Windows Store continua sendo uma Terra de Ninguém, cheia de apps piratas

Todo mundo diz que a Apple é xiita ao extremo, controladora ao extremo que não deixa nada no seu Jardim Murado fugir de seu olhar, e o que não se adequa não acha lugar em seu ecossistema. OK, ela é tudo isso mas convenhamos, no que diz respeito à qualidade da App Store exercer controle com mão de ferro é essencial. Hoje o Google tenta corrigir o desleixo do passado, mas vive tendo que lidar com apps falsos ou que injetam malwares em dispositivos Android.

Já a Windows Store, a loja virtual da Microsoft que abastece o Windows 10 tanto no desktop quanto em dispositivos móveis e Xbox One é um caso à parte. Há anos ela é alvo de apps piratas dos mais variados formatos, desde games a versões de softwares que não possuem representação oficial na lojinha de Redmond, como o YouTube. O Instagram teve diversas versões de clientes até chegar oficialmente à plataforma, e uma delas inclusive deu problema.

Em 2014 a Microsoft ensaiou um expurgo desses apps picaretas, mas a verdade é que pouco foi feito para efetivamente evitar a entrada e/ou permanência desses softwares. Hoje há uma profusão de apps que realizam streaming de filmes, com alguns sendo inclusive recomendados pela plataforma (exatamente como ocorre com o YouTube) e embora tais soluções também estejam disponíveis na Google Play Store, o número é muito menor.

Em suma, a Windows Store é uma…

Não é preciso ser um gênio para entender por que a Microsoft permite tal coisa: a Windows Store carece de apps, uma das iniciativas mais recentes da companhia foi promover a distribuição de softwares Win32 pela lojinha. Pode parecer insano mas é possível que prefiram deixar que uma grande quantidade de apps falsos e que distribuem conteúdo com direitos autorais permaneça disponível a possuir um grande e vasto deserto. Ela só baniu emuladores quando foi forçada a fazê-lo, através de um óbvio processinho.

Não há uma solução simples para tal cenário. A Microsoft não consegue convencer desenvolvedores a lançarem seus apps para a Windows Store, e por isso mesmo não pode se dar ao trabalho de banir todos os softwares ilegais e ficar com uma loja vazia. No entanto, como esta é uma situação que infringe uma série de direitos autorais é possível que ela não se sustente, e a empresa acabe por ficar sem nada no futuro.

Fonte: The Verge.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Andre Kittler

    A real noticia é que alguém usou a loja do Windows.
    Claro, o único intuito foi para fazer uma matéria, não realmente usar… mas ainda assim, impressionante!

  • Paçaro

    Não lembro quando foi a última vez que abri essa loja no W10.

    • Idem… um absurdo, mas é fato.

      A loja era para ser um sucesso absurdo. Tudo era pra estar lá, homologado, verificado, com confiabilidade maior, centralizado, atualizado… tudo só vantagens.

      Mas incrivelmente, desde sempre, MS é uma porcaria. Escrevo mal dela desde os anos 80. Tem esse povo fanático que odeia Apple, eu era bem pior, tão chato era contra MS, um atraso na computação, freiando a evolução desde 80´s… felizmente outras empresas tanto bateram que quebraram o monopólio dela. Nos últimos tempos, depois de sair o medíocre Bill Gates e finalmente o retardado do Ballmer, entrou um indiano de fundamento, o Windows 10 foi o primeiro produto que gostei, achei que finalmente a MS emplacaria coisas boas no mercado… mas to vendo que não.

      • Carlos Frederico

        Tenho o mesmíssimo pensamento. Para complementar, o Windows 10 era para ser bom, mas sinceramente? Ficou um lixo em questão de praticidade: você tem MIL maneiras de chegar numa configuração. Isso não é bom: precisa ter só um ou dois jeitos e ser intuitivo. Ponto!

        Não recomendo Windows para ninguém. Por outro lado, o Office dela continua imbatível. E a suíte 365 é de aplaudir.

        Eu sou multiplataforma, fuçador, entusiasta, blá blá… e em termos de ecossistema a Apple é simplesmente imbatível. Pena que aqui o preço é um absurdo.

        • EmuManíaco

          Como assim mil maneiras de chegar numa configuração? queria entender.

          • Julio da Gaita ✔

            Nego ficou sem argumento pra xingar e manda essa, é mais facil ter mil caminhos para uma mesma coisa do que ter pesquisar na internet como alterar a tal coisa.
            Mil caminhos fáceis e acessiveis, só pressionar o iniciar e digitar o que precisa e achar…

            Mas claro nego adora falar mal, e diz como se o Windows fosse um câncer na informática, é cada uma …

          • Wallacy

            Mas não e como se fosse todos os caminhos para o mesmo lugar, mesmo numero de clicks, mesmas paginas, etc… Nem todos os caminhos que você chega na versão Metro tem todas as funcionalidades da versão regular e vice/versa, as vezes nem a informação que você procura está ponde você espera. Por isso tem duplicidade na maior parte dos painéis.

            Por exemplo, quero saber a versão do Windows… Cortana digito “System”…
            Dai entro em System Information e é uma lista enorme mas so tem o OS Build.
            Dai entro no System da interface Win32 … Nem isso tem.
            Dai entro no About do System da interface Metro e voila! Versão 1511, OS Build etc…

            As vezes paro pra me pergunta em qual tela vou encontra o que desejo.

          • Carlos Frederico

            Obrigado por me ajudar a exemplificar a bagunça que ficou o Windows 10. @emumanaco:disqus, o colega acima explicou.

            @disqus_2az7jorrKd:disqus , não é questão de falar mal, é questão de analisar e ponderar diante de fatos. Como eu mesmo já disse, sou completamente multiplataforma: gosto de fuçar, experimentar, etc. Não tenho amor à marca, mas sim à ideologia. A Apple tem a mesma ideologia que eu compactuo, portanto ela será a minha ferramenta de trabalho e lazer. Simples assim. Eu tenho máquina com Windows, tenho Office, etc., e gosto bastante. Mas se eu for recomendar para outros utilizarem, vou recomendar macOS, simplesmente porque para o usuário leigo é mais seguro, simples e prático.

            Eu fiquei bastante empolgado com o Windows 10 no começo e ficarei novamente quando este vier em sua versão 11, seja o que for. Mas infelizmente nessa atual versão… pelo amor de deus.

          • Julio da Gaita ✔

            Bom, amigo desculpe se pareci meio hostil no começo, a roça ta foda aqui…rs

            Mas sinceramente ainda acho o Windows muito mais intuitivo e noob friendly do que o MAC OS ou Distros Linux. Houve uma grande evolução nesse sentido, se antes você precisaria fazer um curso pra formatar e reinstalar os drivers de seu PC, hoje qualquer manézinho com um bom tutorial faz isso numa boa.

            Como uso PC’s desde da década de 90, e até me formei em manuteção de micros e redes em curso técnico, conheço os atalhos e caminhos habituais que você tanto prefere.
            Mas é facil notar que existe uma preocupação em que as coisas sejam mais noobfriendly e intuitivas.

            Portanto não acho ruim os “MIl caminhos” é a evolução das coisas, quanto mais opção melhor, mas entendo que você dê preferencia a um sistema mais simplificado.

            O MAC OS sempre foi um exemplo de algo otimizado e simplificado, e o PC sempre foi uma plataforma mais livre e customizável.

          • DumbSloth87

            pq tú digita System pra saber a versão do Windows?? digita “versão” ou “version” que vai tá lá!

          • Wallacy

            Bem… Digitei “version” e o hint era: See if you have a 32-bits or 64-bits of Windows. Digamos que em um primeiro momento não é o que eu procuro, apesar de levar a mesma tela.

            Mas esse é o ponto, não e intuitivo. A pagina de resumo do sistema tem que ser informar as mesmas coisas, não uma coisa diferente em cada uma das três janelas.

          • DumbSloth87

            o antigo painel de controle tá morrendo aos poucos, a Microsoft tá aos poucos migrando tudo pra interface nova e só mantendo o antigo pq ainda não tem tudo lá. O Creators Update trouxe muito mais configurações pro Metro.

            Ah, e só uma observação, a versão atual do Windows 10 é a 1703.

          • Wallacy

            Logo o ponto inicial é ainda valido, é confuso ter vários painéis pois não se sabe qual realmente vai solucionar o seu problema.

            Tudo bem a MS migrar, não me importo… Mas que é confuso as vezes é.

          • Carlos

            O Windows não é feito do zero a cada nova versão, por isso ainda fica a sujeira antiga no Windows atual.

          • Mais fácil abrir o Meu Computador, dar um clique com o botão direito em uma área vazia e clicar em propriedades…

          • A Microsoft é o câncer, o Windows é só um dos fatores 🙂

          • EmuManíaco

            penso o mesmo

          • acho que ele quis dizer que existem muitas maneiras de ascender as mesmas telas de configuração

          • EmuManíaco

            e isso seria um problema pq? quanto mais opcao melhor nao?

          • Não. Não… e não… Quanto mais opções, aumenta o nível de complexidade e desvios que a pessoa pode ter. Em questão de usabilidade, quanto mais direto for o caminho, melhor.

          • Eu sou a favor de manter as coisas de uma forma mais simples, ter vários caminhos que te levam até o mesmo lugar facilita você chegar até lá, mas fica difícil (não impossível) você manter uma interface coesa, dificultando até mesmo o suporte

          • Abraão Caldas

            Tipo Painel de Controle, tem a versão Metro e a Versão antiga, sendo que alguns aplicativos só aparecem no desinstalador de programas clássio e na da versão metro não.
            Legal né?

          • EmuManíaco

            acho que vc tem que atualizar suas informacoes. nao existe mais isso.

          • Abraão Caldas

            Só se mudou do último update para cá, antes existiam aplicações que teimavam em não aparecer no desinstalador da versão metro.
            Tanto que eu abandonei a versão windows 10 e usava só o legal.
            Ah e tem painel de configuração de plugins que só aparece na versão antiga também :/

          • Alberto Prado

            O meu Windows tá atualizado (a última foi ontem) e ele tá na versão 1703 Build 15063.540 e o Painel de Controle ainda continua aqui com tudo nele.
            Talvez você esteja dentro do Insiders.

          • ElGloriosoRangerRojo™

            Você acessa uma configuração pelo painel de controle, ela abre numa janelinha dessas que todo mundo está acostumado desde o Windows 95.

            Por algum motivo você recebe um alerta pela taskbar pra dar atenção à mesma configuração: ela abre numa janela dessas minimalistas do Windows 10.

            Tem duas maneiras de desinstalar programa pelo W10: ou pelo Painel de Controle, pela janela tradicional. Ou digitando “remover” ou “desinstalar” no Iniciar, que te leva pra uma janela dessas moderninhas QUE EXIBE BEM MENOS PROGRAMAS DO QUE A JANELA TRADICIONAL.

            É uma maravilha essa usabilidade! ¯_(ツ)_/¯

          • DumbSloth87

            Aqui é justamente o contrário, no “Apps” do “Configurações” tem tudo que tem no Painel de Controle mais os Apps instalados da Loja da MS.

          • EmuManíaco

            o painel de controle ja foi removido

        • Office é matador mesmo, uso no MAC, mesmo a Apple tendo a sua própria suite.

        • Firmo

          Nada há ver, win 10 é o melhor de todos.

          • ElGloriosoRangerRojo™

            Gostei do seu argumento. É isso mesmo…

          • Firmo

            E o seu argumento foi uma maravilha.

        • José Carvalho

          É bom, maravilhoso e estupendo que você tenha tido a impressão de que são mil maneiras de fazer uma coisa só. Na verdade, boa parte do que se faz no Windows 10 é feito de um jeito (ao menos nas coisas novas, as antigas precisam ser mantidas pelo efeito do usuário permanente de versões anteriores).Você tem várias formas de chegar onde quer, e cada uma atende ao jeito do usuário de chegar, a interface chegou ao ponto de simplicidade que o usuário chega como quiser, atalhos de teclado, comandos no console, PowerShell, busca textual, inserção no Registry, navegação point-and-click, Cortana…
          Você como fuçador é que sente uma necessidade de explorar e encontra vários caminhos, o usuário eventual encontra algum caminho e o mais estático faz como sempre fez.
          Eu venho do Linux, tenho o hábito de ficar trocando de KDE pra GNOME a cada versão nova, e quando cheguei à Portugal, fui logo contratado por uma empresa onde TUDO é Windows, o lançamento do Windows 10 me assustou pq eu já tava tomando uma surra com o 7 na empresa e cara, só de poder buscar qualquer coisa usando busca de texto como eu fazia no GNOME me fez ficar enormemente à vontade, depois ainda fui aprendendo a administrar as coisas remotamente com mais eficiencia usando o PS e o CMD e hoje só recorro a ir ao cliente ou acessar o ambiente gráfico se for mesmo uma aplicação GUI sem interatividade textual (o que infelizmente são muitas).

          • Carlos Frederico

            Concordo contigo que é muito bom ter toda essa liberdade… mas te digo agora: até que ponto e de que maneira?
            Vamos ser sinceros: o Windows 10 não fez bem esse trabalho. Você aperta o botão iniciar e começa a digitar… e, muitas vezes, a busca não é contextual nem literal. Sim, um belo paradoxo. Desde o Windows 7 existe esse recurso de busca e digitar o que quer, o que eu acho muito bom, porém, no Windows 10, ficou uma bagunça danada. E pior: a mesma informação pode ser vista em 2, 3 lugares de forma detalhada ou não! Redundância a rodo como comentaram por aí.

            Não é porque eu gosto de explorar que eu quero que tal função tenha mil maneiras diferentes de fazer a mesma coisa. Muito pelo contrário, eu prezo pela eficiência, praticidade e usabilidade. O resto é conversa para boi dormir hehehe… quando temos nossos momentos “hacker”, é por puro prazer, de mostrar que com X faço Y + Z mesmo X não podendo nativamente fazer Y.

            Enfim, torço para que a próxima build do Windows seja melhor, afinal, concorrência é o que faz as tecnologias evoluírem de fato… só acho uma pena que muitas vezes certas empresas só servem para isso mesmo: fazer as outras manterem a ideologia de qualidade… kekeke.

      • EmuManíaco

        Enquanto tiver putinha do steam a loja não vai alavancar.
        Todos perdem.

        • Ué ? E o Firefox, o Chrome, o PDF Creator, FreeMind, iTunes, AutoCAD, CorelDraw, Pinnacle… Jogos não é a única coisa que dá pra fazer no Windows. O sucesso absurdo que imagino é nos aplicativos. Em jogos o STEAM é muito melhor e já dominante no PC e nem com a facilidade de vir integrado no Windows, a MS consegue emplacar jogos… o Minecraft não é o mesmo quentaque que tem no site… já comprei jogo que simplesmente reinstalei o Windows e a loja pediu que eu comprasse novamente… se perdeu no controle que eu já havia comprado. É uma bagunça mesmo.

        • Jesus Negão

          Sou uma. Gaben meu delicioso.

        • Só colocar o Steam na loja da Microsoft que nem eles querem fazer com o itunes

          • EmuManíaco

            Isso não existe. não tem como. Que loja tem outra loja dentro da loja?

          • Yskar

            Steam, com os jogos da Ubisoft…
            Loja dentro de loja por que a Ubisoft é uma escrota.
            Aí se a MShit colocar o Steam dentro da windows Store vai ter loja dentro de loja dentro de loja.

            Se fuder Ubisoft!

          • Lojaception!

      • Maom

        Quando anunciaram o W10 para a todos governar achei até que a Steam iria sofrer. kkkk ai ai.

      • José Carvalho

        A Microsoft tem o “direito” de cair no erro com a Windows Store… Convenhamos, a parada tem uma amplitude grosseira (e falo isso como um usuário forçado de Windows que acabou adotando o Windows Phone (por um tempo)), Windows Mobile, Windows 10, XBox… Ela deve emplacar versões mais reguladas da Store no futuro

      • O maU elementaU

        Windows 10 aqui so deu problema e desgosto. i7 segunda geracao, video Radeon R9 290X. Nao é pouca maquina. Voltei pro 7 e to feliz.

    • jairo

      Somos 2 , não uso o W10 -)

    • Maom

      Nem o pessoal da MS sabe a ultima vez que abriu a loja pra ver o que aconteceu com ela.

    • Braumeister

      Eu lembro quando abri. Logo após o update pro 10.
      Primeira e única.

    • rbsouto

      E nas empresas ela deveria estar devidamente bloqueada.

    • fora que ela tem forçado o uso dela com jogos, AoE IV apenas na Store? se for bom mesmo asism ninguem comprara LOL

      deviam fazer igual outros jogos fazem, compra na steam mas abre na origin por exemplo.

  • Cocainum

    Chega a ser irônico que o sistema operacional com a maior quantidade de softwares tenha a loja mais fraca. Isso demonstra que a MS não concorre apenas com as soluções de venda e distribuição de apps dos outros sistemas operacionais, mas com o método de instalação antigo que ela mesma usava anteriormente, ou seja, o bom e velho download/setup.

  • Rapha™

    app é o futuro!
    .exe é o passado!

    ______ Microsoft® pouco se f*** pra ambos!

    • A Microsoft é aquele meme do Jhon Travolta perdido no meio dos dois conceitos.

      • Vicent Vega forever

      • Rapha™

        Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….exatamente!

    • Banzeh

      Eu nem concordo e nem discordo, muito pelo contrário.

      • Rapha™

        Até aqui? Novamente? Kkkkkk

  • Vamos por da seguinte maneira:
    Se eu quero um software, vou no site do desenvolvedor e baixo (Inclusive Office e VisualStudio, vejam só!)
    Se eu quero um jogo, vou no Steam e baixo. (Inclusive Flight Simulator, Age of Empires, vejam só!)

    • Bruno

      Software muitas vezes você nem baixa, usa direto do site. Tipo Netflix que até tem o app, mas muitos (tipo eu) só ver pelo site.

      • Islan Oliveira

        E está valendo bem mais usar o site, porque o app é uma porcaria. Umas semanas atrás, passou tanto tempo dando erro enquanto eu tentava assistir Castlevania, que desisti de ver no app e abri o site, coisa que não fazia a muito tempo.

      • DumbSloth87

        O app (ou o Edge, LOL) é a única maneira de assistir qualquer coisa acima de 720p.
        https://help.netflix.com/en/node/23742

  • Felipe Braz

    Batendo em gato morto, que feio Gogoni!

  • tuneman

    Se falasse algo assim anos trás seria taxado de hater (ou coisas ainda piores).
    a Microsoft deveria ter iniciado uma loja de apps lá no Windows XP ou Vista

  • Wallacy

    Como sempre, a idéia da MS é boa, mas a implementação e falha.

    A 3 anos migramos 4 produtos aqui na empresa, do MacOS para Windows 10 após 5 anos usando a plataforma da maça, a idéia era fazer tudo com o mais novo que a MS remendasse… Incluindo usar a loja…. Começamos com o UWP, batemos em algumas limitações no acesso ao hardware voltamos uma casa e fomos para o Win64/C#/WPF… Nisso também não conseguimos usar a loja, dai agora estamos com problemas complexos de performance e confiabilidade, o aplicativo cresceu! (mesmo usando todos as recomendações da MS, como mvvn, etc). A manutenção está ficando muito cara e a evolução do aplicativo está bem lenta. (são apps 24/7).

    Fiz um piloto com um server Linux com NodeJS/Swift/C, o cliente agora vai ser HTML5… E acho que e que vamos migrar a partir do ano que vem, em três meses já consegui reimplementar quase “2” anos do outro aplicativo, e já tem cliente interessado nessa versão “lite que funciona estável”. Talvez uma versão Standalone (como é hoje) venha a ser usado Electron/NW.JS, mas tudo ainda está em fase de planejamento.

    Nem queríamos migrar, porém esta muito difícil de escalar sem aumentar drasticamente a equipe, já temos ISOs customizadas do Windows pra tentar contornar alguns cenários, mas as coisas estão escalando de forma desproporcional. Principalmente os custos de Hardware, que basicamente está anulando a vantagem de sair do mundo Apple.

    Não que o sistema seja ruim, o Windows 10 é bom, mas consigo entender porque esse pessoal não esta usando a Windows Store, além das limitações impostas ao aplicativos da loja (ok, após o ultimo update muita coisa foi resolvida) a forma que esta o “desenvolvimento moderno” da MS hoje é quase uma quimera, tem tudo quanto e conceito ao mesmo tempo, o que ao invés de facilitar gera muito mais variáveis para o time de desenvolvimento.

    • Abraão Caldas

      Não entendi, vocês não prestaram atenção que Apps que estão na loja rodam em sandbox e não podem ter acesso a hardware e a culpa é da plataforma?
      Sério mesmo?

      • Wallacy

        Não exatamente, ate porque esse é o menor de nossos problemas, já que estou reclamando da versão Win64/WPF. A questão do UWP acessar hardware dava para solucionar de outras formas (usando IPC etc), a questão e que seguimos tudo que foi recomendado como “moderno” pela MS (pagamos um suporte e uma consultoria bem cara da própria MS) e ainda assim não atendeu, a solução não escala da forma que esperamos.

        Existem coisas que estão na raiz do problema. Por exemplo, em ambiente Posix, tudo é arquivo, e criar pipes para comunicação é extremamente simples, tão como e criar um file, enquanto em ambiente Posix posso criar pipes e redirecionar e preencher com video bruto (por exemplo) redirecionar para um canal multicast e consumir em diversos apps em real-time usando ferramente nativas (como o grep, nc etc) no Windows preciso subir uma NamedPiped fazer uma conexão direta, criar um protocolo de comunicação, etc etc… São sistemas diferentes, operam de formas diferentes, trazem facilidades em contextos diferentes!

        A plataforma é culpada por vender a idéia que que tudo que eu fizer nela vai ser melhor, e após 3 anos incluindo algumas visitas a Redmond posso dizer que para o que desejamos não é verdade.

        Isso esta intimamente ligado ao resto das promessas relacionadas ao UWP e a loja de aplicativos, conheço muitas outras pessoas que simplesmente não investem nesse tipo de aplicativo por motivos semelhantes.

        É culpa sim da MS querer abraçar o mundo de uma vez só. Veja o próprio WPF! Pô, um de nossos fornecedores de um dos módulos do SDK (trabalham a décadas com o a MS) só usa Windows Form porque o WPF segundo eles não supre a necessidade deles sem projetos mais complexos como o DevExpress (que usamos inclusive), não sou eu para julga-los. Mas entendo os motivos por eles elaborados. Enquanto no Windows Forms consigo fazer obter um panel especifico via IPC para preencher fazer um draw em outro processo, isso não consigo no WPF sem usar uma dll do Windows media player… Que por motivos desconhecidos faz a imagem travar as vezes. (Minha solução foi usar o Direct3D diretamente e memoria compartilhada).

        No Linux é tudo meio bagunçado, eu sei, mas pelo menos essa parte mais “difícil” que envolve de modo geral programação mais de baixo nível etc funciona bem mais fluida, no OSX é tudo mais padronizado, pena que o hardware não compensa.

        Sério mesmo eu pergunto para algumas pessoas que acham que todo projeto é Crud. Da vontade de dar uns tapas no consultor da MS que veio aqui e disse que as pipes deles seriam rápidas o suficiente para aguentar vídeo bruto, não precisou nem de uma semana para ver que não dava certo. (Sim, o trabalho com UWP foi so uma semana)

        Edit: Como nota, temos um App pronto para a AppStore no mac (que também é em Sandbox) e conseguimos contornar o acesso ao hardware usando IPC, porém sem as instabilidades de desempenho da versão Win, pois ao que parece, o grande problema está justamente no escalonador do sistema que não mantem o bitrate de comunicação estável quando o fluxo é grande. Então não, não e como se não tivéssemos olhado todos os cenários.

        • Abraão Caldas

          Onde eu trabalho a gente faz tudo em WPF, usamos também alguns componentes do DevExpress e as coisas funcionam muito bem, depende muito da sua arquitetura, nem sempre mvvm vai ser a melhor pegada.
          Se o cara não sabe criar um componente complexo em WPF e fica no windows forms porque é o status quo dele, bem… isso é um problema dele, já vi muito isso acontecer.
          Se você precisa conectar dois processos, recomendo usar NetMQ se quiser fazer via TCP ou tem duas alternativas usar o Microsoft/IPC ou usar NFX.
          Agora se você é purista e não usa libs externas, infelizmente namedpipes é uma bosta mesmo.

          • Wallacy

            A questão é… Sim, o Windows é bom, WPF é bacana, da pra fazer tudo (quase) tudo… Porém nem sempre o custo de criar uma arquitetura toda novamente vale a pena, o simples fato de ter que fazer diferente gera um custo as vezes proibitivo.

            No caso do nosso fornecedor que usa WinForms é que ele usa o ponteiro compartilhado da janela que ele deseja fazer o draw em outro processo que e responsável pelo feed. Via WPF funciona? Sim, você pode publicar um custom feed para o MediaElement usando as extenções do MediaPlayer, mas a performance não é das melhores, para atingir a performance do WinForm (na verdade melhor que) tem que usar o D3D (como fizemos aqui na empresa).

            Isso vai se somando a um varias outras coisinhas que no final torna tudo muito grande e complexo, agradeço a recomendação do NetMQ, tem um modulo nosso TCP que pode se beneficiar, porém na pratica, são esses os problemas que temos com a plataforma hoje em dia, temos vários projetos externos pra realmente ficar “completo”, (alguns in house customs usando o Fody também), e agora a performance geral da maquina (é um server com varias coisas integrado) não esta adequada ao target price que gostaríamos.

            Até então o que conseguimos reescrever no Linux tem tido um desempenho muito melhor, e com um modelo de arquitetural muito mais fácil de compreender e manter. Por isso acho que ano que vem vamos migrar, ainda temos alguns meses de homologação de componentes para ter certeza.

            E nem me fale de MVVM, me deu raiva esse negocio 😉

          • Abraão Caldas

            Então, eu recomendo usar o IPC da microsoft para você fazer o draw, ele usa shared memory vai ser bem melhor que tentar usar o windows media.
            Hoje eu acho que não existe ambiente de desenvolvimento melhor que o Visual Studio e WPF mas claro que isso depende muito do seu gosto também.
            Se quiser usar NetMQ no UWP pode dar uma pesquisada no Github, fiz um port que não é lá essas coisas mas funciona.
            ***Concordo na parte do UWP, tiraram algumas coisas e ficou meio chato desenvolver para UWP , exemplo data triggers e style triggers era bem fácil no wpf e no uwp você tem que ficar importando coisa de fora ***

  • A única coisa que me fez abrir a MS Store nos últimos meses foi para comprar GOW4. Fiquei surpreso, pois o processo foi mais rápido e simplificado que no Steam.

    Porém, não consigo vê-la com bons olhos… não sei se é a falta de aplicativos ou porque talvez eu seja um usuário arcaico que ainda prefira ir ao site, baixar o installer, next, next, abrir.

    A APP Store do MacOS me dá a mesma impressão, embora utilize muito via iPhone… vai entender?

  • Davi Leichsenring

    Motivo de ter abandonado meu Windows phone e comprando android. Eu gostava do WP.

  • Grade, Tardigrade

    Xiiiiuuu… Deixa assim que tá dando certo.

  • Germano

    Ta…. e esses apps piratas são baixados por quem? Tipo, quem acessa a Windows Store?

  • Yskar

    Quando eu digo que ninguém usa essa bosta em sites de games sou chamado ou de Sonysta ou de “putinha do steam”, é foda, ainda bem que ninguém usa essa merda, jajá a MS abandona essa ideia de jacú!

  • Germano

    Meio off mas: So nao sei como que ainda tem loja (de celular, nao a do Windows) por ai cobrando 1000 temers para cima pelos Windows Phones que sobraram. E a mesma pergunta que faço da App Store do Windows: quem é que compra?

  • Bruno Costa

    A loja da MS só serve pra comprar Forza Horizon 3.

  • Cortana ✔

    Microsoft, simplesmente pare de querer fazer o Windows da forma correta! Nós não aceitamos!

    Abrir a loja, instalar um aplicativo com a garantia de que ele não ferrará todo os sistema, ter a garantia de que quando eu desinstala-lo ele será removido por completo sem deixar nenhum rastro, é algo inconcebível.

    Windows não é isso, Microsoft!

    Windows é você pesquisar na internet por um aplicativo, o primeiro download era de um EXE não legítimo, daí você pesquisa de novo e encontra o EXE oficial, só que mesmo o oficial instala alguns adwares porque você se esqueceu de ler os termos e escolher a opção sem eles. Mas beleza, eu já segui um tutorial na internet para removê-los, agora só falta registrar umas dlls para o aplicativo funcionar corretamente.

    Chega a hora de desinstalar o aplicativo, mas a coisa só dá “serto” via Revo Uninstaller, depois o Advanced SystemCare e CCleaner para limpar todos os rastros, mesmo assim, ainda tem um tutorial a ser seguido para limpar mais algum resíduo no registro de forma manual.

    Apenas pare, Microsoft!

  • Ariadna Grande

    O que mais me deixa triste é que não sou lá muito fá do Windows (apesar de quebrar o galho pra mim) e não tenho dinheiro pra comprar um MacOS. E não existe outra possibilidade fácil de utilizar os programas profissionais sem ser através desses dois sistemas, então pra mim é como se eu só tivesse a opção de usar o Windows mesmo. Espero que num futuro próximo essa limitação seja coisa do passado mesmo.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis