Meio Bit » Arquivo » Indústria » Microsoft Barrelfish: breve, em qualquer hardware perto de você?

Microsoft Barrelfish: breve, em qualquer hardware perto de você?

14 anos e meio atrás

Nada como a boa e velha estratégia “Dividir para Conquistar”. O pessoal de Redmond, além do Singularity e do Midori, agora também disponibilizou um outro Sistema Operacional, desenvolvido especiamente para processadores “multi núcleo”: o Barrelfish.

Consciente de que a corrida, agora, já não é mais pelo maior clock, mas sim pelo maior número de núcleos, a Microsoft, juntamente com a ETH Zurich  desenvolveram não só a base teórica do S.O., mas também uma “prova de conceito”, disponível sob uma licença “BSD style”. Além dos detalhes técnicos que podem ser lidos aqui (como a total ausência de compartilhamento de memória para comunicação inter-processos), o que mais me chamou a atenção foi a figurinha abaixo:

image

Reparem que a camada de hardware, além do óbvio suporte a processadores x86 tem outras possibilidades: ARM, GPU e, pelo visto, outros. Sinal de que a Microsoft não ignora o fato de a ARM quer entrar com força no mercado de “nettops”? Ou estaria aí o futuro do Windows CE? Conjecturas… mas o principal, a empresa está fazendo: se movendo em várias direções, para não ser engolida por uma reviravolta no mercado.

Se você ficou interessado, baixe o código e nos diga o que achou.

Atualização: aquele pessoal da MS Research é movido mesmo a cafeína… agora liberaram o Helios, S.O. “complementar” ao Barrelfish, voltado a plataformas heterogêneas.

[via OSNews]

relacionados


Comentários