Para presidente da Anatel, quem joga online “gasta internet demais”

joao-resende-anatel

Quando o rolo sobre o limite na banda larga fixa não poderia ficar pior, as mais recentes declarações do presidente da Anatel João Rezende só têm piorado as coisas. Como se não bastasse ter dito que a era da internet ilimitada acabou e que o consumidor está mal acostumado com a suposta mordomia, ele agora arranjou o bode expiatório perfeito.

E se você pensou em gamers, acertou.

Numa coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, Rezende voltou a fazer duras críticas ao consumo de dados pela população, alegando que não só aqueles que mais usam a internet devem ser penalizados em detrimento dos que usam pouco e que a limitação de banda é benéfica ao consumidor (tsc), o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações declarou que aqueles que usam a internet para jogar online seriam basicamente os principais responsáveis pela situação atual, por gastarem muita internet. Como se conexão de dados fosse algo que gastasse.

Enfim, os principais pontos da coletiva estão no vídeo abaixo:


Redação Vox — Coletiva da Anatel sobre limitação da franquia de banda larga

Destacamos aqui os trechos mais contundentes:

Não há nenhum serviço que seja ilimitado (…) e a regulamentação da Anatel autoriza a cobrança e limites de franquia.”

Até concordo nesse ponto: Vivo, Net e Velox prevêem em seus contratos a aplicação de franquias de dados. Até aqui não há discussão, a implantação não é ilegal. O problema é como isso será feito. Da forma que as operadoras querem agir e a Anatel está dando respaldo (e aí reside o principal problema) nós pagaremos muito por um serviço ridículo, com franquias de dados que não atendem nem o mais comedido dos consumidores.

Uma conexão de 4 Mb/s (meu caso, embora seja contrato antigo mas já chegarei lá) com franquia de 50 GB, que é o que a Vivo propõe oferecer é ridículo, eu costumo consumir duas, três vezes disso por semana e não necessariamente com downloads propriamente ditos: streaming, cache, mensagens de voz e texto, atualizações de segurança, tudo conta como tráfego.

Como as três grandes possuem canais de TV por assinatura, é um tanto evidente que o movimento foi tomado simultaneamente para frear a Netflix e outros serviços de streaming, bem como também reduzir a pirataria entrando em conformidade com o que deseja a indústria do copyright. A Anatel, cuja principal função é proteger o interesse do consumidor está não só passando a mão na cabeça como pondo a culpa no consumidor, alegando que ele é imprudente e mal acostumado. Foi a mesma desculpa dada ao acabar com a internet móvel ilimitada.

É basicamente um cartel, com a aprovação da Anatel.

Tem gente que adora, fica jogando o tempo inteiro e isso gasta um volume de banda muito grande. E é evidente que algum tipo de equilíbrio há de se ter porque, senão, nós teremos o consumidor que consome menos pagando por aqueles que estão consumindo mais.”

Esta é uma bela falácia de Rezende. Se considerarmos apenas a internet consumida por um console de última geração conectado o tempo todo a jogatina online é a atividade que menos ocupa a banda. Em 2014 um usuário do Reddit monitorou seu consumo de dados e concluiu que a atividade de seu videogame que mais devorava sua franquia era a de downloads propriamente ditos, sejam de jogos digitais ou os de atualizações de títulos e de sistema. O streaming vinha logo após e a conexão online para jogos era a última.

Rezende basicamente disse o que disse para mais uma vez fazer dos gamers o bode expiatório da vez: a culpa é dessa cambada que vive jogando o dia inteiro, por causa deles minha internet será cortada yada yada yada. Uma tentativa de desviar o foco ao acusar outro grupo de ser o culpado por problemas de falta de investimento em infraestrutura, que são reais mas ao mesmo tempo fruto de anos de negligência.

Nem todos os modelos cabem (em um modelo de) ilimitação total de serviço, pois não há rede que suporte os aplicativos que estão à disposição do usuário hoje (…). É essa questão da propaganda, do ilimitado e do infinito que é um negócio que acabou desacostumando o usuário

Mais uma vez Rezende afirma que a culpa é do usuário por estar mal acostumado, e que ele deveria se conformar em não ter internet decente mesmo pagando uma fortuna. A questão principal não é a imposição da franquia, isso já está se tornando corriqueiro no mundo. O problema maior são os planos. Os oferecidos são ridículos e não há modelos de expansão acessíveis ou de taxas adicionais para a contratação de um módulo ilimitado (até porque se o plano é mesmo barrar a Netflix, não seria interessante oferecer um pacote que todo mundo contrataria).

Resumindo, estamos ferrados. Ou nem tanto.


TV Senado — Eunício Oliveira quer ouvir Anatel sobre redução do serviço de internet fixa de acordo com franquia

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) ficou meio fulo da vida com as recentes declarações de Rezende e de outros representantes da Anatel, e em discurso no Plenário nesta terça-feira convocou o presidente do órgão para prestar esclarecimentos. O clima não era nada suave, ele foi referido várias vezes de forma jocosa por Oliveira e outros senadores lembraram mais de uma vez que a agência deve proteger o consumidor, e não lesá-lo conforme se observa ao ficar de conluio com as operadoras.

Oliveira diz que é função do Senado reverter essa situação se necessário, e chegou inclusive a defender o fim do mandato de Rezende à frente da Anatel. Climão mesmo.

Para adicionar insulto à injúria o governo federal, através do Ministério das Comunicações vai EXIGIR que as operadoras mantenham o fornecimento de internet ilimitada aos consumidores, mas calma: a previsão de limitação da internet em contratos novos permaneceria (as operadoras seriam proibidas de alterar ou quebrar os antigos, algo que é previsto e a Anatel autoriza – lembra quando eu disse que mesmo clientes antigos não estão seguros? É por isso), além do que  plano ilimitado seria outro separado (muito provavelmente bem caro) ou um pacote adicional de adesão aos existentes, como acontece nos EUA: você paga US$ 50 numa internet com 500 GB de franquia e um adicional de US$ 30 para ter downloads ilimitados.

O MinCom também deseja que sejam criados mecanismos que permitam que o usuário monitore seu consumo, algo que o próprio Rezende também diz que é necessário. De novo, tais exigências não impedem a adoção do modelo de franquias, mas obrigam as operadoras a continuarem a oferecer um pacote ilimitado. O termo deve ficar pronto hoje e ao ser questionado, o Ministro das Comunicações André Figueiredo disse que “a operadora” (muito provavelmente a Vivo) já foi orientada e concordou com as exigências, e que a Anatel é a próxima a levar um puxão de orelha.

O que fazer?

Petições, panelaço e vídeos mal educados não resolvem. Esqueçam. Nada disso afeta quem está no exercício do poder. O que pode ser feito é pressionar aqueles de direito (deputados, senadores) para que defendam os direitos do consumidor. Parece ridículo dizer isso, mas é para isso que eles foram eleitos.

É bom também lembrar das operadoras que estão jogando do lado do consumidor, ao menos por enquanto:

Lembrando: o MeioBit não foi pago por nenhuma parte, nem operadoras, nem por grupos externos ou o que quer que seja. Se o formos publicaremos um post como publieditorial como sempre foi prática nossa. As opiniões aqui expressas, quaisquer que sejam são as próprias de cada autor, sempre foi nosso compromisso desde 2004 defender nossos próprios pontos de vista, doa a quem doer.

Você pode concordar ou não, é direito seu.


Leia também:

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Convidado

    Não colou e estão tentando dividir o povo para ganhar.
    Assim como fazem com a política em geral…

    • Islan Oliveira

      O bom e velho dividir para conquistar.

      • Tática de guerra e sempre funciona se o povo se deixar iludir.

        Muito me admira a postagem anterior aqui no MeioBit do Marcel Dias afirmando que franquia é o que devemos nos preocupar menos.

        Como se não fosse a gota d’água no balde cheio que ele cita de “pagar uma fortuna por uma conexão instável, lenta, precária e, agora, com franquia.” e que “Em vez de reclamar da franquia de dados, a gente deve questionar principalmente dos impostos exorbitantes que são cobrados e repassados
        na nossa fatura, da completa ineficiência de agências como a Anatel e do péssimo serviço e atendimento prestados pelas operadoras.”
        .

        Como se tivéssemos que “aceitar franquia” e fosse mais fácil pedir pros políticos e o governo cobrar menos imposto. Como se fosse fácil cobrar o governo pra mudar totalmente a operação de cartel efetuada pela ANATEL.

        Já começa ai a divisão, nos que aceitam.

        • nayara

          Um cartel que molda as regras c onforme seu interesse e graças à falta de concorrência conta com margem de 35% de lucro ainda quer dizer que o problema principal é imposto.

          • Mirai Densetsu

            A resposta para essa questão é complexa, envolve inúmeros fatores e diacorrê-los daria fácil uma tese de doutorado.

            Mas o povo precisa de respostas fáceis, que caibam em um tweet.

        • Luis

          Neguinho quer resolver 500 anos de cartel, monopólio, excesso de impostos (sem retorno), desigualdade social, para aí sim pensar em Franquia de internet.

          Tá fácil né?

    • Márcio Chaves

      Exatamente. Tentando colocar quem não joga “contra” quem joga. Nunca mensurei o consumo de um jogo online, mas eu aposto que seja muuuito menor do que o consumo do facebook, por ex, que carrega centenas de imagens(incluindo gif) e que reproduz automaticamente(por padrão) outras dezenas de vídeos. Até porque o consumo de dados dos jogos são otimizados justamente para diminuir a latência dos jogadores.

      • A uns tempos atrás fiz uns testes com o meu irmão, pra jogar Gran Turismo 6 online com ele via 3G. Entre enviados e recebidos, foram 8MB por uma disputa de aproximadamente 12 minutos. Nessa base, seriam entre 40/50MB por hora, pelo menos nesse jogo.
        Não sei como é a média com outros, porque não jogo muito, mas essa é uma média que considerei muito baixa, visto que se abrir 3 matérias aqui do MeioBit já dá mais que esses 8MB!

        • Márcio Chaves

          Sim, com certeza! Eu citei o facebook por experiência própria. Eu tenho um plano da TIM de 3g no celular de 10mb diários, e eu só atinjo esse limite se eu acessar o facebook, e olha que acesso pelo aplicativo, que nem trafega html(em teoria) e (também em teoria) deveria ter as imagens e recursos otimizados para mobile. Imagina o web. Não tem sentido algum o que o nosso querido Rezende disse. Apenas prova que é um leigo no assunto que decorou meia dúzia de termos e chefia um órgão regulador de um assunto que ele não conhece – ou finge não conhecer para atingir objetivos ocultos.

          • ochateador

            Acessar facebook pelo navegador web do celular consome menos dados e bateria do que usar o aplicativo….
            Porque o aplicativo usa a localização, quer saber tudo o que você tem no celular e mais um pouco.

          • Márcio Chaves

            Isso é interessante. Porém todo mundo que eu conheço usa o aplicativo(inclusive isso é incentivado), então a comparação ainda é válida.

    • Higo

      Exatamente, querem jogar o povo contra o povo. Só idiota cai nessa.

  • Para o Brasileiros, presidente da Anatel está “ganhando bem demais” pra organizar o cartel das operadoras em vez de trabalhar em prol do cidadão de bem, que é estuprado todos os dias por impostos que pagam “parte dos ganhos” deste senhor João Resende.

    • OverlordBR

      “Olá, caro Mário. Meu nome é João Rezende e estou aqui para lhe informar que seu comentário gastou Internet demais! Por favor, economize palavras! Beijos, me liga!”

  • Islan Oliveira

    Mesmo sem fazer pegar nada da Locadora do Paulo Coelho, a franquia destinada a uma conexão de 5 Mbps (meu caso) é extremamente ridícula. Agora YouTube só em 240p, adeus a podcasts e atualizações só de vez em nunca?

  • O consumidor é que está “mal acostumado”? Não existe ilimitado?

    Ora, a empresa fez, que cumpra, já que por contrato não colocam que devem entregar nem 10% do que vendem. E limite tem mas não em “tráfego de dados”, está na velocidade de acesso que já impõe uma quantidade limite de trafego de dados.

    Alguém por favor, aplique um pescotapa bem dado neste grande “filho da mãe” que está presidindo a Anatel como uma agência reguladora de cartéis de telecomunicações.

    • nayara

      No lugar de reclamar de quem consome os serviços a Anatel deveria era rever a regulamentação de telefonia que está atrasada e focada ainda na telefonia fixa.

      • A Anatel deveria ser extinta, esse papel é do ministério de telecomunicações. Assim economizamos os impostos dos contribuintes.

        • nayara

          Não, não. Dar mais poder pro ministério vai na contramão da tendencia de reduzir o Estado. O que precisa acontecer é deixar a Anatel mais independente do Estado e com mais autonomia.

          • Mais independente?!! Você está sendo sarcástica certo? Se hoje a Anatel já faz esse monte de estrume, imagine o que eles fariam se tivessem mais independência! Ai seriam somente os interesses das operadoras e não adianta mais a população reclamar.

  • Atrollando Natuacara

    Esse dinossauro deve achar que a Internet é que nem água ou energia…

    Por falta de investimento no setor de água e energia a solução encontrada foi aumentar os impostos, inventar tal de bandeira para energia e “conscientizar” para racionar a água, mas aumentando a tarifa da água, pois o racionamento prejudicava as distribuidoras..

    O módus operandi é o mesmo, culpa o consumidor pela falta de investimento para ter a desculpa de cobrar mais…

    • nayara

      Agencias de regulação foi um conto do vigário pra população achar que o mercado iria ser mais livre do governo e olhar a população. Demorou bastante pra cair a ficha do brasileiro

  • Rafael dos Anjos

    Sempre ouço falar em pressionar os parlamentares. Mas nunca ouvi como fazer isso propriamente sem ser por manifestação ou panelaço

    • Daniel Belini

      Email. Facebook, WhatsApp, ligação.
      Para a votação de domingo, cansei de ver posts com celulares de deputados para que a população mudasse a cabeça deles.

    • José Neto

      Na própria página da câmara dos deputados você encontra o e-mail de cada um deles.

      Claro, vai ser lido por uma assessoria de comunicação. Mas daí a importância de ser massivo, pra que eles vejam que é algo a ser visto.

      Além disso, boa parte dos deputados têm perfil em redes sociais.

      • Doomed

        Exato. Fica enchendo a caixa de entrada, que pelo menos pelo incômodo, alguém vai ter que responder… Ah… e tem os telefones também pra quem se interessar.

        • Igor Embromation

          Eu quero o do babaca do presidente da ANATEL, ele precisa ouvir umas coisas.

          • Luiz

            Ele devia é ter medo, muito medo.

    • ElGloriosoRangerRojo™

      Manifestação e panelaço é mesma coisa que sair que nem o famoso doido do megafone aqui na cidade. É um cara extremamente religioso, que sai com um megafone e uma bíblia debaixo do braço e fica pelas praças da cidade se esgoelando, citando passagens da bíblia, falando sobre o capeta…

      Talvez ele não seja doido, mas todo mundo considera ele um doido.

      Os políticos tem celular, e-mail, conta em rede social, gabinete e assessores, mas o povo acha mais eficaz ficar batendo panela na sacada do apê…

      ¯_(ツ)_/¯

      • Rafael dos Anjos

        por mais que eu não concorde com o que esse maluco do megafone deva falar.
        Falta gente na rua no dia-a-dia dando uma ideias e passando um papel com um QR-code pra quem tiver interesse verificar o que ele ta falando pelas fontes dele.

        • ElGloriosoRangerRojo™

          Tá, mas e os recursos de contato com os políticos, vai começar a usar?

          • Rafael dos Anjos

            se não colocassem minhas as repostas a vocês como spam, I would be sooo happy
            (falaram que n pode por link nos comentários)

          • ElGloriosoRangerRojo™

            Dica: Coloque o link entre as tags (sem espaços) link aqui

            Assim: http://www.google.com

          • tag link sem espaços…

            link direto, ou em palavra qualquer não funcionam… bloqueado.

          • Rafael dos Anjos

            mas meus comentários nem tinham links. Foi uma das explicações que o autor meu deu
            (falei disso pq queria por aquela imagem de south park)

          • Rafael dos Anjos

            eu só editei um dos comentários e esse e um outro sumiram

    • “sem ser por manifestação ou panelaço”

      Ou pintar a cara. Ou então usar um nariz de palhaço. 😉

  • Está claro que o presidente da Anatel quer ajudar as operadoras antes do governo cair, afinal se o governo cair a própria Anatel pode ser extinta. E o próximo governo já vai ter muitas dores de cabeça e não vai querer ter mais essa limitação de internet para se preocupar.

    • Lorein

      Hahahaha
      Quem financiou a Dilma também financiou o Temer e o Aécio. Ou você acha que eles pagam propina só para um partido?

      • Lógico que rola propina, mas nesse momento os caras não vão querer mais esse problema. Eles vão voltar nesse tema depois das eleições em final de mandato, ai eles podem soltar o pacote de maldades sem se preocupar com o povão.

    • Dan_Marx

      Talvez tenha mais sentido o ”time” da decissão, com tanto assunto na midia talvez a chiadeira pra cima deles fosse menor.

  • Luiz Augusto Volpi Nascimento

    Com relação a quem usa menos banda ser punido pelos que utilizam mais, as operadoras vão criar pacotes mais baratos para estes usuários ou eles terão que continuar pagando os valores absurdos que pagam hoje e ainda ganham de brinde uma linha telefônica inútil? Querem limitar? Beleza, mas ofereçam aos usuários preços justos pelo menos.

    • Lorein

      O que você acha? até porque quem assina 2 Mbps (cuja franquia em alguma é 10GB) consome só isso né?!
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      A internet voltará a ser coisa de rico, eu vou alugar um link dedicado e abrir uma LAN House para a galera acessar a internet por hora.
      Bem-vindos de volta à era da LAN House

      • fenixcload

        isso o pessoal vai passar a jogar na lan e não na internet

        • Luiz Augusto Volpi Nascimento

          Isso vai aumentar a vida social(offline) de muitas pessoas. kkkk

      • Luiz Augusto Volpi Nascimento

        Não cara mas caso isso seja oferecido a um preço justo sem necessidade de ter que fazer fidelidade/ou assinatura casada e caso a franquia acabe o adicional de downloads seja a um preço justo não vejo problema. Como muitos já disseram aqui, em outros países isso já ocorre e da certo a diferença são os valores abusivos cobrados por um serviço péssimo.

      • Flávio Pedroza

        Sim, será a nova era de ouro das Lans house.

    • Doomed

      Os planos — caros — atuais serão os limitados. Os planos ilimitados serão uma fortuna e ninguém vai ter. That’s it.

    • Isso é falacia, cada um só pode usar a banda que contratou, não é mesmo? Mesmo assim com garantia de conseguir só 10% dela. Anatel/Vivo precisam de uma desculpa melhor. Afinal ninguém pode ser penalizado por usar 100% do produto que paga, oque seria impossivel por que as teles nunca entregam 100% da banda que vendem.

  • Baby Commando

    A COPEL no PR talvez seja a melhor do país mas tem um erro gravíssimo: não cobrem um monte de locais na cidade.

    Eu acrescentaria ali naquela lista, no caso de Curitiba, a empresa Inter Tower.

    • Tiago S

      Provavelmente a melhor internet banda larga fixa do País.

      • radiobrasil

        O serviço realmente é de PRIMEIRO MUNDO. Mas tenha QUALQUER PROBLEMA e conhecerá o inferno kkk
        Pra conseguir atendimento no 0800 pode esperar sentado 30 minutos ou mais… por email? Depois de uns 5 dias, isso SE responderem.

        • Baby Commando

          É, microempresa com alta demanda. Não tem jeito.

          • radiobrasil

            Copel MICRO EMPRESA? É a cia de energia do PR! Falando em PR, eu moro em SC e como a cidade é “irmã” de uma do PR, a Copel que atende.

  • fenixcload

    #Brasil um pais desconectado

  • Helton Mariano

    Tantas desculpas pra dar e ele fala que a culpa é dos gamers? Achei que as operadoras estavam com medo é do Netflix e não do Steam…

    Brincadeira a parte, tudo isso pra desviar o foco que estão perdendo assinantes pro Netflix nas assinaturas da TV fechada, mesmo sendo o primeiro um serviço por demanda. Deviam é ter vergonha na cara e baixar os preços de assinaturas de TV, visto que são absurdas e outra, SHAME ON YOU ANATEL!

  • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Me dá tanta raiva ler essas coisas e ver como somos chamados de otários na cara todos os dias nesse país lixo, concorrência aqui não serve pra nada pois os cartéis combinam preços, as agências reguladoras são parte do lobby, querem ferrar os serviços inovadores, subir preços e diminuir serviços sempre, e o serviço de internet tá cada vez pior, nunca chega na velocidade prometida, isso quando funciona, aqui no escritório já tivemos TODAS as operadoras de internet fixa e NENHUMA funcionou como deveria. Mesmo a GVT que era tão elogiada, depois de alguns meses ficou o mesmo lixo, e nem era da Vivo ainda.
    E quando há alguma chance, de qualquer serviço que seja, de ser bom o suficiente, vai o governo intrometido na vida das pessoas e babá das empresas decidir qual conteúdo deve ser exibido, por quanto tempo, e etc etc
    Estamos f*didos mesmo.

  • José Neto

    É claro que ele vai culpar os jogos, que desde sempre são mal vistos.

    É uma ótima estratégia pra tirar o foco do que é realmente o calo deles, serviços de streaming.

    Seria mais inteligente culpar PR0N.

    • Arthur Santos

      Como ousa? :O

  • HomeroGamer-BanidodoMB

    O Senado tá fazendo de tudo para que até Sexta Feira a Dilma caia. Vamos pressionar para que façam cair esse filhote dela que foi colocado na Anatel para sugar mais ainda o povo que já está sobrecarregado e não tem mais condições de atender a demanda de dinheiro dos políticos.
    Em seguida pressionar para que caia a Anatel e que o Minicom assuma seu papel como regulador.
    Edit: o cara é mestre em economia… economia para o bolso dele.

  • Othermind

    Duas coisas me chamam muita a atenção…

    1 – Esse sujeito tem defendido com unhas e dentes as operadoras nesse caso.

    2 – Ele parece não ter todo o conhecimento técnico sobre esse assunto, basta ver as declarações, tal como essa do titulo do post

    Se ele não tem conhecimento técnico aprofundado sobre o assunto, pelo que parece… ele defende tanto as operadores baseado fundamentalmente em que????????

    • K9s10

      Dinheiro!!!

    • Ganha mais (dinheiro). Sem fazer nada com infraestrutura de cabos, atendimento (que é bosta) e suporte, que sempre atrasa (um ou mais dias).

    • Dinheiro… delas pra ele e família…

    • Dan_Marx

      Esse é um dos nossos maiores problemas, os cargos deveriam ser ocupados por pessoas com mais conhecimento técnico e não ocupados por lobistas, pra luz do esclarecimento esse cidadão é economista e ex vice presidente associação brasileira de concessionárias de telefonia ABRAFIX.

  • Sergio Rainor

    Olha a cara desse jumento, típico pilantra que está levando um “por fora” das companhias para aumentar o lucro delas. Jogar online não “gasta” banda, só são trocadas informações, o jogo já está baixado no computador. Essa desculpa dele é uma mentira ridícula, ou será que nos EUA, Europa, Japão, Coréia do Sul, etc, os caras baixam menos coisas da internet que nós, brasileiros? O que esse canalha está dizendo é como se, de uma hora para outra, alguém dissesse que esse negócio de tomar banho vai acabar, ou assistir TV demais também não pode….Ridículo.

  • Lcnorm

    A pífia democracia que tínhamos está dando seu último suspiro, de agora em diante os políticos se sente totalmente confiantes para fazerem o que quiserem. Estão limpando a bunda com folhas da constituição.
    Acha que é exagero? Olha o que esse sujeito fez, veio a público defender abertamente as operadoras, inventar desculpas esfarrapadas e “anunciar” com toda sua autoridade (corrupta) que a era da internet ilimitada acabou.
    É isso, se não reagirmos à altura corremos estaremos ferrados.

  • Juaum

    Esse cara em algum momento, conseguirá dizer algo sensato??

  • Monstro Medieval

    Só pra lembrar que, até onde sei, um dos principais funcionários das operadoras no Congresso é Eduardo Cunha.

  • Bruno Aveiro

    Não duvido se logo logo aparecer denúncia da que o presidente da Anatel recebeu algum $$ das operadoras pra defender essa franquia limitada.
    Tenho NET Vírtua em casa e meu plano é de 80GB segundo o contrato. Não sou um heavy user. Só teve um mês que extrapolei minha internet e fechei o mês com 130GB de consumo. Coincidência ou não minha internet passou a ficar muito lenta nos uploads após ter ultrapassado esse limite de 80GB. Isso foi há uns 5 meses atrás.

  • Hoje a festa é sua hoje a festa é nossa (…) O Futuro já começou!:

    http://www.masswerk.at/googleBBS/?q=MeioBit%20Anatel

    • Lorein

      Afinal temos que economizar banda.
      kkkkkkkkkkkkk

  • André Silvestre

    Quero ir embora deste país!

    • Lorein

      Já racionamos:
      – Energia Elétrica;
      – Água;
      – Internet (a próxima);

      Quero ir embora antes de ter que racionar comida.

      • Arthur Santos

        Detalhe, os 3 racionamentos são culpa da displicência do governo.

        • Lorein

          Concordo e adiciono a feladapotagem das operadoras privadas de telecom.
          Enfim no Brasil Governo + Operadoras querem f*** todo mundo. Não tem santo nessa história.

        • Higo

          Sim, cidadão pagos pelo NOSSO dinheiro e que deveriam trabalhar EFICIENTEMENTE para nós. Mas são parasitas sanguessugas desgraçados!

      • Em termos nós já “racionamos”, tendo em vista que o salário na iniciativa privada é pífio e o desgoverno está fodendo as empresas, muitas lojas e empresas estão fechando.

        E na parte pública, o salário não é atrelado ao aumento do salário mínimo e o reajuste de inflação nunca é a inflação real do ano anterior, além de diferir entre municípios e entre estes e o estado, é algo de outro mundo dizer que há diferença na inflação entre duas cidades vizinhas. Também com os atrasos que estamos tendo devido a crise*.

        Fora que na parte pública a “crise” onde cortam primeiro do funcionário e depois do resto (*ano eleitoral, dinheiro pra publicidade pra aparecer bem na fita e calar a mídia e mais alguns tem né), além do “acordo” do desgoverno federal com os estados de parcelar as dívidas com varias coisas na lista que fodem os funcionários e o trabalho destes.

        E o custo do supermercado tá cada vez maior, então sim, já estamos racionando.

      • Higo

        Ou oxigênio…

  • HomeroGamer-BanidodoMB

    Uma das coisas que eu gosto de fazer é pensar. Não me custa nada e nem gasta franquia.

    Dai pensando eu lembrei de uma coisa. Quando uma empresa de aviação vende mais passagens do que lugares em um avião isso é chamado de overbooking. A empresa deve atender o consumidor e inclusive indenizar o mesmo.

    Pois bem, acontece que as operadoras de internet estão fazendo exatamente o mesmo. Overbooking de internet, estão vendendo mais planos do que a estrutura pode aguentar, e quem vai pagar por isso é o consumidor.

    Agora se uma empresa de aviação é obrigada a melhorar a estrutura ou não vender mais, porque o cidadão é obrigado a pagar pela falta de estrutura e excesso das vendas das operadoras de internet?

    • Elas sempre venderam mais que aguentam, mesma cosia da telefonia celular…

      mas no contrato da banda larga tá lá “você paga tudo, mas nós só prometemos um mínimo de 10%”…

      • Porque a Anatel mais atrapalha do que ajuda. A função dela seria como a ANAC com as empresas de avião.

        Quando há overbooking, a ANAC fala “você vendeu, se vira”.

        Já a Anatel fala para as operadoras “podem vender tranquilo, eu vou permitir que forneçam só 10% do sinal e se der zica, o consumidor vai pagar”.

        Essa é a diferença: a Anatel não cumpre sua função de reguladora, ela é capacho das operadoras. Ela endossa o cartel.

  • “É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do que falar e acabar com a dúvida.”

    Switzer, Maurice

  • Ghustavo Taufner Franco

    então pela lógica deles, eu quero pagar menos imposto, porque eu praticamente não uso transporte publico, SUS, assim como iluminação publica, ETC, eu não quero pagar o mesmo tanto que outras pessoas que consomem mais, eu quero pagar menos por isso. estou sendo lesado seguindo a lógica deles.
    eu rodo muito pouco com meu carro, quero pagar menos IPVA e seguro obrigatório do que quem roda todo dia.
    entre muitas outras coisas eu quero planos de pagar menos imposto porque eu consumo menos que muitos outros.

    • Lorein

      “eu quero planos de pagar menos imposto porque eu consumo menos que muitos outros”

      Nem eu e nem quem realmente precisa tem acesso a esses serviços. Então tem que pagar menos impostos mesmo.
      Tá mais que correta a lógica.

      PS.: não foi ironia.

    • Mirai Densetsu

      SUS você já paga menos por isso. Tudo o que você gasta em médico particular abate do seu imposto. Transporte público não é gratuito. E iluminação pública você usa sim. A não ser que você saia de casa pra trabalhar depois das 7 e esteja em casa antes das 6. E nunca saia de casa à noite pra nada.

      • Ghustavo Taufner Franco

        como eu falei, eu estou seguindo a lógica deles, não disse que não uso, só estou dizendo que tem gente que usa mais que eu, e por isso, eu não quero pagar a mais.
        PS: pelo menos aqui no ES o transporte publico é subsidiado.

  • Arthur Santos

    Estou sentindo profunda vergonha dessa situação.

  • Hugo Marinho

    Nessas horas que percebemos o quanto é humilhante ser brasileiro.

  • Felipe Torrezini

    Essa falácia da Anatel prova que estão sem argumentos concretos e sem embasamento técnico para sustentar essa atitude contra os clientes.

  • Lucas Ambrosio

    Alguém tem a internet da Unifique ? é boa? Utiliza ela para jogos e stream?

  • Reinaldo Matos

    Como se diz no exercito, “nós não escolhemos nossos aliados”, desta forma, se o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), tem esse posicionamento referente a esta questão das franquias de dados, terá todo o meu apoio, porém, isso não quer dizer que concordo com corrupções, sejam elas quais forem.

    Resumidamente: Elogiar o que tem que ser elogiado, e cobrar o que deve ser cobrado.

    A/C MeioBit.

    Antes deste novo layout no site, havia uma frase que dizia se não me engano: “Um blog de tecnologia para quem tem opinião”, logo, não vejo necessidades de se explicarem sempre que esse assunto é tocado conforme mencionam sempre neste assunto.

    Lembrando: o MeioBit não foi pago por nenhuma parte, nem operadoras, nem por grupos externos ou o que quer que seja.

    [UPDATE]

    Não tinha visto que a frase estava no Title da página…

    • Luis

      Clap Clap Clap..

    • É porque muitos tendem a pensar que texto de elogio ou de opiniões com as quais não concordam (como foi o do Marcel) é post pago. Quando é publi a gente avisa.

  • Essa novela vai longe…

    Pra mim o mais justo, seria ima franquia que fosse o equivalente a 1/3 da capacidade máxima de download no mês. Isso, claro, para uso residencial.

    Fui ler o contrato da Algar Telecom, que apesar de não praticar franquias, tem uma cláusula que diz que poderá reduzir a velocidade para incríveis 128kpbs em caso de consumo acima de 45GB – no plano de 4Mbps. Ou seja, ela pode mudar de idéia, e estará resguardada pelo contrato.

  • HomeroGamer-BanidodoMB

    Ok fiz uns testes aqui. GW2 15KBps. ToS 9KBps, RO 5KBps… Netflix 206KBps… Acho que esse merda não sabe do que fala mesmo.

  • Esse João Rezende tem um esfíncter no lugar da boca e toda vez que abre o referido orifício, defeca.

  • Giovane

    Eu não acredito em internet ilimitada, acho que tem que limitar sim, porém, o limite tem que ser razoável. O que essa topeira na presidência da Anatel tem que fazer é exigir um relatório de uso dos clientes e somente aprovar limites que atendam no mínimo 99% dos usuários atuais, além de correção anual. Assim, aquele pequeno grupo que está abusando (revendendo serviço em prédio, baixando softwares, áudio e vídeo da locadora pra revender, etc) será penalizado.

    • As empresas de telefonia compram largura de banda e não franquia de dados umas das outras e dos links internacionais. Não precisa criar franquia de dados, existe limitação de banda pra pessoa não consumir além do que paga. Esse limite de franquia foi criado apenas por que as operadoras querem vender planos caros com banda larga, mas não tem infraestrutura pra entregar, então com o plano de franquia, mesmo dando uma banda larga, não precisa preocupar em entregar que o cara estoura a banda dele rapidinho.

  • Anakin

    Em caso de impeachment, esse Sr. já pode perder seu cargo…
    P.S. Nenhuma operadora “do bem” aqui no meu estado =/

  • Negro Emo

    Agora sim atacou quem mais pode defender os usuários. As empresas de games que são as que mais faturam no mercado brasiliero. Microsoft,Sony e Steam que enviem um cartel de advogados para a batalha.
    EDIT: http://store.steampowered.com/stats/content/

    Mapa de tráfego global do Steam (7 últimos dias)
    Brazil
    Total de bytes: 2.9 PB
    Velocidade média de download: 6.8 Mbps
    Porcentagem do tráfego global do Steam: 2.6%

    Desempenho por provedor de internet (ISP)
    Abaixo estão listadas as taxas médias de download de usuários Steam nos provedores de internet mais populares em Brazil, ordenados pela quantidade de bytes entregues àquela rede.

    Rede Velocidade média de download
    Net Servicos 12.4 Mbps
    Global Village 10.2 Mbps
    Telefonica Brasil 5.9 Mbps
    Telemar 3.8 Mbps
    Brasil Telecom 3.5 Mbps
    Tim Celular S.A.,BR 19.7 Mbps
    COMPANHIA DE TELECOMUNICACOES DO BRASIL CENTRAL,BR 5 Mbps
    COPEL Telecom S.A.,BR 13.6 Mbps
    VCB PROVEDOR DE ACESSO LTDA,BR 5.9 Mbps
    CABO SERVICOS DE TELECOMUNICACOES LTDA,BR 9.2 Mbps

    • Lorein

      Elas simplesmente vão fazer as malas e vazar.

      • Reinaldo Matos

        Vide caso Nintendo.

        • Negro Emo

          Uma coisa é montar uma fabrica em manaus, ter uma porrada de problemas fiscais, distribuição e concorrencia. Outra é oferecer serviços digitais. Muito dinheiro para virarem as cosas amigo.

          • Lorein

            Eles vão vender o jogo e o consumidor que se vire para baixar com os altos limites de franquia do Brasil, já que a casseta é do aspira agora.

          • Negro Emo

            Vce ja viu o trafego da steam no Brasil? Se os gamers da Steam fizessem um apagão de 48 horas com eles, voce iria ver a noticia que um dos maiores escritorios de advogacia do país iria ser contratado por eles rapidinho.

          • Lorein

            #RevoltaGamer

          • Negro Emo

            São 2.9 PB, por semana isso é muita, mais muita grana na jogada.

          • Reinaldo Matos

            Se os números realmente confirmarem tudo isso que você diz, ok, caso se comprove a inviabilidade, não hesitarão em cair fora…

            Tudo depende dos números, é só o que interessa para uma empresa e seus acionistas.

      • Negro Emo

        Muito dinheiro para virar as costas amigo.

  • @cheesepaulo

    Ainda acho que podiam descobrir a linha fixa desse cidadão e limitar a 32kbps com 2segundos de latência. E veremos como ele vai se comportar.

  • Ed. Blake

    “Não há nenhum serviço que seja ilimitado – O usuário é que está mal educado.” – Ok, usemos a mesma lógica para os serviços de energia e água então – inclusive para bairros nobres a fim de proteger nós, que passamos o dia fora de casa, não temos empregada e crianças pequenas e tempos de pagar caro por um serviço que pouco consumimos e que, ao contrário da internet, não é infinito. Veremos onde a situação, já caótica, deste paiseco irá parar.

    Para quem busca alternativas de provedores a fim de boicote à idéia, tem uma lista do GitHub com todos os provedores, inclusive os regionais, que não estão aderindo aos caprichos do cartel:
    git hub . com /InternetSemLimites/InternetSemLimites
    (basta tirar os espaços do link)

    • “Não há nenhum político ou gestor de agência reguladora de cartéis que está sendo pago de forma ilimitada com nosso dinheiro, o político e o gestor só estão mal acostumados.” Claro né…

    • Mirai Densetsu

      Não conhecia essa multiplayer telecom

      • Ed. Blake

        Pois é. O bom é que esta lista é mais abrangente e tem vários provedores que atendem somente a uma ou duas cidades.

  • Dan_Marx

    Pesquisem quem é esse cidadão, foi da diretoria da ABRAFIX, agora chegem a conclusão sobre a quais interesses ele representa: o do consumidor ou das empresas?

    • Temos uma Presidente que foi terrorista, assaltante de bancos e “provável executora de outros crimes”, um Ex-presidente cujo delator de crime de mando de morte na época de ascensão em certo sindicato, foi morto em um coincidente “latrocínio”.

      Queriam o quê?

      • Dan_Marx

        O pior é que voce tem razão e as outras opções tbm não são animadoras, fico pensando se um cara quase na casa dos 40 tem chance de ver o fim da zorra ( sem ter que ligar na globo sabado a noite)

      • Islan Oliveira

        Cof cof Caso Celso Daniel Cof Cof

        • Já soltaram isso até lá em cpi… já comprovaram até a quantia exata saindo de uma conta a outra, relacionado com o que falaram sobre o caso e sobre a queima de arquivo… aguardemos… embora eu sinta cheiro de pizza.

  • 640k is enough

    Franquia é o plano mais maquiavélico que a operadora quer fazer. Querem que paguem o mínimo, usando ou não, e não acumulável para o próximo mês, caso não use.

    Pelo contrato da operadora, tenho 80gb de franquia a 15mb de velocidade por mês, portanto pago por volta de R$ 1,12 por gb dentro da franquia (R$ 90,00 mês).

    Que tal cobrar por gb trafegado a R$ 0,50 e velocidade de 100mb sem franquia mínima? Claro que não querem né?

    Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

  • Emílio B. Pedrollo

    Aqui tem um listão de provedoras alternativas que não farão franquia de dados: https://github.com/InternetSemLimites/InternetSemLimites

  • Diego Berlezi Ramos

    Serão necessárias novas formas de economia de franquia: cortar totalmente o acesso ao netflix, youtube, spotify, telecine on-line, bloquear qualquer tipo de propaganda on-line, bloquear quaisquer atualizações de segurança de SO e antivírus, não atualizar mais mapas gps, não acessar mais sites repletos de propagandas, criminalizar empresas que enviam e-mails com propagandas, mesmo as que não são classificadas como spam.
    É… a Anatel nos ajudará a estimular novas modalidades de economia. Especialmente aquela que gera empregos para desenvolvedores, empregados de empresas que atuam on-line e similares.

  • PugOfWar

    Por favor, alguém corte a luz e água da casa dele, ele está mau acostumado a toda essa tecnologia

    • Por favor alguém corte o salário e os pixulecos do Jão GargAnatel, ele está mal acostumado com todo esse dinheiro.

  • anderson

    muita gente que eu conheço tá comprando HD externo e metendo o loko nos Downloads pra ter o que ver a partir do ano que ver,a grande vencedor dessa historia toda vai ser o tiozonho que vende CD pirata….

    OS BONS TEMPOS VÃO VOLTAR!!! ONDE EU NA EPOCA DE ESCOLA VENDIA CD DE JOGO DE PC POR R$ 25,00 CONTO HAHAHAHAHAHA VOU FICAR RICO

  • João Alves

    Na boa, o limite vai vigorar e acho que estamos apontando nossas armas pro alvo errado.
    Ao invés de pedir que o acesso permaneça ilimitado o correto é exigir que a Anatel defina uma franquia mínima.
    Uma franquia mínima decente. Sei lá, uns 500GB. Pelo preço que se paga hoje.
    “Ah! mas é pouco”. Bom, daí vai pro ilimitado (que vai continuar existindo) e paga 4x o plano limitado.
    O que não tem como aceitar é que deixem as franquia ficar igual a piada que é os 3G/4G, que mesmo com uso moderado sempre explodem.
    E quem consome pouco, não gasta nem 10GB?
    Poderiam dar desconto. R$1 a cada 10GB não consumidos ficaria legal.

    • Flávio Pedroza

      E também que cobrem um preço justo para o aquilo que exceder a franquia, não R$ 40,00 por 20GB a mais.

  • Garrete Alves Reis

    “é um tanto evidente que o movimento foi tomado simultaneamente para frear a Netflix e outros serviços de streaming, bem como também reduzir a pirataria entrando em conformidade com o que deseja a indústria do copyright.”

    Sem mais!!

  • [ironia]Peçam ajuda para o canal do otário. Ele já conseguiu tanta coisa boa para nós.[/ironia]

  • YodaDoido

    Assim como no passado agente assistia trailers em GIF , hoje assistimos filmes em 1080p, logo vira os vídeos em 4k.
    Nos consumidores não temos culpa das novas tecnológicas consumirem mais banda, o consumo só vai crescer, e se as operadoras não pararem de focar apenas em lucro e começarem a focar em melhorias nas redes logo logo, o valor da banda de acesso a internet vai ficar um absurdo, limitar a internet é uma maneira porca e safada que as operadoras encontraram de freia o consumo e assim não precisarem gastar com melhorias nas redes, além de força as pessoas a assinar seus serviços de TV.

  • Alexandre Souza

    Doa EM quem doer, por favor 🙂

  • Uma dica que repasso: Juntem alguns amigos e entrem com uma ação conjunta na justiça contra a sua operadora que está lhe empurrando essa franquia.

    O marco civil da internet elevou o acesso a internet à categoria de “item indispensável” (esqueci a palavra exata usada lá), se pipocarem dezenas de processos contra isso, isso vai fazer os superiores se mexerem.

  • Macaquinho feio do bananal

    não não eu pago internet só pra ver a sua MÃE seu impadinha filho da puta.

  • Reinaldo

    Essa proibição só para contratos antigos é palhaçada pq vc ficará na mão da empresa, se estiver insatisfeito nunca poderá trocar de empresa prestadora pq senão será punido

  • Tá funcionando direitinho o plano da Vivo de aumentar os preços sem dar muito na cara. Primeiro faz esse estardalhaço com franquia. Gera repercussão, gritaria, reclamações, para no fim ela chegar toda “amigável”: “Gente, poxa, como sou bem legal com vocês além das franquias vou vender planos ilimitados também, tá? Vai custar só 50% a mais que seu plano atual, mas você só assina se quiser, né?” 😛

  • Luiz

    Rato gordo tem que morrer.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis