Meio Bit » Arquivo » Hardware » Um robô sofá controlado por um Raspberry Pi e um joystick

Um robô sofá controlado por um Raspberry Pi e um joystick

Um projeto promissor: um robô sofá que pode te levar até a geladeira para pegar a cerveja (ou virar o primeiro carro do Super Mario Kart da vida real).

9 anos e meio atrás

o-ROBOT-COUCH-570

"Ok sofá, me leve até a cerveja"

Eu sou um cara preguiçoso, as vezes eu estou em casa tão de boa esticado no sofá que não tenho nem vontade de levantar e ir até a geladeira buscar um petisco ou uma cerveja gelada. Obviamente que esse projeto foi feito sob medida pra mim, que quero engordar até algum nível próximo do mórbido. Mentira, mas eu queria ter um desses do mesmo jeito, já que deve ser divertidíssimo. Imaginem cavalos-de-pau com um sofá… 🙂

Nove estudantes de engenharia da Universidade de Walles na Austrália desenvolveram este robô sofá que pode ser controlado por um joystick. Ah, eu não tinha mencionado o joystick, né? É, ele tem um joystick! 😎

Ele foi construído com um chassis de aço reforçado, rodas no lugar dos pés e um joystick (sim, um JOYSTICK!). O robô sofá pode atingir velocidades de até 15 km/h (mas se você atropelar um cogumelo vermelho, fica mais rápido).

Pesando mais ou menos 100 kg ao custo de 5 mil reais (uma pechincha), você pode se divertir até seus dedos cansarem.

As rodas elétricas são impulsionadas com motores de 12 V usadas em scooters e são controladas por uma central construída em torno de uma Raspberry Pi, que também faz a interface com o joystick (já falei do joystick, né? sim, JOYSTICK!).

Os estudantes esperam poder evoluir o projeto para algo que possa ser usado no mapeamento de ambientes internos, mas eu digo, f#uck that!, coloquem logo um lançador de cascas de bananas nele.

Fonte: CNet.

relacionados


Comentários