ad

Adeus, Nokia, obrigado pelos peixes. E pelo carregador DC-21.

DC-21-Lumia-930

DC-21

Esse brinquedo da foto é uma daquelas baterias auxiliares que são essenciais para quem usa smartphones profissionalmente. É o DC-21 Microsoft Portable Power, são 6.000 mAh, colocando em uma forma que dá pra entender, é energia suficiente pra abastecer a Estrela da Morte por 2 Alderaans. Ou umas 5 viagens de DeLorean. Ele promete pelo menos duas cargas completas na maioria dos celulares.

Uma das vantagens é que dá para você espetar seu celular nele, junto com o carregador e depois que o telefone estiver carregado, começa automaticamente a carregar o DC-21. Ótimo para quando a gente chega em casa e bota o Lumia pra dormir.

O DC-21 vai custar US$ 49,00; estará disponível em branco, verde e laranja e chegará em outubro a mercados selecionados (é, também não tenho esperança de que chegue aqui).

Só que esse não é o ponto deste texto. O carregador você já viu ontem em um monte de blogs bateponto de press release. A questão é mais sutil e bem mais emocional.

Microsoft-Portable-Power-hero

Esse carregador é o primeiro hardware com cara de Nokia que a Microsoft lança, usando o próprio nome.

A decisão da Microsoft é não usar mais a marca Nokia. Ela será defasada, em prol de Microsoft. Claro, todos saberemos que por trás dos celulares Microsoft o espírito da velha Nokia estará lá. Não a Nokia do desastroso N97, não a Nokia que atirou pra todo lado com Ashas, Meego, N800 e aquele inacreditavelmente fora de propósito celular Android.

É a Nokia dos Lumias, a Nokia do E71, do N95, do 7650. A Nokia do Matrix, a Nokia do Star Trek.

Ninguém discorda que a Microsoft salvou a Nokia de um destino igual ao da Palm ou da RIM, mas é triste ver a marca desaparecer. Esse carregador é simbólico. Depois dele virão muitos outros equipamentos. Caixas de som, carregadores sem-fio, capinhas, adaptadores Miracast e celulares. Hoje eu olho o Lumia 930 e ele tem um Nokia discreto e elegante no canto superior direito. Sei que será a última vez que terei um celular assim. Isso me entristece.

Notem, não estou fazendo um discurso anti-Microsoft. Eu gosto muito da empresa. Acompanhei seu nascimento, usava DOS antes de saber quem era Bill Gates, entrei na fila do Windows 95, devorei as biografias, me entusiasmei quando em 1995 Bill Gates mudou COMPLETAMENTE a estratégia da Microsoft com o histórico memorando “The Internet Tidal Wave”, onde ele não só ditou as direções da empresa como basicamente previu a internet como ela é hoje.

Eu tenho certeza de que vou gostar muito dos futuros celulares Microsoft, mas nunca será como antes. A primeira vez que a gente se apaixona é sempre especial e esse mérito é da Nokia.

nokia232_foto0

Nokia 232. O primeiro celular a gente nunca esquece.

Fonte: SG.

Leia também:

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • Francisco Lunardi

    Uma era que termina e quem sabe uma que começa, afinal a pouco menos de 10 anos quem apostaria que Apple e Samsung seriam as maiores fabricantes de celulares atualmente?
    Hoje já vejo resultados positivos da MS, marketing mais frequente, produtos com melhores preços e melhores posicionados, uso do feedback dos usuários, ela está no caminho certo.

    Realmente a Nokia do N95, da vanguarda tecnológica, da ditadora de rumos no mercado, deixará saudades, mas coincidentemente, o N95 foi o ápice mas também o ultimo grande aparelho dela, a partir dali ela começou os erros de estratégia, a falta de visão, as decisões equivocadas, não que não tenha lançado alguns bons aparelhos no período, mas com impacto pro mercado nenhum chega perto do que foi o N95.

  • Doppo Heisenberg

    A Nokia parece muito com a Atari nesse aspecto: dominava o mercado, mas a partir de um momento não conseguiu se adaptar às evoluções.

    Lembro até hoje o impacto que a Nokia causava com os seus celulares:

    – Bateria “infinita”

    – Interface extremamente amigável

    Porém, realizar lançamentos com um SO totalmente defasado, cheio de falhas, LENTO (oi Symbian!) numa época em que celulares piores, mas com SO decente, foi o tiro no cachorro moribundo…

    E apesar de ser um fã de Android, tenho que reconhecer que, se os smartphones estão no patamar que estão, dando um salto tecnológico, É devido à Apple. O Google praticamente reescreveu sua idéia (idéia sem acento é uma escrotice SEM TAMANHO da nova regra) de dispositivo assim que viu o que o iPhone oferecia em termos de tela e usabilidade.

    E é assim que uma empresa se mantém no mercado: Olhando os concorrentes, pegando o que eles fazem de melhor, e evoluindo a partir daí. Ignore este fato, e veja sua empresa de bilhões valer uma bala juquinha….

    Por essas e outras: Adeus Nokia! Foi bom enquanto durou! Espero que vocês ensinem a MS a lidar com o Adamantinum de forma adequada e responsável!

    • Fábio

      Até hj não consegui me adaptar a escrever idéia sem acento! Kkkk

      • BrSol

        e vai piorar, pois a discussão ortográfica no Senado promete mais mudansas. isso mesmo, você não leu errado, nem escrevi errado, vai virar “mudansa” mesmo, pois agora querem banir o “ç”, “ch” e “ss”..
        alguns exemplos de como pode ficar:
        Exame vira Ezame
        Executar > Ezecutar
        Homem > Omem
        Hotel > Otel
        Chá > Xá
        Flecha > Flexa
        Asa > Aza
        Brasília > Brazília
        Base > Baze
        Cidade > Sidade

        • Lucas Balaminut

          Concordo em banir o “ç”, “ch” e “ss”. Pra que ter duas estruturas gramaticais para expressar o mesmo som? Sempre achei redundante.

        • Marcelo

          Viva a redação e a escola de 2014 q vive a base do funk. E os professores das escolas de 2014 então…. pouco se comprometem pois ganhar R$ 1400 para educar, enquanto um palhaço é elegido por ignorância da nação.

          Nokia, marca q tanto me incomodou, pois sempre comprei Samsung e tanto invejava a qualidade alheia. Em 2014 posso dizer q a Microsoft evoluiu, adaptando um sistema unificado para dispositivos móveis, quanto ao velho desktop. Parabéns Microsoft e Nokia por simbolizar qualidade em nome.

        • Adriano Garcez

          Isso é mentira. Já foi desmentido faz tempo.

  • Hollander

    Meu primeiro foi um Nokia 5110 com uma bateria especial (+gordinha) que dava mais autonomia. Com o famoso Skake e indestrutível. Arma fatal se jogado na cabeça de alguém.

  • André Machado

    No fim das contas não fico tão triste, microsoft esta em uma fase totalmente renovada e no seu histórico, seu hardware sempre foi muito bom. Eu tenho um teclado sem fio que comprei deles, que deu problema e foi substituído por um novo, e nem precisar devolver o antigo… no fim, acho que será como a ericson, comprada pela sony, perdeu-se a marca conhecida, e criou-se outra…. e todos ganhamos…

    • The Courier

      ms faz teclado bom e isso é o mesmo que fazer um celular ou um xbox360 com 80% de falha…

      o bom que so tem o nome MS e a ‘ideia de produto’, o hardware não é da MS.

      • SIm, pq a Apple tem fábrica própria. E a Logitech, a Dell, a HP…

        • Será que eu aviso ele que a Samsung já fabricou chips pra Apple?

          • E que a Foxconn faz os celulares do Google que ele acha tão maravilhosos?

          • Pablo Alfonso

            E que a TSMC faz chips para a AMD E para a nVIDIA?

          • OverlordBR

            E para a Apple também (o A8 de 20nm usado no iPhone 6)? 😉

          • OverlordBR

            Samsung já fabricou chips pra Apple?

            Já fabricou?

            Fabrica… e fabricará (o 1A9, novo chip, que usará um processo de 14nm)

          • Rodrigo Menezes

            A Sony já fabricou fabricou sensores para as câmeras top de linha da Nikon!

        • The Courier

          sim, pq fabricar, ou melhor, montar; é igual a projetar.

          vou ali perguntar para o píão quando ele aperta o parafuso se ele sabe o que é torque, binário e cortante.

          Não é pq a MS compra teclado e bota o nome dela em cima, que ela sabe fabricar hardware. Obvio que é o engenheiro que estava na nokia que fez isso.

          e quanto a terceirização do hardware, desde que a china alcançou o EUA, UE e JP nisso, magicamente hardware virou ‘commodity’

          • Você está certo. Se é da Microsoft não é bom e se é bom não é da Microsoft. É isso aí, champs, Micro$hit sucks.

          • Infinity

            Fala bobagem não. Todo o projeto é da Microsoft, eles só terceirizam o aperto de parafusos.

            goo . gl / SFLClc

            Esse é o projeto de mouse mais premiado da indústria.

          • Jean Franco

            Até hoje desejo um desses…

  • Matheus Nahkur

    Depois de uma temporada com iPhone e outra com Nexus, resolvi tentar um Lumia. Belo hardware, sistema rápido, tudo promissor. Porém, o descaso das desenvolvedoras de apps com o WP é tão grande, que desisti do telefone antes de estar com ele por 60 dias. Os aplicativos de terceiros parecem estar em entre 2011 e 2012, se compararmos com iOS e Android. Realmente uma pena.

    • Same here. Usei o WP de 2011 a 2014 e, depois que troquei pro iOS, vi o quanto perdi tempo com esse SO. Quem sabe num futuro MUITO distante, onde os desenvolvedores aprendam a tirar proveito dele. Quem sabe…

      Por enquanto, continuo achando ele o Linux mobile.

      • Fábio

        Que maldade com o Linux!
        Compará-lo com WP é muita covardia!

        • Infinity

          Nada, a situação do WP no mobile é melhor que a do Linux no desktop.

          • Fábio

            Kkk não zoa, não! Eu uso Linux!

  • m4rcos

    Nokia 232, meu primeiro celular. Era lindo na época.

  • iha marcelo

    Adotei uma solução melhor; uso um adaptador feito para 4 pilhas com saída USB simples, mas em vez de usar pilhas comuns investi num kit Eneloop da Panasonic.
    Essas pilhas além de poderem ser carregadas de 1200-2400 vezes (contra 300-500 das comuns), ainda retém 70-90% da carga mesmo sem usar por 1 ou 2 anos. Este último recurso é matador, eu tenho outras fontes que quase sempre que vou usar estão quase descarregadas, mas as eneloop conseguem carregar meu antigo iPhone 5 quase duas vezes. Já deixei com meia carga por semanas e segura mesmo!!! Muito bom para quem é esquecido…
    Ainda posso ter outro set de eneloops e em último caso posso comprar outro, e usar imediatamente, já que elas são vendidas carregadas.

  • Alvaro Carneiro

    Meu maior erro: trocar meu N95 pelo N97. Depois do N97, nunca mais quero NOKIA perto de mim.

    Meu N97 (100% atualizado e resetado) liga sozinho para os outros, desliga sozinho aleatoriamente e coisas assim.

    Está na caixa fazem alguns anos.

    • Alex Oliveira

      Cara, são os Decepticons… se eu fosse vc colocava fogo nesse celular.

    • Francisco Lunardi

      O N97 não deve ser um “Nokia de origem” aquele aparelho teve todo tipo de problema, “maculou” a imagem da Nokia das piores formas possíveis.

  • Reneval Tupinamba Junior

    Mas a Nokia, a verdadeira, pretende voltar a fabricar celulares, mas por condição de contato eles só poderão comercializar a partir de 2016.

    • Jorge Dondeo

      ?? Como assim?

      • Reneval Tupinamba Junior

        Existem algumas análises que sugerem que a Nokia poderá sim voltar a fabricar smartphones, o acordo com a Microsoft nada impede isso a partir de 2016, nem tudo e nem todos foram negociados com a Microsoft.
        Tanto para a Nokia como para a Microsoft a negociação foram excelentes, mas a Nokia não vendeu todo seu portfólio.
        Com tudo isso poderemos sim ter novos aparelhos da marca Nokia a partir de 2016.

        • Jorge Dondeo

          Pelo que entendi não é um acordo, foi uma compra, não?

    • Francisco Lunardi

      E vai fabricar/projetar como? Fabricas e engenheiros foram negociados com a MS, o que lhe restou não consegue manter a demanda de um único pais, além do mais por 10 anos a MS tem o direito do nome NOKIA em aparelhos simples (não smarts), seria no mínimo estranho dois aparelhos com o nome NOKIA feito por empresas diferentes.
      Mais fácil a MS licenciar o nome NOKIA para smarts por mais tempo que a “Nokia verdadeira” voltar a produzir (e mais lucrativo, os acionistas adoram)

  • Tartaruga Ninja do Nolan

    Esse é o mesmo sentimento que eu sentiria se fosse a Motorola. Mas é uma pena mesmo, essa perda de uma marca tão respeitada .

  • Aline Rockenbach E Patrick Rez

    Desde o ano passado tenho um semelhante Charzon 6000mha paguei 50 reais no paraguay… e é ótimo, pra mim esse ai da nokia/microsoft não é novidade e é caro…

  • GSite

    Poderia ter incluído um carregador Qi nele. Aí seria um produto matador.

  • Fernando Turatti

    Por algum motivo os posts do Cardoso sobre o fim do nome Nokia me fazem sentir vontade de derrubar suor(completamente hétero) do meu olho.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis