RIP IN PEACE*, Hans Rosling

88407_800x600

Florence Nightingale, a mãe da enfermagem moderna, humanista e celebrada enfermeira na Guerra da Crimeia tem um lado menos conhecido do grande público: ela foi acima de tudo uma brilhante matemática. Florence precisava demonstrar que as pessoas estavam morrendo mais no hospital do que no campo de batalha, mas os dados coletados eram exibidos em tabelas, de difícil visualização.

Ela compilou os dados em gráficos, produzindo os primeiros relatórios realmente práticos, criando inclusive aqueles formatos que o Excel tem até hoje mas ninguém sabe como funcionam:

img_0016-05-1024x684

Isso foi em 1856.

A medicina é uma área que usa bastante matemática e estatística: quando um médico calcula as chances de um paciente não está chutando, há toneladas de dados por trás daquilo. A não ser quando são chances de ser Lúpus. Nunca é Lúpus.

Eficácia de medicamentos, risco/benefício de tratamentos, mortalidade considerando N fatores, a lista é imensa. Por isso faz sentido Hans Rosling ser médico. Nascido na Suécia, ele se formou médico sanitarista e foi trabalhar em Moçambique e Congo, onde conheceu a realidade da África, acompanhando epidemias e usando não só medicina, mas matemática.

Ele acabou se especializando em estatística, criando com seu filho um software para visualização de dados, o Gapminder, que foi comprovado pelo Google.

gapminder-offline-tools

Hans fez apresentações no TED, documentários para a BBC e era um exímio professor, talvez por seu otimismo baseado em fatos. Mais que ninguém ele me convenceu que no geral o mundo está melhorando. Veja esta apresentação, onde ele compila e demonstra de forma simples toneladas de dados sobre expectativa de vida e renda per capita do mundo nos últimos 200 anos:


Hans Rosling’s 200 Countries, 200 Years, 4 Minutes – The Joy of Stats – BBC Four

Neste outro vídeo ele demonstra a invenção mais importante para a liberação das mulheres na História do mundo: a máquina de lavar. Com ela as mulheres ganharam acesso ao mais precioso dos bens: tempo, tempo para estudar, se organizar, aprender, crescer.


JANE72427 — Hans Rosling and the magic washing machine (2010)

A didática de Hans é incrível, ele consegue falar de estatísticas sem sequer mostrar fórmulas ou tabelas. Ele faz o que todos deveriam, demonstra fatos através de dados, ciência de primeira. Hans enterrou a idéia de que estatística é algo chato e entediante, com tabelas e mais tabelas e nada mais.

Infelizmente Hans Rosling nos deixou bem cedo. Ele faleceu hoje, aos 68 anos depois de um ano enfrentando um câncer de pâncreas. Só que seu trabalho permanece, sua visão de mundo baseada em dados factuais é seu grande legado. Que essa visão seja replicada por muitos anos, inclusive para seus alunos, que tiveram resultados piores que chimpanzés, no primeiro teste que ele aplicou.


TED — The best stats you’ve ever seen | Hans Rosling

Fonte: IBT.

PS: * EU SEI.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • Alessandro Manoel

    O documentário The Joy of Stats é espetacular.

  • Rodrigo Santos

    Gosto demais dos vídeos do Hans, sempre buscava por suas apresentações com dados mais atualizados no YT e sempre ficava maravilhado como ele conseguia apresentar informações tão complexas de uma forma tão didática e direta, e sem cunho político ou ideológico. Que descanse em paz.
    Uma das últimas apresentações que assisti e gostei muito foi “Hans Rosling’s presentation at the WTO” (busquem no tubo), fica a dica pra quem tiver interessado (mas infelizmente essa não tem legendas).

    • Bambino VJ

      Massa acabei de assistir!

    • https://www.youtube.com/watch?v=5SqSE9XKgIw

  • “Neste outro vídeo ele demonstra a invenção mais importante para a liberação das mulheres na História do mundo: a máquina de lavar.”

    Isso me lembra uma vez, no meu primeiro ano de casado. A mulher tinha ido tomar banho e pediu pra eu botar uma roupa na máquina. Quando ela ouviu o barulho da máquina enchendo, começou a gritar. Fui ver o que era, e ela estava tensa, achando que eu não podia mexer na máquina porque eu não saberia usá-la.
    Minha resposta: “minha filha, eu uso Linux!” 😉

    • Daniel

      Tirando a parte onde me dá mais preguiça entender os conceitos da máquina, que do programa eu concordo…principalmente porque tem a parte de levantar e jogar a roupa /sabão / amaciante dentro…

      • Eu achei que era fácil mas, segundo minha esposa, sempre erro a dosagem de sabão em pó e amaciante. “Quer que as roupas fiquem em pé sozinhas?”
        E a parte de separar por cor? Pra quê esse apartheid? Nunca entendi isso até o dia em que coloquei uma camisa vermelha para lavar com minhas cuecas brancas. No fim do ciclo, eu tinha cuecas cor-de-rosa.
        (forma para doação, juro)

        • Marcogro®

          Porque o apartheid? Me responda, então, porque o preconceito contra as cuecas rosas? (até entendo, rsrs)… Já eu , por outro lado, não suporto aquela gavetinha pro sabão em pó… Aquela porcaria vive empelotando, jogo na roupa mesmo…

          • Isso de separar roupa por cor é o fim da picada: ao invés de uma lavagem, você chega a precisar fazer três ciclos! É contra o princípio do Ogro Moderno que JAMAIS faz mais do que UMA viagem do carro até a despensa carregando as compras do mercado.
            Já as cuecas cor-de-rosa. Tenho TOC, então quase não consigo explicar em palavras o QUÃO errado é ter cuecas rosas quando, na verdade, são brancas. Tá errado! Tá errado!
            Além disso, acredito piamente que as roupas que vestimos são formas de nos comunicarmos com a sociedade. Talvez amigos vindo me visitar e, por acaso, percebendo no varal da área de serviço várias cuecas cor-de-rosa penduradas possam fazer uma leitura errada a respeito de minha orientação sexual e, partindo do princípio que a zueira nunca tem fim… 🙂

          • Marcogro®

            Mas essas mulheres… Elas sempre tem razão. Pelo menos eu ‘deixo’ que tenham, mesmo quando não tem, pois sempre te convencerão do contrário, seja pelo cansaço ou pela greve.

          • Bruno Aveiro

            Resolvi o problema com sabão líquido.
            É mais caro, eu sei. Mas ele tem a tampa com a “dosagem certa” e não empelota o sabão.

        • Daniel

          A minha tem essa coisa com toalhas, que diz que não pode misturar com roupas, talvez seja o mesmo caso embora, toalhas rosas peguem menos mal… Pior foi o dia que veio visitas, e tive de pegar uma toalha pra mesa, peguei a melhor a primeira que apareceu na frente entreguei ela olhou, olhou pras visitas não disse nada e foi pegar outra… quando foram embora ela fez um escândalo… e eu até hoje nunca entendi qual o problema de colocar um lençol limpo a mesa…. uai por acaso ela acha que as mesas de restaurantes e bares são mais limpas que isso??? Só eu sei o que acontece depois que esses lugarem abaixam as portas… Tanto que sempre que possível prefiro comer em casa +.+

  • Anderson Fernandes

    O vídeo sobre a maquina de lavar é emocionante. Essas estatísticas fazem a gente manter a fé na humanidade, com fatos e dados.

  • Wilter Monteiro

    Realmente esse cara é fantástico e inspirador. No documentário, a parte que mais gosto é do casal africano que tem como objetivo comprar um bicicleta e isso irá melhorar a vida deles em muito. Isso mostra bem as necessidades e aspirações de uma pessoa dependendo de onde ela nasce. Ele também me convenceu que o mundo não está super populoso.

    • Por isso eu acho (e a Comissão Nobel também) genial o conceito de microcrédito, onde você empresta muito pouco mas pra gente com objetivos específicos, tipo uma costureira no Quênia comprar material pra começar a produzir vestidos. Dá uma olhada nos casos do https://www.kiva.org/

    • Também fiquei sabendo a pouco sobre o mundo não está super populoso e custei a acreditar.
      Tem aqui no Meio Bit também um texto do Cardoso mostrando como o excesso de DOAÇÕES impede certo lugar da África se desenvolva. O resumo é mais ou menos este: “O Nbongo tem espírito empreendedor e gostaria de montar um mercadinho na sua vila, mas como esse mercadinho vai competir com toneladas de alimentos que chegam de graça?”. O resultado é que aquele lugar fica sem Mercado, logo, fica dependente da caridade dos brancos “para sempre”.
      Foi um desses textos que terminei de ler com o queixo caído.

  • QuitKatt ™😼🏁

    Otima materia,eu não conhecia a origem deste formato de exibição de dados em gráficos.

  • Marcio Ferreira

    Cara, esse negócio de “PS: Eu sei” tá ficando chato. Se eu fosse moderador, baixaria a marreta nesses chatos e acabaria com este transtorno de vez.

  • Whirlpool

    Para os que curtem visualização de dados interativa, dêem uma olhada no Tableau.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Tableau_Software

    • Samuel

      Tenho usado ele. Não conheço ferramenta OLAP com maior capacidade de gerar boas visualizações

    • Cheguei a usar o Tableau uma vez. Que tesão de software.

    • Mexo com ele tem 2 anos. É sempre a 1a opção para analisar dados de pesquisas. Meu único sonho é que ele tenha uma maneira mais intuitiva para fazer gráficos do tipo nodeX.

      Ano passado adicionamos o Tableau na grade curricular dos alunos do 1o ano (faculdade) no curso de TI e relacionados (ciência da computação; BIS). E o bom que tem muita empresa pagando bem para quem sabe mexer.

  • Samuel

    Vi uma apresentação dele no TED há pelo menos uns 2 ou 3 anos. Nunca esqueci. A forma q ele passava os fatos na forma de visualização de dados me deixou impactado.

  • MEU DEUS!!! Não acredito.

    Diz que é mentira, por favor. 🙁

  • Pingback: Nerds que vocês deveriam conhecer: Hans Rosling - Deviante()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis