WhatsApp vai informar a seus amigos onde você está em tempo real

Compartilhar sua localização no WhatsApp é possível, embora seja algo completamente manual (através de compartilhamento de dados entre apps). Porém, no futuro muito próximo essa funcionalidade se tornará parte integrante do instant messenger: a última versão beta do aplicativo vai informar aos seus contatos por onde você anda, embora o controle permaneça na sua mão.

A nova função está presente nas builds 2.17.3.28 do iOS e 2.16.399 do Android, e seria liberada a princípio apenas para grupos. Ela está presente dentro das configurações e o usuário decidirá se habilita a localização por 1, 2, 5 minutos ou por tempo indeterminado. De modo a não interferir na rotina dos usuários ele viria desativado por padrão, e há a opção de compartilhar tais informações sensíveis apenas com seus amigos (dando a entender que aqueles que não se incluem mutuamente em suas agendas de contatos, identificados apenas como números não terão acesso). Ou seja, você poderá decidir quais grupos podem saber seu paradeiro e mesmo assim, nem todo mundo verá tal info.

Há todo um burburinho em torno de ativar geolocalização no WhatsApp em tempo real. Há quem considere uma funcionalidade que veio para agregar, outros consideram invasão de privacidade. Embora todos saibamos que o Facebook não é santo a ferramenta vem desativada, seu app não será atualizado e sairá informando por onde você anda a todo mundo. No entanto o app pode e irá coletar tais dados do mesmo jeito.

Claro que a opção não foi pensada como uma conveniência para o usuário e sim como uma maneira de fazer dinheiro. Ao coletar a posição do usuário através do WhatsApp, o Facebook poderá exibir mais e melhores anúncios e ofertas baseados em onde o usuário se encontra. Ainda que o instant messenger não venha a exibir ads não é como se seus usuários não usassem as outras soluções da companhia, como o Instagram ou o próprio Facebook.

Eu costumo dizer que o Google cobra um preço alto pelas suas ferramentas, mas diferente do Facebook a gigante das buscas retorna produtos e serviços realmente úteis. É o bom e velho Mal Necessário, a única opção para quem não concorda de maneira nenhuma com coleta de dados é não usar a internet e francamente, hoje isso é basicamente impossível. Por outro lado os produtos do Zuck não são totalmente úteis, com exceção do Messenger e dos WhatApp. Falta uma plataforma de soluções (uma suite de produtividade como o Google Docs por exemplo) para que a coleta massiva de dados que realiza se justifique.

No mais, será divertido quando o primeiro pulador de cerca esquecer que deixou o recurso ligado no grupo da família.

Fonte: Cult of Mac.

Relacionados: , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Cocainum

    No mais, será divertido quando o primeiro pulador de cerca esquecer que deixou o recurso ligado no grupo da família.

    Novo mercado surgindo: Bloqueadores de celular para Motéis.

    • Prevejo memes, muitos memes….

    • ²He

      Vai ser pouco suspeito a ultima localização do cara ser em frente a um motel e a localização voltar “ao vivo” 3 horas depois.

      • Cocainum

        Enquanto for só suspeita, negue até o fim, hehehe.

      • Cocainum

        Tive outra ideia, ainda melhor. Um serviço vip de babysitting de celular. Você entrega o aparelho na recepção do motel e um moto boy leva o bichinho “para passear” em lugares acima de qualquer suspeita (igreja, supermercado, etc). Quando terminar o “serviço”, você pega o aparelho com o moto boy em algum lugar combinado.

        • Pancho, solo Pancho

          Já existe, acredite, na minha cidade é o mesmo motorista de uma van que levava a piazada capturar pokemons. rá!!!

          Tive um celular shing ling que tinha uma opção de som de fundo, você podia incluir o som na chamada, como som de um lugar cheio de pessoas ou o som abafado de um escritório… adorava aquele celular.

  • mr_rune

    É plenamente possível. Eu não uso nenhum produto do facebook desde 2014.

  • Agora sim a galera migra para o Telegram.

    • gabriel

      Acredito que nao, o publico em geral nao liga pra privacidade, ou como as empresas utilizam seus dados.
      Mas eu queria que fosse verdade, gosto bastante do Telegran.

      • O público vai ligar pra privacidade quando o pai de família quiser ir no motel com a amante mas não puder fazer isso sem que o grupo da família saiba. O próprio texto do Cardoso diz isso.

        • DanielBastos

          Mais provável o cara descobrir como desativar quando der merda com ele ou com algum conhecido.

        • gfg

          Quem vai pro motel com a amante já usa outros apps,
          O charges representou isso semana passada mesmo:
          https://charges.uol.com.br/2017/01/16/vida-dupla/

    • DiMais

      Galera já usa tantos apps de geolocalização (Happn, Tinder e afins), mas estão fazendo tempestade agora porque é o “zap”…

      • Mirai Densetsu

        Esses outros tem um bom motivo: o próprio serviço se propõe a apresentar alguém que esteja por perto.

        O whatsapp não.

        • DiMais

          mas pelo que se apresenta essa função do Whatsapp não será ativada por padrão e para isso acontecer o usuário deve fazer a ativação de forma manual e bem consciente.
          assim como as confirmações de leitura, status e visto por último que podem ser facilmente desativadas pelas configurações do app.

    • Ano do Telegram = Ano do Linux + 1

  • gabriel

    Querendo ou nao, ou vc paga com dinheiro ou com a privacidade.

  • jairo

    Bem…..Tem suas utilidades , em.caso de emergência ajuda.

  • Maom

    Que delícia o futuro… Sua mulher, seus pais, sua empresa/chefe, seu governo, etc… Todos vendo por onde vc anda 24h por dia. Deus pode descansar agora. Deus num ta mais vendo.
    Agora é a hora de fazer dinheiro, aproveitar as oportunidades de mercado. Seja vc tb um franqueado do Bar do Araujo.

    https://uploads.disquscdn.com/images/99419a095f2dd2956a4dc2528784a61b9efa4af3aeed882a29424f9d84cc68c6.png

  • K9s10

    “Por outro lado os produtos do Zuck não são totalmente úteis”, quais úteis?!

  • Icaro Kossmann

    Mas isso é algo que já tem há anos no Messenger do Facebook, muito antes da aquisição do Whatsapp. Me surpreende a demora na implementação.

    PS: Sim, já gerou muitas brigas por conta de localização errada, mesmo.

  • DiMais

    TinderApp

  • Isaias Freitas

    Vai dar muita treta nos relacionamentos.. Rss

  • Rin Tezuka

    A única funcionalidade disso é dar pauta pro casos de família.

  • Julio Verner

    TODO portal de baboseira de vida alheia irá faturar MUITO.

  • Macaquinho feio do bananal

    os homens nao vao querer compartilhar com as namoradas
    vai que elas descobrem onde é a casa das primas ne?!

  • Gabriel De Oliveira Rohden

    ta mas..o fb ja tem o ‘amigos nas proximidades’ o messenger provavelmente tbm tem, e agr o wpp..sao 3 apps informando a mesma coisa :v

  • Flavio Toledo

    hahahahaha Whatsapp vai aumentar poder destruir relacionamentos

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis