Microsoft enfim admite: Windows 10 Mobile MÓR-REU!

windows-10-mobile

A Microsoft enfim tirou o bode da sala. Através de uma série de tweets, o VP da divisão Windows Joe Belfiore esclareceu que a plataforma Windows 10 Mobile foi movida para o status de suporte e correção de bugs, e não receberá novos investimentos em software e hardware.

Ou sendo mais claro, morreu de vez.

O Windows 10 Mobile vivia em um limbo há pelo menos um ano. Em maio último a Microsoft vendeu a divisão de feature phones (que hoje é a HMD Global, responsável pela retomada da Nokia) e na sequência anunciou uma reestruturação massiva, que mandou uma série de profissionais do setor móvel para o olho da rua. Efetivamente a Microsoft interrompeu qualquer iniciativa interna de P&D da plataforma Windows 10 Mobile ali, movendo o foco para outras iniciativas (Windows 10 para desktop, Office, soluções corporativas, Xbox) e seguindo à risca a filosofia do CEO Satya Nadella, de cortar tudo que faz volume e não é minimamente lucrativo.

No entanto Redmond nunca havia admitido ter abandonado sua linha de smartphones… até agora. Belfiore, que tempos atrás era um grande entusiasta do Windows 10 Mobile jogou luz sobre a questão em uma série de mensagens no Twitter, respondendo a perguntas dos usuários. Ao ser indagado se era hora de mudar de sistema, o executivo respondeu que depende da situação, a Microsoft continuará dando suporte a companhias que fornecem seus dispositivos a companhias (algo que é cada vez mais raro, até a HP pulou fora e seu Elite x3 foi descontinuado).

Belfiore inclusive admitiu que trocou de plataforma móvel enquanto usuário por conta “da diversidade de apps e hardware”, mas ele foi além: quando um usuário perguntou da questão do suporte, o executivo foi taxativo:

Belfiore enfim esclareceu que a Microsoft não mais foca em desenvolvimento de software e hardware para a plataforma Windows 10 Mobile, significando que ela foi movida para o status de suporte e correção de bugs. Em outras palavras, enquanto a Microsoft der suporte à versão do sistema (que se encerrará oficialmente em 9 de janeiro de 2018; ele pode ser estendido no entanto) ela continuará liberando correções de bugs e sanando outros problemas de instabilidade. No entanto não haverão novas introduções de funcionalidades e nem lançamentos de novos aparelhos por parte da Microsoft.

Isto, e o fato que hoje seus parceiros não mais investem na plataforma e preferem se focar no Android acabam por decretar a morte em definitivo do Windows 10 Mobile.

Belfiore por fim revela que a Microsoft fez tudo o que podia para atrair developers developers developers para a plataforma, desde escrever os apps para eles a pagar pelo seu comprometimento, mas a verdade é que o desinteresse dos mesmos se deu por conta da pífia quantidade de usuários. Na verdade o Windows Phone/Windows 10 Mobile foi vítima do Paradoxo Tostines: não tinha usuários porque não tinha apps e os devs não escreviam apps para o sistema porque ele não tinha usuários. As rusgas com algumas empresas também não ajudaram.

Sendo bastante sincero, a Microsoft pagou caro pelo erro de ter chegado à festa atrasada. O anúncio da parceria com a Nokia se deu numa realidade em que iOS e Android já estavam consolidados e a BlackBerry dava ponto de audiência, a empresa não conseguiu se estabelecer como o terceiro player mesmo com seu nome e a qualidade de seus dispositivos e robustez do sistema, simplesmente porque quem já havia abraçado os iPhones ou os Androids não mudaria. Assim, quem ainda possui um smartphone Windows deve se resignar ao fato de que não receberá mais nenhuma adição de software e só tem mais dois meses de suporte oficial, e muito provavelmente a Microsoft não voltará a investir no mercado mobile tão cedo (para não dizer nunca mais).

Enfim, RIP Windows Phone/Windows 10 Mobile.

Fonte: Windows Central.

Relacionados: , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Islan Oliveira

    Que morte horrível a do menino Windows Phone.

    • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

      Mas convenhamos, já respirava por aparelhos faz tempo.

      • Cuidei da minha avó durante um ano com câncer na coluna…
        Moribunda, dava o máximo de conforto e aproveitava para ouvir suas experiências de vida, de viagens pelo mundo (todo!)….

        …cuidei do meu Windows Phone até três meses atrás, com 5 anos de idade….
        Dei o máximo de conforto para receber o máximo de sofrimento (nada, o achei útil até o início do ano), compartilhar as experiências e tranformei-o vagarosamente em linha fixa de casa… aguardo o dia que apenas fará ligações…

        • Julio da Gaita ✔

          meus sinceros pesâmes abiguinho…

    • Lucas Timm

      Pedra cantada, só os editores do Meiobit ignoravam o fate que a plataforma teria…

  • Cocainum

    Só troco o meu quando pifar.

    • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

      Nah, tu troca antes, vai por mim. Também pensava assim, até que o meu querido L640 ficou simplesmente impossível de usar.

      • Cocainum

        Eu sou um usuário muito (muito mesmo) light. 99% do tempo, tanto em casa quanto no trabalho, meu Lumia 535 está tranquilo, plugado no carregador. Eu simplesmente não me acostumo, não gosto de usar tela pequena. Se tiver um PC (e tanto em casa, quanto no trabalho, eu tenho), vou usar o PC.

        Só uso o smartphone quando, por causa da situação ou do local, eu não tenho acesso a um PC. Mesmo assim, só se for realmente urgente responder um e-mail ou buscar algo na internet ou enviar uma mensagem pelo WhatsApp. Se nesses casos eu não puder mais usá-lo, aí talvez eu troque.

        • Don Scopel

          Semana passada eu tive q deixar meu pequeno 520 ir, não dava mais pra ele pois estava cansada e desgastado
          Troquei por um Android, Zenfone da ASUS
          Depois de uma semana de experiência com ele estou pensando sobre rituais necromânticos e me preparando pra exumar meu 520

          • Anayran Pinheiro

            Doa esse celular para alguém que não tem um smartphone. Com certeza ele será útil para alguém como foi para ti! =)

        • Lui Spin

          Também sou PC user forever.

          Celular e notebook só quando necessário mesmo.

          • Pensei que estava só neste mundo… rs

            Bom ver que ainda tenho companheiros PCzistas… kkk

          • Anayran Pinheiro

            Rapaz, não mesmo que tu está só! Tanto é que eu quero montar um desktop para poder deixar de usar meu notebook (um Inspiron N4050 com a RAM topada) como PC principal e poder voltar a jogar e editar fotos decentemente, hahaha!

          • Cara.. .eu tenho um note rf511, ele é bonzinho, mas pelamor.. trabalhar em 1360×768 é um buraco fedido (eufemismos à parte)

          • Oberaldo Gilmentoo

            Eu tenho um note HP com core i7 “top” que “manda ver” com seus 4×2 processadores, em Win7 e Debian. Mas não consigo me apegar com ele… sempre que penso em “meu” computador, é um desktop, um Core2Duo comprado em 2007 que roda WinXP (como diria o Cardoso: eu sei) e Ubuntu. Se eu quero fazer uma tarefa séria, que dependa de teclado e mouse, de tela maior, eu vou para o desktop…

          • Rapaz… até ano passado eu tinha um Phenon 9550 (1ª Geração), com 6 GB de RAM ddr2 que rodava há 7 anos sem problemas maiores, incluso renderizava vídeo que é uma beleza… até que minha MB parou de reconhecer HD, e tive que gastar pra montar um novo desktop.

          • Lucas Timm

            O Core 2 Duo foi minha última “torre”, e o melhor desktop que já tive. Se a placa mãe não tivesse queimado, eu usaria ele até hoje.

          • Lui Spin

            É bem mais prático, mais barato, mais customizável e eu me acostumei com isso também.

            Sem falar que quando uso note, plugo um teclado (bem melhor para digitar), um mouse (motivos óbvios), e um monitor maior. Ou seja, de que adianta? kkkkk

          • KKK… seu note é praticamente um desktop.

            Eu não tenho saco pra usar touchpad também não.
            O teclado do meu até que gosto, ele tem teclado numérico, já ajuda bastante.

            O que realmente sinto muita falta é de uma resolução decente, não sei como já consegui usar 800×600 na vida… kkk

          • Lucas Timm

            Não sou fanboy, mas eu só consigo usar o touchpad no MacBook. Para qualquer outro notebook, eu vou de Logitech M185.

          • Cara… pra te falar a verdade, eu até gosto do touch do meu… ele tem os recursos bem parecidos com o touch do mac, mas na verdade mesmo, não consigo me habituar a touch não velho…
            Primeiro que minha tendinite, conseguida com muito empenho durante anos de uso incorreto de teclado e mouse, não permite… kkk

            Fui obrigado a aprender a digitar certo (com todos os dedos, com pulsos apoiados, cotovelos na altura certa) por causa dessa maledeta… kkk

            Mas no meu caso uso um mouse bluetooth (por que tudo fica melhor com bluetooth… kk) xingling que comprei no ebay há muitos anos.

            E me atende bem.

            Pro desk uso um multilaser furreca também e tá ótimo… kkk

          • Daniel

            Se algumas coisas vão muito bem no celular, como spotify, waze, whatsapp, etc, outras eu ainda acho estranho a pessoa fazer na telinha/tela do celular, simplesmente não consigo achar produtivo fazer alguma pesquisa extensa por ela. Se houver a disposição um bom Desktop será sempre minha primeira opção. Agora já peguei algumas máquinas de clientes que acabava preferindo o celular. Talvez o momento que acabe por usar somente o celular, será quando tiver um dock bacana para usar monitor, teclado e mouse nele.

          • Ou seja, transformar seu celular em um desktop… kkk

          • Daniel

            Isso, um híbrido que fosse um smartfone descente e um pc mediano. Já houveram algumas opções assim, mas era algo de nicho muito restrito não se encontrava em qualquer lugar nem a qualquer preço.

          • Não que não seja uma opção razoável, kkk

          • EmuManíaco

            isso. Machos oldschool preferem um pc/note.

          • Oberaldo Gilmentoo

            Note não. 😉 PC com gabinete, de preferência full tower.

      • Rodrigo Primon Savazzi

        O que aconteceu pra ficar impossível de usar? Tenho um L640 XL com dois anos e ainda funciona normalmente… Sabendo o que aconteceu com o seu talvez possa aumentar a vida útil do meu…

        • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

          Mano, não sei o que eu fiz, sei que as lentidões, travadas e etc. tornaram o uso impossível.

          • Rodrigo Primon Savazzi

            Vc chegou a formatar o aparelho?

          • Dou uma e se for bom dou mais

            Cara é um celular e não windows pra viver formatando… ops…

          • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

            Vááááááááááárias Algumas vezes…

          • Smartfox

            O meu também está assim. Um dos principais motivos para eu ter escolhido um Lumia 640 ao invés do Redmi 2 Pro na época, era que o Windows Phone 8.1 era muito suave e fluido, comparado a um iPhone mesmo. E o Windows 10 era a mesma coisa, o sistema foi bom até chegar o Anniversary Update, quando liberaram a Cortana em PT-BR. O sistema, pouco a pouco, virou uma carroça.

            Aqui, eu não uso o app oficial do facebook porque é impossível de usar ele, então tenho SlimSocial pra suprir essa necessidade. Tenho o WhatsApp, Telegram e Twitter, mas uso muito pouco todos eles. O Edge e todos os outros navegadores são uma merda, 4 abas e o Edge congela… Tem que fechar ele no gerenciador senão não funciona. Pra Youtube eu uso o MyTube, pra musica eu uso o Deezer, tenho o app do Steam pra poder autenticar no serviço e vender minhas coisas. Uso o FeedLab para aconpanhar meus sites, e por fim, uso as coisas nativas do sistema, como e-mail, skype, agenda, OneNote, etc…

            Meu uso é muito básico, enquanto eu digitava essa mensagem agora a página recarregou (Edge), ele é lento demais e trava tanto quanto qualquer Android pé de boi da Positivo. Gerenciamento péssimo da RAM. É uma pena.

            Ja anunciei meu Lumia 640 no Mercado Livre por 300 reais. Espero conseguir vender ele logo, antes que vire peso de papel. Uma mulher me ofereceu 280 nele ontem pelo OLX, e depois de ler essa noticia eu me arrependi de não ter aceitado.

    • O meu flopou…

    • Rodrigo Primon Savazzi

      Somos dois. Enquanto os aplicativos que uso continuarem operacionais, não troco.

    • HAHAHAHAHA se o Whatsapp parar, terminam os usuários.
      No meu o Telegram pulou da barca.

      • felipelsp

        whatsapp e o q segura mesmo

    • felipelsp

      enquanto tiver suporte ao whatsapp e a ligacao telefonica!!!

  • Muito triste ver a morte desse sistema que fui entusiasta por uns 3 anos…

    • f4v3r0

      Pois é jovem. Eu tive HTC Radar, Lumias 800/820/925. Eu acreditei, fiz minha parte.

  • Julio da Gaita ✔

    developers developers developers

    Opa, arruma aí abiguinho.

    • Wender

      Fisgou um!!

      • kenji

        Esse pulou pra dentro do barco.

      • Pensei a mesma coisa… muita gente não entende as referências nos textos daqui.

    • Pedro Manuel Vicente Martins

      Dá uma passadinha no Youtube e digita “developers Steve Ballmer”. Depois se arrependa 😀

      • Julio da Gaita ✔

        HAHAHA… assim que tiver em casa dou uma olhada… se tá no youtube dá pra ver até, ja tive a minha dose de “lemon party”, “2girls1cup”, “glassass”, “jarmen”, “goatse”.

        • Kimzark

          Faltou “hi stranger”.

        • Pedro Manuel Vicente Martins

          Realmente não é nada escatológico, mas você vai se arrepender

        • glassass deveria ser banido da internet mundial e marciana.

        • Russo

          Não entre no lolshock(dot)com…

          • Julio da Gaita ✔

            obrigado, não irei entrar… .)

        • Lucas Timm

          Essa é uma piada pra adultos.

    • Kirk

      Não sei se você entendeu, mas é uma referencia. Procura no Youtube, é engraçado… Opa, já explicaram.. ignora ai.

  • major505

    A cagada deles nem fio chegar atrasado. Mesmo que ficasse num nixo, apps teriam chego a plataforma, já que hoje em dia vc desenvolve para coisas como Xamarin e Ionic e já faz o app para 3, 4 plataformas ao mesmo tempo.

    Só que a Microsoft traiu sua base de usuários, 2 vezes, ao prometer atualizações e 1 ano depois cortar atualização para 75% da base instalada.

    Limitar recursos tb não ajudou. Luima 930 que eu tinha e 950 tinham praticamente mesma configuração. Mas ela limitou continuum só para quem tinha 950. Tivesse eles investido nisso mais pesadamente acredito que seria uma alternativa interessante para pessoas que só precisam de um pc de baixo custo para itnernet email e ouvir música.

    Ao invés disso ficaram cada vez mais limitando funcionalidades em aparelhos capazes… e o resto é história.

    Uma pena. Vou sentir falta dos meus Lumias. Bons aparelhos, rápidos e com a melhor camera que já usei em um smartphone.

    • Don Scopel

      (somando a tudo isso q vc disse)
      O 520 teve uma boa aceitação por ser um produto de bom custo/beneficio, varias pessoas, q conheço, compraram mas então a MS resolveu focar nos aparelhos tops
      ai percebi q a maioria da galera q queria comprar comprava msm um Android pois eram mais baratos, se a MS queria msm puxar desenvolvedores deveria ter mantido uma linha de aparelhos baratos

      • Quando ela se focou nos tops, diziam que era para dar um ar mais “apple” à linha.

        Sendo que a MS não se tocou que ela não tinha, frente ao público, nada do que a Apple tinha quando lançou o primeiro iPhone.

      • Lui Spin

        Exatamente.

        O público que ia arriscar seu suado dinheirinho num aparelho fora do eixo Apple-Android, seria os com celulares medianos. Se investisse forte nesse mercado, talvez atrairia mais usuários, e assim mais desenvolvedores, e assim por diante.

    • Não entendo porque tem gente que ainda insiste em desenvolver aplicativos com Ionic/Cordova, sendo que tem opções muito melhores no mercado para fazer o famoso “code once, run anywhere”.

      • major505

        Eu comecei com ionic, 40 pacotes de npm depois eu desisti e falei: quer saber, eu vou usar xamarin….

        Preciso comprar a desgraça do mac ainda mas pelo para android o projeto tá bem encaminhado.

        • Não precisa de Mac, usa o Amazon AWSCodeBuild em conjunto do AWSCodePipeline, que você consegue fazer build pra Android e iOS (sem precisar de Mac).

          Ou então usa na VirtualBox mesm: https://techsviewer.com/install-macos-sierra-vmware-windows/ Funciona no Linux também.

          • major505

            Interessante. Eu tinha tentando instalar a uns anos atrás o mac no virtualbox mas não tinha rolado.

            Bom saber que agora funciona.

            Para compilar eu tinha encontrado um serviço chamado MacServer que paga por uso no mesmo esquema da amazon. vc te acesso remoto por rdp e ip fixo.

        • Evandro

          Vmware funciona maravilhosamente bem.

          • major505

            Estou tentando agora a versão com Virtualbox pelo simples fato que já tenho 5 máquinas virtuais no meu note rodando nele e vai dar trabalho converter todos para Vmware rsrs.

            Agora só terminar de baixar a pequena imagem do macOS que com os meus problemas de conexão deve levar uns 2 dias. rsrs

          • Evandro

            Pra mim foi mais facil o caminho pela VMWare mas acredito que deve ter um desempenho parecido em ambos ja que não rola aceleração 3D em mac emulado, então sempre das as travadinhas mas pro Xamarin acho q não tem mta diferença.

          • major505

            Sei bem como é. pra ajudar hoje cedo uma mulher me ligou de uma empresa que tá precisando de desenvolvedor objective-c, e passou um testezinho, que tem que mandar um app de ipad.

            Então torcer pra funcionar a máquina virtual e plano B, liguei para um amigo que tem um imac e pedi acesso remoto por vnc rsrs.

          • Bruno Renostro

            Faz um hackintosh!Eu uso e é bem melhor que usar em maquina virtual, inclusive funciona placa de video off board ou onboard da intel

          • major505

            Eu considerei, mas agora pós divórcio estou com sérias restrições orçamentarias para comprar coisas novas. Se rolar um projetinho grande que tá para sair, vai dar para pegar um mac mini ou montar um hackintosh básico. Mas por enquanto vou ter que apriveitar os 16 gb de ram no note e roldar uma maquininha virtual básica

          • Bruno Renostro

            cara instala um ssd m2, um ssd e um drive caddy ai alguma coisa e bota em dual boot, vc vai ter um foguete nas mãos!muito melhor que maquina virtual e ainda vc vai ter a aceleração 3d, eu tenho mac os no meu note de boa

      • Doomed

        Curiosidade: quais as alternativas?

        • React Native, Appcelerator Titanium, Xamarin e Intel XDK (que foi descontinuado em Junho/2017).

          • Doomed

            Valeu!

          • SK15

            Existe o NativeScript também, mas não tenho nada contra Ionic/Cordova ja fiz uns Apps pra ele e funciona de boa.

          • Eu não sou contra o Ionic, porém não acho a experiência dele fluída, como esses outros que citei. Já tive alguns problemas com o Ionic em apps mais complexos.

          • Saulo Benigno

            Quais problemas com Ionic?

          • Fluidez, como ele usa webview, dependendo da implementação fica pesado. Uma vez peguei um app que para cada tela, ele abria uma nova webview. Eu mudei tudo pra AngularJS e mantive o Ionic e ficou somente 1 webview (sendo reutilizada) e o app ficou 10x melhor e mais fluído, mas nem se compara com um React Native/Titanium/Xamarin.

          • major505

            Xamarin tem a vantagem de rodar nativo. Acaba por isso mesmo sendo minha principal escolha·

          • Eu acho C# muito bom, mas particularmente eu não curto. Outro ponto é que o Xamarin não suporta Code Push (tecnologia da própria Microsoft – irônico, porém verdade).
            O Code Push é uma beleza, não depender mais de loja pra atualizar seu aplicativo, principalmente naquelas atualizações emergenciais.
            Acredito que no futuro a Apple vai implicar com isso.

          • Bruno Renostro

            o grande problema é que…não é todos que você pode utilizar 100% do codigo para todas as plataformas como é no ionic…e até a microsoft ta lançando app feito em ionic ( microsoft flow), o problema de performance foi melhorado muito no ionic 3, ionic é muito promissor, mais que xamarin por exemplo, react native é muito bom mas tem esse problema de você ter que ajustar o codigo de acordo com a plataforma

          • react native é muito bom mas tem esse problema de você ter que ajustar o codigo de acordo com a plataforma

            Discordo. Participo do desenvolvimento de um aplicativo pra Android e iOS, feito em React Native e não tivemos que mudar 1 linha de código. O app roda idêntico pra ambas as plataformas. A única coisa que muda é o processo de build, claro.

          • DanielBastos

            Curiosidade:

            Até o momento que eu ví, o react native tinha uma visão separada para cada plataforma(Tipo xamarin sem forms). Isso mudou?

          • A proposta do React Native sempre foi “code once, run anywhere”, ou seja, uma plataforma de desenvolvimento agnóstica com relação a S.O.
            Claro que ele tem classes que permitem você identificar o S.O. e tratar diferente algum comportamento, mas por padrão você quase nunca precisa disso, só em casos de especificidades de cada S.O. mesmo (como no caso de push notification).

            Pra se ter uma ideia, o aplicativo do Facebook, Instagram e Airbnb são desenvolvidos em React Native.

          • Sobre o Ionic x Xamarin, o Xamarin gera app nativo e não tem como competir com isso. O Ionic é um webapp embarcado, só aí a performance é pior, por melhor que seja a webview (crosswalk?).

          • Bruno Renostro

            não necessariamente…os celulares hoje em dia tem poder de desktop, pra celular de baixo custo pode até ser, mas isso está mudando a cada dia…logo não havera diferença, tudo tende a ser web, pwa são o futuro…apostar só em nativo nativo é ser aquele tiozão que não quer enchergar que as coisas estão mudando . mesmo erro que a microsoft cometeu

          • major505

            rsrs é tão de boa o APP que to fazendo que é literalmente um webview + notificações e uma ou outra tela para exibir algumas coisas especificas.

            Então para mim tanto faz como vai usar. vai depender mais de qual for mais facil fazer notificação

          • major505

            Eu naõ curti porque eu sou vagabundo. eu não sei fazer coisa bonita então compro layout pronto. Comprei um layout pronto pra um app em ionic e sem brincadeira, foram 30 min baixando dependencia npm….

            Eu dei uma olhada no React Native, gostei bastante. vou experimentar depois que passar pela correria dessa semanas. Quem sabe não vira uma preferencia.

          • Já te adianto que esse lance de dependência NPM também é um calo no React Native. Isso é a única coisa que não gosto muito nele, mas o resultado final compensa tudo!
            Mas 30 min baixando dependência é fogo! Esse projeto tinha o que pra ter tanta dependência assim?
            No projeto que estou tem 36 dependências e não demora nem 2 minutos baixando elas do zero.

          • major505

            Se der certo agora vai ter um projetinho que vou pegar para um radio local. Agora decisão vai ser usar ou React ou Xamarin. Pessoalmente gostei do react que nem tem que recompilar para er resultado no meu Iphone, mas no geral acho que vou com o Xamarin simplesmente porque vou usar o notification hub do azure para notificações push, e parece se melhor integrado no xamarin.

          • Você nunca escutou falar do OneSignal (grátis ilimitado) ou Pushwoosh (grátis até 1.000 devices)?

            Eu particularmente gosto do OneSignal por 2 motivos: primeiro é o preço e segundo que o custo x benefício vale, apesar do Pushwoosh ter uns recursos pagos interessantes (mas que não é usado pela maioria).

            O esforço de implementação do módulo React Native dessas 2 plataformas beira a zero (sem brincadeira!). Você de quebra consegue ter relatórios detalhados por segmento, plataforma (Android/iOS/etc) entre outras coisas.

            Ah! Pra você ter uma ideia, eu desenvolvi um app nativo (Android) e demorei 10 minutos pra integrar com a OneSignal. No React Native demorei uns 20 minutos.

          • major505

            Interessante. Não conhecia. Nunca precisei implementar notificação push. Vou dar uma olhada.

            Por eles eu consigo também fazer notificações especificas, como por exemplo abrir um programa ou página web na hora de enviar elas?

          • Sim. Você consegue abrir link externo (site, por exemplo) ou abrir um deep link no aplicativo.

            Não só isso, você ainda pode enviar Rich Media (um push notification com vídeo, por exemplo, sabe aqueles apps spammers malditos?! Pois é… usam Rich Media de uma dessas 2 plataformas).

            Além disso tem teste A/B, segmentação de usuários por plataforma ou grupo, tem localização (onde o push foi recebido pelo usuário, assim você geolocaliza a sua base de usuários).

            Tem uma porrada de recursos de graça e o melhor de tudo, sem esforço algum! O framework deles faz tudo sozinho pra você (quando eu falei beira a zero, é true story).

          • major505

            Eu costumava usar muito c#. mas aos poucos to saindo da bolha. Hoje em dia web normalmente é nodejs, e quando preciso fazer algo mobile 90% das vezes é Android Studio com Kotlin e distribuo ad-hoc porque foda-se a loja do google. e o negócio que to desenvolvendo é muito especifico, ao ponto que só funciona com nosso hardware

          • Kotlin eu achei muito bacana e o legal que agora é suportado pelo Google oficialmente!

            Eu também desenvolvo em NodeJS, porém…. http://bysin.net/2017/05/07/no-good-reason-to-use-nodejs

          • major505

            o link não rodou aqui, mas é da thread no reddit né? Toda plataforma tem seus detratores.

            Eu pessoalmente uso nodejs principalmente par prototipagem e quando preciso de algo algo rápido.
            Principalmente com o express, webapi é a coisa mais fácil do mundo. E depois que colocaram promisse e try-catch melhorou 200 por cento não ter que ficar fazendo callback em cada esquina.

            Tem módulo para tudo (um suporte porco para SQL server, é verdade, mas eu vou resolver isso lançando meu módulo NPM com um ORM para SQL server).

            Eu apanhei no começo, as depois de um tempo consegui fazer uma estrutura básica de projeto que torna manutenção bem rápida, e sem muita dor de cabeça.

            E eu prefiro 1 milhão de vezes fazer algo em node do que tocar em uma linha que seja de PHP. Nada contra, mas não é para mim….

          • Eu uso NodeJS em produção mesmo, dentro de container docker, porém acho o NodeJS limitado se comparado a Java ou .NET.

          • Nunca consegui gostar do SQL Server. Oracle é bem melhor. Até o PostgreSQL é bem melhor que o SQL Server, aliás, ele se inspirou em tudo da Oracle (a parte de particionamento então nem se fala).

          • major505

            Bom do kotlin é que quem programa em swift vai facilmente se acostumar com ele. Eu só preferia que ponto e virgula fosse obrigatório porque me trás conforto emocional ter eles no final de cada instrução.

            Mas no geral é uma evolução gigantesca em relação a java (quase tudo é, mas enfim), e programar em multithread deixa o código mais legível.

          • major505

            C# é vida. Mas tb para mim era uma zona de conforto muito grande, já que mexo com ele desde a primeira versão quando estava na faculdade.

            Eu estou tentando quebrar um pouco essa zona de conforto, mas no geral a minha unica reclamação é que vs é pesado que o diabos. não roda nativamente em linux, e nuget é um cú quando resolve dar pau e não consegue reescrever algumas das dependências na pasta package, a ponto que me da vontade de estrangular o fdp que criou ele. .

          • C# é vida.

            Mas não dá dinheiro! 😆
            Java paga muito melhor que .NET. Larga isso cara!
            Eu já trabalhei por um período curto de tempo com C#, que eu acho muito bom, porém minha base é Java, fora o mercado que paga muito melhor pra Java. Não sei na tua cidade, mas aqui no Rio paga 12k CLT e 14k a 16k PJ, pra sênior, claro.

          • DanielBastos

            Cara, mas dependendo da aplicação fica com desempenho aceitável (Não maravilhoso, mas aceitável).

            No seu caso ai, quem fez antes é pos-doc em XGH 🙂

          • Verdade. O Ionic não é ruim, porém acho que é visível a percepção do usuário de que não é um app nativo.

          • Saulo Benigno

            Como você considera Intel XDK uma alternativa? Ele foi descontinuado! Como assim?

          • Não é porque foi descontinuado que não pode ser usado, por isso que eu frisei que ele foi descontinuado. Tem gente que usa versões mais antigas do Cordova até hojee só trocam quando o Google/Apple reclamam.

          • Doomed

            Eu estou me iniciando nesse mundo via Ionic, mas, pelo visto, existem plataformas melhores e completas

          • O Ionic não é ruim, porém muitos consideram a fluidez ruim, pelo fato do Ionic rodar dentro de uma webview, que dependendo de como foi implementado no aplicativo, ele pode ficar abrindo várias webviews. O ideal é usar AngularJS quando se desenvolve com Ionic.

          • DanielBastos

            Adiconando a sua lista:
            Quasar – baseado em cordova como o ionic, mas com vue ao invés de Angular (O que usamos aqui)

          • Esse eu não conhecia! Valeu pela dica!

      • DanielBastos

        Pow, hoje eu tenho uma “necessidade”.

        Tá entre aspas pq o Córdova hoje me facilita bastante, mas dava pra fazer em outras ferramentas.

        A questão é que, as vezes, como eu, vc tem uma equipe web e tem que entregar alguma coisa em tempo recorde.

    • Corvo

      Concordo plenamente, a MS puxou o tapete dos usuários várias vezes.
      Eu mesmo tinha um WP 7.8 que numa bela manhã cortaram o Skype com uma desculpa esfarrapada enquanto até nos Symbian continuava funcionando.
      Como eu usava muito Skype resolvi trocar de aparelho, pesquisei bastante e escolhi um com 8.1 que atendia os requisitos para posteriormente ser atualizado para 10, alguns meses depois a MS mudou as regras do jogo e meu aparelho já não era mais suportado e fiquei novamente para trás.
      Eles traíram a confiança de muitos usuários, para eu voltar a acreditar em algo novo da MS vai ter que ser uma coisa já bem estabilizada com alguns anos de mercado, e olhe lá.

      • Lucas Timm

        O problema dos usuários Windows era bem o “I Want to believe”. A Microsoft tinha acabado de fazer isso com o WP 7, por que diabos alguém acreditaria nela uma segunda vez na sequência?

    • felipelsp

      estarei usando o meu Lumia 532 enquanto o whatsapp funcionar!!

      • tiago

        estarei usando o meu Lumia 532 enquanto o whatsapp funcionar!![2]

      • major505

        Eu tinha a mesma mentalidade com meu Lumia 930 até que a tela parou de funcionar. Ai o suporte falou que a troca ia me custar 560 reais…. então resolvi simplesmente trocar por um iphone 5 de segunda mão.

  • Marlon Fernando Quandt

    Windows Phone morreu e ainda levou a Nokia no meio do caminho. E pensar que talvez perdemos um Nokia de respeito com Android por causa da MS.

    • Lui Spin

      Também penso nisso as vezes.

    • Pedro Canelas

      Fora a quantidade de pessoas que foi mandada embora por causa da cagada da Microsoft. Triste.

      • Lucas Timm

        Mano, tem tanta cagada aí que é dificil achar os culpados… Veja bem:
        1. A Nokia insistiu na porra do Symbian quando deveria ter enterrado aquela droga;
        2. A Nokia, atrasada pra festa, resolveu criar o Maemo (que era um ótimo SO) enquanto todo mundo começava a adotar o Android. Bem a chamada “Síndrome do não inventado aqui”.
        3. A Nokia assistiu o Android se estabelecer do zero pra só então cancelar o Maemo. E aí tomou a pior decisão o possível: Um abraço de afogado com a Microsoft.
        4. A Microsoft mais atrasada ainda pra festa, começou a adotar as práticas que as fabricantes de Android tinham recém aprendido que não dava certo, que era… Não atualizar seus smartphones.
        5. Soma aí os problemas do Windows, os bugs nunca corrigidos, as features que não vinham e os developers, developers, developers, que não vieram…

    • Rodrigo Fonseca Coutinho

      E o vexame do elop trojan, sufocou o maemo, (sistema free que poderia rivalizar como o android) o saudade do meu N900.

    • Paulo de Tarcio Santos Freiri

      Mas o Nokia 8 promete hein.

    • Lucas Timm

      Duas palavras: Stephen Elop.

      • Islan Oliveira

        Você quis dizer: Cavalo de Tróia?

    • Smartfox

      Ou teria dado uma guinada com o Meego OS, o sistema tinha tudo pra ser um terceiro player no mercado.

  • Rodrigo Primon Savazzi

    Sempre tive telefones da Nokia (meu primeiro foi um Gradiente Strike, que nada mais era do que um Nokia 5125 feito sob licença). Meus melhores aparelhos de todos os tempos foram o lendário N95 8Gb e o excelente N8. Assim, quando o Symbian morreu, continuei na marca e embarquei no WP7 com um Lumia 800, seguido de um Nokia 1520, que quase 4 anos atrás tinha tela 6″ Full HD. Depois disso ainda tive um 635 de entrada e a dois anos levo um 640 XL no bolso (já com a marca Microsoft).
    Não pretendo trocar de aparelho. A tela grande é excelente pra consumir mídia, a bateria dura uma eternidade, a câmera é acima da média e os (poucos) aplicativos disponíveis atendem às minhas necessidades.
    Provavelmente ficarei com esse celular até que:
    1- Ele quebre de maneira irreparável; ou
    2- Algum aplicativo fundamental perca o suporte, como o app do banco ou o mapas.
    No mais é triste ver a morte da plataforma, ainda mais depois de anos agonizando e dos rumores do tal do Suface Phone que nunca se concretizaram.

  • JuNioR

    Ainda uso um Lumia 930, vamos ver até onde vou chegar com ele. Depois vem a dúvida cruel: iOS ou Android?

    • Gradash

      Android

      Ele é muito mais parecido com o Windows, bem mais aberto e com possibilidades, o iOS é a mesma coisa que usar um MAC, você não tem acesso a nada, a Apple cria a sua experiencia, se você não gosta dela, foda-se.

      • Não, não é. Android é algo que precisa fazer gambiarra pra funcionar. Por isso que dá acesso a tudo. Ninguém fez algo que preste para funcionar direito ao tirar da caixa.

        Percebi logo de cara quando adquiri o G4Plus

        • Você fala com experiência em quantos aparelhos Android? 1, 2, 3?
          Pelo visto você nunca usou um Xiaomi, LG ou Sony top de linha (ou até mesmo um Galaxy S5/6/7/8).

          • LG topo de linha é um aparelho intermediário dos outros. Uso Android desde o Milestone. Aliás, incrível como o Android 2.3, salvo o lixo que era o Motoblur do Milestone 2, tinha recurso que hoje vocês falam OOOOOOOOOHHHHHHHHHH

            Mas beleza, Shima. Vai achando que eu estou falando só por falar.

            Só eu ter que comprar um teclado pro meu atual G4 Plus porque o que veio no Android Puro (tipo, puro, né?) era um lixo comprova o que eu falei. Outra: o app de telefone não tinha opção para bloquear números. Vou na Play para baixar o oficial do Google (G4 Plus, com Android Puro!) e, A-HÁ!, não era compatível com o aparelho. Obrigado Apk Mirror.

            Mas, PÉRA! Se é puro, então ele não vem com as quinquilharias e bloatwares dos fabricantes, né? Se funciona bem nos outros fabricantes e vem tudo redondinho é por causa do que? Doquê? A-HÁ! Por causa das gambiarras que colocam lá.

            Valeu por me ajudar a provar meu ponto, Shima. High Five, bro!

          • Sério que você achou o teclado do Google (GBoard) ruim? Eu acho ele bom, mas me acostumei com o SwiftKey (que uso desde quando ele era pago).

            Sobre o bloqueio de números, o Android puro não faz isso, talvez porque ele seja puro?! Você personaliza como quiser via apps (do Google ou de terceiros), embora eu concorde que é um recurso muito básico e que deveria ser suportado originalmente.

            Eu particularmente gosto da abordagem da Xiaomi, que foca a personalização na UI e provê recursos simples “de fábrica”, tais como bloqueador de número, leitor de QRCode (e compartilhamento de senha Wi-Fi via QRCode). A única coisa que não gosto da MIUI é a mania de querer parecer com o iOS, mas no geral a interface é muito fluída e bonita.

            Agora, a Samsung tenta oferecer recursos legais, mas no final ficam com aspecto de gambiarra mesmo, percepção que eu não tenho da Xiaomi.

          • Taí uma coisa que eu tenho que admitir: Xiaomi nunca usei, então não posso dizer sobre sua experiência de uso.

          • Quando puder professor, adquira um… eu estou gostando muito. Excelente acabamento, hardware decente, preço justo e não tem as cagadas da Samsung. 😆

          • na próxima troca de celular levarei em consideração. Valeu

          • Lucas Timm

            Não tenho a metade dos problemas que tu falou. Aliás, acho incrível o como o Android amadureceu. Comecei no 2.1 (Galaxy 5), que a Samsung atualizou até o 2.2 e se recusou a atualizar mais do que isso. Eu, no entanto rodei até o Android 4.1 no Galaxy 5, mas acabei fazendo o rollback, e mantive no 2.3 (distribuição minha, que compartilhei com amigos). Usei o Galaxy 5 do início de 2011 até o final de 2013.

            Depois disso fui pro Nexus 4, já com Android 4.2. De cara já rootei, só pra ver que foi tempo perdido. Depois do Nexus 4, passei pelo Moto X Play e hoje tenho um Moto Z Play. Em nenhum desses aparelhos teve root, app2sd ou qualquer customização do Android que veio no aparelho. Tanto que, quando os Nexus subiram de preço, fui pra Motorola justamente pra manter a experiência do Android puro (ainda que no Motorola tem algumas, mas bem poucas, modificações).

            Eu gosto bastante do Google Keyboard, mesmo tendo uma licença do SwiftKey, a última vez que usei ele de verdade foi no Galaxy 5, mesmo. Tudo o que eu preciso ele faz. Mas realmente não sei se tem a opção de bloquear números, nunca tentei fazer isso.

    • Felipe Braz

      Ambos tem vantagens e desvantagens. Pra quem ta mais habituado a um sistema simplista como o windows phone, o ios vai ter uma curva menor de aprendizado. Android é uma boa pedida pra hard user que gosta de ficar escovando bit e não se importa com atualização ou ficar fazendo hacks pra manter atualizado, mas na pratica é mais customizável.

      • Cássio Amaral

        Aiai, e lá vamos nós com a velha crítica infundada de que Android é para hard user. Na verdade, não é o usuário e nem o sistema Android que é avançado demais, é o usuário do iOS que é leigo e o sistema limitado demais. O iOS é ridículo até para funções triviais, pra mim é masoquismo.

        • Felipe Braz

          Sou usuário de ambas plataformas. ios é algo que simplesmente funciona, sem firulas. android hoje em dia até melhorou, mas experimente querer ficar com a ultima versão do SO por 5 anos pra tu ver o que é masoquismo.

          • Cássio Amaral

            Tem gente usando KitKat, de 2013, sem quaisquer problemas ou necessidade de atualizar.

          • Felipe Braz

            Bem recomendado ficar usando sistema antigo né.

          • iOS é simples, mas não atende usuários que sabem usar tecnologia (não estou falando de especialistas). Se você tiver conta no Itaú Personalite, isso já vai te fazer odiar o iOS. Se você usa crachá com NFC, passe do ônibus com NFC, Samsung Pay (não precisa ter aparelho da Sammy), isso tudo já vai te fazer odiar o iOS. Falo por experiência própria…

          • Felipe Braz

            Bom, ai vc está falando do seu caso e uso em particular com casos de uso bem específicos.

            Trabalho com TI a uns 15 anos, hoje em infraestrutura e desenvolvimento backend, acredito que eu esteja incluso no grupo que sabe usar tecnologia e o ios me atende perfeitamente bem.

            Inclusive também sou correntista do itau embora minha conta seja a versão pobre (uniclass) =P.

          • Marcelo Roder Ferreira

            Fora ser obrigado a usar o iTunes para passar arquivos para o iPhone

          • NFC é um verdadeiro coringa da tecnologia. Tanto o ônibus quanto a catraca do condomínio corporativo onde trabalho usam catraca com NFC, então eu só encostava o aparelho e pronto. Não precisava ficar andando com cartão do ônibus e crachá do prédio. Isso é o que mais sinto falta no meu celular atual, que não tem NFC e por isso já estou cogitando trocar por um Xiaomi Mi Mix 2.
            Ah! No caixa do Itaú também usa NFC pra fazer saque sem limite imposto quando se usa somente a biometria. A dupla NFC + biometria tem os mesmos limites do cartão + biometria.

          • Felipe Braz

            Dai já é mais uma questão pessoal mesmo. Eu, por exemplo, prefiro não ficar puxando o celular em publico o tempo todo, além de tornar maior a probabilidade de quedas, em lugares como onibus te adiciona um beacon de “assalte aqui”

    • Anayran Pinheiro

      Android, sem pensar.

    • Use android. Se for saudosista, pode até instalar uma interface que imita a do windows phone. A vantagem do iPhone é a performance para apps mais pesados, como fb e instagram. Mas tirando isso, o resto é melhor.

      Minha mulher tem iphone e temos que comprar cabos lightning a cada 6 meses, com o preço superfaturado. O aparelho não aceita cartão microsd, cada conserto é uma facada, etc.

      • adriano marcos

        vendi meu Lumia 532 e peguei um Xperia X compact (não consigo usar telas grandes) e instalei como Laucher o SquareHome, achei muito boa e funcional, melhor que a interface padrão, tanto que comprei a versão paga. Para quem ficou orfão do windows phone e pegou um Android é altamente recomendável essa laucher.

      • “comprar cabos lightning a cada 6 meses”; “cada conserto é uma facada”;

        Recomendo ter mais cuidado hahaaa

        • No caso do cabo é má qualidade mesmo. Comprei agora um cabo de outra fabricante e me parece mais resistente que o oficial. Além de custar menos.

    • felipelsp

      alguma Android la da china!

  • Uma pena. Eu via o Windows Phone como uma junção das melhores qualidades do Android e iPhone.

  • Lui Spin

    Uma pena. Eu gostava muito dos smarts da Nokia/Microsoft.

    Achava o sistema bem fluido e simples, rápido, etc. Apesar de nunca ter um. kkk

    • ElGloriosoRangerRojo™

      Eu também nunca tive, mas sempre achei ser um sistema muito legal. Tenho um amigo que é bastante entusiasta e ainda insiste no W10. Ele me mostrou diversas coisas legais.

      Infelizmente, se a MS não quer dar suporte e continuar com a plataforma, não tem o que fazer…

      • Lui Spin

        Morreu mesmo.

        Eu esperava ter um no futuro, quando tivesse mais apps, e tudo fosse mais desenvolvido.

        Acho que foi justamente por isso que o sistema morreu. Todo mundo esperando para ver no que ia dar, antes de comprar um.

      • Oberaldo Gilmentoo

        De certo modo não é curioso que as posições de WP e Android invertam, nos mobiles, situações com Win e Linux? 🙂
        (ok, mas com diferenças, já que o Linux não vai para o mesmo destino do WP… mas o Windows continua mainstream, assim como Android)

    • felipelsp

      realmente o SO dele e bem fluido! tenho um medio intermediario e o sistema em si e bom! oq perca e nos app mesmo!

  • Felipe Braz

    rip melhor sistema que ninguém usa(va).

  • Russo

    Eu gostava muito do sistema. Na verdade acho muito mais prático e rápido de usar do que o Android, que é o meu sistema atual. Mas é foda você ver a chefona do Windows Insider postando selfie no Instagram com um iPhone (e olha que a Microsoft ainda fabricava a linha Lumia), e o Microsoft Garage lançando apps direto pra iOS e Android, menos pro Windows Mobile, qual dev vai se animar a lançar app pra WP?

    E pra completar, toda semana algum app era descontinuado, e somando ao fato do meu 930 quebrar de vez, eu não ia ficar dando murro em ponta de faca. Voltei ao Android (Redmi Note 3) e me atende sem problemas. Mas é uma pena essa política do Nadella pro setor mobile da MS.

    • Também foi pros China da vida? Não me arrependo…

      • Russo

        Não me arrependo nem um pouco. Só fico com um pouco de receio de dar algum problema no aparelho, já que aqui não tem suporte.

        Mas a diferença de qualidade dos aplicativos é absurda. Netflix, Uber, Itaú, nossa senhora. Sofri calado durante uns 5 anos.

        • Maom

          O lado bom de comprar um china é que vc pagou nele o preço que pagaria pra consertar um com “suporte” aqui.

          • Exato! Eu tenho um Xiaomi Mi Max e quando quebrou a tela, eu comprei uma por US$ 15 e eu mesmo troquei (e me surpreendi pela facilidade). Nunca tinha feito isso antes, bastou assistir 3 vídeos no YouTube de uns chineses e pronto, tinha virado trocador de tela sênior! 😂

          • Lucas Timm

            Interessante saber disso.
            Nunca quebrei a tela de um smartphone. E o motivo pelo qual eu nunca olhei pros chineses é justamente o suporte… Um amigo meu tem um Xiaomi e eu achei ele muito bem acabado. Fiquei surpreso mesmo. Mas até o momento, sou #teamMotoZPlay. 😛

          • Muita gente confunde o meu Mi Mix com um iPhone 7 Plus, por causa do acabamento, apesar do meu ser aparentemente mais fino.

        • Rodrigo

          Cara, suporte? Kkkk… Enfim, amigo meu mandou um Zenfone 2 Laser pro suporte (na garantia), o pós venda, muito bom, mas o telefone foi, voltou, com problemas ainda. Mandou de novo agora. Estamos na expectativa.

          Telefone, com ou sem suporte, é torcer pra aguentar pelo menos 1 ano sem problemas. E como o @disqus_I1r0v5DK2T:disqus comentou abaixo, a diferença no valor que você pagou e que pagaria por um aparelho semelhante aqui no Brasil você investe no consertou/substituição caso dê problema.

        • SK15

          (haha) “Sofri calado durante uns 5 anos.” … Rindo muito disso … Eu aguentei exatos 8 meses com um Lumia 730 e mandei ele pra pqp e peguei um iPhone 5C por 1k numa promoção doida do Extra melhor coisa que fiz na vida.

    • Cada app produzido pelo Microsoft Garage era um tapa na cara do Windows Phone.

      Como pode UMA EMPRESA dona de um sistema gastar energia EXCLUSIVAMENTE para a empresa concorrente? Que lançasse para iOS, mas obrigatoriamente deveria lançar na Windows Store também.

      • Lucas Timm

        Não acho. A Microsoft fez isso por anos a fio e ninguém reclamava. Literalmente, bem feito.

  • Anayran Pinheiro

    Como falei em um outro site, acho que seria uma baita bola dentro se a MS liberasse o código fonte do WP para que ele fosse instalado em outros celulares (mais ou menos como o que acontece com o AOSP). Utopia, mas seria uma forma de dar uma vida nova a um dos sistemas mais robustos e estáveis que já vi em funcionamento nos smartphones atuais (era incrível como mesmo com um HW limitadíssimo como o 520 ele funcionava muito bem).

    • felipelsp

      problema q eh q o codigo é bem parecido que o win10 desktop

    • Isso poderia abrir um tipo de suporte ao menos na loja e garantir que uma loja centralizada e organizada existisse. Uma ótima ideia. E a MS está meio open source em alguns casos ultimamente

    • Smartfox

      O do Windows 10 Mobile, sem chance, por compartilhar varias APIs da versão desktop. Mas eles bem que poderiam abrir o código do Windows Phone 7e deixar a galera brincar. Se não me engano, o WP7 é baseado no NT, por isso era tão leve.

  • cpu cell PC WINDOWS

    tem é que melhorar cada vez mais o desempenho do windows 10 desktop e não ficar lançando editores de imagens.

  • Grade, Tardigrade

    Esse fim de semana vendi meu último smartphone Windows… Tinha um 830, um 650 e um 950, o 650 foi o que acabou de ir embora.
    Agora é ficar nessa mesmice de iOS e Android.

    • Anayran Pinheiro

      Cara, Android só é mesmice se você não gosta de pesquisar e estudar, hehehe! Tem um mundo de coisa que tu pode fazer com o bicho, mas precisa pesquisar (XDA Developers está aí pra isso) e executar, hehehe

      • Grade, Tardigrade

        Em meados de 2009 eu tinha saco pra ficar no XDA fazendo tudo quanto é coisa no Android. Hoje já não tenho essa paciência.

        • Anayran Pinheiro

          Hoje em dia a coisa está bem mais fácil, tanto que até mesmo pessoas que não tem afinidade alguma com tecnologia já conseguem trocar a ROM do celular em alguns cliques, literalmente.

        • felipelsp

          comeca a da uma olhada nos lancamentos dos ANDROIDs chineses!!! tem coisas mais interessantes q os samsungs/lg/lenovo/motos q saem por aqui

          • Grade, Tardigrade

            Já faço isso há anos, caro Felipe!
            Jamais compraria um smartphone no Bananil, o lucro do fabricante é jogado lá nas nuvens, pois eles conhecem bem o mercado, sabem que tá cheio de “sabichão” que adora comprar coisa cara pq acha que preço e qualidade são sempre diretamente proporcionais!

            Atualmente uso um Meizu Pro 6.

  • Maom

    Isso tava na cara alguns poucos meses depois do lançamento do 950. Eu cogitei comprar um pois estava iludido de que “agora vai”. Ainda bem que não tinha no Brasil e era complicado conseguir um. Poucos meses depois (uns 3 ou 4) já dava pra suspeitar que iria flopar. Os fãs é claro juravam que toda e qualquer crítica era sem fundamento e coisa de hater. Que eles não precisavam por exemplo de um instagram já que tinham um app genérico que “era até melhor”.
    Outro dia vi cara ainda apostando na chegada do Messias do surface phone… Mas mesmo um surface phone x86 vai sofrer com os mesmos problemas e só vai vender pouquíssimas unidades pra um nicho reduzido. Sem os apps populares que desde a criança até a sua tia avó tanto usam, o negócio não vinga.
    É uma pena, um terceiro grande player seria ótimo para o mercado. O Android me parece muito acomodado e a Apple fechada no ritmo e mundo dela.

    • Humberto Machado

      kkk eae XDA

  • Tive um Lumia 1520 por anos e foi a melhor experiência com smartphone que tive. Só mudei porque os apps que me atendiam começaram a ficvar para trás em atualziações. Até o fim fiquei de olho para ver se o projeto de conseguir rodar apps escritos em Android vingava. pelo visto, não rolou…
    Agora, a MS está saindo de uma pá de áreas, é bem como o Gogoni descreveu:

    “a filosofia do CEO Satya Nadella, de cortar tudo que faz volume e não é minimamente lucrativo.”

    Pois é… A MS está se apequenando mais e mais. Está perdendo visibilidade… Dizem que é porque está focando tudo no setor executivo. Mas, hora… O Elite X3 era para o mercado empresarial e também se foi. Por enquanto, ainda manda muioto bem no mercado de Desktop, mas quem já viu um Linux Deepin rodando já pode notar que até em praticidade e beleza o Windows começa a ficar para trás.

    A “sorte”, por enquanto, ainda é que o Linux está amarrado ao software livre, então as soluções para gráficos são meia boca e a integração com os principais serviços web aidna são capengas. mas, vai bobeando, MS, vai bobeando…

    • Gesonel o Mestre dos Disfarces

      Eu mesmo acabei de abandonar o windows 10 por causa de um suporte porco.

      • To nem aí 😎🍺

        Somos 2

        • felipelsp

          saiu do w10 e foi pra qual?

          • To nem aí 😎🍺

            Minha saga de OSs móveis mortos é longa , usei o Symbian 3 em um N8 , o Meego em um N9 , BBOS em um Passport a seguir Android em um Sony e WP em um 640 XL , já a uns 8 meses somente Android em um one plus 3 T do qual estou gostando muito , o Oxygen OS me atende muito bem .

      • E por falar em serviço porco.

        No último mês já peguei dois Windows 10 que pararam de inicializar após instalar o Avira (aparentemente Windows 10 desatulizados não reconhecem a assinatura digital de um driver que o Avira instala no SO), ai é um pé no saco ter que subir o Windows em modo sem assinatura de driver, rodar todas as atualizações possíveis e imagináveis para ele voltar a bootar.

        • Gesonel o Mestre dos Disfarces

          Meu problema foi mais ou menos por aí. dona patroa reclamando o tempo todo que o computador iniciava zoado (de tanto atualizar automaticamente pro creators, travar e restaurar a versão anterior). Voltei a máquina pro 8.1 e não precisei me preocupar mais.

          • felipelsp

            8.1 ta melhor q o w10?

          • Eu particularmente tive um problema no Win10 que foi instalar um drive para windows 8.1 e a MS não deixa mais que assinaturas digitais vencidas sejam utilizadas. Daí comprei uma placa de rede nova. Tirando isso, nunca tive problemas com ele

          • Smartfox

            O Windows 8.1 Update 2, é infinitamente mais rápido que o Windows 10 Creators. Hoje eu uso o Windows 10, mas ele tem uma tonelada de serviços inúteis, tipo a porcaria da Cortana, que ninguém usa e fica lá comendo recursos do sistema mesmo quando você desativa.

            As vezes me da vontade de voltar pro Windows 8.1, mesmo comparado ao Windows 7 ele é bem mais leve e fluido.

          • felipelsp

            tenho essa duvida… tem muita coisa q vem no win10 q nunca vou usar e so fica ocupando o espaco na memoria!

          • Lucas Timm

            Cheguei a essa conclusão também.
            Windows 8.1 com Classic Shell é mil vezes melhor que o Windows 10.

          • Gesonel o Mestre dos Disfarces

            Na MINHA máquina, ao não dar conflito de drivers e dispositivos, sim. Em termos de usabilidade, jamais.

      • felipelsp

        saiu do w10 e foi pra qual?!

        • Gesonel o Mestre dos Disfarces

          na máquina em questão, voltei pro 8.1 – infelizmente ainda estou preso a alguns programas 🙁

  • Germano

    Terminando o suporte oficial em 2018 como diz o artigo, a lojinha fecha sera? Eu sei que tambem esta presente no desktop mas…. alguém ali usa?

    • Eu uso o aplicativo do netflix da loja. Tem mais performance e é mais limpo que usar a versão web. Às vezes uso o hyper para youtube também da loja pela performance.

    • Russo

      Da loja do desktop só uso o Netflix, Disqus e o Deezer.

    • felipelsp

      whataspp! e o Groove (que infelizmente sera descontinuado!)

  • Felipe

    Ela errou, já que, para conquistar os desenvolvedores eles precisavam de usuários, e ela os descartou duas vezes.

    O Windows Phone 7 e 7.1 (vulgo 7.5 e 7.8) estava crescendo e tinha um público considerável que ela descartou (até mesmo modelos high-end não receberam suporte).

    Depois, veio o Windows Phone 8 e 8.1, e ela repetiu o mesmo erro. Ok, garantir suporte a modelos de mais de 3 anos seria algo fácil? Com certeza não, mas o pior seria perder público.

    Pense no Windows dos PCs, se eles descartassem o seu público a cada 2 anos, qual seria a base de usuários da última versão do Windows?

    Não daria para ter apoio tendo apenas o público do Windows 10 Mobile (mesmo que você aumente os números incluindo usuários do Windows Insider, que possam estar se adaptando a um SO que não foi otimizado para o seu dispositivo), posteriormente os números foram caindo massivamente até ele se tornar “nulo”.

    Que ela tivesse focado em melhorias pontuais (como incluir recursos e melhorar a interface) e lançar mais aplicativos. Seria melhor continuar com o Windows Phone 8.1 e ir melhorando ele do que perder boa parte daquele público quase que de uma vez, e em um momento que ela praticamente matou a linha Lumia.

    • Lucas Timm

      Sempre aquela coisa de “na próxima versão vai funcionar”. É uma estratégia que dá certo no desktop porque ela não tem controle total sobre o ecossistema. Já no mobile não faz o menor sentido. Ela não entregava o básico, coisa que os concorrentes todos já faziam bem. Não tem como se sustentar assim.

      • Felipe

        Acho que vi relatos de que o Fluent Design, nova identidade visual que está sendo trabalhada por eles, chegaria em uma das próximas atualizações do W10M em uma nova SDK, mas que não seria compatível com as primeiras versões (do próprio W10M). Isso, se acontecesse, reduziria ainda mais o público desta plataforma, já que o número de modelos compatíveis já estava sendo reduzido consideravelmente.

        Digamos que tudo o que ela fez de melhor foi para acabar com a sua plataforma em dispositivos mobile. Mas há quem ache que a culpa foi da Google, ou da Apple, ou de todas as desenvolvedoras…

  • Não é uma morte, é um filicídio que a Microsoft cometeu

  • “Sendo bastante sincero, a Microsoft pagou caro pelo erro de ter chegado à festa atrasada.”
    Eu discordo dessa afirmação, afinal a Microsoft tem sistemas para celular desde o inicio dos anos 2000 com o Windows CE, que depois virou o WIndows Mobile 6.5 etc, o que a Microsoft não teve foi visão, quis tratar celular igual PC, colocando menu iniciar e focando apenas no mercado corporativo…

    • Dou uma e se for bom dou mais

      Ou seja, MICROSOFT não sabe fazer celular e ponto final. aheuaheueaheauheauea

    • Também acho. Ela tinha de tudo pra dominar o mercado mobile muito antes do iOS e Android surgirem. Ela tinha que ter se inspirado em parte na fluidez do PalmOS da época e no esquema de “loja” do Linux. Por falta dessa visão que ela perdeu mercado e foi exatamente o que iOS e Android fizeram.

  • Pablo Lukan

    Uma pena. O melhor SO Mobile que usei.

  • tiago

    Uma pena era um bom sistema, eu ainda um lumia 530, que é o smarthphone bruto que já tive, com excelente gps e resistência a quedas, com um sistema simples e funcional, onde eu tenho um total controle daquilo que desabilito. O único problema é a quantidade de apps, mas como só uso o whats, app do banco e a camera, e uns apps de gps offline que não tem no android, para mim era mais que suficiente. uma pena ter que voltar para o android no próximo smarthphone

  • Christian Oliveira

    Até gostava, meu lumia clássico agora definitivamente se torna um item de colecionador.

  • Manoel Jorge Ribeiro Neto

    Eu tenho um Lumia 535 e gostava do sistema, a ponto de nem querer saber mais de Android. No entanto, a falta de aplicativos realmente pesava bastante, mas mesmo assim ainda tinha esperança que o sistema iria vingar e se consolidar como terceira opção de sistemas móveis. Ultimamente, no entanto, andei pensando seriamente em voltar para o Android e dar meu Lumia para meu pai. Agora, com essa pá de cal dada pela própria Microsoft, vejo que chegou mesmo a hora de voltar para o Android.

  • Jack Silsan

    Deu até uma vontade de ir lá no Windows Team ver que mentiras o charlatão André Buzz deve ter escrevido nos comentários pra iludir seus discípulos em sua busca louca pelo Momento Certo™ 😂

    • Russo

      Não fala esse nome que atrai…

    • Cuidado para não acabar invocando.

  • Vinicius Santos

    péssimo isso, ficamos restritos à iOS ou Android. Curti demais meu Lumia 640, realmente era o paradoxo do tostines e tal, mas é foda…

  • Ferraram com a Nokia e agora se ferraram. Karma…

  • Triste pelo lindo e excelente Windows Phone, rindo demais pela imundice Windows 10 Mobile.

  • KARALBPIN

    Ainda tenho um Lumia 1520 guardado na caixa. De vez em quando eu o tiro da caixa e bato umas fotos. Ainda é um aparelho muito bom. Vou guardar para sempre como uma relíquia.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis