Seu feed do Facebook vai priorizar postagens de amigos e familiares

facebook

A gente está cansado de saber que o Facebook não se comporta como o usuário gostaria. Desde a mudança no algoritmo do feed de notícias, quando deixou de ser cronológico (algo que foi estendido ao Instagram) ele prioriza aquilo que a rede social julga ser mais interessante e não aquilo que você gostaria mesmo de ler.

Não é de hoje que reclamações sobre a rede social esconder postagens e prejudicar páginas pipocam em todo canto, e agora a coisa vai ficar ainda pior: o Facebook vai mexer de novo no algoritmo do feed e desta vez, para priorizar postagens de gente de verdade sobre páginas de empresas, veículos de mídia e outras.

O anúncio da nova mudança foi feito em uma postagem no blog do Facebook assinada por Adam Mosseri, VP de Gerenciamento de Produtos. Ele diz que o Facebook está ouvindo o usuário, dando a entender que muitos usuários preferem sim ver postagens de seus amigos e familiares do que aquelas ligadas a páginas, e “para garantir que você (o usuário) não perca nenhuma postagem daqueles com quem você se importa, nós as colocaremos no topo de seu feed de notícias”. Simples assim.

O que isso significa? Que em breve publicações de páginas que você segue e acompanha ficarão cada vez menos evidentes em seu feed, dando lugar a cada vez mais postagens de gatos, memes, correntes e textões. Esse movimento é um passo atrás às mudanças feitas em 2014, quando a rede social tentava equilibrar o conteúdo exibido entre postagens de pessoas reais e as veiculadas por páginas, antes de a cronologia ir para o espaço.

Há quem diga que o Facebook fez isso para evitar ser acusado de escolher lados, tentando se livrar de uma acusação recente feita pelo site Gizmodo: nela um ex-funcionário dizia que era prática comum suprimir postagens de interesse para usuários mais conservadores. E se lembrarmos do experimento de manipulação emocional e da fraude da venda de curtidas legais, isso é bem possível de ter acontecido mesmo. Mosseri diz na postagem que o Facebook não quer decidir que assuntos o leitor deve consumir, preferindo agora se concentrar em fornecer o que seus contatos reais compartilham.

Esse movimento será muito prejudicial para todas as páginas do Facebook, cujas postagens ficarão ainda mais escondidas nos feeds de seus leitores. Sem a ordem cronológica e agora perdendo prioridade, não é difícil imaginar que em breve de cada dez postagens em nossos feeds, apenas uma virá de uma fonte que não um amigo ou parente. Em uma postagem separada o diretor de Engenharias do Facebook Lars Backstrom reconheceu que essas mudanças podem e irão prejudicar diversos canais, porém acrescentou que o impacto poderá ser minimizado se a maior parte do tráfego vier de compartilhamentos, curtidas e comentários gerados pelos seus contatos.

A pergunta é: se os usuários não tiverem o costume periódico de visitarem as páginas que curtem, como vão compartilhar algo que não verão em seus feeds?

Fonte: Facebook.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples