Vila na Suíça proíbe fotos para evitar o FOMO (o que?)

Essa é a maior maluquice que você vai encontrar até agora relacionado à fotografia nesse ano, ou um tremendo golpe de marketing para promover o turismo. Quem informou essa foi o Thelegraph. A vila suíça de Bergün/Bravuogn aprovou uma lei que proíbe as pessoas de tirarem fotos nos limites da vila. O local possui 500 habitantes e o conselho local votou pela instauração da lei com 48 votos a favor e 2 contra. A desculpa para tamanha estranheza é poupar as pessoas da dor da FOMO. Entendeu? Eu também não. Então, segundo a Wikipedia:

” FoMO (Fear of Missing Out) é uma apreensão generalizada de que outros possam ter experiências gratificantes das quais um está ausente. Esta angústia social é caracterizada por “um desejo de permanecer continuamente conectado com o que os outros estão fazendo”. FoMO também é definido como um medo de arrependimento que pode levar a uma preocupação compulsiva de que se possa perder uma oportunidade de interação social , uma experiência inovadora, investimentos lucrativos ou outros eventos satisfatórios. Em outras palavras, FoMO perpetua o medo de ter tomado a decisão errada sobre como gastar o tempo, como você pode imaginar como as coisas podem ser diferentes”.

Ou seja, mais uma das frescuras do mundo moderno. O site da prefeitura de Bergün já anunciou que a partir de hoje são proibidas fotografias no local e o motivo é que as fotos das paisagens pitorescas do local, que são compartilhadas nas mídias sociais, podem tornar outras pessoas infelizes pois elas mesmas não podem estar em Bergün. Entenderam a lógica? Quem desrespeitar a nova regra vai pagar uma multa simbólica de 5 francos suíços. Ainda segundo o comunicado:

“Está cientificamente comprovado que belas fotos de férias nas mídias sociais tornam os espectadores infelizes, pois eles próprios não podem estar no local. O município de Bergün / Bravuogn quer evitar isso por causa da felicidade de todas as pessoas e porque tem uma paisagem particularmente pitoresca para oferecer. Estamos encorajando os visitantes a não fotografar e apreciar a paisagem com seus próprios olhos.”

A prefeitura já anunciou também que todas as fotos do site da cidade serão retiradas. O lugar realmente muito bonito, mas essa notícia leva o troféu Mimimi do ano ou, como já disse, é um tremendo golpe publicitário.

Relacionados: , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples