Meio Bit » Arquivo » Internet » Seu feed do Facebook vai priorizar postagens de amigos e familiares

Seu feed do Facebook vai priorizar postagens de amigos e familiares

Conteúdo das páginas que você curte vai sumir: algoritmo do Facebook vai passar a priorizar postagens de seus parentes e amigos.

8 anos atrás

facebook

A gente está cansado de saber que o Facebook não se comporta como o usuário gostaria. Desde a mudança no algoritmo do feed de notícias, quando deixou de ser cronológico (algo que foi estendido ao Instagram) ele prioriza aquilo que a rede social julga ser mais interessante e não aquilo que você gostaria mesmo de ler.

Não é de hoje que reclamações sobre a rede social esconder postagens e prejudicar páginas pipocam em todo canto, e agora a coisa vai ficar ainda pior: o Facebook vai mexer de novo no algoritmo do feed e desta vez, para priorizar postagens de gente de verdade sobre páginas de empresas, veículos de mídia e outras.

O anúncio da nova mudança foi feito em uma postagem no blog do Facebook assinada por Adam Mosseri, VP de Gerenciamento de Produtos. Ele diz que o Facebook está ouvindo o usuário, dando a entender que muitos usuários preferem sim ver postagens de seus amigos e familiares do que aquelas ligadas a páginas, e “para garantir que você (o usuário) não perca nenhuma postagem daqueles com quem você se importa, nós as colocaremos no topo de seu feed de notícias”. Simples assim.

O que isso significa? Que em breve publicações de páginas que você segue e acompanha ficarão cada vez menos evidentes em seu feed, dando lugar a cada vez mais postagens de gatos, memes, correntes e textões. Esse movimento é um passo atrás às mudanças feitas em 2014, quando a rede social tentava equilibrar o conteúdo exibido entre postagens de pessoas reais e as veiculadas por páginas, antes de a cronologia ir para o espaço.

Há quem diga que o Facebook fez isso para evitar ser acusado de escolher lados, tentando se livrar de uma acusação recente feita pelo site Gizmodo: nela um ex-funcionário dizia que era prática comum suprimir postagens de interesse para usuários mais conservadores. E se lembrarmos do experimento de manipulação emocional e da fraude da venda de curtidas legais, isso é bem possível de ter acontecido mesmo. Mosseri diz na postagem que o Facebook não quer decidir que assuntos o leitor deve consumir, preferindo agora se concentrar em fornecer o que seus contatos reais compartilham.

Esse movimento será muito prejudicial para todas as páginas do Facebook, cujas postagens ficarão ainda mais escondidas nos feeds de seus leitores. Sem a ordem cronológica e agora perdendo prioridade, não é difícil imaginar que em breve de cada dez postagens em nossos feeds, apenas uma virá de uma fonte que não um amigo ou parente. Em uma postagem separada o diretor de Engenharias do Facebook Lars Backstrom reconheceu que essas mudanças podem e irão prejudicar diversos canais, porém acrescentou que o impacto poderá ser minimizado se a maior parte do tráfego vier de compartilhamentos, curtidas e comentários gerados pelos seus contatos.

A pergunta é: se os usuários não tiverem o costume periódico de visitarem as páginas que curtem, como vão compartilhar algo que não verão em seus feeds?

Fonte: Facebook.

relacionados


Comentários