Ronaldo Gogoni 6 anos atrás
Semana passada vários usuários do Windows 10 relataram um bug bem chato: a mais recente atualização do sistema quebrou o DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol), impedindo diversas máquinas a adquirirem um endereço IP e consequentemente, não conseguindo se conectar à internet.
Não se sabe exatamente o que causou o bug, apenas desconfia-se que a atualização KB3201845 liberada no último dia 09 tenha sido a responsável. Ela levava a build à versão 14393.479 e independente da operadora de dados os usuários, muita gente não estava conseguindo se conectar de jeito nenhum. A Microsoft tentou minimizar o bug, afirmando que "alguns usuários" estavam "experimentando dificuldades" para se conectar, o que passa bem longe do que aconteceu.
A Virgin Media, que atua como provedora de internet na Europa foi uma das empresas que colocaram a boca no trombone, dizendo que o bug não tinha nada a ver com ela e que a totalidade de seus clientes offline estavam rodando o Windows 10 com a última atualização instalada; logo o erro foi da Microsoft mesmo.
Uma semana depois, a Microsoft localizou o problema e agora o corrigiu de forma silenciosa, através do update cumulativo KB3206632. Oficialmente a empresa diz que foi resolvida "uma falha de serviço no CDPSVC que em algumas situações poderia levar a máquina a ser incapaz de adquirir um endereço IP", admitindo a hagada.
A Microsoft recomenda que todos os usuários atualizem o sistema e caso a instabilidade permaneça, que utilizem a máxima do Roy:
Cam G Videos – IT Crowd - Have You Tried Turning It Off And On Again?
Sim, eu sei que é para reiniciar e não para desligar, mas não resisti.
Em casos extremos (ou se a atualização ainda não estiver disponível) você pode utilizar o seguinte método envolvendo o Prompt de Comando:
Um dos dois ou ambos os métodos devem funcionar para recuperar sua máquina, que em todo caso é importante para atualizar o sistema.
Fonte: Microsoft.