Meio Bit » Arquivo » Internet » Microsoft corrige bug em update do Windows 10 que deixou vários usuários sem internet

Microsoft corrige bug em update do Windows 10 que deixou vários usuários sem internet

Correção liberada pela Microsoft elimina bug relacionado à última atualização do Windows 10, que deixou diversas máquinas incapazes de acessar a internet.

7 anos atrás

windows-10

Semana passada vários usuários do Windows 10 relataram um bug bem chato: a mais recente atualização do sistema quebrou o DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol), impedindo diversas máquinas a adquirirem um endereço IP e consequentemente, não conseguindo se conectar à internet.

Não se sabe exatamente o que causou o bug, apenas desconfia-se que a atualização KB3201845 liberada no último dia 09 tenha sido a responsável. Ela levava a build à versão 14393.479 e independente da operadora de dados os usuários, muita gente não estava conseguindo se conectar de jeito nenhum. A Microsoft tentou minimizar o bug, afirmando que "alguns usuários" estavam "experimentando dificuldades" para se conectar, o que passa bem longe do que aconteceu.

A Virgin Media, que atua como provedora de internet na Europa foi uma das empresas que colocaram a boca no trombone, dizendo que o bug não tinha nada a ver com ela e que a totalidade de seus clientes offline estavam rodando o Windows 10 com a última atualização instalada; logo o erro foi da Microsoft mesmo.

Uma semana depois, a Microsoft localizou o problema e agora o corrigiu de forma silenciosa, através do update cumulativo KB3206632. Oficialmente a empresa diz que foi resolvida "uma falha de serviço no CDPSVC que em algumas situações poderia levar a máquina a ser incapaz de adquirir um endereço IP", admitindo a hagada.

A Microsoft recomenda que todos os usuários atualizem o sistema e caso a instabilidade permaneça, que utilizem a máxima do Roy:

Cam G Videos – IT Crowd - Have You Tried Turning It Off And On Again?

Sim, eu sei que é para reiniciar e não para desligar, mas não resisti.

Em casos extremos (ou se a atualização ainda não estiver disponível) você pode utilizar o seguinte método envolvendo o Prompt de Comando:

  • digite netsh winsock reset catalog, Enter e depois netsh int ipv4 reset reset.log, Enter. Com isso você acessa os parâmetros de rede e deleta as configurações antigas do IPv4;
  • digite ipconfig /renew e dê Enter. Aqui você renova o IP de sua máquina.

Um dos dois ou ambos os métodos devem funcionar para recuperar sua máquina, que em todo caso é importante para atualizar o sistema.

Fonte: Microsoft.

relacionados


Comentários