ad

Seu feed do Facebook vai priorizar postagens de amigos e familiares

facebook

A gente está cansado de saber que o Facebook não se comporta como o usuário gostaria. Desde a mudança no algoritmo do feed de notícias, quando deixou de ser cronológico (algo que foi estendido ao Instagram) ele prioriza aquilo que a rede social julga ser mais interessante e não aquilo que você gostaria mesmo de ler.

Não é de hoje que reclamações sobre a rede social esconder postagens e prejudicar páginas pipocam em todo canto, e agora a coisa vai ficar ainda pior: o Facebook vai mexer de novo no algoritmo do feed e desta vez, para priorizar postagens de gente de verdade sobre páginas de empresas, veículos de mídia e outras.

O anúncio da nova mudança foi feito em uma postagem no blog do Facebook assinada por Adam Mosseri, VP de Gerenciamento de Produtos. Ele diz que o Facebook está ouvindo o usuário, dando a entender que muitos usuários preferem sim ver postagens de seus amigos e familiares do que aquelas ligadas a páginas, e “para garantir que você (o usuário) não perca nenhuma postagem daqueles com quem você se importa, nós as colocaremos no topo de seu feed de notícias”. Simples assim.

O que isso significa? Que em breve publicações de páginas que você segue e acompanha ficarão cada vez menos evidentes em seu feed, dando lugar a cada vez mais postagens de gatos, memes, correntes e textões. Esse movimento é um passo atrás às mudanças feitas em 2014, quando a rede social tentava equilibrar o conteúdo exibido entre postagens de pessoas reais e as veiculadas por páginas, antes de a cronologia ir para o espaço.

Há quem diga que o Facebook fez isso para evitar ser acusado de escolher lados, tentando se livrar de uma acusação recente feita pelo site Gizmodo: nela um ex-funcionário dizia que era prática comum suprimir postagens de interesse para usuários mais conservadores. E se lembrarmos do experimento de manipulação emocional e da fraude da venda de curtidas legais, isso é bem possível de ter acontecido mesmo. Mosseri diz na postagem que o Facebook não quer decidir que assuntos o leitor deve consumir, preferindo agora se concentrar em fornecer o que seus contatos reais compartilham.

Esse movimento será muito prejudicial para todas as páginas do Facebook, cujas postagens ficarão ainda mais escondidas nos feeds de seus leitores. Sem a ordem cronológica e agora perdendo prioridade, não é difícil imaginar que em breve de cada dez postagens em nossos feeds, apenas uma virá de uma fonte que não um amigo ou parente. Em uma postagem separada o diretor de Engenharias do Facebook Lars Backstrom reconheceu que essas mudanças podem e irão prejudicar diversos canais, porém acrescentou que o impacto poderá ser minimizado se a maior parte do tráfego vier de compartilhamentos, curtidas e comentários gerados pelos seus contatos.

A pergunta é: se os usuários não tiverem o costume periódico de visitarem as páginas que curtem, como vão compartilhar algo que não verão em seus feeds?

Fonte: Facebook.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Tudo que eu queria era que mostrasse 100% do que fosse postado, e em ordem cronológica. Paginas que não me geram interesse ou muito pouco dele, eu simplesmente não curto, pessoas que não quero ver no feed eu paro de seguir ou até mesmo desfaço a amizade… O Facebook até poderia disponibilizar as opções, mas para o usuário escolher. Uma opção que me faz falta e estou substituindo com um addon do firefox razoavelmente é que não me interessa ver na timeline que fulaninho curtiu algo de uma pagina ou pessoa que eu não conheço, e até mesmo que compartilhou algo. Se pudesse escolher deixaria apenas as postagens das poucas paginas que eu curto, e o conteúdo que as pessoas postassem diretamente no feed delas (mesmo assim em alguns casos seria obrigado a deixar de seguir alguns heheh)

    • Cortana ✔

      1 – A rede é social, se não gosta de PESSOAS, não devia estar lá.
      2- Você tem noção da quantidade de páginas e pessoas que um usuário do Facebook segue? Um feed cronológico seria totalmente inviável.

      • Urso Azul

        Por isso ele defendeu que fosse disponibilizado uma opção e não que fosse obrigatório.

        Acho que a ordem cronológica é a forma lógica de ver informações, até mesmo porque em várias ocasiões a ordem que algo foi postado é importante.

        • Cortana ✔

          Ele está querendo comida japonesa no restaurante italiano.
          A rede ideal para isso é o Twitter.

          • Uso o twitter para acompanhar algumas pessoas que não são de meu circulo de amigos como jornalistas, alguns blogueiros, etc. Para uso pessoal, ninguem do meu circulo de amizades utiliza twitter, então a unica rede SOCIAL de fato viavel acaba sendo facebook e instagram (que eu gostava muito, até o facebook resolver acabar com a linha do tempo em ordem cronológica ali também…)

      • 1 – Onde eu falei que não gosto de pessoas? Justamente o contrario, eu quero ver o que ELAS postam na sua propria timeline, se um amigo posta uma foto, ou escreve algo, eu QUERO ver, porém se ele curte algo em uma pagina, comenta a foto de uma pessoa que eu nem conheço, isso eu não faço questão nenhuma de ver, considero até certo ponto uma falta de privacidade, e é somente nesse ponto que me referi que não gostaria de ver. (As pessoas que deixo de seguir na 90% dos casos são aquelas que compartilham 7 imagens aleatorias dando bom dia em um espaço de 5 minutos, repetindo isso varias vezes por dia)

        2 – Tenho noção sim, e não direi que é errado afinal cada um faz o uso que achar melhor, mas o MEU feed eu mantenho organizado, sigo paginas que sejam apenas de total interesse (dessa forma gostaria de ver tudo que eles postassem), sigo pessoas que também me geram interesse. Não busco numero alto de amigos por exemplo, pessoas que não me acrescentam nada e eu não quero manter contato eu simplesmente deleto de minha lista de amigos, então PARA MIM, faria todo sentido um feed que mostrasse 100% das atualizações e em ordem cronológica, sem que um algoritmo diga pra mim o que eu devo ou não ver. E como eu disse, nem quero que seja obrigatório, gostaria apenas que tivesse a opção disponível.

  • Mais uma desculpa do Facebook para justificar que as páginas das empresas, das “celebridades” e dos portais de notícias paguem para terem seus posts exibidos aos seus seguidores.

    Resumindo: o que realmente interessa para a maioria dos usuários, eles próprios terão que ir diretamente nas páginas para visualizar. É um modelo de negócio meio sacana, já que a publicidade deveria servir para promover somente aquilo que o usuário ainda não segue, por exemplo, não para limitar sua comodidade de ter este conteúdo, que ele já segue, na sua time-line. (CTRL+C CTRL+V do comentário que eu fiz na notícia do ZeroHora mais cedo).

  • Juaum

    Hello. venha logo…

  • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

    Tudo pra forçar as páginas a pagarem pra “impulsionar” seu conteúdo, mais nada. Uma tática baixa na minha opinião, mas não chega a ser tanta supresa assim vindo do Facebook.

  • Chicken Little

    Mudou a estratégia, perdeu usuários, perdeu tempo médio de uso, voltou atrás na estratégia

  • OverlordBR

    Muito bom este tal de Facebook! Não uso mas recomendo.

  • edenfall

    Agora vai ficar mais fácil você saber que aquela sua prima, que não conversa há 10 anos, curtiu uma foto, que o filho dela foi marcado, em 2007, foto esta que está no perfil de uma pessoa que vc nunca viu na vida.

  • Quem mandou ter conta no facebosta? Quem mandou criar página no facebosta?

    Agora toma.

  • DiMais

    eu queria entender qual o problema do Zuck com ordem cronológica! cada vez mais remendo nesse algoritmo, tudo bem que tenho poucas páginas curtidas nesta rede social… prefiro aquela outra quando o assunto é seguir empresas e outros conteúdos relevantes.

  • Resolvido.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis