ad

Graças ao ransomware WannaCry, a Microsoft vai lançar atualização… para o Windows XP

Laguna_WannaCry_world_range

Alcance global do ransomware WannaCry (crédito: Forbes)

Ontem, dia 12 de maio, uma pequena mas boa parte do mundo corporativo foi feita de refém por um ataque em massa. Os cyber-terroristas estão a utilizar o WannaCry, um ransomware que criptografa os dados da vítima e só os libera quando a empresa afetada paga o resgate.

Entretanto, desde o dia 14 de março a Microsoft disponibilizou o patch KB4012598, uma senhora atualização de segurança que previne a vulnerabilidade do Windows que permitiria a entrada do WannaCry nos sistemas Windows Vista e superiores. Os computadores que não receberam tal atualização de segurança são passíveis de se tornarem novas vítimas do ransomware.

A origem do WannaCry seria de um grupo chamado Shadow Brokers. Tal grupo de hackers usou um exploit do Windows chamado EternalBlue, que permite a execução de um código remoto iniciado por meio de uma vulnerabilidade no SMB, para espalhar o ransomware. Esse processo todo supostamente teria saído de uma ferramenta supostamente vazada da NSA.

Muito provavelmente algumas das máquinas afetadas com o WannaCry ainda usam o velho e bom Windows XP. Para colaborar com a contenção da epidemia, a Microsoft vai arregaçar as mangas e trazer a atualização de segurança para um sistema já obsoleto mas que muitas empresas ainda teimam em usar. Além do Windows XP, os sistemas legados Windows 8 e o Windows Server 2003 também ganharão o update já disponível para os Windows mais atuais.

Dizem que os hackers só conseguiram arrecadar alguns milhares de dólares no total, um valor que deve ser bem menor que o investido pela Microsoft para ajudar a livrar o mundo de mais essa praga.

Fonte: The Verge.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Emanuel Laguna

O “tio Laguna” nasceu no Siará em meio à Fortaleza de 1984. Sempre gostou de brincar de médico com os aparelhos eletrônicos e entender como um hardware dedicado a jogos funciona, mas pretende formar-se como Engenheiro Eletricista qualquer dia. Antes apaixonado pelos processadores gráficos desktop, vê nos smartphones, tablets e outras geringonças mobile o futuro da computação.

Compartilhar
  • Inquisidor

    eu intendo que esses XP na maioria são pcs que rodam algum programa especifico que não rodaria em outro sistema, tipo aqueles pcs que controlam maquinas de produção e tal, mas pessoas que ainda usam o XP`de birra só para não usar um sistema mais novo tem que se lascar mesmo, o xp é de 2001, de 2001 até 2017 são 16 anos, e 16 anos em tecnologia é uns 200 anos do mundo real, instala o win 10 e coloca a hud do xp já que vc é preguiçoso e não gosta de aprender coisas novas.

    • nayara

      Se a pessoa usa o XP so pra usar um programa especifico, nao vai perder tecnologia nenhuma. E aprendizado em usar SO se fosse o foco eles nao estariam com XP.

      Somente comprometendo a segurança conseguirao convencer esses usuarios a trocar.

    • Alvaro Carneiro

      não Intendo = nintendo

      entendi!

    • Tem gente que realmente precisa de sistemas obsolentos, tem sistemas de automação de fabricas que funcionam muito bem, mas toda interação depende de um computador que converse com o sistema via uma porta serial e o software foi criado apenas para windows 98, mas ainda roda no windows XP. Quando a questão é perder milhões para atualizar algo que funciona fica complicado justificar a atualização. Nesses casos, geralmente se tem um PC para o serviço que nunca vai ser colocado em rede.

      • Deni Carson de Souza

        Nesses casos não ponha a máquina em rede com acesso a internet. Mas não, mesmo uma estação de chão de fábrica o operador analfabeto funcional precisa do face…..😂

        • Carlos Augusto

          Ou receber emails, ou emitir NF.

          • Deni Carson de Souza

            Leia o comentário de @Anakinpendragon, quanto a emissão de notas fiscais, basta um deep freeze…

          • Carlos Augusto

            o que eu li é que ele sugere um PC exclusivamente para isso. Isso é insano. E hoje em dia as NFs sao emitidas via internet junto a SeFaz

      • Tejobr

        Isso e o fato que muitas empresas que desenvolveram esses softwares nem existem mais, impossibilitando a adaptação.

      • Luiz

        Estes sistemas não deveriam ser conectados a rede alguma. air gap them.

        • Carlos Augusto

          você tem um PC que emite sua nota fiscal de saída de uma peça gerada em PCP que só tem drivers para o XP. Se vc tirar da internet não emite a NF. Se atualizar perde o driver. Como faz?

          • Luiz

            Porque é que o PCP precisa emitir a NF, não pode usar outro PC ?

            Deixa o PC que controla o PCP no XP e conectado exclusivamente a outro PC atualizado e com um firewall entre os 2 para proteger o XP, dai neste outro tu emite a NF.

            Isolar os sistemas é basico para a segurança.

      • Rodolfo Oliveira

        Ou paga a taxa de suporte customizado.

  • jairo

    Oba , o velho, feio mas de boa usabilidade o XP ainda vive , mesmo estando na UTI, e isto é otimo

    • UTI? ta no sarcofago lol

    • Luiz

      Estando na UTI literalmente, tem muito hospital com XP em maquinas importantes e bem caras, não é brincadeira, tem “jente” morrendo por conta disto.

  • Jack Silsan

    Parabéns pra Microsoft. Imagino que o Windows 10 vá ganhar mais uns milhões de usuários nessa

    • Jose X.

      w10 é bom, desde que fique desligado da internet pra não sofrer da black screen of death

      • Tejobr

        Olha. Estou trabalhando com o 10 no modo “abuse extreme”, o conhecido insider. Uso para tudo, em domínio, desenvolvimento e ainda foi uma atualização ao invés de instalacao limpa. Com as novas versões tem rodado liso. Prefiro ao Windows 7.

        • Jose X.

          se você ver na internet esse problema da black screen é bem conhecido, ninguém sabe como resolver…fiquei tentando um monte de coisa, mas nada funciona…e o pior é que não existe nem mesmo um procedimento pra entrar em “modo de segurança”, tem um monte de palpites, mas nada de oficial, e pra mim esses procedimentos não funcionaram…é muito frustrante, ter um sistema que você sabe que está vivo, mas não pode usar…vou ter que reinstalar a bagaça, não vejo outro jeito…

          • rjesus993

            Já tive isso umas 3 vezes, desliguei na unha e liguei novamente, demorou um tempão pra ligar, mas voltou ao normal

          • Marcogro®

            No do meu filho perdi um tempão com restauração do setor de boot, restauração do sistema e no final só uma instalação limpa resolveu… No meu atualizou de boa…

          • Tejobr

            Os problemas que enfrentei com ele, parecidos com o que você descreve, em versões anteriores, ocorreram associando a conta da Microsoft. Aliás, que porcaria isso. A maioria das pessoas acaba colocando a conta ou criando uma nova forçada pela loja. O de casa está associado. Por enquanto não tenho problemas.

        • Gaius Baltar

          Somos 2.

          • +1 maravilhoso para administrar sem breças de usuários espertinhos com três ou mais neurônios.

  • Manoel Jorge Ribeiro Neto

    Desde 2008, quando montei meu primeiro PC com suporte a x86_64, que eu não uso Windows XP, pois já achava obsoleto na época.

    É sabido que muitas empresas custam a atualizar seus sistemas por vários motivos (custos, segurança, compatibilidade com sistemas legados etc), mas manter uma velharia dessas, sem mais nenhum suporte do desenvolvedor, é simplesmente burrice!

    • Essa questão de atualização eu fico vendo o sistema das quase recém informatizadas comarcas brasileiras, que usam sistemas com certificados que exigem o famigerado plugin do java, que simplesmente já tinha sido bloqueado pelo google chrome e agora foi bloqueado pelo firefox. Basicamente os advogados ficam presos a verão antiga do java e do firefox, ambas que tem falhas de segurança , para terem acessos aos seus processos, isso por que todo setor publico é muito lento pra se atualizar.

      • Tejobr

        Trabalho com advocacias e sei bem que inferno é isso. Porém, alguns órgãos já estão se movendo. O e-Saj agora possui seu próprio plugin “não Java”.

        • E o que dizer do prograna de declaração de renda? Tenho uma máquina XP só pra isso.

          • Ivan

            não roda com modo de compatibilidade?

          • Oberaldo Gilmentoo

            Eu já rodei o IRPF muito bem no Windows 7 e no Debian.

          • Manoel Jorge Ribeiro Neto

            Acrescentando: o IRPF funciona bem também no Windows 10. 😉

          • Tejobr

            No caso do IR, resta apenas a questão de segurança java. Mas como não usa navegador, não há essa zona de versões. Para o IR tenho crítica diferente: não ter uma versão para equipes e banco de dados robusto rodando em rede. Embora permita redirecionar a pasta de dados para a rede e, consequentemente, o “compartilhamento”. Os programas da Receita são os poucos do setor público que funcionam como deveriam. E sabemos o motivo.

      • OverlordBR

        isso por que todo setor publico é muito lento pra se atualizar.</blockquote:

        Concordo que o setor público é lento para fazer atualizações.
        Mas grande parte desta lentidão é justificada pelas leis brasileiras.
        Outra parte, é questão de testes mesmo: a atualização de um hardwaresoftware no setor público não é tão simples como parece… o impacto de uma mudança é bem maior do que em uma empresa privada.

    • Theuer

      Nem sempre cara, tem também a necessidade!
      Uso OSX desde 2001(OS9 naquela época) e faz poucas semanas que tive que fazer uma maldita máquina com o maldito Win XP por causa de uma placa gráfica de equipamento que ficou lá nos drives do XP.
      É uma merda isso, mas a verdade é que as vezes somos reféns de versões antigas de sistemas que nem são os que você usa.

      • Manoel Jorge Ribeiro Neto

        Sim, realmente há casos em que determinado dispositivo só é compatível com softwares arcaicos. Isso acontece muito em fábricas (algumas ainda têm maquinários compatíveis somente com DOS e Windows 3.1). Mas quem precisa fazer uso desses sistemas tem que estar consciente de que ele não poderá ficar conectado à internet (no máximo, em uma rede privada totalmente desconectada), pois o risco é altíssimo de sofrer algum ataque. Se o operador daquela máquina quer acessar o Facebook enquanto trabalha, que o faça em outra máquina.

        • Gaius Baltar

          O Almirante Adama discorda de você. Rede desconectada e pousos sem ajudas de instrumentos eram as ordens do Velho.

        • OverlordBR

          Mas quem precisa fazer uso desses sistemas tem que estar consciente de
          que ele não poderá ficar conectado à internet (no máximo, em uma rede
          privada totalmente desconectada), pois o risco é altíssimo de sofrer
          algum ataque. Se o operador daquela máquina quer acessar o Facebook
          enquanto trabalha, que o faça em outra máquina.

          Aí você já está trocando sua argumentação inicial e, neste ponto, concordo contigo.

          Segurança da informação é uma questão de treinar os funcionários e ter uma setor de TI atuante neste aspecto.

          • Manoel Jorge Ribeiro Neto

            Na minha argumentação inicial, fui generalista, pois as empresas deveriam se preocupar mais em atualizar seus equipamentos (e, consequentemente, seus softwares), mas reconheço que nem sempre é assim: por exemplo, para um fabricante de parafusos, cujo maquinário de 25 anos atrás​ que roda Windows 3.1 ainda funciona perfeitamente, não há necessidade de atualizar (desde que fique offline, claro).

    • Nem sempre, meu jovem.
      Lá na empresa tínhamos uma máquina com WinXP apenas para comunicação com uns equipamentos, pois os conversores só tinham drivers para WinXP. Com o tempo, o pessoal de TI compulsoriamente cortou o acesso da máquina a rede por razões de segurança. Como eu era sozinho e não era uma coisa de alta prioridade, levei 2 anos para migrar e certificar tudo para versões decentes do Windows, no caso o 10. Imagina numa empresa monster! Com centenas de milhares de migrações, as vezes não é viável atualizar.

    • Franklin Tinoco

      Na empresa onde trabalho se cortou o mal pela raiz:
      Migrou tudo pro Linux e acabaram os problemas.

    • OverlordBR

      É sabido que muitas empresas custam a atualizar seus sistemas por vários motivos (custos, segurança, compatibilidade com sistemas legados etc), mas manter uma velharia dessas, sem mais nenhum suporte do desenvolvedor, é simplesmente burrice!

      Hein?
      Então se uma empresa mantém um Windows XP simplesmente porque um sistema legado funciona perfeitamente nele, sem travamentos ou qualquer outro problema que causará um impacto em sua produtividade ou lucro, isto é burrice?

      Burrice é atualizar para um sistema novo só por ser novo.

      • Manoel Jorge Ribeiro Neto

        Acredito que se uma empresa tiver um bom planejamento do ciclo de vida de seus sistemas, poderia aumentar a frequência de atualizações, para agregar novas tecnologias, e ainda manter-se eficiente e lucrativa. Para mim, o uso de sistemas legados é um forte indício de que algo não vai legal com a parte de TI da empresa.

  • Edmilson_Junior

    Os terminais de atendente e de supervisor, imagino que dá coordenação também, são XP ainda. Pelo que li deu problema ontem lá por causa desse troço.

  • Douglas

    por isso não saio do Windows 98, ninguém escreve vírus pra ele…

    • Alvaro Carneiro

      rapaz tá muito ousado.

      vai de windows 3.11 – esse realmente é mais seguro.

      • Theuer

        E praticamente te transforma em um gamer com o Ski Free!

      • R4MON ALVES

        ainda existe quem fale do windows 3.1? Que saudades desse tempo!

        • Alvaro Carneiro

          conheço gente que só não usa porque não consegue um instalador.

          ficam no XP se vangloriando de que estão usando o melhor sistema operacional do mundo e que NUNCA vão trocar. Tem um manolo que ele tem o XP instalado e fez imagem do HD, para quando o HD pifar ele já tem a imagem do XP instalado, so restaurar a imagem no novo HD.

          para ele o windows 7 é lixo e o windows 10 só serve para espionar você.

        • Lucas C. Guedes

          Eu acho que tenho o Windows 3.1 no virtualbox

    • Levi Lima

      Se usasse Linux, não iria se preocupar nunca.

      • Metalmacumba

        Bitch please, Linux de bosta. Eu uso o meu web browser do dreamcast. Quero ver ter vírus ou qualquer coisa naquilo. Os 56k do modem dele não permitem isso! Demorava 2 minutos pra baixar uma foto porno naquela desgraça.

        E se reclamar eu vou com meu hp jornada com processador SH3 e modem pcmcia. E se ainda reclamar eu todo a distro de Linux dele, jlime.

        E se continuar reclamando eu continuo lembrando de quinhentos browser maluco que eu já usei (por que sim eu sou idiota demais).

        (Sacou que é brincadeira né?).

      • OverlordBR

        Se usasse Linux, não iria se preocupar nunca.

        Claro que não!
        Estaria preocupado com outras coisas, como achar a porcaria de um driver que funcione para um hardware do teu computador.

    • Lucas C. Guedes

      Sistemas operacionais como o Windows 98 são muito vulneráveis a qualquer tipo de ataque. O internet Explorer não acessa mais a internet, nem baixa updates. E ainda mais, hackers usam sistemas velhos para testar vírus.

      • Douglas

        Mas o windows 98 tem autopilot e uma assistente virtual muito boa, varias vezes quando eu entro na sala, o computador já está ligado e dentro do home banking, ele manda emails sozinho contando sobre apps boas para baixar para os meus amigos, de tempos em tempos ele apaga arquivos desnecessários ou importantes que eu tenho pra me ajudar com espaço, a câmera liga sozinha e as vezes fica me filmando para guardar memórias, tudo isso em troca de tempos em tempos ele fazer um saque na minha conta. Acredito que estou tendo uma boa experiência.

        • Diego Berlezi Ramos

          Rachei!!
          Pelo menos, com o Win98, dava para formatar e reinstalar tudo em uma meia hora! 😀

          • Lembro que na época do anúncio do RC do Win98 a manchete da coluna do Biropo era “Duas horas de instalação usando um Pentium II: Vai encarar?”

        • Shadow Sneak

          Boa!

      • Windows 98 é vulnerável a tela azul, queda de energia, a dedão no reset… virús é o de menos… xD

    • Bitch, please… Eu uso Manjaro Linux e não sei o que é vírus. (também não sei o que são aplicativos, mas esse é só o preço a se pagar pela segurança).

  • Windows XP é imorrível.

    E um ataque hacker dessa magnitude obviamente que não poderia ter sido obra dos asnonymous. Eles não têm capacidade para isso.

    • Alvaro Carneiro

      mas fazem cada video bonitinho usando máscaras… você tem que ver.

  • Poxa vida e eu que achava que agora ia receber milhões em bitcoins!

  • Alvaro Carneiro

    burra foi a MS em fazer isso, agora é que NUNCA mais o XP morre.

    • Tejobr

      Nem só de SMB agoniza o XP.

  • Flávio Junior

    Velho, não obsoleto.

    • Inquisidor

      obsoleto e velho, meu processador nem tem suporte pra ele para vc ter uma ideia

      • Flávio Junior

        Na verdade é apenas a citação de um filme, Terminator Genisys.
        Mas como alguns colegas mencionaram, o sistema ainda dá um caldo pra PCs mais antigos, desde que esteja devidamente atualizado, tenha um antivírus aceitável e uma boa pitada de bom senso nas atividades.

        • Inquisidor

          com bom senso da pra usar até o 95 kkkkk

    • ditom

      Ainda uso XP num Dell latitude.

      • Oberaldo Gilmentoo

        Uso o XP num core2duo comprado em março2007. Estou usando ele agora. Para o uso da patroa e das crianças é mais do que suficiente. Ele não suporta Win7 pra cima. O dia em que eu estiver com tempo instalo um Ubuntu 64 bits e talvez consiga continuar usando por mais cinco anos. Ele roda os linux de 64 bits muito bem.
        E tenho um roteador OpenWRT, mais firewall Avast, todas as portas customizadas fechadas, etc.

        • Luiz Claudio Eudes Corrêa

          Ubuntu Mate (Mate é a parte importante) nele! (-;

          • Oberaldo Gilmentoo

            A graça é que esse micro serve para passar Netflix na TV, então, preciso do Chrome e do HDMI;
            Wheezy suporta o vídeo (Radeon antiga), mas não suporta a versão do Chrome que roda a Netflix; Jessie suporta o Chrome, mas não suporta a placa; no momento, a solução que ainda existe é o Kubuntu 16.10. Não trocar o computador não é uma necessidade, virou um hobby. 😉

  • Pio ♙

    Até o XP atualiza; e o Android, não. 🤔

    • Vá cobrar da fabricante! 😛

      • O Google tem mais forças para fazer isso.

      • Pio ♙

        Mas as updates da Microsoft saem para todas as suas fabricantes também;o Google não imedia pq não quer.E olha q o android é mais “peneira” do q o Windows!

        • Luiz

          ” pq não quer ” , algo me diz que tem dedo podre de Telco, não sei porque, bando de robber baron dos infernos.

        • Ivan

          não tem como comparar windows com android.

          • Pio ♙

            Não è bem uma comparação…è que è cabível já que se trata Windows XP de 2001;um OS extinto em 2014 que mesmo assim acaba de receber um update corretivo,ao passo q um celular de apenas dois anos atrás não será atualizado por causa de desleixo com em relação ao modo com q suas fabricantes o usam,e è muito pouco se contentar em achar que isso è normal,sendo que os dados mais confidenciais dos consumidores de hoje em dia estão nos smartphones.

          • Gustavo Bandoni

            Vc tem idéia de quantas vulnerabilidades abertas há no xp hoje?

          • Pio ♙

            Disso eu sei,mas a questão é q essa vulnerabilidade em especial foi corrigida;mesmo depois de o sistema ser oficialmente encerrado há 3 anos.

          • Ivan

            Ai é que ta a diferença grande, quem não atualiza são as fabricantes e não a google, Google= Android, Microsoft = Windows, ambas atualizam e no caso do windows a microsoft não depende de nenhuma fabricante ela mesmo pode atualizar o SO quando quiser.

          • Gaius Baltar

            Pode porque exigiu dos fabricantes que fosse assim, o Google não. Preferiu ter o maior número de pessoas a fornecer dados. ¯_(ツ)_/¯

          • Ivan

            Também não, quem atualiza o windows é a microsoft e não as fabricantes, no maximo pode colocar um windows mais atualizado, microsoft atualiza via OTA e o google não atualiza via OTA, meu notebook é da samsung não dependo da samsung pra atualizar o meu windows, como dependo da lenovo pra atualizar o meu android.

          • Gaius Baltar

            Foi o que eu falei. A Google poderia fornecer só o SO e atualizar tudo via OTA, não fez e são os usuários quem padecem. Preferiu agradar os fabricantes e poder o máximo de pessoas para data mining.

          • Ivan

            Acho que seria dificil, teria que ser android puro e sem nada de hardware diferente das fabricantes.

          • Gaius Baltar

            Não, não seria difícil. Apenas os fabricantes não querem e o Google aceita, ao contrário do que faz a Microsoft no desktop. A diferença é que no desktop nós somos clientes e no Android nós somos produtos.

          • Ivan

            O que especificamente que as fabricantes não querem? apenas atualizar? Eu acho que se fosse apenas atualizar o android seria bom pras fabricantes, um serviço a menos pra elas, mas será que isso não tiraria coisas especifica de cada rom das marcas?

          • Gaius Baltar

            Exatamente. Tiraria o bloatware que os fabricantes colocam nos celulares. O curioso é que no Windows o bloatware dos fabricantes é independente do SO. ¯_(ツ)_/¯

          • Ivan

            Isso é verdade.

          • Pio ♙

            Google poderia/pode cobrar mais dos fabricantes.

          • Gaius Baltar

            Eu acrescento o Google ao rol de culpados na falta de atualização. Como falou o Raposão acima, bastava exigir mais dos fabricantes, mas como sabemos o Google só quer os dados e o resto dane-se.

          • Pio ♙

            Concordo.

        • Thyago Topan

          Os Windows são “puros”, só muda os drives, e algumas configurações…

          Já o Android, por ser aberto, cada empresa coloca teu pitico de apps, launcher, enfim, personaliza todo o Android… Daí quando lança um novo Android, geralmente n vale a pena ela refazer tudo (afinal, ela já vendeu o celular…).

          Por isso, empresas que mantêm a ideia do android puro, geralmente tem mais atualilzações, pois o custo para ela atualizar é bem menor.

          • Raposão do Ártico 🦊

            Microsoft tabalha junto com as fabricantes pra atualizar os drivers também. Já o Google, não. Por isso que o sistema é de graça.

          • Eu tenho um Xiaomi Mi5 que usa uma customização do Android chamada MiUI. Neste momento, estão migrando para a versão do Android N, vão lançar a MiUI 9.
            Mas, mesmo assim… Sério… Sinto falta do Windows Phone que eu usava no Lumia 1520. Não tinha apps, mas o que era nativo funcionava que era uma beleza. Já nessa MiUI 8, parece que tem tudo ali, jogado em cima de uma penteadeira e, volta-e-meia, algo cai no chão. Estou considerando seriamente passar para o iPhone quando o Mi5 se aposentar.

      • Pio ♙

        …e não estou criticando quem optou por android,e sim as fabricantes.

      • Raposão do Ártico 🦊

        O Google que deveria cobrar das OEMs um mínimo de qualidade pra usar seu sistema… mas como ela prefere quantidade do que qualidade pra ganhar dinheiro com a play store e data mining… tá pouco se fodendo

        • Ivan

          Na verdade é o cliente, como vc falou o google ta ganhando dinheiro pra ele ta bom.

          • Luiz Antonio

            É a triste realidade, nem sempre o melhor OS vence. Vide o exemplo do Windows.

        • OverlordBR

          Mas mas e o Windows Phone, cara?

          • Raposão do Ártico 🦊

            Morreu mas passa bem

          • Luiz Antonio

            Então ele passou desta para melhor. Sim, ditado de velho. 🙁

          • Metalmacumba

            Eu tive um daqueles treco que o pessoal do xda developers começaram a fuçar e criaram o site. Dava até agonia usar aquele Windows mobile 2000. Tive também um omnia 2 com Windows mobile 6. No fim das contas eu acabei fazendo minha mãe comprar um Nokia baratinho e que pra ela valia a pena que é mais fácil de usar que Android, querendo ou não. Toda vez que eu mexia naquilo eu sentia o Windows mobile encravado no Windows phone. Eu tinha a sensação de usar a mesma porcaria que saiu em 2000, sem avanço nenhum.

    • Ivan

      li que a google lançou um sistema que facilita a atualização que não vai precisar depender das fabricantes

      • O Google não lançou, O Google planeja lançar no futuro Android O. Mas é algo que é comentado e prometido desde antes do Nougat e, se não me engano, antes mesmo do Marshmallow. Na melhor das hipóteses e se tudo der certo, após o lançamento do Android O, teremos ainda uns bons anos pela frente de Androids desatualizados dominando o marketshare.

        • Luandersonn Airton

          Isso é prometido desde o 4.0 se não me engano

          • Exatamente, deve ser por aí mesmo. Mas é melhor nem forçar a memória tentando lembrar essas coisas.

      • Pio ♙

        Li sobre isso também,mas isso vai demorar um pouco a sair.

        • Ivan

          Sim mas já alguma coisa

  • Rodolfo Oliveira

    Problema que mesmo pra quem precisa de windows XP a Microsoft oferece a opção de suporte customizado, paga-se um valor anual e você ainda recebera atualizacoes de segurança. O Reino Unido por exemplo se recusou a pagar a taxa. Ai você me responde, qual culpa a Microsoft tem nisso? Se ate mesmo quem faz questão de usar velharia poderia ter um sistema imune? Essa atualização já tinha sido liberada pra clientes de suporte customizado do XP, a Microsoft ta liberando de graca pra todo mundo só pra não se queimar.

  • Single Player

    Eu uso uma maquina com o Windows XP para rodar o Visual Studio 2008, e vai muito bem obrigado. Acho que não existe combinação melhor para programar para o obsoleto – embora ainda usado – Windows CE. Já instalei o patch por via das dúvidas 🙂

    • Oberaldo Gilmentoo

      Single Player, se me permite ser enxerido, que tipo de programa v. faz para WinCE, e em que tipo de equipamento ele é usado? (é pura curiosidade, se não quiser ou não puder responder, sinta-se à vontade para ignorar este post)

      • Single Player

        No meu trabalho usamos coletores de dados da Honeywell Dolphin 6100, que rodam o Windows CE 5.0 e outros com Windows Embebed 6.5. Eu desenvolvi uma aplicação em C# para rodar nesses coletores, que fazem leitura e tratamento de códigos de barras de produtos/equipamentos. No windows XP tenho instalado o Visual Studio 2008 + SDK de Windows Mobile + Active Sync. Muito bom. É uma solução que atende plenamente as nossas necessidades.

  • Atilagr

    Órgão público usa Windows XP direto. Vide Polícia Civil e Polícia Militar do RS.

  • William Mitnick

    O windows sendo o windows, qual a surpresa?

    • Gaius Baltar

      Diria antes pessoas burras sendo burras. O sistema foi considerado oficialmente obsoleto pela Microsoft em 2014, quem usa-o em 2017 sabe os risco que corre.

      • Paulo de Tarcio Santos Freiri

        Pessoas entende-se empresas, pois elas que não gostam de investir no TI, acham que só é custo, ai quando tem algum ataque assim o custo é bem maior.

        • Gaius Baltar

          Pessoas burras que comandam empresas.

  • Marcogro®

    Tive que fazer uma manutenção um tempo atrás num XP com SP3 e o escambau 1 zilhão de atualizações e por aí vai…
    Cheguei na firma lá e simplesmente não havia área de trabalho de tanto Pop up que abria… Infectado até a raiz. Tive que sair deletando vírus pelo registro…Foi mó barato, há anos que não lidava com XP, mas era o velho e conhecido XPzão…

    • Aqueles tempos de editar o registro do windows na unha… Saudades, saudades.

  • Saulo Benigno

    Vai lançar? Já foi lançado, desde ontem.

    Até XP Embedded ganhou atualização…

    • Le HueBr

      esse daí o suporte vai até 2018 se não me falha a memória, o XP que já era o suporte (2014) e deveria ficar do mesmo jeito kkkk

  • Marcio

    Na verdade as atualizações (windows 2003 e vista também entraram) já estavam prontas, disponíveis para empresas que tem contrato de suporte para tal. O que ela fez foi liberar publicamente essas correções.

  • Olfrygt

    Graças ao peopleware Wanna Cry, lançaremos mais atualizações para o politicamente correto…

    • Jefferson Viana

      ????

  • OverlordBR

    a Microsoft vai arregaçar as mangas e trazer a atualização de segurança para um sistema já obsoleto mas que muitas empresas ainda teimam em usar.

    Se o Windows XP faz tudo que estas empresas necessitam, não considero obsoleto para elas. 🙂

    Acho que nós é que temos mania de sempre estarmos atualizados demais.

    • Oberaldo Gilmentoo

      Não creio que seja tão difícil assim para a MS, os patches são bem semelhantes. Sempre acho que as principais diferenças do Win XP SP3 para os SO´s posteriores são nas interfaces. Eu creio que a MS põe os SO´s no fim da linha simplesmente por uma razão comercial. Tecnicamente seria viável os Windows evoluirem na base das atualizações mensais e Service Packs… seria possível as versões mais novas do Internet Explorer e mesmo o Edge rodarem no XP, bastaria quererem fazer isso.
      “windows-get update & windows-get upgrade”
      mas eu entendo perfeitamente que isso não dá dinheiro no modelo de negócio da Microsoft, portanto, as atualizações da MS são apenas para segurança, e fique bem claro que não sou eu que irei criticar a Microsoft por fazer assim. E ninguém deixaria de comprar um produto MS só porque ele não “evolui”.

    • Para usuários (Usuário) doméstico. Acho super válido atualizar para uma versão nova do SO quando o Usuário achar interessante. Atualização de segurança, sempre ligada.

      Para sistemas críticos, primeiro me questiono sobre a inteligência energúmena de deixar esses sistemas conectados na interwebs.

      Segundo, se for deixar sistemas críticos conectado na interwebs, atualize. E pelamor.. deixe só um administrador. Os sistemas que eu administro são mais fechados que uma virgem evangélica (ou um virgem evangélico para os floquinhos não surtarem)

      Essa “tragédia” (depende do jeito que ver toda essa comoção) é uma declaração linda de que não há bons TIs responsáveis pelas redes afetadas.

  • Davos, o lula europeu!

    Sistema não atualizado? = Pirataria, pode apurar, em 80% dos casos. E esse ransomware ai, nas empresa as quais minha atual empresa empregadora presta suporte, mesmo com windows 7 está “dando ruim.”

    Se eu fosse a titia MS, aproveitava o ensejo pra pegar na malha fina empresas sem licença pra instalação do SO em várias máquinas e descolava uns trocados. Parece até que pirataria de empresa é permitida e só a de usuário é execrada.

  • E pensar que um desenvolvedor “resolveu o problema”, parando (*temporariamente) a disseminação da praga, ao registrar (com valor próximo a R$35) o domínio que encontrou no código do Ransonware…

    http://www.hardware.com.br/noticias/2017-05/microsoft-lanca-patch-para-windows-xp-devido-ao-ransomware-wannacry.html

    https://pplware.sapo.pt/informacao/jovem-22-anos-ajuda-travar-ataque-do-wannacry-10e/

    Mas como desgraça pouca é bobagem, já alteraram o RansonWare

    https://pplware.sapo.pt/informacao/wannacry-evoluiu-perigoso/

  • Tiago Chiaveri

    Há um tempo atrás eu falei aqui nos comentário das backdoors que existem no Windows, que vigia o seu comportamento e que não pode ser verificada, pois o código é fechado. Ai vem e me chamam de comunista porque proponho a utilização do Linux… Mal sabem eles, que como bom capitalista prezo pela segurança total do meu sistema e corto gastos com intermediários e não fico preso a soluções as quais não possa ter uma alternativa de rápido acesso.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis