Melhor Coréia se propõe a investigar ataque à Sony (hein?)

Laguna_The_Interview_main_cast

James Franco e Seth Rogen estariam em perigo? (Crédito: Narcity)

Após ameaças aos funcionários da Sony, a empresa japonesa ficou à mercê dos hackers do grupo cyber-terrorista “Guardians of Peace” (sic), acusados de roubarem mais de 100 TB de informações sensíveis. Terça-feira (16/12), o grupo ameaçou tornar a première norte-americana do filme A Entrevista um novo “11 de setembro”.

Por prudência demais, a Sony se rendeu aos terroristas cancelando a estréia mundial daquele filme. Por mais que a Coreia do Norte, nação suspeita de apoiar tal ameaça, não pareça ter infraestrutura para realizar qualquer tipo de ataque desse tipo em território norte-americano, algum terrorista de verdade poderia se aproveitar da situação para atacar qualquer estabelecimento onde o filme fosse exibido.

Obama agora apoia Cuba, a Sony está sendo chamada de covarde pelos astros, os terroristas venceram, mas talvez haja uma mínima possibilidade estatística de que o glorioso grande líder Kim Jong-un não esteja por trás de tal tipo de ameaça.

Laguna_KJU_Interview

Parte da cena mais polêmica de “A Entrevista” (Crédito: NY DN)

Através de comunicado replicado pela agência central de notícias norte-coreana (KCNA), Pyongyang não somente nega qualquer auxílio ou autoria dos cyber-ataques à Sony como também se oferece para colaborar com Washington na prisão dos verdadeiros culpados. Antes que alguém ria de algo aparentemente tão absurdo, dêem uma olhada por lá e notem como o site é mal-feito. Aqui uma captura de tela:

Laguna_DPRK_about_cyber_attacks

Sério que dá para acreditar que um país com sites governamentais tão mal-feitos tenha condições de abrigar hackers tão habilidosos a ponto de invadir a Sony, roubar tanta coisa e ainda fazer ameaça terrorista?

Sim, o tio Laguna tem consciência de que uma pessoa com uma arma apontada na cabeça faria de tudo para viver mais um dia, só que devemos lembrar que a Coreia do Norte é um país paupérrimo. Tão pobre que praticamente não possui nem energia elétrica.

Laguna_North_Korea_lights

Talvez os mísseis norte-coreanos, se existirem fora do Photoshop, sejam feitos com peças de PlayStation 2. Aliás, eu nem sabia até recentemente que eles tinham internet, pra começo de conversa.

Laguna_Kim_Jong-un_iMac

Onde foi que o Kim Jong-un comprou esse iMac? (Crédito: Jornal da Diaria)

Tá, o Kim Jong-un possui um iMac. Complicado defendê-lo.

Ok, podemos ligar o modo paranoico: é isso que o governo norte-coreano quer que o ocidente pense deles, que são incapazes de fazer um cyber-ataque grande o bastante para censurar uma empresa transnacional como a Sony Pictures. Mas e se realmente não tiver sido obra do governo de Kim Jong-un?

E se algum grupo terrorista que nada tenha a ver com a Coreia do Norte tenha feito tudo isso para despistar a verdadeira origem dos ataques e ameaças? E se tiver sido os chineses, a quem os Estados Unidos pedirão ajuda no caso?

Embora condene o cyber-ataque, o governo japonês prefere se abster da discussão quanto à autoria. A Coreia do Sul diz que foram os norte-coreanos. Se eles dizem, eu acredito. E o FBI confirma.

Seja a ameaça vinda da Melhor Coréia ou não, o excelentíssimo senhor presidente dos Estados Unidos Barack Obama lamentou que a Sony tenha cancelado a estreia do filme. Achou desnecessário.

Obama: “Dictators cannot censor us”

Ter aceitado a chantagem abre um precedente perigoso: hoje foi a Sony, amanhã poderia ser a FOX proibindo nova sátira ao Brasil n’Os Simpsons. Sim, ainda é possível que hoje algum imbecil do nosso governo não entenda o que é uma bendita PIADA. Um filme de suspense estrelado pelo Steve Carell foi cancelado ainda na pré-produção por envolver a Melhor Coréia.

Aliás, é irônico imaginar que a Sony Pictures indiretamente tenha feito outra alfinetada à Melhor Coréia: a distribuidora é a atual dona da MGM e esta foi responsável pela pérola 007 — Um Novo Dia Para Morrer, um filme que o pai de Kim Jong-un particularmente gostava mesmo sendo cheio de estereótipos contra o país.

Team America — Detonando o Mundo, da Paramount, é outro filme que Kim Jong-il parece ter ignorado mesmo contendo trecho simulando seu próprio assassinato. Ao contrário de A Entrevista, no caso de Team America o antigo líder norte-coreano estava na forma de marionete à la Thunderbirds e não representado por um ator.

Enfim, já que os terroristas têm a Sony Pictures na mão, bem que eles podiam mandá-la devolver o Homem-Aranha à Marvel.

Quanto a assistirmos ao A Entrevista no futuro, a Sony ainda não decidiu o que fazer. Embora o escritor Paulo Coelho tenha até se oferecido para exibí-lo, o grupo Anonymous promete atacar o Guardians of Peace (e talvez a Coreia do Norte) para dar ao público o filme como presente de natal. É, teremos a primeira grande Guerra Mundial Virtual.

Leia também:

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Emanuel Laguna

O “tio Laguna” nasceu no Siará em meio à Fortaleza de 1984. Sempre gostou de brincar de médico com os aparelhos eletrônicos e entender como um hardware dedicado a jogos funciona, mas pretende formar-se como Engenheiro Eletricista qualquer dia. Antes apaixonado pelos processadores gráficos desktop, vê nos smartphones, tablets e outras geringonças mobile o futuro da computação.

Compartilhar
  • MaoTseTung_o_bondoso

    mais um caso de armas de destruição em massa? sera que tem petróleo la? ou ainda quem sabe, todavia, conduto, eles são mega dissimulados e tem hackers/armas/exércitos/todos tipo de coisa de fazer cabum escondido por la?

    • DanielBastos

      Se tiver, tem pouco. Lí faz um tempo q o a maior parte do petróleo q eles consomem (uns 70% acho) vem da china a preços camaradas(Abaixo do valor de mercado).

  • Fernando Turatti

    Tio Laguna, não estamos falando de uma família que não tem energia elétrica hackear alguém, estamos falando de um país que investe TODO o pouco dinheiro que tem em armamentos. Um país que tem mísseis de cruzeiro equipados com ogivas nucleares(estima-se que menos de 6 ogivas existam, mas existem de fato). Esse argumento de ridicularizar algo só porque o restante do país morre de fome não procede.

    • Verdade. Mas não seria fácil detectar que os hackers estariam na Coreia do Norte?

      Se a única comunicação digital da Melhor Coréia com o restante do mundo servir apenas para cyber-ataques, não seria fácil bloqueá-los antes de conseguirem pegar os 100 TB da Sony?

      • Fernando Turatti

        Bom, aí já envolve um nível de conhecimento que não tenho, mas o histórico da Sony não passa confiança no quesito segurança digital não é mesmo?

      • Lucas Martins Silva

        E a a Sony hein? alguém baixa 100 TERAMOTHERFUCKINGBYTES e ninguém pra notar isso, tomando medidas pra cessar o download? aliás, porquê ainda teimam em guardar coisas importantes em servidores conectados na internet?

        • O negócio não é nem guardar em servidores externos, pois muita empresa faz isso para ter um backup mais robusto, e sim a Sony não ter nem criptografado quaisquer dados mais sensíveis.

          • Tiago Costa

            Dados sensíveis sem criptografia?

          • Infelizmente sim, muita coisa estava clara na forma de texto e/ou planilha de Excel. :/

          • cmr

            Tinha vários arquivos chamados ‘password.txt’! HAHAHA

        • abraaocaldas

          100Terabytes para conexões simples de 10Gigabits não é nada…

          • Conta rápida:

            100 terabytes / 10 Gb/s (gigabits/seg) = 27 horas.

          • CAPIMLIGANTE

            27 horas usando o máximo de conexão do servidor… Ninguém percebeu q um dos servidores não respondia por 27h plus…. Ou não usaram o link na capacidade máxima e fizeram isso por dias… Mas, um servidor, simplesmente fica um dia (ou dias) com um serviço travando o resto dos processos… Gerando mais calor e gastando mais que os outros e ninguém percebe… Fora que, só a movimentação desses dados, já deveria gerar um aviso…
            Seria como assistir netflix 4k pela Velox com utorrent aberto cheio de torrent publicHD para baixar… Momento nenhum dessas 27plus H o tiozinho do servidor se perguntou…” _ pô, o Sr. Sony tá tranferindo todo aquele arquivo de putaria dele de uma vez….? Deve ter trocado de xperia… Mas nem avisou agente da manutenção…”
            Uma link desses de 10gb/s não fica assim de bobeira… “_usa o outro link, esse tá ocupado, fazendo um upload de 100 tb pra algum lugar da Coreia do Norte… Tranquilo…”

          • É esse tipo de coisa que me faz duvidar da Coreia do Norte estar diretamente envolvida com o ataque à Sony. Tem muitas variáveis que não batem.

          • Pois é. Um tal de Neville Chamberlain pensou coisa parecida e o final já conhecemos.

          • Jonas S. Marques

            Vamos com calma, galera. Cês tão esquecendo que a Sony lida com tráfego gigantesco o tempo todo. Pra nós 100 TB parece de fato muito, pra eles não é. É só imaginar que 5 mil pessoas estão baixando sei lá, Shadow Of Mordor e pronto, batemos esse tráfego de longe.

          • Luciano Andre

            Concordo com vc, mas a Coréia do Norte tem quantos links de 10Gb/s? Essa é a Estória (com e mesmo) mais mal contada do ano. Acho que todo mundo está mentindo, principalmente a Sony!

          • cmr

            Porta USB 3.0 tá aí pra isso! ¯_(ツ)_/¯

          • abraaocaldas

            Sim, e se você pensar que essa invasão se deu por meses, então fica mais fácil ainda.

        • Sérgio Saquetim

          Concordo com você. 100 terabytes é muita coisa pra sair sem ser detectado. Porra mesmo tendo acesso físico as máquinas é complicado sair carregando 100tb de dados em baixo do braço.

          A Sony precisa urgente rever suas politicas de segurança. Não é a primeira vez que hackers deixam as empresas de joelhos. Alguém lembra da invasão a PSN uns anos atrás?

          Tem muito mais alvos interessantes por aí, e mesmo que outras empresas sofram com ataques diariamente, faz tempo que não ouço falar de ataques cibernéticos com essa magnitude e com tal nível de sucesso.

          Dificil acreditar que tudo isso se dê por apenas um filme.

          • Porque necessariamente eles teriam que estar DENTRO da Coreia do Norte, né:? Não é como se eu pudesse acessar de qualquer lugar do mundo.

      • marcosalex

        A Coreia do Norte já fez ataques desse tipo várias vezes no passado. O fato da população ser pobre não significa que o governo seja, principalmente em ditaduras (de direita e de esquerda).

        Além do mais, o PIB do país vêm crescendo a taxas maiores desde o novo imperador (ou seja lá como ele se entitula), e não acredito que essa melhora esteja refletindo totalmente pra população.

  • kenji

    O que me intriga é mesmo a origem deste grupo; se a Coréia do Norte destinar 20% do pib para alugar um prédio residencial chinês cheio de hackers acho que eles poderiam mesmo realizar algo assim, mas valeria mesmo a pena? Como propaganda interna certamente, mas as ameaças terroristas eles não teriam como concretizar… acho. De qualquer maneira, culpados, cúmplices ou inocentes que sejam, a única coisa que está entre eles e algumas doses de democracia ar-terra é a fronteira com a China.

    Mas o prêmio vai mesmo para a equipe de segurança da sony que fez a parte mais difícil do trabalho.

    • Bom, se os supostos hackers norte-coreanos estavam na China, não seria mais fácil acreditar que na verdade eram chineses? 🙂 😀

      • DanielBastos

        A China tem bomba nuclear, logo, não são chineses. 🙂

    • Ricardo Silva

      Só lembrando que a melhor coréia não é considerada “terrorista” pelo próprio EUA.

      • Renato Oliveira

        A Melhor é a do Norte. Está no eixo do mal sim.

        • Ricardo Silva

          Não cara, pode procurar no site do departamento de estado americano, Coréia do Norte, não está na lista de países terroristas. E Eixo do Mal não é um termo oficial do departamento de estado americano, ele foi utilizado apenas pelo “Ilustre” George W. Bush … o qual dispensa comentários ….

  • Não acredito que esses caras tenham capacidade técnica para realizar isso. Mas a China com certeza

  • chadefita

    Porque eles não fazem um filme sobre a corrupção no BR iria ser legal.

    HUELândia: O Filme

    • O único tipo de filme que Kim Jong-un vai permitir é este aqui 🙂 😀

      • chadefita

        HEUHEUHEUHUEHUHEUHE

      • Guilherme

        Deveria ser “World Greatest Dicks”. Quem entende, entende.

  • Christian Oliveira

    Eles são pobres e atrasados, mas possuem um amigo vizinho que é bem rico e este talvez até aceite um cyber crime encomendado em troca de algum favor.

    • China ou Rússia? 🙂 😀

      • Christian Oliveira

        Até da Coréia do Sul da para desconfiar, infelizmente o mundo não é tão branco e preto, tem muito cinza nesta história também.

        • Carlos Magno GA

          Eu acho Coréia do Sul um tanto quanto difícil. Apesar de ser um lugar com bastante liberdade, em todos os países as leis são bastante duras quanto a colaborar com inimigos em tempos de guerra.

          • Christian Oliveira

            O inimigo do meu inimigo é meu amigo, neste caso o inimigo comum poderia ser a Sony ou o Japão. A Sony um oponente comercial, o Japão uma relação conturbada no passado e mal resolvida no presente.

        • As Coreias vivem em estado de quase guerra-fria, a pior Coreia não se envolveria nisso…

          • Christian Oliveira

            Não duvido nem do Pentagono envolvido nisso.

          • marcosalex

            O ambiente entre as duas melhorou muito, é uma relação de amor e ódio. E no mundo cheio de tons de cinza eles já se aliaram pra interesses comuns.

      • Luiz Rodrigo Martins Barbosa

        FBI já considera NK como responsável.
        http:// www. bbc. co. uk /news/world-us-canada-30568455
        China pode sim ter ajudado, mas estranhamente essa semana a SK afastou alguns figurões políticos acusados de proximidade com o regime norte coreano. Tudo é possível, mas acho bem provável que tenha responsabilidade da melhor Coreia sim, o mais absurdo é ter sido por causa de uma comédia pastelão com atores de segunda.

        • Ricardo Silva

          Venhamos e Convenhas, que o FBI considerar alguém culpado de alguma coisa, não é muito confiável …

      • Ricardo Silva

        Eu acho que pode ter sido até mesmo a Coréia do Sul ou o próprio Japão … Como o FBI não apresenta prova de nada do que diz, fica fácil acusar a melhor coréia (Vide, armas de destruição em massa), com isso se aprova mais uma rodada de sansões contra a melhor coréia, e o primeiro ministro japonês e a presidente coreana tomam mais uma rodada de soju juntos … Não acho que foi a Russia a pois esta já está com muitos problemas … A China já é dona de metade dos EUA (Incluindo estúdios de cinema), logo não é mais vantagem da China prejudicar os EUA ou Japão, mas realmente existe a possibilidade de um terceiro grupo, apenas querer ver o circo pegar fogo.

      • OverlordBR

        Eu vou de China… a Rússia possui outros problemas para se preocupar.

        E acredito que a turma do Putin é mais de peitar os EUA de frente (como um bom russo deve fazer)…

        Aliás, acho que a filosofia russa (como foi demonstrada na Criméria) é igual à placa da nave estelar que passa no início do Spaceballs. 😉

  • Johnny Walker Junior

    Duvido que a Coreia do Morte tenha um link tão bom assim para transmitir em tão pouco tempo 100 TB e nem tão pouco pessoal tão especializado para invadir a Sony.
    Está mais para a KGB de Vladimir Putin como retaliação para os embargos que estão sofrendo. Com o petróleo caindo e o rubro acompanhando, vai ficar crítica a coisa para a Rússia.

    • PQP, como não pensei na Rússia? o.O

    • Alvaro Carneiro

      A coreia do norte nao precisaria de um link rapido. Ela poderia usar um servidor fisicamente nos EUA, Europa, Asia e transferir os dados para este servidor – sem os dados trafegarem para a propria coreia do norte.

      E com dinheiro, voce aluga servidores com links dedicados de 1gb, 10gb ou até mais – é tudo uma questao de dinheiro.

      Portanto, link da coreia do norte é irrelevante neste caso – eles poderiam ter uma conexao via modem 56kbps e conseguiriam coordenar esta invasao.

      • Faz sentido sim.

        Agora alugar um servidor para armazenar 100 TB não chamaria muita atenção? Atenção o bastante para poder ser rastreado?

        É muita informação para se transferir e não ser detectada. A não ser que o servidor tenha sido feito somente para isso e localizado em águas internacionais, usando um servidor temporário em outro país suspeito tipo China ou Rússia.

        • cquintela

          Poderiam espalhar os dados entre vários servidores com origens diferentes. Chamaria menos a atenção.

  • Nemo Maxime

    pqp, é só eu que acho que isto é o velho é bom truque de marketing para promover o filme?

    • O problema é vazar 100 TB de informações sensíveis da Sony Pictures somente para promover UM filme.

      • Nemo Maxime

        E “realmente” vazou 100 TB de informações? Até agora as únicas informações vazadas são coisas dignas do TMZ.

        • Os hackers só liberaram alguns gigabytes, não iam liberar tudo de vez.

        • SKY

          Compraram então até o FBI :notbad:

      • marcosalex

        Será que teve relação com o filme?

    • kenji

      E nós brasileiros achando que aquelas campanhas de marketing sem pé nem cabeça, que na verdade deveriam ser “virais”, é que eram estranhas…

    • Saulo Benigno

      É isso aí, pense uma campanha.

      “Vamos fazer uma campanha onde proibiremos os cinemas de lançarem o filme na data programada, porque que se lançarem o filme faremos um ataque estilo 11 de Setembro.”

      O público vai ficar louco, morrer de vontade de assistir. Nosso filme vai bombar depois disso, é a campanha correta!

    • Carlos Magno GA

      Tipo vazarem o Tropa de Elite pra promover a estréia nos cinemas?

  • Storvs

    Só queria saber, porque o Obama com cara de cu, fica acusando a Coréia do Norte, quando nós sabemos que o ataque veio mesmo da China… E que com a China ninguém peita né? Melhor acusar o saco de pancadas.

  • bruno torrente

    E pensar que eles nunca viram o jogo Home Front, esse em vez de proibir mostraria gameplays em rede nacional dizendo ser verdade claro 🙂 .

    Era para ser china no enredo mas os criadores ficaram com medo da retaliação então escolheram a melhor coréia por que sera ? …

    Para quem não conhece o jogo segue enredo.

    Após o morte do atual ditador da Coréia do Norte, Kim Jong-II, sobe ao
    poder o seu filho Kim Jong-Un, o novo ditador logo recebe um premio
    Nobel da Paz (isso mesmo) pela reunificação das Coréias do Norte e Su, com a união das nações, a Coréia logo se torna uma potencia mundial com
    economia e exército fortes. Enquanto isso a hegemonia dos EUA logo
    começa a ruir, mais crises financeiras abalam as industrias da terra do
    Tio Sam e tambem aumento do preço do petróleo por conta da instabilidade
    no Oriente Médio. Por fim nessa grande reviravolta das nações, a ONU é
    dissolvida e os EUA declaram lei marcial por conta da onde de protestos
    por toda o país. E aí que entra o oportunismo de Kin Jong-Un em anunciar
    um novo programa de satélites coreanos, que por conta da falha no
    sistema de GPS americano, consegue fazer explodir (com o satélite) uma
    usina termonuclear no Kansas, estado americano. A partir dai, começa a
    invasão coreana aos EUA.

    Curiosidade: O jogo foi lancado antes da morte do Kim Jong-Un que por sinal erraram a data em uma semana 🙂

  • Arthur Sales Gomes Ferreira

    Isso tem cheiro de roubo industrial ou de outro país camarada e querem jogar a culpa na Melhor Coréia.

    • Também pensei nisso. Podem ter roubado muito material importante da Sony e usado esses filmes como cortina de fumaça para acobertar as ações deles…

  • Guest

    Caraco, nunca li tanta “desinformação” em um texto aqui no meiobit …

    • Eu só quis levantar a questão da verdadeira autoria da ameaça. Para todos os efeitos, os Estados Unidos escolheram a Coreia do Norte.

      Está no texto, inclusive com link para a fonte e tudo.

    • Qual é a desinformação? Seja mais claro.

  • BielSilveira

    “algum terrorista de verdade poderia se aproveitar da situação para atacar qualquer estabelecimento onde o filme fosse exibido”

    A pergunta é: se eles podem fazer, o que os impede de fazer de qualquer forma?

  • OverlordBR

    Só digo uma palavra: CHINA.

    • marcosalex

      E por que não nos próprios EUA ou outro país aliado? HAcker é hacker em qualquer lugar.

  • Cara, que situação ridícula. Se fosse a Coreia do Norte (e aposto que não é) até dava de entender, afinal satiriza seu adorado, idolatrado e cheiroso líder. Agora um “bando” de babaca hackear o sistema de uma empresa privada pra roubar um filme (*eu sei) só para impedi-lo de seu exibido já é demais.

    Pior ainda são os arruaceiros do Anonymous quererem dar uma de heróis uma vez na vida.

    Ê, 2014…

  • Rafael

    Me desculpem a ignorância, mas porque chamam a Coreia do Norte de melhor Coreia?

    • Renato Oliveira

      Ironia só.

      • Rafael

        Entendi. Valeu Renato.

    • A estória que eu conheço é que uma vez eles chamarem a Coreia do Sul de “pior Coreia”. Aí a internet instantaneamente apelidou eles do oposto.

    • marcosalex

      Quando eles começaram a abrir um pouco mais a economia mega fechada deles, tinha uma propaganda ufanista que dizia ‘Coréia do Norte é a melhor Coréia’.

  • RS_66

    ” já que os terroristas têm a Sony Pictures na mão, bem que eles podiam mandá-la devolver o Homem-Aranha à Marvel.” – Assinto em baixo!

  • Geral fazendo bolão pra adivinhar qual foi o país responsável pela ameaça. A minha aposta vai pro país “hacker pivete comunistinha que se ofende fácil”.

    • marcosalex

      Considerando que o ataque teve relação com o filme sobre a Coreia do Norte, o que pode não ser verdade.
      Não é a primeira vez que a Sony sofre ataques nem hacks.

  • Felipe Torrezini

    Segundo a CBS, a firma de segurança cibernética Norse afirmou que o ataque é um trabalho interno executado na própria Sony.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples