Dica: não aplique trotes de ataques terroristas. Nem no Twitter

american-airlines

Uma coisa que muita gente ainda não se tocou é que a internet não é um ambiente de liberdade absoluta. Tanto no ambiente virtual como na vida real é preciso se comportar, existem regras de conduta e você não pode sair externando tudo o que pensa ou sair fazendo pegadinhas. Aqui no Brasil tivemos o caso de Mayara Petruso, que foi condenada a um ano de prisão (pena convertida em serviços comunitários) por publicar comentários preconceituosos no Twitter contra nordestinos em 2010 quando Dilma foi eleita. Outro caso recente foi o de Justine Sacco, ex-executiva da IAC que auto-destruiu sua carreira pelo mesmo motivo.

O caso do dia também envolve o Twitter mas o conteúdo não foi preconceituoso, mas uma tentativa de pegadinha com o assunto preferido dos que se acham: terrorismo. A gente cansa de avisar, os Estados Unidos estão num nível de paranoia 9000 desde 11/9, qualquer piadinha relativo a islã, terror e bomba é cadeia na hora. Ainda assim um brasileiro idiota foi fazer piada com a TAM e a polícia norte-americana e bom, deu no que deu.

O imbecil, ou melhor a imbecil da vez foi uma adolescente holandesa de 14 anos chamada Sarah, que pensou que não haveria nada demais em trollar a American Airlines pelo Twitter. Acreditando que ninguém monitora as comunicações ela mandou uma mensagem à companhia aérea com o pacote completo: se identificou com um afegão membro da Al-Qaeda e prometeu “algo grande” para o dia 1º de junho”. Claro, a mensagem não era consistente com sua conta, ela era apenas mais uma fã da Demi Lovato. Aparentemente ela não compareceria em um show em Londres que a cantora vai realizar na mesma data e resolveu aplicar essa pegadinha.

Claro, a American Airlines não pegou leve:

tweet-001

Como eu disse, você não faz piada sobre terrorismo. A American Airlines não quer saber se você está falando sério ou não, se você é maior de idade ou não. A mensagem e o endereço IP foram enviados ao FBI, que realizou a investigação em tempo recorde. Repassadas as informações à polícia de Roterdã, o resultado não poderia ser outro:

tweet-002a

Notem, o prazo entre a mensagem engraçadinha de Sarah e sua prisão foi de apenas um dia. Antes de sua conta ser exterminada ela tentou a defesa padrão #foiráquer, antes de admitir que escreveu mesmo o texto, dizendo que queria ser famosa “estilo Demi Lovato, e não Osama Bin Laden.” Eu quase fiquei com pena. Quase.

Moral da história: não mexa com a American Airlines.

Fonte: DN.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Weuller Faria

    E ela nunca mais vai poder entrar em nenhum país com tratado de segurança com os EUA. Se fudeu em um nível, que chega à dar pena.

    • Alessandro Galvão

      Não é bem assim. Como cidadã holandesa ela pode circular por todos os países do espaço Schengen. Só terá problemas fora desse espaço.

    • Quem nem aquelazinha em que o pai inútil falou que tinha uma bomba na bagagem.

      • Na verdade o cara comentou com a filha “ainda bem que não acharam que você era terrorista”. E pronto, teve a viagem cancelada e o passaporte retido para ser fotografado (provavelmente para ser registrado numa lista negra)

  • E agora um monte de adolescentes retardados estão INUNDANDO os twitters de companhias aéreas com mensagens de ameaça de bomba. É sério! http://www washingtonpost com/blogs/style-blog/wp/2014/04/14/dozens-of-teenagers-are-now-tweeting-bomb-jokes-to-american-airlines/

    • OverlordBR

      Comportamento de massa me dá um medo danado!

      Em 99,9% dos casos, a multidão desenfreada NUNCA tem razão.

      E, quando esta massa é composta por “aborrescentes” (alguns até com idade cronológica de adultos), aí é que a coisa dá mais medo ainda!

    • Camargos

      Terrorista que deve estar puto com isso. Quando fizerem uma ameaça vão ser tratados como adolescentes.

      • adriano marcos

        melhor comentário até agora!

    • E a American Airlines repassa todos pro FBI. Veremos que vai rir por último.

  • Aleandre Da Silva Costa

    Moral da historia, gato escaldado tem medo de água fria, mexer com vitima de terrorismo que tem todo aparato financeiro, politico e coisas ilegais escondidas e uma burrice tão grande quando cutucar onça com vara curta ou comprida. O pior que ela vai ter a vida toda pra se arrepender de uma cagada de adolescente , coisa que na época pre internet no maximo fazia a moça recomeçar a vida em outra cidade, no caso da internet não da pra mudar de planeta.

  • Helvio_Mota

    Temos uma candidata ao IgNobel…

  • OverlordBR

    Esta, pelo menos, tinha 14 anos… não que isto diminua a culpa dela.
    Mas e o retardado brasileiro de 22 ANOS?
    PQP! Não sabe brincar, não desce para o play, pô!

    #NSA #chocolatebomb #waterpump #theroofisonfire #Saddam #thebookisonthetable

    • Lucas Timm

      E ainda dizem que os americanos são estúpidos 😛

      • Vinícius Cordeiro

        A estupidez é patrimônio cultural(?) da Humanidade. 🙁

  • Eu

    Isso me lembrou daquela história do pai da menina que iria embarcar para Bali:

    www1 folha uol com br/cotidiano/2013/08/1331919-apos-piada-brasileira-e-barrada-em-voo-para-bali.shtml
    Stupidity LVL: High as a kite

  • :)

    mas não pq os caras ‘estão traumatizados’ com terrorismo.

    é pq essa é a função do terrorismo, vc não necessariamente explode o avião.. apenas deixa no ar a ameaça.

    é por isso que ela dançou… Quando vc aplica um trote dizendo ser terrorista, automaticamente vc vira um terrorista que aterroriza dando trotes ao inves de explodir aviões.

    • “A função do terrorismo é aterrorizar”
      — Lênin.

  • André Silvestre

    Bem feito!! É uma babaca!

  • Mas como bem ponderado por alguns usuários no twitter, a American Airlines sabe o IP de quem interage com ela no twitter? É fácil de conseguir essa informação? Não seria necessário que o twitter repassasse mais dados? Ok, tem a questão da espionagem, NSA etc. Depois de levantarem todo o perfil da guria, não perceberam que ela não era uma terrorista de verdade? Acredito que deveriam tratar a questão com seriedade, até para ela saber que o que se fala na internet é levado a sério. Mas fazer todo esse jogo midiático e utilizá-la de pode expiatório para outras pessoas foi um exagero.

    • Foi blefe, ou falta de conhecimento técnico de quem administra a conta do Twitter

    • Parabéns, vc acabou de conhecer o contra-terrorismo. E isso não tem nada a ver com NSA. Pare de se informar via Facebook. O twitter pode muito bem rastrear os idiotas que escrevem besteiras. Daí, entra o famoso Patriot Act; e cada ameaça de terrorismo é levada a sério e se vc tivesse alguém naquele voo ameaçado não ficaria assim, vamos ser honestos.

      As pessoas estão acostumadas com a zona que é o Brasil, onde se incendeia índios, agride-se pessoas nas ruas, depreda-se bens públicos, mata-se, assalta-se e nada acontece porque são menores e, tadinhos, são vítimas da sociedade.

      Se ela nunca mais puder andar em nada mais rápido que um ônibus, fico muito contente. Exemplos são muito bem-vindos.

      • Uma das práticas do contra-terrorismo está em averiguar quais ameaças são reais para não desperdiçar recursos com imbecis que escrevem o que querem no twitter.

        O twitter pode, mas a american airlines não. Se você não entendeu, quem disse que encaminhou os dados do IP foi a American Airlines, não o twitter.

        E não disse que ela não deveria sofrer sanções, mas que todo essa exposição na mídia foi desnecessária e exagerada.

        Você diz: menina idiota fazendo ameaça leviana = queimar índios. Ok. Tudo igual.

        • “Uma das”. A outra é mostrar pro mundo “Nobody fucks w/ us”

          E daí que a American Airlines não pode? Um retuíte pro Departamento de Justiça é mais que suficiente. Repito: Patriot Act. E sim, eu acho que deve haver esta divulgação. E sim, esta menina idiota começa hoje ameaçando de terrorismo, amanhã, ciente da impunidade, acontece o caso de um monte de pivete assaltando aqui no Rio, são presos e levados para a delegacia de proteção à criança e adolescente, para depois serem liberados. A polícia alega que eles são vítimas e quem é assaltado que se dane.

          Para sua informação: ameaça de terrorismo é crime em muitos países. Só a ameaça. Da mesma forma que ligar pro 190 e passar trote é crime, mas, coitadinhos, eles são pobrezinhos que merecem ser amados. pense nisso quando vc assistir a um assalto usando arma de brinquedo. Afinal, eles são desmiolados.

          • Repetindo, de forma bem clara pra ver se você entende de uma vez: só discordo de você quanto à “espetacularização” do caso.

            “Já que não achamos os terroristas de verdade e ignoramos ameaças reais de sequestro de aviões – onde já se viu, jogarem um avião em um prédio, que absurdo – vamos mostrar ao mundo que ‘Nobody fucks w/ us’, nem mesmo uma idiotinha no twitter”.

            Contra-terrorismo da pesada. Dava um filme de sessão da tarde, “Loucademia do FBI” ou algo assim. É, não tenho criatividade.

            Você faz uns paralelos engraçados e bem falaciosos. Eu discordo da espetacularização do caso, logo, sou a favor de assaltantes mirins com armas de brinquedo.

  • PÉRA! Como assim? Lá eles não entenderam que era uma criança? Ela estava brincando! O mestre Paulo Freire diz que toda ação opressora requer uma revolta por parte da massa laboral. Se fosse aqui no Brasil, a garota seria considerada uma coitada, fichada e violentada, pagaria 2 cestas básicas e viraria estrela de um monte de programas de entrevistas, posaria nua e iria para o BBB (não necessariamente nessa ordem).

    ” Claro, a mensagem não era consistente com sua conta, ela era apenas mais uma fã da Demi Lovato. Aparentemente ela não compareceria em um show em Londres que a cantora vai realizar na mesma data e resolveu aplicar essa pegadinha.”

    Entra no perfil do Obama no twitter e ameace-o de morte. Depois, conte quantos segundos o Serviço Secreto saberá de seus dados e quantos minutos para alguém bater à sua porta.

  • Pingback: Ameaças via Facebook serão julgada pela Suprema Corte()

  • Pingback: PSN e Battle.net sofrem ataques (bônus: ameaça de bomba)()

  • Pingback: PSN e Battle.net sofrem ataques (bônus: ameaça de bomba)()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis