Wolfenstein II: The New Colossus e Doom serão lançados para o Switch

O que um bom desempenho comercial é capaz de fazer, não é mesmo? Depois do seu antecessor sofrer com a ausência de títulos de grande porte desenvolvidos por estúdios externos, bastou o Switch cair nas graças do público para vermos a situação mudar bastante, com previsão de ficar cada vez melhor.

Com títulos como The Elder Scrolls V: Skyrim e L.A. Noire estando previstos para aparecer no videogame já nos próximos meses, ontem muitos foram pegos de surpresa quando a Nintendo anunciou que duas produções da id Software também terão o mesmo destino. São eles o Wolfenstein II: The New Colossus e o Doom.

De acordo com um representante da Bethesda, ambos os jogos contarão tanto com as campanhas single-player vistas nas outras plataformas, quanto com os modos multiplayer dos respectivos FPSs. Porém, quando se trata das porções online, elas não virão nos cartões caso o jogador compre a versão física dos jogos, precisando baixá-las separadamente. Além disso, no caso do Doom não existirá o modo SnapMap, que nos permitia criar mapas para jogar com outras pessoas.

Quanto as previsões de lançamento, foi dito que o Doom deverá aparecer no Switch lá pelo final deste ano, enquanto os interessados pelo Wolfenstein II: The New Colossus precisão esperar até o ano que vem para poder colocar as mãos no jogo. Vale citar que no PC, PlayStation 4 e Xbox One o título sairá no próximo dia 27 de outubro.

A minha curiosidade no momento é ver como a idTech 6 se comportará numa plataforma menos poderosa que um PS4 ou Xbox One, além de como serão as vendas no Switch. Será que por lá tais jogos serão tão bem aceitos como estão sendo os indies? E a imagem do console? Conseguirão o Wolfenstein II: The New Colossus e o Doom ajudar a diminui a impressão de que este é um aparelho voltado principalmente para as crianças?


Nintendo Direct 9.13.2017

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Othermind

    ” plataforma menos poderosa que um PS4 ou Xbox One” .. Acho que não cabe mais “poderosa” para essas plataformas hein…. Uma plaquinha de video mediana com um i5 ja da pau nesses dois… ehhehe Acredito que será a versao 480p / low dos games… Com tudo que é efeito desligado….

    • Julio da Gaita ✔

      Uma plaquinha de video mediana com um i5 ja da pau nesses dois…

      serião fera?! Mas os 480 / low no switch é certeza, mas cara legal que não vai ter só mario e zelda…rs

      • Othermind

        Seriao… pesquise… 😉

      • Manuel Pedro Pereira

        Mas ta de boa, quem queria gráficos fodasticos com desempenho incrível comprou um pc de ponta.
        O desempenho nos ps4 e xb1 é deplorável.
        No switch deve ser ainda pior, mas a grande vantagem é que posso jogar em qualquer lugar. Então foda-se o 480p a 30fps(o que eu acho que não vai ser, depende apenas da qualidade do porte).

        • Julio da Gaita ✔

          dá pra acostumar com o deplorável, mas se bem q tem uma coisa q é bem melhor de jogar multiplayers em consoles, é ter a certeza q dificilmente vai ter algum hacker estragando seu jogo.

          No máximo um glitcher viado e olha lá, mas jogar FPS’s , FIFAS e os caraio em pc sempre vai ficar com aquela impressão q tem um malandrão no jogo, e pior q na maioria até tem.

    • Se os dois, no lançamento, já estavam defasados, imagine hoje: eu soube recentemente que a interface SATA do PS4 ainda é a 2.0. DOIS PONTO ZERO!
      Qualquer PC da Xuxa de hoje dá pau em videogame.

      • Felipe Braz

        Pelo que li, no PS4 o hd é ligado no barramento USB, fizerma inclusive testes instalando SSD no console e o desempenho não melhorou muito em função do gargalo do barramento.

      • Pois é, isso também responde o porque o SSD não melhora em quase nada, os tempos de loading. O barramento (e o Jaguar fraco), geram gargalo.

        • Flávio Pedroza

          Mesmo em sata 2 o SSD dá uma diferença absurda. Acho que é como o Felipe Braz disse, está ligado ao barramento USB.

    • EmuManíaco

      Switch é capaz de rodar os mesmos jogos apenas com texturas menores e 72Op, efeitos so de iluminação que precisam ser capados. Ate aí nenhuma novidade. E sim é poderosa se tratando de um portatil.

  • Tio Li

    to mais preocupado se alguém vai conseguir jogar esses FPS frenéticos no controlinho.

    • Thiago Romam

      Os controles tem sensor de movimento. Splatoon utiliza isso. Você pode mover o controle para mover a mira tambem, além de usar o analógico. Acredito que vão fazer algumas adaptações nesse Port. Se usarem esse recurso, vai ser ótimo.
      Inclusive espero o mesmo no port de RE.

      • Gustavo Bandoni

        This , por isso que eu acho que a melhor versão de Resident Evil 4 é a do Wii pq mesmo a mira la é excelente

      • bruno miranda

        Os controles do Switch são fracos para funcionarem como pointer, no Wii funcionava bem devido a sensor bar mas o do Switch usa somente o giroscopio que faz com que os controles tenham que ser calibrados de tempo em tempo, veja algum review de World of Goo no Switch que da pra sentir que não será viável para o uso como pointer em FPS.

        • Thiago Romam

          Não sei se quis dizer quanto aos joy-cons. Eu pelo menos uso o pro controller pra jogar splatoon 2 e posso dizer que é bem preciso. Quanto aos joy-cons não testei ainda de jogar splatoon com eles ou com o switch fora da dock.

          • bruno miranda

            Na verdade era pra falar pro amiguinho de baixo que acha que os Joy Con podem funcionar como o Wii Remote em RE4 ou Zelda Skyward Sword. Mas como esse “refinamento” que você de mira funciona bem.

    • Wallacy

      Por isso existe o pró-controller… que é fantástico, (melhor que do xbox na minha opinião)

      • Diego Turco

        concordo 100%

    • Felipe Braz

      No modo “cachorrinho” do controle, deve conseguir jogar de boa. já com ele separado da base deve ser tenso mesmo.

  • Terra Nova

    Como sempre o que importa é a Engine e a “boa vontade” das produtoras
    A galera tem memoria meio curta mais essa mesma discussão foi feita na época da “possibilidade” de CoD no Wii… no final saiu a Activision teve um bom lucro.

  • cloverfield

    E eu aqui me roendo para comprar um switch.

  • Fico muito, MUITO feliz com isso. Não pelos jogos (não curto nenhum dos dois) mas por ver o aparelhinho da Nintendo crescendo o suficiente para dar origem à revisão de hardware de daqui dois ou três anos, quando ele deve dar as caras por aqui oficialmente e eu poder, finalmente, comprar um. 😁

  • O Switch vai rodar doom de boa, só não vai ser em 4k.

    “Além disso, no caso do Doom não existirá o modo SnapMap, que nos permitia criar mapas para jogar com outras pessoas.”
    Jamais esperei que isso fosse estar na versão, tem isso pros outros consoles? Achei que fosse só pra PC, mas eu realmente nunca gastei nem 1 segundo procurando saber.

    Mas podiam vender separado como um Super Dooom Maker, né? 😛
    Edit: parando pra pensar sobre essa piada, imagina uma capa de doom onde o marine lá usa um capacete amarelo e um cinto de ferramentas xD

    No mais, é o marketing da escassez dando resultado.

    • Sim, está presente nos consoles.

      • Claro que eu não aguentei a curiosidade e fui procurar depois de escrever o comentário, mas obrigado por confirmar xD

    • Wallacy

      Tem a questão do espaço, precisam fazer o jogo caber em 32GiB!

      • Sim, sim.
        Mas não tava reclamando, eu realmente não tava era ESPERANDO que fosse ter a função xD

        Eles podiam era vender separado, sei lá.
        Um cartucho pra DOOM “completo”, você ganha o multiplayer em forma de download.
        Um cartucho pra DOOM Multiplayer, não vem com a campanha.
        Um cartucho pra Super DOOM Maker, que é só o SnapMap.

        Certamente não seria viável, mas como sou só consumidor eu posso me permitir sonhar.

        • EmuManíaco

          nao deu certo com resident evil, nao dara com doom.

      • bruno miranda

        Não precisam, a Nintendo permite que as desenvolvedoras ofereceram conteúdo adicional por download.

        • Wallacy

          Tem certos limites. O pessoal do NBA playgrounds demorou dois meses com um path porque a Nintendo não aprovou os novos assets pq o jogo saia de 2.3GiB para 3.6.

          Ela permite o conteúdo adicional, tipo um editor de mapas, modo multiplayer etc. Mas não depender de um suplemento para jogar o que já está no cartucho.

          No Switch todos os jogos são plug-and-play. Sem processo de instalação.

          • bruno miranda

            Que é o caso sendo discutido, um editor de mapas. Mas jogos de mídia física que vierem com o aviso da necessidade do SD a NIntendo será mais flexível com o conteúdo extra, podendo por exemplo um jogo ter fases que serão apenas disponíveis por download, assim vc começa a jogar mas só consegue completar o jogo se baixar o restante: http://www.nintendolife.com/news/2017/09/some_retail_nintendo_switch_games_will_require_you_to_own_a_microsd_card

          • EmuManíaco

            acho justo vir só o game base. ninguem merece esses jogos atuais com coisas extras desnecessarias como dublagens em 245 linguas diferentes, cgs em 4k e etc… O resto pode e deve ser baixado como opcional.

  • Dou uma e se for bom dou mais

    E isso vai provar a máxima de que essa de gráficos hyper realistas e 4k é coisa de viado, o que macho quer é jogar um bom jogo de tiro, sentado no sofá com a cerveja do lado. [/huehuehue]

  • Tenho que admitir, eu também subestimei o console no começo, e em partes mordi a lingua quando vi ontem a Nintendo conseguir recuperar parte do respeito com as thirds, coisa que o WiiU não teve. Dá ultima vez que vi algo assim foi no Wii.
    Nem vou entrar no mérito gráfico, o Switch não existe esse apelo como o PS4 e o XboxOne. Isso também mostrou para muitos que é possível portar as grandes engines para o Tegra, as thirds só queriam uma prova de que pode dar certo. Resultado, o hype vai aumentar as vendas no natal. E nem vai precisar da TV, senta e joga seu Wolfenstein no colo.
    Parabéns Nintendo, seja bem-vinda de volta, e vê se não perde o trem do hype de novo.

    • Se ela se manter nos híbridos como se manteve nos portáteis, acho que ela tá de boa por um tempo.

  • Felipe Braz

    aahhhhh nintendo, vai acabar me fazendo comprar um switch e um 3ds.

    • Wallacy

      3DS só vale a pena pelo legado, acho que o rtimo de lançamento para ele vai cair muito!

      • Felipe Braz

        Mas ainda sim tem uma vasta biblioteca disponível. =)

        • Eu tenho jogo comprado que nunca joguei até hoje pro 3DS xD

          (mas foi válido, era jogo que depois do lançamento some a versão física)

          • Felipe Braz

            Síndrome de steam.

        • EmuManíaco

          vasta e injogavel pelo menos pra mim. acho impossivel jogar algo com resolução tão baixa como o 3ds. console saiu quase uma decada depois do psp e tem resolução menor.

          • Felipe Braz

            Dai já é uma questão pessoal, eu jogo megaman (nes) até hoje, então gráfico pra mim pode ser um dos fatores, mas está longe de ser o mais importante.

          • EmuManíaco

            Eu jogos nes pra cima se for 2d. Ja atari ou jogos 3d de psone não tem como. A nao ser os supra sumos em qualidade grafica pra epoca como tekken 3, tekken tag e metal gear solid. Grafico não é o mais importante se vc paga 5O dolares em um portatil, não 2OO+ como sempre custou o 3ds.

          • Felipe Braz

            Já eu prezo pelo fator “estou me divertindo?” Se a resposta for sim, simplesmente que f*** os gráficos.

  • Wallacy

    Não que faça grande diferença (já que o mais importante aqui será a performance), mas um pequeno comparativo gráfico do “preview” mostrado no direct:

    https://uploads.disquscdn.com/images/dcdffc1d57b996b6d812e0873bf7e8904d54f05102b2b1bce4d95ade8ae0a830.jpg

    Mesmo desconsiderando a performance do processador, só o fato do DOOM ser quase 80GiB.. Pra caber em um cartão de 32GiB vão precisar reduzir bastante as texturas… Mesmo assim (considerando esse de fato o game play), parece que fizeram um bom trabalho.

    Na pratica depois de 5 minutos de jogo ninguém vai se importar com as diferenças xD

    • Comparando as imagens dá pra ver que basicamente é só textura que mudou.
      Nas duas primeiras eu não consegui ver diferença, só no monstrão mesmo que você vê que caiu a qualidade, mas o 3D todo tá ali. Pra mim tá ótimo, eu iria jogar numa telinha, não tinha como ver mesmo.

      Só em tirar as texturas 4K já vai economizar um bucado.

    • A resolução das texturas abaixou mas na boa, está ótimo para os padrões do Doom, isso sequer será notado no gameplay na telinha.

      • mr_rune

        Eu acho que vai ser notado sim, tipo COD4 quando saiu pra Wii, lembra da diferença? Acho que vai set no mesmo esquema aqui.

        • Felipe Braz

          Não acho que seja pra tanto, nos COD do wii reaproveitaram engine do PS2 que era beeem aquém da capacidade do wii (compara o cod do wii com the conduit, por exemplo).

          Se a imagem que postaram estiver rodando live no switch, nem deve dar muita diferença na pratica, ainda mais que o doom é focado em ação frenética, então mal vai dar tempo de ficar analisando texturas.

        • EmuManíaco

          Olha o nivel de comparação cara. Pelo amor de deus Acorda.
          Ja jogou algum port de ps3 no vita? é basicamente MENOR AINDA a diferença entre o switch e um xbox one.

  • Felipe Lino

    Eu queria um portátil pra jogar RPG por turno. Mas n queria pagar tão caro nele ou nos jogos, como no caso do Switch =/

    • Manuel Pedro Pereira

      Muda de pais então brow, por aqui tudo é caro.

      • Felipe Lino

        Verdade, mas se falando de jogos as coisas da Nintendo são as mais caras.

    • 3DS então, eu por exemplo ando jogando Bravely Default que é por turno e é bem divertido, paguei 60 reais em uma promoção. :>

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis