PlayerUnknown’s Battlegrounds não deverá ficar limitado ao PC e Xbox One

pubg

Há pouco mais de uma mês a Bluehole pegou muita gente de surpresa ao anunciar uma parceria com a Microsoft. Criadores de um dos jogos mais populares dos últimos anos, parecia que aquele movimento indicava que o PlayerUnknown’s Battlegrounds se tornaria exclusivo do Xbox One, mas logo depois a empresa disse que não era bem assim.

Passado o frisson, em uma entrevista ao Bloomberg o fundador da desenvolvedora revelou que no momento eles estão “conversando com todas as principais companhias de consoles para levar o PUBG para um público maior.” Durante a declaração, Chang Byung-gyu citou abertamente o Xbox One e disse que a negociação com a Sony deverá fazer com que o título apareça no PlayStation 4 após a chegada a aquele videogame.

Considerando o sucesso que o PlayerUnknown’s Battlegrounds tem feito, já era de se esperar que a possível exclusividade do Xbox One fosse temporária, afinal é óbvio que a Bluehole queira conquistar o maior número de vendas possíveis e ignorar a enorme base instalada do PS4 seria um erro imensurável.

O que chama a atenção no comentário do sul-coreano é o fato dele sugerir que o Switch também estaria sendo cogitado para receber o PUBG. A princípio o videogame da Nintendo pode parecer não combinar muito com este tipo de jogo, mas a partir do momento em que ele receberá títulos como Doom, L.A. Noire e Skyrim Special Edition, acho que já passou da hora de pararmos de achar que qualquer aparelho produzido pela BigN é voltado para crianças.

Outro pré-conceito que talvez não se aplique neste caso é de que o Switch não teria capacidade técnica para rodar um título como o PlayerUnknown’s Battlegrounds. Basta vermos a demo disponibilizada pela Bethesda que mostra o Doom rodando neste videogame para termos a noção de que com um pouco de boa vontade e dedicação, o Switch poderia receber versões simplificadas de muita coisa.

Vale citar ainda que o PUBG foi criado com a Unreal Engine 4, kit de desenvolvimento compatível com o Nintendo Switch e que facilitaria bastante uma adaptação. Mas será que isso acontecerá?

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Bruno Costa

    Tenho mais duvidas em relação ao multiplayer do PUBG entre as plataformas do que ao port pro Switch. A Sony já dá pra imaginar que irá exigir um mundinho isolado, mas será que irá rolar PC+XONE+SWITCH no mesmo server? Os players de PC teriam uma vantagem considerável pelo teclado+mouse e PUBG é essencialmente competitivo.

    • Felipe Lino

      É questão de escolha da produtora usar teclado + mouse nos consoles. O Fortnite Battle Royale por exemplo, tem compatibilidade com mouse e teclado no PS4.

      • Guilherme

        Por isso que eu não venço nas partidas do PS4. Os 50 que ficam na minha frente tudo usam teclado e mouse…

        • Felipe Lino

          Eu já venci 8x com controle msm :V

          • Guilherme

            Curta seu guarda-chuva.

        • Hyro Ang

          Caramba, você nunca ficou nem entre os 50? Só jogo em controle e sempre fico pelo menos entre os 20 ou 30 melhores.

          • Guilherme

            Nah. Só por começar em um local mais vazio e demorar a encontrar alguém eu já consegui ficar entre os 30 e poucos melhores.

    • Terra Nova

      No update 3.00 foi liberado tecla no Switch…

    • SuzukaDriver90

      Imagino que navegar nos menus de loot do jogo seja impraticável com controles.

  • Cortana ✔

    “Microsoft estaria negociando para estender a exclusividade de PUBG no Xbox One.”

    Pode demorar para outros consoles receberem.

    • Yskar

      1 ano, se muito.

  • SKY

    PUBG no Switch!? Essa eu quero ver… se nos PCs com configurações fortes os altos e baixos de desempenho são constantes…

  • Felipe Braz

    Começo a pensar que dessa vez o calcanhar de aquiles do switch é a capacidade do cartuchinho.
    Tipo, pega o MVC Infinite, pelo menos a versão de PC ocupa 60GB , teriam que limar muuuuuita coisa do jogo pra alocar em praticamente a metade do tamanho.

    • Terra Nova

      Os jogo no Switch vem em partes ex: Doom o modo historia vem completo no cartucho já o modo online você baixa… o Xbox e PS4 já tem coisa parecida.

    • EmuManíaco

      Nada… Ultimate marvel 3 ocupa no vita 1/5 do tamanho do que ocupa no ps3 e o jogo ainda roda em um framerate melhor hehehe.

      • Felipe Braz

        Eu não disse que é impossível, da pra fazer qualquer coisa tendo tempo e dinheiro disponível.
        Em relação ao PUBG, pelo que andaram falando eles tem dificuldades de otimizar pra pc, então provavelmente devem seguir o mesmo caminho de não gastar grana com isso.

        • EmuManíaco

          Basicamente jogos tem muita textura e porcaria repetida. da pra fazer de boa.

          • Felipe Braz

            Bom, essa é uma afirmação difícil de fazer sem ter acesso aos resources do jogo.
            Mas ratifico, é perfeitamente possível sim, só depende da desenvolvedora ver custo-benefício nisso.

    • Hyro Ang

      Acredito que só reduzindo as resoluções dos jogos para 720p resolva essa questão de espaço, já que o Switch não é um console que precisa rodar tudo 1080p sempre, apenas o exclusivos talvez e jogos mais leves.

      • Felipe Braz

        No modo portátil eu não me importaria nem de ser 480p com AA. Já na tv é que ficaria embaçado essa resolução.

    • Yskar

      É só os desenvolvedores pararem de usar videos pre renderizados e tacarem tudo via ingame engine, é isso que fazem os jogos atuais serem imensos.

  • Felipe Lino

    Esse jogo mal roda em PC de “médio porte”, duvido que rode no Switch.

    • Maom

      Mal roda pq ao que parece ainda precisa de muita otimização. Ainda é um beta não?
      Não que acredite que vá rodar num Switch, mas acho que o jogo está muito pesado para o que é.

    • Julio da Gaita ✔

      o Switch poderia receber versões simplificadas de muita coisa.

    • Felipe Braz

      Pelo que me lembro, o snakepass foi portado em apenas um dia. Com boa vontade da pra portar qualquer coisa, só é uma questão de custo-benefício.
      Exemplo de quando o wii vendia que nem água no deserto, os kras chegaram a portar engine de ps2 pra não ficar de fora da plataforma.

      • Felipe Lino

        A questão é que o jogo é mal optimizado até no PC, os caras tão sofrendo pra fazer isso, mesmo com reclamação da comunidade inteira. Alem da optimização tem o fator hardware. O jogo exige um minimo de 12gb de Ram, ele gargala até placas como GTX 1050 TI em gráficos médios. Então se for algo possível de se fazer no Switch, vai demorar e muito. Eu creio que não seja possível.

        • Felipe Braz

          Possível sempre é. Mas provavelmente não vai valer o custo de desenvolvimento.

        • Márcio Chaves

          Isso pra rodar tudo no ultra né. No meu humilde pc roda por volta dos 50fps…

          • Tenho um notebook Dell com Intel Core i7 5500U, AMD Radeon R7 M270 de 2gb e 16gb de RAM, será que roda?

    • Leandro Tonetto

      O problema não é o console e sim as empresas que criam os jogos.

  • Maom

    Duvido que rode num switch de maneira satisfatória. Alem da limitação do processador ainda temos a limitação do espaço uma vez que no cartucho comporta-se mísero 30 gb. A não ser que além do cartucho seja feito um download gostoso na naba do cartão de memória. Vão ter que podar bastante o jogo graficamente o que afetaria o tipo de público ao que o jogo se destina.
    Sou um fã de portáteis, tenho um switch e torço pra que ele rode Crysis, mas estou cético quanto a esses novos jogos desenvolvidos já em gráficos tão pesados. Mas a notícia é boa, mostra que a plataforma portátil para jogos AAA pesadões é ao menos levantada e isso só ocorre por conta da resposta do público que demonstrou que quer sim jogar jogos pesados nos portáteis tb.

    • Yskar

      Ué, o PUBG não é nem 7GB no PC, dá de sobra.
      PUBG não é daqueles jogos cheios de cutscenes pre-renderizadas em video, é focado em multiplayer.

      • Maom

        Achei que fosse mais pesado…. Mas jogar FPS numa telinha de 7 polegadas hd vai ser osso de qualquer jeito. EU não me importo para graficos 4k igual a molecada se mata pra defender por ai. Mas em jogos competitivos de fps é uma desvantagem e tanto jogar numa condição assim, além do possível lag em se jogar apenas no wifi.

        • Yskar

          Jogo em 4K é gimmick retardado, para mim só FPS importa, não sei se o Switch tem giroscópio, se tiver é uma vantagem.

  • Tio Li

    da pra fazer stream do tablet de controlinhos ? se der vai acontecer o mesmo que com o pc (* banido por matar um streamer *). isso está “matando” esse jogo.

    • Yskar

      Sim, tá rolando uma negativação nervosa desse jogo por causa disso, os devs deveriam instruir os streamers a colocar um delay de 10 minutos e deixar eles se foderem.

  • Black Bomberman

    Seria interessante poder compartilhar as matérias pelo disqus.

  • Jorge Dondeo

    Melhor assim. E que tenho crossplay.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis