Emanuel Laguna 6 anos atrás
Ontem, dia 12 de maio, uma pequena mas boa parte do mundo corporativo foi feita de refém por um ataque em massa. Os cyber-terroristas estão a utilizar o WannaCry, um ransomware que criptografa os dados da vítima e só os libera quando a empresa afetada paga o resgate.
Entretanto, desde o dia 14 de março a Microsoft disponibilizou o patch KB4012598, uma senhora atualização de segurança que previne a vulnerabilidade do Windows que permitiria a entrada do WannaCry nos sistemas Windows Vista e superiores. Os computadores que não receberam tal atualização de segurança são passíveis de se tornarem novas vítimas do ransomware.
A origem do WannaCry seria de um grupo chamado Shadow Brokers. Tal grupo de hackers usou um exploit do Windows chamado EternalBlue, que permite a execução de um código remoto iniciado por meio de uma vulnerabilidade no SMB, para espalhar o ransomware. Esse processo todo supostamente teria saído de uma ferramenta supostamente vazada da NSA.
Muito provavelmente algumas das máquinas afetadas com o WannaCry ainda usam o velho e bom Windows XP. Para colaborar com a contenção da epidemia, a Microsoft vai arregaçar as mangas e trazer a atualização de segurança para um sistema já obsoleto mas que muitas empresas ainda teimam em usar. Além do Windows XP, os sistemas legados Windows 8 e o Windows Server 2003 também ganharão o update já disponível para os Windows mais atuais.
Dizem que os hackers só conseguiram arrecadar alguns milhares de dólares no total, um valor que deve ser bem menor que o investido pela Microsoft para ajudar a livrar o mundo de mais essa praga.
Fonte: The Verge.