Meio Bit » Arquivo » Hardware » Agora é oficial: Fire Phone é um fracasso retumbante

Agora é oficial: Fire Phone é um fracasso retumbante

Não foi dessa vez Bezos: Amazon fecha terceiro trimestre com perdas causadas principalmente pelo Fire Phone; aparelho representou perdas de US$ 170 milhões

9 anos atrás

Hindenburg disaster

Jeff Bezos bem que tentou, mas não teve jeito. O Fire Phone, o primeiro smartphone da Amazon e que basicamente é um grande botão de "compre agora" no bolso do consumidor flopou de uma forma espetacular: depois de não empolgar ninguém e ter sido duramente criticado, o aparelho causou um prejuízo de US$ 170 milhões à gigante das vendas online.

Basicamente a Amazon fechou o terceiro trimestre em queda, e a culpa recai principalmente sobre o smartphone fracassado. Os motivos são diversos: assim como a crítica já havia adiantado, o Fire Phone é um smartphone de ponta com hardware de 2013 e mesmo assim com performance muito aquém do que deveria, dando a nítida impressão que as peças foram coladas de qualquer jeito. Isso e o preço inicial alto, além da chateação dos serviços insistindo o tempo todo para que o usuário compre produtos na lojinha, já que o Fire Phone prescruta o ambiente o tempo todo em busca de itens similares ao que a Amazon oferece.

fire-phoneA solução para desovar o aparelho no mercado não demorou a ser posta em prática: o Fire Phone passou a ser vendido por um dólar com plano de dados, mas mesmo isso não foi o suficiente para reverter a situação. Como resultado, informes de agosto apontavam que o smartphone vendeu míseras 35 mil unidades em dois meses. O CFO da Amazon Tom Szkutak disse numa conferência que  o Fire Phone era "um bom dispositivo num mercado muito competitivo", só que os consumidores discordam; isso ou ele não contaria com apenas duas de cinco estrelas. Até mesmo o CEO da T-Mobile John Legere não resistiu, se bem que ele tem um histórico de fazer piadinhas.

Infelizmente a Amazon foi vítima de sua própria arrogância, ao entrar num mercado extremamente competitivo com um aparelho que pouco acrescentava em recursos, mal feito e cuja única coisa interessante era ser um link para a Amazon, já que para isso ele serve muito bem. Melhor sorte da próxima vez Bezos, porque essa você vai ter que entubar.

Fonte: VB.

relacionados


Comentários