Meio Bit » Arquivo » Indústria » NASA usando controle de Xbox para salvar vidas

NASA usando controle de Xbox para salvar vidas

A NASA, que odeia reinventar a roda está criando um sistema de controle remoto para seus jetpacks de emergência e, em vez de montar toda uma interface futurista de milhões de dólares pretende controlá-los com… controles de Xbox.

8 anos e meio atrás

9261368282_003e65db03_o

Quando os astronautas precisam fazer manutenção do lado de fora da Estação Espacial a única coisa que os prende a ela é o que Hollywood nos ensinou ser o material mais frágil conhecido pelo Homem: uma corda de kevlar.

Nós sabemos que se o astronauta der um puxão, ela vai romper. Se deslizar em uma barra de metal polido, vai romper. Se o Sol se por, vai romper. Se um musaranho fanho na Birmânia Setentrional olhar feio em direção ao sudoeste, a Teoria do Caos garante: a corda vai romper. 

Para que o astronauta não saia flutuando em direção à morte certa, desenvolveram um jetpack chamado Simplified Aid for EVA Rescue — SAFER. pesando com massa de 38 kg a SAFER não é para ser usada como a antiga MMU, aquela mochila espacial mais completa, que o George Clooney usou para peruar em volta da Sandra Bullock em Gravity.

safer

A SAFER é feita para, caso o sujeito se desprenda da corda de segurança, ele possa usar jatos de manobra, se alinhar com a ISS e retornar para a segurança, mas e se ele sofrer uma desorientação séria, desmaiar, tiver um treco?

A NASA está pensando nisso, e mesmo sem muita verba (o estúdio onde vão falsificar o pouso em Marte saiu muito caro) os engenheiros do Johnson Space Center conseguiram adicionar webcams no brinquedo e codificar uma API para controle remoto. Como interface, não reinventaram a roda, preferiram um equipamento cheio de botões, altamente ergonômico, resistente e familiar: um controle de Xbox.

Jacobs — NASA SAFER Jet Pack Remote Control Capability

O projeto ainda está em fase inicial, ainda não se sabe nem se a idéia inicial de usar a rede Wi-Fi da estação para se comunicar com a SAFER vai ser mantida, mas muito provavelmente não mexerão no controle.

Seria muito legal ter um controle de Xbox no espaço, o lado ruim é que isso meio que validaria a abominável cena do joystick em Star Trek: Insurrection.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários