CEO da Pokémon Company não acreditava no sucesso do Switch

switch

Embora eu ainda considere um pouco cedo para taxarmos o Nintendo Switch como um sucesso, o fato é que no Japão o console precisou de apenas 26 semanas para vender mais de 1,5 milhão de unidades, marca que o PlayStation 4 por exemplo só atingiu depois de 69 semanas desde o seu lançamento.

Com um início tão positivo, a expectativa é de que o aparelho tenha um desempenho comercial muito bom, mas nem sempre foi assim. Antes do videogame chegar às lojas muitos acreditavam que a Nintendo amargaria um novo fracasso e quem fazia parte deste grupo era Tsunekazu Ishihara. Ao conceder uma entrevista ao Bloomberg, o CEO da Pokémon Company falou sobre a previsão que fez à fabricante.

Disse à Nintendo que o Switch não seria um sucesso antes de ser posto à venda, porque pensava que na era dos smartphones, ninguém carregaria um console por aí. É óbvio que eu estava enganado. Eu percebi que a chave para o sucesso de um videogame é bem simples — jogos de alta qualidade levam à venda de hardware. O estilo de jogo pode ser flexível se o software for atrativo o suficiente.

 

Atualmente o Switch é popular entre os primeiros compradores e é preciso mais passos para atrair um público maior. Vejo mais potencial no Switch, mas não devemos superestimar o seu potencial.

Como disse lá no início que ainda considero cedo para cravarmos o sucesso do Switch, acho que nem preciso afirmar o quanto concordo com a última parte da declaração de Ishihara. É claro que devido as muitas marcas de peso que a Nintendo possui e a ideia de permitir que a pessoa jogue em qualquer lugar, o videogame tem tudo para vender bastante, mas acho estranho a empolgação de algumas pessoas que parecem considerar o aparelho como a coisa mais fantástica que já existiu.

Ranzinzices a parte, esse caso serve para ilustra o quão imprevisível pode ser a indústria de games. É claro que agora os profetas do apocalipse sumirão, mas até outro dia estava cheio de gente por aí decretando o fim da Nintendo, algo que talvez só não tenha sido mais previsto do que o fim dos consoles em si. Além disso, lembra quando diziam que não havia mais espaço para videogames portáteis? Pois de uma vez só a BigN mostrou que tem força para manter ambos.

Relacionados: ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Germano

    Eu também estava cético de que um tablet com controles fisicos faria algum sucesso que fosse. Mas a Nintendo muitas vezes acaba surpreendendo.

    • Ivan

      Achei que iria ser um fracasso, mas até que curti, se sair um pokemon e mais jogos até penso em comprar um.

      • Germano

        Eu estou doido é por um Wii-U barateza agora que o Switch ja praticamente se consolidou.

      • Thiago Romam

        Foi anunciado na E3 que a game Freak tá desenvolvendo um Core RPG de Pokémon pro switch, ou seja: jogo da franquia principal.

        Na E3 também anunciaram Metroid Prime 4 em desenvolvimento pro switch.
        Agora quanto a isso, eu gostaria muito que lançassem a trilogia prime no switch tambem.

  • EmuManíaco

    Sempre tive certeza do sucesso do Switch. O mercado de portatil caiu pela metade mais ainda assim é enorme entre 70 e 100 milhoes.

  • 🦊 RaposaDoida 🦊

    Isso me lembra os comentários nos blog de tecnologia falando mal da Nintendo.
    Falando que eles não sabiam o que estavam fazendo. que não iria venda nem mil unidades.

  • Meganegão

    Nintendo sempre foi imbatível nos portáteis. PSP e PS Vita sofreram para conseguir um farelo do mercado. Sempre achei que a Nintendo ia deixar o mercado de consoles e se posicionar exclusivamente em portáteis e ainda continuo acreditando nisso.

    • Ivan

      ela praticamente fez isso.

    • EmuManíaco

      Farelo PSP? 70 milhoes meu jovem.

      • Meganegão

        Mais de 80 milhões. 🌽
        Mas compare com todos os Nintendo com que ele competiu.

        • EmuManíaco

          ele so competiu com o ds. fora q veneu mais q o proprio 3ds

  • Bruno Costa

    É sucesso justamente por se posicionar como “segundo console” das pessoas, não tenta disputar o título de rei dos consoles com PS4 e XONE. É portátil, dá pra jogar na TV e as franquias da Nintendo são clássicas. Por isso está vencendo onde o Wii U falhou: pra que entrar na guerra se você pode vender para os dois lados?

    • Esse é meu pensamento! Meu console será o XONE, o Switch vai ser o outro, que também amarei rs

    • elliot

      ja tive os 3 grandes video games. mas sem duvida aquele q mais me diverti foi o da nintendo. para entretenimento a nintendo eh imbativel.

    • Minha esposa me vê jogando no Playstation 4 e fica perguntando se não tem joguinho coloridinho, “de pular, tipo Mario”. Eu digo que não, só quem faz jogo assim é a Nintendo.

  • Maom

    Apostei que seria um sucesso. Comprei 1 faz um mês e continuo apostando. E digo mais, se recebesse todos os grandes lançamentos dos grandes estúdios com qualidade gráfica do ps3 que o switch suporta, seria uma explosão de sucesso muito maior. Pq hj em dia as pessoas estão cada vez mais ido paras as pequenas telas e abandonando a tela grande e coletiva da sala. E eu aposto no sucesso dessa plataforma a anos mas antes apostava nos tablets ou celulares, faltava apenas uma coisa para isso, uma “steam” e uma padronização de controles físicos. Steam pq as lojas de aplicativos e jogos atuais tem muito lixo, então uma plataforma voltada única e exclusivamente para jogos para controles físicos e não o padrão freemium atual.
    E a nintendo uniu as duas coisas. Achei que o lendário steamboy fosse fazer isso mas parece que o steamboy sumiu na poeira das promessas.
    Muito bonito os gráficos e jogos do ps4. Mas as pessoas são muito multitarefa para sentar num sofá bitolado para jogar limitado à apenas aquele lugar. O sucesso de um portátil parrudo era evidente para mim.
    O sucesso vai ser tão grande do switch que aposto que Sony, Microsoft e os projetistas do steamboy voltaram correndo pra prancheta para criarem os seus próprios.

    • Ariadna Grande

      Concordo em partes. Acho que a estratégia da Nintendo deixou claro que existe um público interessado em consoles portáteis. Mas isso não quer dizer que necessariamente os consoles de mesa estão saindo de moda. As vendas continuam altas e “sentar num sofá bitolado para jogar” ainda é uma boa terapia, se com moderação.

      • Maom

        É por isso q a proposta da Nintendo é genial. Vc tb pode sentar na TV bitolado. Um pouco de vez em quando tb é ótimo. O ruim é ficar limitado apenas a esse modo. E com a tecnologia atual, um mero tablet já entrega jogos incríveis como consele de mesa. Os jogos hj já estão com gráficos muito impressionantes. É muito demorado e caro fazer jogos assim, e acabam focando tanto nisso q o jogo em si nem diverte, não inova e fica cheio de bugs. Haja dinheiro pra fazer jogos pro “PS5, PS6, etc”. Se gráfico é o carro chefe, imagina o nível dos jogos nessas gerações pra vencer a disputa com a MS.

    • Rapaiz, o meu chegou sexta-feira, mas ainda estou escondendo do meu guri, o aniversário é amanhã ! kkkk

      Baixei Zelda, Mario Kart e Splatoon 2, segui as tuas dicas e dos outros que responderam ! Deixei tudo lacrado na caixa, mal abri o tablet e encaixei os dois controles. É IMPECÁVEL, é SENSACIONAL, joguei uns minutos de ZELDA na madrugada enquanto meu guri dormia, os controles ficaram muito bons, que perfeição jogar ali.

      Concordo contigo. Não é uma regra geral, muita gente quer um console só com potência em cima de potência, já eu e um povo grande é mais inclinado a jogabilidade, a Nintendo me conquistou de vez desde o Wii em 2007. Jogabilidade ao extremo. Quando quero jogo complexo, prefiro sentar na frente do PC, Civilization e The Witcher da vida, é teclado + mouse pra mim.

      • Felipe Braz

        Não faz isso meu, só aumenta a minha ansiedade pra comprar um. E que só vai acontecer final do ano! ='(

        • Saiu 1550,00 no escadinha no centrão de POA.

          • Felipe Braz

            Não conheço essa loja. conte-me mais =)

          • Tu faz o seguinte, vai na rua da Praia, sabe onde tem o ZAFARI novo ? Do outro lado da rua, praticamente de frente para o Zafari tem uma loja de 1,99, ao lado da loja tem uma entrada estreita, sinistra com uma escada (Por isso chamamos de escadinha), sobe aquela escada e no 1o andar vai ter uma porta de grade. Ali vai estar o CLAUDIO ou o filho dele. Trás tudo pra todo mundo ! Vai que garanto !!

          • Felipe Braz

            Bah vou salvar até um print dessa! Muito valeu zanac. Te devo uma ceva!

      • SignaPoenae

        Amigo, fala mais baixo quando diz que potência não é tudo, senão a galera do master Race/4k/144fps dos fóruns de tecnologia vão vir aqui te linchar com seus mouses e teclados RGBs.

      • Opa, pega aí meu FC: 0987-3761-9684

    • O maior problema do Vaporboy é o sistema: não vai rodar Windows e a maioria dos jogos que importam não têm pra Linux. Sinceramente, acho que nunca vai vingar.

      • Maom

        As steam machines não funcionam com linux? Achei a a steam era capaz de converter tudo pra linux.

        • O SteamOS é Linux (Debian, se não me engano), mas não são eles que fazem as conversões. Tudo vai depender dos devs aceitarem lançar o jogo pra plataforma o que, aparentemente, não parece ser muito o caso.

          • Maom

            Então o jeito é torcer pro gta chegar pro Switch mesmo então. Pq um antigo sonho de jogar skyrim em portátil a nintendo já vai realizar. Só falta o gta. 🙂

          • Acho possível, já que o NS é, pelo menos, mais potente que os videogames de 7a geração. Se GTA5 rodou num X360, rodaria fácil nele.

            Agora é torcer pra Rockstar pensar o mesmo que a gente… 😉

          • Thiago Romam

            Bem, a rockstar está trazendo LA Noire pro switch. Ja é um passo.

  • kenji

    Acho que agora sabemos a razão de pokemon go ter sido lançado, já estavam sondando o “mercado externo” para viabilizar um plano b, caso o switch não deslanchasse. E, sim, também acho cedo pra dizer que deu certo. Hardware de celular em console não é novidade, desta vez apenas foi feito certo. Senão, poderia ser chamado de zeebo 2.0.

    • Ivan

      Nintendo só fica com 25% da renda do pokemon go se não me engano.

      • kenji

        Pois é, pokemon company não se importa muito se a nintendo afunda ou não.

        • Ivan

          Pokemon é o que é por causa da Nintendo….

  • SomeReader

    Eu era um que achava que achava que não ia dar certo não…

  • O ano da falência da Nintendo foi atualizado para AnoDoLinux+1.

  • Proper

    Eu também sou cauteloso quanto ao sucesso do Switch, no lançamento estava com muito hype e assim permaneci pelos primeiros 3 meses. Por várias vezes me vi gastando os 2 mil que os “importabandos” da minha cidade pediam, mas me segurei, racionei que não faria muito sentido já que tinha terminado Zelda BotW no Wii U e muitos jogos disponíveis para ele já estavam presentes em outras plataformas (tenho todos os consoles da 7ª e 8ª geração, menos o Switch).

    Em algum momento irei adquirir um tal como fiz com vários outros consoles, mas neste momento não há biblioteca justificável para tal assim como o ágil pela falta de estoque.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis