre o Snapdragon 845, leia meu primeiro post sobre o processador ou o release da Qualcomm.

Always Connected PCs

Se eu já fiquei animado com os Always Connected PCs com o processador Snapdragon 835, imagina quando eles forem equipados com o Snapdragon 845? Infelizmente isso deve demorar a acontecer, mas certamente eles estarão entre nós até o final de 2018. Também é interessante pensar em como esta estratégia pode reverberar na concorrência, pois já existem rumores sobre a Apple lançando notebooks equipados com seus ótimos processadores mobile.

Leia meu post sobre os Always Connected PCs HP Envy x2 e ASUS NovaGo, também apresentados semana passada no Snapdragon Summit.

Valeu demais, Qualcomm!

Antes de terminar, não posso deixar de agradecer pessoalmente a Qualcomm pelo convite ao MeioBit para fazer a cobertura do Snapdragon Summit, e também explicar o motivo. Não temos um canal de YouTube relevante (já que nossos milhões de leitores por algum motivo místico ainda não se inscreveram por lá), então é muito significativo pra nós ver que fomos selecionados para estar entre os maiores sites de comunicação do mundo inteiro.

Quando uma empresa grande apoia um veículo independente como o Meio Bit, ela mostra que valoriza a nossa opinião e nossa credibilidade, e todo mundo que me conhece e conhece o MB, sabe ela é nosso maior patrimônio, ao lado de vocês, nossos amados leitores, é claro.

Quem não me conhece ou quem não entende como funciona um blog como o MB, pode até vir com o papinho, “Ah, mas vocês foram pro Havaí, é claro que vão elogiar o produto”. Amigo, quando a empresa é grande e séria, ela quer mais é saber quais são os problemas do aparelho/produto/serviço, e nós estamos aqui pra isso. Muitas vezes ela nos manda o aparelho por isto, pois sabe que se tiver problemas, iremos criticar duramente, ao mesmo tempo que se for algo realmente promissor, iremos elogiar até não poder mais, como é o caso do Snapdragon 845.

O MB viajou a convite da Qualcomm para a press trip em Maui, Havaí, mas como sempre, nossas opiniões são sempre sinceras.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Nick Ellis

Nick Ellis é autor do Meio Bit, Digital Drops e Blog de Brinquedo.

Compartilhar
  • Inquisidor

    posso estar errado, mas as 3 qualidades ali são software , não??

    • Gabriel Cruz

      Aprimoramento de hardware para implementação de novos softwares, são componentes específicos ambientalisados para módulos específicos, por exemplo, o SD 835 suporta redes neurais mas o 845 tem um módulo especializado para realizar essas tarefas com 300% mais eficiência e baixo consumo de energia, o que torna mais viável um assistente ativo a todo instante.

      • Gabriel Cruz

        Não sou nenhum grande conhecedor de hardware, mas é o que eu entendi

      • Danilo

        Também acho que é isso. Acredito que seja um set de instruções, assim como existem as extensões no x86 (MMX, SSE, x86-64, etc)..

    • Nick Ellis

      Sim, e não tem nada de errado nisso. Faz parte do pacote, cara.

    • Theuer

      Concordo com o que o pessoal te respondeu aqui.
      Talvez a analogia mais fácil de se fazer para entender, seja pensar na CPU renderizando vídeo por software e a GPU fazendo isso de modo dedicado.
      Fazer por soft é como uma camada de emulação já um chip dedicado roda direto em cima das instruções.

  • É claro que eu entendo o desejo do Nick Ellis de ver o site cada vez mais difundido, tanto que sempre indico as postagens que leio aqui. Porém, com o aumento da visibilidade, invitavelmente o Meio Bit perderá um de seus grandes trunfos que é a área relativamente “limpa” de comentários.
    Sério, basta ver a dúvida razoável do @paladinodraenei:disqus e a grande resposta do @disqus_gpCzu7iFlm:disqus. Quando as salsinhas inundarem o Meio Bit (algumas já estão chegando), esse rico conteúdo da área de comentários vai se perder no lixo produzido pelos trolls como lágrimas na chuva ácida de São Paulo… Hora de deletar o MB…
    Não, perá, tem mais textos legais para ler.

    • Julio da Gaita ✔

      Então você quer que o meiobit não cresça e fique do jeito que você gosta, porque simplesmente “você quer”…

      Legal você heim parça, quando a banda fica famosa você para de ouvir também?!

      • Islan Oliveira

        Cara, até que eu entendo o ponto de vista dele. O MeioBit é um site com conteúdo excelente e os comentários muitas vezes complementam o artigo, mesmo que com zoeira, coisa que uma popularização talvez estrague. Mas não concordo com isso e desejo que o MeioBit atinja toda a popularidade que merece.
        P.S. O que ele sente em relação ao MeioBit, eu sinto em relação ao Telegram.

        • Julio da Gaita ✔

          vamos espalhar a palavra de Halfbitch pelas interwebs….rs

          A respeito da questã, as coisas mudam e quase nunca temos pleno controle sobre elas, resta aproveitar e abraçar as mudanças positivas e negativas…

      • Vou destacar uma parte do que escrevi:

        “É claro que eu entendo o desejo do Nick Ellis de ver o site cada vez mais difundido, TANTO QUE SEMPRE INDICO AS POSTAGENS QUE LEIO AQUI.”

        Então, parece meio óbvio que eu disse que AJUDO A DIVULGAR O MEIOBIT, apenas lamentei que, com o crescimento constante do site, logo vão aparecer por aqui pessoas incapazes de comprender um simples parágrafo escrito em Português.

        • Julio da Gaita ✔

          , esse rico conteúdo da área de comentários vai se perder no lixo produzido pelos trolls como lágrimas na chuva ácida de São Paulo… Hora de deletar o MB…
          Não, perá, tem mais textos legais para ler.

          Então para de mimimi bróder…

          • Ah! Agora entendi seu ponto. Minha citação de um dos monólogos mais famosos do cinema ficou muito velada! 😀

            Deixa que eu tento de outro modo:

            “… Eu vi coisas que vocês, Julios da Gaita, não imaginariam. Eu vi dissertações do @Wallacy sobre mecânica quântica. Eu vi o @Hemeterio explicar porque sempre durmo quando começo a ler Duna. Todos esses comentários se perderão no lixo gerado pelos trolls, como lágrimas na chuva ácida. Hora de deletar o MeioBit…”

            No original:

            “I’ve seen things you people wouldn’t believe. Attack ships on fire off the shoulder of Orion. I watched c-beams glitter in the dark near the Tannhäuser Gate. All those moments will be lost in time, like tears in rain. Time to die.”

          • Julio da Gaita ✔

            bom, vamos aproveitar então antes q tudo vire uma merda… mas acho q o meiobit tem uma proposta diferente e até por não ser o g1z BR da vida a coisa não descamba assim, só de vez em quando e eu ajudo um pouco nisso…rs

            Malz ae pela hostilidade dia difícil hoje, mas enfim, bora aproveitar um dos poucos blogs interessantes em PT BR…

    • Nick Ellis

      Sua sugestão seria qual, fechar os comentários? Rsrsrs.

      • Olha, se eu tivesse alguma solução para esse problema UNIVERSAL nas áreas de comentários, eu já teria ficado rico vendendo ela para grandes portais.
        Só lamentei um aspecto negativo envolvendo o crescimento desses sites de entusiastas de um tema que a gente volta e meia dá sorte de encontrar em fase de crescimento. Sabe, na fase onde outros aficcionados pela proposta do site estão debatendo na área de comentários e enriquecendo o conteúdo.
        Contudo, o crescimento é um processo inevitável e trará, obviamente, uma contrapartida positiva: aumento da equipe, maior participação em eventos, o reconhecimento que os autores do MB merecem, etc..
        De todo modo, vou lembrar com carinho dessa atual fase.

  • Maom

    Muito bonito Nick, mas até se a gradiente me levasse pro Hawaii eu iria elogiar o verdadeiro “iphone”. Não que o snap 845 seja outra coisa que não excelente, mas com todo o clima e conforto que foi apresentado à vcs, os neurônios responsáveis pelas críticas ficam adormecidos de pinãcoladas, hi-fi e hula-hula. kkkk
    Fora que criticar antecipadamente um top de linha da familia snapdragon requer ainda criatividade. Só mesmo depois de lançado, se apresentar um problema grave como foi o 810 que super aquecia.

    • felipe jorge rodrigues Bezerra

      A primeira pessoa que fez 1 comentário descente em um site sobre tech que vi na vida…

      • Julio da Gaita ✔

        parece mais um comentário “cuzãozinho” e não muito “descente”…

      • Nick Ellis

        comentário “descente”? deve ter sido mesmo.

    • Julio da Gaita ✔

      acho que você queria tá lá né Maom..rs, segura essa inveja cara, claro que é muito cedo pra qualquer coisa, mas já valeu pela “cobertura”, um belo canal pra saber as novidades da Qualcom…

      • Maom

        CLARO que eu queria estar lá… Foi justamente isso que comentei. Falar que o jornalista está sendo parcial ao falar do produto pq foi convidado não é propriamente falar que ele é um vendido. Ele é humano, foi convidado pela empresa num esquema luxuoso para um local paradisíaco e encontrou lá outras pessoas na mesma condição sendo maravilhadas por uma apresentação meticulosamente pensada para enaltecer o produto e cativar os presentes. É natural e humano a pessoa falar bem seja qual for o produto.
        Já no caso do SoC em questão, nem um hater tem como falar mal. É um excelente chip que vem ano após ano fazendo um bom produto (exceto no famigerado snap 810).
        Se me chamassem com tudo pago pra ver a apresentação da tekpix no Hawaii, talvez eu não conseguiria elogiar, mas acho que tb não criticaria ela mais com tanto desdém. kkkk Iria, conforme os vídeos apresentados para mim, entender que ela é um ótimo produto destinado a um nicho de pessoas idiotas que não sabem absolutamente nada de fotografia, tecnologia e valor das coisas. Mas que nesse nicho de pessoas ela seria o melhor produto.

        • Álter José Santos

          Ou seja mimimi, cara para com esse nhênhê…

          • Maom

            Errrr…. Vc não entendeu. Respira leia outra vez e… Pensando melhor…
            Já viu que maravilha a tekpix? Vc vai adorar!

          • Álter José Santos

            Esse site tem que ficar que o tudocelular e o TecMundo cheio de gente que não entende de tecnologia e vir comentar cocô por isso deixa esse site aqui ganhar muita visibilidade kkkkk

        • Julio da Gaita ✔

          hahha… verdade mesmo…

        • Nick Ellis

          Sério mesmo que você não entende o conceito de uma press trip feita para os maiores sites e jornais de tecnologia do mundo? A diferença é que se a Tekpix me chamasse, eu não ia, entende? Não elogio nada por viagem nenhuma nesse mundo, e já recusamos publieditoriais por não acreditarmos no produto.

          • Julio da Gaita ✔

            Relaxa abiguinho, não pega essa pilha não!

            …and keep the good work!

          • Maom

            Vc que não entendeu meu argumento tb. Mas ok. Resumindo apenas apontei que a empresa faz todo um “encantamento” para seduzir os convidados. Mesmo o produto não sendo la essas coisas acaba tendo uma aceitação muito maior dos criticos envolvidos pq profissionalismo nenhum resiste a um bom tratamento. Eu estava justamente apontando que “vcs” não se vendem, mas sim são seduzidos para achar o produto um pouco melhor do que ele realmente é. E sim, o snapdragon da qualcom da linha 8xx é fantástico e líder do mercado em todos os sentidos. Eu nem preciso ver uma conferência meticulosamente preparada para ser convencido de que o 845 vai ser o melhor que eu posso esperar pra 2018.
            Enfim…
            Basta assistir o Jobs com o carisma e todo o preparo para vc ter um percepção melhor sobre o produto. Ele era rei nisso. Não fosse por esse talento e o Woz nunca teria vendido nenhum Macintosh.

          • Daniel Peixoto

            eu entendi o seu ponto de vista e concordo bastante.
            É bem óbvio que este tipo de evento da forma como é apresentado é uma estratégia de empresa pra receber maior aceitação por parte da imprensa.

            Ninguém ta chamando jornalista nenhum de vendido ou algo do tipo, é só a visão do lado do marketing da fabricante que faz um evento num lugar paradisíaco, oferece boas acomodações e bom tratamento e investem pesado nisso, esperando que isso ajude a formar opiniões positivas sobre o produto
            E realmente forma.
            Cria uma identificação inconsciente com a empresa, ingenuidade achar que não.

          • Maom

            Bingo!

    • O maU elementaU

      Eu nao ia nao. Perderia toda a minha credibilidade.

      • Nick Ellis

        =)

      • Maom

        Nada a ver. Na verdade, acho obrigação dos caras em ir e cobrir esses eventos sempre que podem. É o metier deles. Assim como acho obrigação de qualquer empresa séria em preparar um verdadeiro show pra eles. Estratégia pura. Errado acho se eles condicionassem a viagem à uma postagemfalsa seguindo algum script.

    • Nick Ellis

      Legal cara, valeu pelo depoimento… Bem, se apresentar eventualmente algum problema, estaremos aqui pra criticar… Esse lançamento podia ter sido em qualquer lugar, que o meu texto seria o mesmo.

  • Julio da Gaita ✔

    opa, nem sabia que tinha canal do halfbitch bi YT, seguindo no Twitter, e agora no YT também, valeu Nickão.!!!

    • Nick Ellis

      youtube.com/meiobit, seria tão lindo se vocês todos se inscrevessem lá

      • Julio da Gaita ✔

        agora mesmo, só não vai ser pelo @juliodagaita…rs .)

      • Marcogro®

        Marcogro tá lá…

    • Theuer

      Pior que eu também não sabia.
      Na verdade não consigo pensar direito nem o que teria nele. Hehehe

  • Teclado sem acento

    Conta mais sobre essa viagem ao Hawai. Como foi, quantos dias durou, onde ficaram hospedados? Foi tudo pago ou soh hospedagem e passagem? Rolou uns turismos tb?

    • Nick Ellis

      O de praxe para uma press trip, cara. Passagem, hospedagem e alimentação. Rolou um dia livre, eu fui pro outro lado da ilha por conta própria. Algum problema? Se quiser meus boletos pra pagar, me dá um toque! 🙂

      • Teclado sem acento

        Problema?? Eu queria ter um problema desses hahahaha

        Nao precisa ficar na defensiva, isso se chama pura curiosidade. As definicoes de “press trip” podem ser bem claras pra vcs da area, mas eu mero mortal soh queria saber mais sobre como isso funciona na pratica.

  • Marcogro®

    Bom saber que no Brasil existe um Blog que está no mapa de uma Gigante da Tecnologia como a Qualcomm. Não acho relevante o debate sobre parcialidade do Blog… Nesse caso, a Qualcomm demonstrou um produto inovador num cenário de mesmices onde um passo à frente realmente foi dado e sim, devemos ter expectativas positivas dos produtos que poderão surgir daqui pra frente com o Snapdragon 845… E como será o próximo Snapdragon…
    Agora é aguardar… Se não for tudo isso (duvido que não seja) a gente enche eles de elogios, SQN!

  • tuts

    Porque eu vou me inscrever num canal que só tem vídeo de 10 meses atras?

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples