China inaugura seu primeiro terminal automatizado de containers

painel1-normal

O tempo que um navio leva para ser descarregado e recarregado é essencial para a lucratividade da empresa. Navio parado não gera dinheiro, só gasta. Por isso portos brasileiros não são bem-vistos: o tempo que uma carga leva para ser desembaraçada aqui é quase tão longo quanto um embarazo, e se essa piada não faz sentido pra você, pergunte a alguém que fale espanhol.

Agora a moda é otimizar o tempo de descarga mesmo em lugares onde ele já é excelente. A China está usando automação, e inaugurou um terminal no Porto de Qingdao que é pura ficção científica.

Primeiro, os números. O terminal tem capacidade de manipular 5,2 milhões de TEUs, uma unidade que significa twenty-foot equivalent unit, são aqueles containers-padrão de 6 metros. Para dar uma idéia, o Porto de Santos manipula por ano 4.067.736 TEUs (dados de 2014). O Porto de Qingdao inteiro manipula anualmente 15,52 milhões de TEUs.

136274883_14945058459281n

85% da mão de obra humana foi eliminada. A eficiência aumentou em 30%. O trabalho é controlado por NOVE operadores em uma sala com ar-condicionado. Nem de luz o porto precisa, pode funcionar de noite sem gastar energia de iluminação.

O terminal suporta aqueles navios porta-containers gigantescos, com 24 mil unidades. Aqui um vídeo curto:


New China TV — Asia’s 1st automated container terminal in E China

Em termos de Economia isso é assustador, como alguém vai competir com algo nessa escala?

Aqui uma reportagem completa, de 35 minutos com uma japinha* explicando tudo, em inglês. É fascinante.

Fonte: Xinhua.net.

* eu sei

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples