Microsoft corrige bug em update do Windows 10 que deixou vários usuários sem internet

windows-10

Semana passada vários usuários do Windows 10 relataram um bug bem chato: a mais recente atualização do sistema quebrou o DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol), impedindo diversas máquinas a adquirirem um endereço IP e consequentemente, não conseguindo se conectar à internet.

Não se sabe exatamente o que causou o bug, apenas desconfia-se que a atualização KB3201845 liberada no último dia 09 tenha sido a responsável. Ela levava a build à versão 14393.479 e independente da operadora de dados os usuários, muita gente não estava conseguindo se conectar de jeito nenhum. A Microsoft tentou minimizar o bug, afirmando que “alguns usuários” estavam “experimentando dificuldades” para se conectar, o que passa bem longe do que aconteceu.

A Virgin Media, que atua como provedora de internet na Europa foi uma das empresas que colocaram a boca no trombone, dizendo que o bug não tinha nada a ver com ela e que a totalidade de seus clientes offline estavam rodando o Windows 10 com a última atualização instalada; logo o erro foi da Microsoft mesmo.

Uma semana depois, a Microsoft localizou o problema e agora o corrigiu de forma silenciosa, através do update cumulativo KB3206632. Oficialmente a empresa diz que foi resolvida “uma falha de serviço no CDPSVC que em algumas situações poderia levar a máquina a ser incapaz de adquirir um endereço IP”, admitindo a hagada.

A Microsoft recomenda que todos os usuários atualizem o sistema e caso a instabilidade permaneça, que utilizem a máxima do Roy:

Cam G Videos – IT Crowd – Have You Tried Turning It Off And On Again?

Sim, eu sei que é para reiniciar e não para desligar, mas não resisti.

Em casos extremos (ou se a atualização ainda não estiver disponível) você pode utilizar o seguinte método envolvendo o Prompt de Comando:

  • digite netsh winsock reset catalog, Enter e depois netsh int ipv4 reset reset.log, Enter. Com isso você acessa os parâmetros de rede e deleta as configurações antigas do IPv4;
  • digite ipconfig /renew e dê Enter. Aqui você renova o IP de sua máquina.

Um dos dois ou ambos os métodos devem funcionar para recuperar sua máquina, que em todo caso é importante para atualizar o sistema.

Fonte: Microsoft.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis