Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Bicicletas de Bambu made in Gana

Bicicletas de Bambu made in Gana

E o bambu? Pois é, o bambu tem várias utilidades, inclusive ajudar a alavancar a economia de áreas especialmente carentes de Gana. Um projeto está fomentando a produção local de bicicletas… de bambu.

8 anos e meio atrás

bambu

O Bambu serve para muito mais coisas além de alimentar pandas idiotas e entreter o Sílvio Santos. Uma das plantas mais versáteis do planeta, algumas espécies crescem quase 1 metro por dia, limitadas apenas pela oferta de nutrientes e capacidade de bombear seiva até os pontos mais altos. Por milênios bambu é o material de construção preferido de todo mundo que tem acesso fácil a ele.

No Oriente em especial há toda uma cultura de aproveitamento do bambu, que serve para tudo, de construir a famosa Ponte do Rio Kok a utensílios domésticos. Até isto fazem com bambu:

Adult-sex-toys-spanking-fine-bamboo-cane-flirt-male-and-female-sex-toys-adult-couples-game

Por isso faz todo o sentido fomentar economias locais usando bambu. É o que está fazendo um projeto em Gana, que pretende gerar dinheiro para as comunidades E resolver o problema de locomoção, pois bicicletas comuns ainda são caras para a maioria da população, já as de bambu…

m4c_ghana_450

Já encomendei uma pro Marco Gomes

O projeto, ao contrário do Ruby, escala, e funciona em várias frentes, gerando empregos para plantadores de bambu (ui!), o pessoal que faz o pré-processamento e os que efetivamente constroem as bicicletas. Todo o círculo produtivo fica em Gana.

Bamboo Bikes Initiative: Ghana from Momentum for Change on Vimeo.

Fonte: ONU.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários