Como o The Orange Box acabou virando uma coletânea

the-orange-box

É engraçado, mas ao contrário do que acontece com o Half-Life 2, eu não tenho recordação do lançamento do The Orange Box. Talvez na época em que a coletânea saiu eu estivesse com a atenção voltada para outro título, mas o fato é que inicialmente ela não teve em mim o impacto que deveria. Mesmo assim, hoje reconheço a importância que aquele pacote de jogos teve, afinal ele trouxe o “último” capítulo da saga estrelada por Gordon Freeman e foi com ele que a Valve deu ao mundo dois dos seus jogos mais adorados, o Team Fortress 2 e o Portal.

Pois acredite, esta semana completou 10 anos do lançamento daquela fantástica caixa laranja e para comemorar, o site Rock, Paper, Shotgun conversou com Robin Walker, cocriador da série Team Fortress e que contou como a Valve acabou optando por lançar tantos jogos juntos.

O TF2 não tinha componente single-player e o Episode Two não tinha multiplayer. O Portal parecia uma criatura inteiramente nova, uma que nos desafiava a descobrir como convencer os jogadores a comprar uma comédia embrulhada dentro de um jogo de quebra-cabeça em primeira pessoa. Nenhum deles parecia um título pelo qual poderíamos cobrar o preço cheio e a nossa experiência com o Episode One nos ensinou que os varejistas tiveram dificuldade em vender uma caixa por preço baixo contendo um novo jogo de alta qualidade. Com cada um desses problemas ajudados pela existência dos outros dois jogos [Half-Life 2 e o Episode One] na mesma caixa, parecia ser uma coisa que valeria tentar.

Walker também disse que outro detalhe que os ajudou a tomar esta decisão foi o fato dos três novos jogos terem ficados prontos praticamente na mesma época. No entanto, eles teriam que lidar com uma ideia preconcebida de que bundles disponíveis nas lojas físicas normalmente só traziam títulos antigos ou de baixa qualidade.

Mesmo assim a Valve decidiu arriscar e como eles não poderiam usar o nome de apenas um dos jogos, optaram por chamar a coletânea de The Orange Box, numa alusão a cor predominante na caixa do primeiro Half-Life e na roupa do protagonista.

Se você entende inglês, todo o artigo vale a leitura, onde o entrevistado fala ainda sobre a dificuldade em criar um comercial para TV para divulgar os jogos, em como algumas distribuidoras achavam que o Portal seria um jogo voltado apenas para mulheres ou como a Valve seguiu acreditando que obras tão diferentes uma das outras conseguiriam satisfazer todos os desejos dos jogadores.

Pensando bem, fica a sensação de que o The Orange Box foi uma junção de coincidências e competência que deu muito certo, e com a popularização da distribuição digital, talvez nem exista mais a necessidade de tanto esforço por parte de uma desenvolvedora.


MentalVideoGameAddic — The Orange Box Commercial (HD/HQ)

Relacionados: , , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Cocainum

    Esse tal de Heavy do TF2 é bonitão. Muito parecido comigo…

    • PugOfWar

      joguei por muitos anos, até virar hat simulator, depois segui em frente, temo que o overwatch esteja começando a trilhar o mesmo caminho

  • EmuManíaco

    Quando eu ouvi falar que Orange Box seria lançado eu tive praticamente uma ereção. Todos os Half life 2, TF 2 e Portal 1 juntos pelo mesmo valor e com melhoria? Comprei na hora. Epoca que eu ainda tinha respeito pela valve por produzir jogos. Hoje ela só vive de putinhas da steam e DOTA e não produzem nenhum jogo relevante.

  • Elisandro

    comprei só pelo HL Ep Two mesmo…na época achei um pouco sacana eles lançarem os três HL pelo preço de 1.

  • Douglas

    Ok, baixando Portal 1 e 2 pra jogar de novo no fim de semana…

    • doorspaulo

      Pega Portal histories: Mel.
      Tem na Steam, e é ótimo!

  • SacoCheio

    Essa caixa laranja não desbota nem apodrece! Se estiver barato no Steam, pode comprar sem medo.
    E depois de jogar tudo compra o Portal 2 pra fechar o orgasmo gamer :)))

  • Henrique Peres

    Minha melhor compra gamer! Todos os HL já valeriam o preço, mas ainda veio com um tal de TF2 que eu não esperava nada dele e acabou que foi meu jogo mais jogado da Steam por anos, fora Portal que apesar de eu não endeusa-lo como a maioria das pessoas, eu continuo achando um jogo muito divertido e inovador!

  • PugOfWar

    tenho guardada minha caixa do orange box com muito carinho, lembro bem que achei a relação de ter o todos os HL2 mais os outros jogos bem compensadora.

    • RRecentemente peguei uma cópia para o PS3, só para ter decorando a estante.

  • arakawa

    Comprei no mesmo dia q lancou, e so parei de jogar TF2 qdo saiu Overwatch.

  • Djjad

    Eu jamais pensei que a Valve teria tal preocupação com The Orange Box pelo fato de ser um bundle bem parrudo, afinal eu mesmo comprei de olhos fechados, já que viria Half-life 2, Ep1, Ep2 (muito esperado) e estes “joguinhos desconhecidos”, que na época não dei muita importância… mas depois me tornei um fã de todo o pacote.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis