Não, os tarados da Apple não estou coletando suas fotos de sutiã, meninas.

katy-perry-cream-tits-bra

A internet é a mais incrível ferramenta criada pelo Homem. Com ela temos acesso instantâneo a um razoável percentual de todo o conhecimento gerado pela Humanidade em dezenas de séculos. Falamos diretamente com cientistas, políticos, pensadores. Ou melhor, a internet deveria ser isso, mas se tornou um imenso curralzinho onde pessoas histéricas atacam em manadas, com base em conclusões precipitadas e erradas.

Existe um segmento que opera segundo a premissa que qualquer fato será analisado pelo pior viés possível. É como a lógica de buscar sintomas na internet, onde não importa o que você esteja sentindo, é câncer.

Foi o caso de uma floquinha, que por acaso digitou no campo de buscas do iPhone “brassiere”, que é sutiã em inglês. O iOS mui obedientemente encontrou as fotos da supracitada floquinha usando a também mencionada peça de roupa, e mostrou os resultados. Ela imediatamente ficou transtornada.

floquinhapple

Pela quantidade de retweets e likes dá pra perceber que a coisa viralizou, e um monte, um monte mesmo de gente saiu fazendo sérios questionamentos. Cooomo assim a Apple estava salvando as imagens íntimas das pessoas em uma pasta específica? Será que Tim Cook incluiu um backdoor para espionar suas usuárias de roupas íntimas?

Vou poupar os leitores das milhares de mensagens raivosas, propostas de boicote e matérias sensacionalistas e dizer que não, a Apple não está espionando ninguém, muito menos é obcecada por sutiãs, calcinhas e lingeries em geral. Ok, só uma chamada sensacionalista:

senca

Agora a explicação: a Apple não está interessada nas suas roupas de baixo, mas sim, ela vasculha suas fotos. Faz um bom tempo, aliás. Desde 2016 eles estão usando algoritmos de inteligência artificial para identificar o conteúdo das imagens em seus dispositivos.

Isso demonstra o imenso avanço nessa área. Dez anos atrás o custo de CPU seria proibitivo, 20 anos atrás seria impossível, hoje seu celular consegue identificar sutiãs (estranhamente, calcinhas não), livros, gatos, coroas, navios panteras vários outros objetos, num total de 4.432 modelos matemáticos criados depois de muita computação, otimizados e inseridos no aplicativo em seu celular.

O sistema é tão eficiente que roda off-line. Isso mesmo, nem sequer enviar sua foto para um servidor ele envia, mesmo assim a dona lá em cima está chilicando, e outros reclamam que a Apple está examinando minhas fotos.

O Google tem um serviço semelhante, mas o processamento é remoto, funciona para quem usa o Google Photos. Ambos os recursos, tanto o da Apple quanto o do Google são excelentes e bem-vindos, em uma época onde a gente tem milhares de fotos arquivadas e não dá pra confiar na memória para indexar cada detalhe de todas.

Reclamar que as fotos estão sendo “espionadas” é uma atitude ludita, é o mesmo de gente que reclama que seu celular guarda as informações de onde você esteve, mas quer que os mapas sejam precisos e contextuais. Não dá para viver em uma paranóia de privacidade total E querer usufruir dos recursos de Dados Abundantes. Se você acha que está sendo “espionado”, compre um Nokia 3320.

De resto, eu sei que é tentadora a idéia de mostrar ao mundo sua indignação e ganhar todos aqueles suculentos Pontos de Internet, mas antes de acender as tochas e afiar os ancinhos, não custa nada pesquisar um minuto que seja. Senão, é batata: vai passar vergonha, como o sujeito que acusou o filme do Lanterna Verde de whitewashing.

Fonte: The Next Web.

Relacionados: , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Mario Junior ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Normies sendo normies. Nenhuma novidade.

  • Rolando

    Eu não entendi algumas coisas. A busca dela mostrou uma foto que ela tinha só no celular e não online? Se foi isso então se alguma outra pessoa fizesse isso a busca não mostraria a foto dela porque o sistema faz a busca online e no aparelho da pessoa?

    • Erivelton Muniz

      Bicho, são algoritmos de identificação de imagem. Você digita a chave que está procurando e ele vai filtrar. Não tem um humano por traz disso, pelo menos não separando as fotos. Isso fica contido dentro da conta do usuário, na caixinha de areia dele para não fazer merda do lado de fora

      • Rolando

        Certo, isso eu até entendo mas a minha dúvida é se a foto dela estava online em algum servidor ou se estava só no celular dela. Porque se você faz uma busca que só procura fotos na internet e aparece uma foto que você nunca colocou online então isso é realmente preocupante. Mas se a busca é feita na internet e no seu celular e se a busca das fotos do no seu celular são mostradas só para você então tudo bem.

        • Christian Oliveira

          Somente no celular, exemplo fiz a busca câmeras.

        • Ela abriu o app de fotos no celuar dela (que contem as fotografias dela e do que ela fotografa) e digitou na busca do app a palavra “brassiere”. Então o aparelho retornou como resultado as fotos de sutiã dela. É que nem você tirar fotos do seu gato e depois procurar por “cat” no app, vai aparecer as fotos que você fez do seu gato.

    • Renato Oliveira

      O algoritmo classificou a foto que ela tinha na memória do aparelho. A foto não estava na nuvem (e se estivesse, provavelmente estaria na iCloud, anyway).

      • Rolando

        Ah tá, entendi.

    • Carlos Cruz

      Lê novamente…

  • Kevin

    Legal, nem sabia o que era brassiere, sempre chamei de bra, como “Take off your bra”

    • Os gringos adoram resumir os nomes, tipo Israel que vira Izzy. 😛

      • O maU elementaU

        Devia ser entao Is(afag) 😉

  • Felipe Braz

    Ah, a internet!
    Só ela nos proporciona coisas como “Os 10 motivos para não assistir Thor Ragnarok”
    https://www.facebook.com/jessicao.a.feminista/photos/a.873047496172713.1073741827.873044532839676/1196311247179668/?type=3

    • Rodrigo de Melo

      A melhor parte é o pessoal levando a sério nos comentários.

      • Felipe Braz

        Kra, atualmente anda difícil distinguir o que é fato do que é humor nesse tipo de coisa.

        Tipo, tenho um colega que deixou de ir num restaurante ao qual ele adorava almoçar pelo simples fato do bolsonaro ter ido almoçar lá um dia desses!

        • O maU elementaU

          E ele ainda e seu amigo?

          • Felipe Braz

            Amigo na real nunca foi. Mais colega de trabalho mesmo. Não posso levar isso pro profissional né.

        • Renata Porfirio

          Tive que abrir seu link, não sei o que é mais engraçado, a postagem em si ou as pessoas reclamando do feminismo achando que aquilo realmente é uma postagem séria de alguma feminista.

          • Felipe Braz

            Fato. Feministas de verdade estão mais ocupadas defecando em cima de panfletos de políticos ou enfiando símbolos religiosos aonde tudo começa e tudo se resolve.

        • Will

          Exceto que essa página já é conhecida por humor mesmo, então nem é difícil neste caso específico.

        • Zalla

          esse eu riscava da vida

      • Zalla

        pior que tem gente contra e a favor, e a gente só na pipoca…ri muito dos comentários

    • Eduardo Copelo

      Jessicão é mito! Melhor ainda são os comentários da galerinha lacradora q leva tudo a sério, uma das melhores formas de rir da falta de QI dessa rapaziada.

    • Reinaldo Matos

      Misericórdia… O mais engraçado que um dos comentários de SJW que ví, era de um conhecido meu… HAHAHAHAHA

      • Zalla

        to la comentando também “Se você não enxerga o problema, faz parte dele”

    • SignaPoenae

      Cara, você fez o meu dia valer a pena hoje, hahahaha!!!

  • André K

    Eu poderia ter ficado sem saber o que é whitewashing. De qualquer modo, valeu Cardoso!

  • PugOfWar

    já faz algum tempo que estamos na era do chilicar/lacrar, e isso está sendo péssimo pra quem tem QI acima da temperatura ambiente.

    • Luiz

      nem tanto, só elevar o seu nivel de “couldn’t care less” ao cosmos!

      quanto mais este tipo de gente estupida gritar, menos serio elas são levadas, mais elas gritam.

      • Daniel

        De certa forma você tem razão, mas por outro lado, seria mais fácil nesse contexto desacreditar um protesto real e conciso. No meio de tantas manchetes e barulho por qualquer coisa, seria difícil serem levados a sério ainda que a causa fosse nobre.

  • Alvaro

    o meu busca bife e bacon!

    • Meganegão

      Humm… Bacon.

    • Luiz

      prepara para outra horda de gente chata, os veganos

      • O maU elementaU

        Balança uma fatia de bacon na frente deles, ou joga no meio um quebra-cabeças da peppa pig, e eles saem correndo em panico.

    • Theuer

      Bacon é vida.

  • lordtux

    Rapaz, meio bizarro pq sou homeme e digitei sutiã e apareceu foto do meu peito. hauahauaha

    • Maximus_Gambiarra

      Você tem todo o direito de reclamar no Twitter.

    • O maU elementaU

      Nerd tetudo!

  • bruno torrente

    Mal sabem as pessoas o quão banal ficou isso, hoje qualquer um pode ter um serviço online “cloud” ao mesmo nível do google e concorrentes apenas usando api externas.

    Dica de receita cloud.
    Amazon S3 ( ou serviço S3 Like ) + api transcoding tempera com API Vision do Goolge e vualá.

    Links.
    https://cloud.google.com/vision/ ( REST API Online )

  • Carlos Cruz

    O aprendizado automático ou aprendizado de máquina é um subcampo da ciência da computação que evoluiu do estudo de reconhecimento de padrões e da teoria do aprendizado computacional em inteligência artificial. Wikipédia
    Ou seja: não é feitiçaria, é tecnologia… O problema é o estrago de quem não está preparado para isso.

  • Adriano Martins

    Confesso que fiquei impressionado com o Google Fotos quando eu percebi que ele tenta adivinhar o que tem em cada foto, e assim permitir buscas usando palavras chave. Fiquei brincando por uns 15 minutos, digitando palavras na busca como “selfie”, “cachorros”, “documento”, “namorada”, etc. Mas nunca passou pela minha cabeça que ele poderia estar catalogando nudes…

  • Vin Diesel

    se ela procurar dessa vez pela palavra idiota a Apple vai mostrar as fotos dela…

    • Udson Silva

      De sutiã

      • O maU elementaU

        Ao lado do Izzy

  • Atrollando Natuacara

    “Não, os tarados da Apple não estou coletando suas fotos de sutiã, meninas.

    Nunca ninguém desconfiou disso do Cardoso, as fotos de mulheres que ilustram todas as matérias são todas selecionadas aleatoriamente…

  • Por essas e outras que sempre repito o mantra: Maldita inclusão digital

  • Reinaldo Matos

    Digitei bressiere no meu, e não retornou nada… Será que é porque as moças estavam sem?

  • Reinaldo Matos

    Antigamente tinha o Google Desktop que fazia a mesma coisa… e muito mais…

  • Torquato Pit Bull

    Fotos só de sutiãs? Huuuum será que é nudes ou o espelho tá quebrado?

  • O OneDrive faz isso desde muito tempo, ainda se chamava SkyDrive.

  • Gato Rabugento

    Gostei, achou bastante foto aqui. Tem alguma lista com as categorias que o iOS atualmente separa as fotos?

  • Dou uma e se for bom dou mais

    Ok… apple apenas está usando a inteligência artificial que fica hospedada NOS SERVIDORES DELA para verificar se suas fotos estão de acordo. Ou seja, o celular envia sua foto criptografada *aham* para os servidores da apple com a chave de criptografia estando nos servidores deles *AHAM!!!* para dizer se pagou peitinho ou não e isso não categoriza espionagem… Ok.
    E funciona offline… tá eu acredito…

    • Vinicius

      Você leu a materia?

      O sistema é tão eficiente que roda off-line. Isso mesmo, nem sequer
      enviar sua foto para um servidor ele envia, mesmo assim a dona lá em
      cima está chilicando, e outros reclamam que “a Apple está examinando minhas fotos”.

      • Dou uma e se for bom dou mais

        Não, eu sou retardado como você que não consegue ler acima de um parágrafo apenas… Se tivesse mais do que 2 neurônios teria lido no meu comentário que eu divido muito do funcionamento “offline”. Quem conhece alguma coisa de AI sabe que uma ai por mais fraca que seja precisa de bancos de dados, e isso consome algum espaço, e quanto mais necessidade de precisão mais espaço precisa. Coloque toda a rotina de reconhecimento (que consome processador) + banco de dados em um celular (que tem MUITAS limitações) e vamos ver o que acontece.
        Portanto PODE ATÉ TER uma porção offline, mas que o pesado vai ser feito online vai ser feito.

        • Vinicius

          tá,
          não consegue debater e parte pra ignorância,
          perda de tempo,
          Se serve de consolo pra você, meus ‘2 neurônios’ me proveem um QI de 137. Passar bem

          • Dou uma e se for bom dou mais

            FO-DA-SE
            QI de 137, utilização de 30… Grandes bostas.

          • ElGloriosoRangerRojo™

            Cara, isso é tão possível que roda em browser e já existe biblioteca Javascript pra reconhecimento de objetos e padrões em imagens. E o browser nem trava! [é importante citar isso, porque tem site com galeria de fotos que faz o browser travar…]

          • Vinicius

            Cuidado,
            Ele vai começar a te xingar como retardado igual fez comigo…
            Ele é um troxa

          • Já foi resolvido.

          • Vinicius

            Obrigado

          • Vinicius

            acho que não, ela retornou de vestido novo…

          • Huehuehue

            Sabe a diferença dele para você e porque você merece ser chamado de retardado e ele não seu retardado? Porque ele usa uma coisa chamada ARGUMENTO, algo que em seus 137 de QI (deve ser quociente de idiotice) você em NENHUM MOMENTO foi capaz de usar, apenas MIMIMI leu matéria, mimimi sou ixpertu…

          • Vinicius

            O unico argumento que ele teve foi me chamar de idiota,
            grandes m#rda
            Você com esse nome simplesmente é um fake dele,
            A propósito, essa conta foi criada hoje né?
            ksksks
            Posso ser retardado, mas não falo de mim mesmo na 3ª pessoa. KKKKKKKKKKKKKK

          • O maU elementaU
          • Huehuehue

            A biblioteca pode existir e ser rápida, mas e o banco de dados dela, vai caber no espaço da memória do celular?

          • Vinicius

            O celular pode baixar scripts diferentes e executar um de cada vez,
            Se até um ‘retardado’ pode raciocinar isso, você tá mal hein!

          • ElGloriosoRangerRojo™

            Qual parte do “roda no browser” você não entendeu?

          • Perdeu a linha, ZICA.

          • Dou uma e se for bom dou mais

            Por sinal conheço muito autista com QI maior que o seu… Ter QI alto não é sinônimo de inteligência mas pode ser encontrado em retardados. Portanto sim continuo correto.

          • Vinicius

            Continua correto apenas por falar mal de mim e tentar me denegrir,
            Atah pô,
            Não se preocupe, pode continuar, não vou descer ao seu nivel #pas

        • Luiz

          blah, blah, blah

          aparentemente quem conhece alguma coisa de AI não é voce

        • O maU elementaU

          Olha, eu sou burro e retardado. Mas eu nao tiro (muito) a razao do missivista ai de cima nao…

  • Rin Tezuka

    ótimo, já separa o mais importante pra facilitar a vida dos hackers

  • Zalla

    Protesto, como vc deixou de usar uma foto aleatória como essa, pegada randomicamente na internet https://uploads.disquscdn.com/images/8350af50982f611522f1ca616245e9121b1fc506cfa1280a60a3baed720f1ae9.jpg

  • No meu Fotos do Iphone, ele tem catalogados emojis também… Principalmente em print de telas… O problema é que têm catalogado na aba “pessoas”, onde agrupa todas as fotos de rostos semelhantes por indivíduo.

  • Marcogro®

    Angelina Jolie disse que não vai processar ninguém.
    *Janela pf…

  • Vin Diesel

    isso me parece marketing, uma coisinha vai la e fala contra algo que depois se vende como o negocio do ano… galera de marketing rindo agora…

  • Monstro Medieval

    Engraçado foi elas compartilhando os prints das telas dos celulares com a busca, indignadas.

  • cesar m

    Eu ainda estou aguardando o supra-sumo da busca-porno, mas, parece que ninguém quer ser o primeiro a implementa-la. Uma hora alguém toma coragem de rodar um indexador igual esse da Apple, mas que rode indexando todas as fotinhas da net pela semelhança física e não apenas por nome, texto, data, seria muito chique hein colocar uma foto de uma Sandy, ou uma Paola e retornar uma porção de fotos de “sósias” delas trepando kkkkkk, já pensou, por uma foto de uma vizinha e encontrar várias versões “perdidas”. Mas não, acho que ninguém se interessaria..

  • Nix

    hahahahahahahahahaha……
    mas é verdade, são criptografadas mesmo e depois em (ONLINE) faz o resto.
    Mas não se preocupem “meninas&meninos”, ninguém vai se dar ao trabalho na apple/Google/micro. para ver sutiãs!??…

  • Nícolas Wildner

    No quesito chilique, essa do BRA é fichinha perto da moça chilicando que “The Last of Us Part 2” tinha muita violência contra a mulher…

    É UM FUCKING GAME DE VIOLÊNCIA NUM MUNDO APOCALÍPTICO….

    • Lucas Timm

      Ela certamente nunca jogou, nem a part 1.

      • Nícolas Wildner

        Essa galera que reclama nem joga, e ainda reclama fora do contexto do jogo.

        Parafraseando um amigo meu sobre jogos e filmes de super-heróis: “Se fosse pra ver Realidade, eu assistia Globo Rural”.

        • Gesonel o Mestre dos Disfarces

          É o que eu falo geralmente quando tem aquele parente chato sentado do seu lado enquanto você assiste um filme, e a cada cena ele fica falando: “Que mentira”…

  • Theuer

    Caramba, eu que sou um ignóbil na arte de “bobagens” de celular como álbum de fotos e tal, já uso a busca por palavras no Google Photos há tempos.
    E ainda me dou o direito de ficar brabão quando ele não é capaz de encontrar aquela foto de uma embalagem de alguma coisa, tirada em algum dia, em algum lugar que eu tanto preciso ver.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis