Windows XP terá suporte 24 horas estendido na China

xp-logo-china

Como o Cardoso bem disse no último texto sobre o nosso sistema operacional querido que se recusa a morrer, a grande maioria da população não vê dispositivos tecnológicos como a gente. Para eles um PC, um smartphone são ferramentas para cumprir determinadas funções, e se elas fazem isso bem a necessidade que essas pessoas terão em trocá-las é zero. Não adianta você apavorá-los com ameaças à segurança, ele vai ignorar tudo o que você disser assim que for mencionado que eles terão que tirar o escorpião do bolso.

Quando a gente vai para o mundo corporativo o cenário é ainda pior. Empresas são muquiranas por definição, economizam até no café se preciso for. Funcionários nem se fala, e por muito tempo permaneceu a noção de que o departamento de TI só serve para dar despesas. Com isso trocas de equipamentos foram sendo empurrados com a barriga até o ponto que nos encontramos hoje: a Microsoft tenta matar o XP desde terça-feira, ninguém quer ficar desprotegido ao mesmo tempo que não pretendem gastar com versões mais novas do Windows, e na maioria dos casos com upgrades completos de hardware. Por isso o governo inglês comprou um pacotão de atualizações estendidas da Microsoft para o XP por 5 milhões de libras.

A China tem um problema parecido mas de dimensões bem maiores: 70% dos computadores do país, cerca de 200 milhões de unidades rodam XP. Isso mesmo: apenas um em cada três PC chineses está atualizado. A preocupação é com usuários individuais que não teriam dinheiro para comprar um hardware com Windows 8 ou mesmo o 7, mas é óbvio que empresas também estão nesse barco. Só que como a República Popular é mão-de-vaca ao extremo não vai fazer como os ingleses pois em vez disso uma empresa parceira da Microsoft vai disponibilizar suporte via telefone 24 horas por dia. Uma outra empresa vai prestar auxílio aos interessados em migrar do XP para versões mais novas do Windows, embora não esteja claro se isso inclui migração de dados.

Eu tenho minhas dúvidas se essa estratégia vai funcionar para usuários individuais. Como pelo visto as empresas que se virem, quem ainda utiliza o Windows XP em casa não é do tipo que está preocupado com o que pode acontecer com seus dados, pois estaria ciente que seu computador está pra lá de defasado.

Fonte: DT.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Aleandre Da Silva Costa

    A china e um paradoxo, produz os melhores hardwares que todo ocidente compra, como iphones, video games, e eles mesmo so tem dinheiro pra usar computadores de 10 anos atras.

    • Marcelo Eiras

      Isso não é paradoxo. Isso é socialismo.

      • Guilherme C.

        Veja as políticas chinesas e agora veja os preceitos do socialismo. Pois é, tem algo estranho na teoria de que a China é socialista. Os países nórdicos chegam a ser mais socialistas que esses que se dizem socialistas.

  • Juliano Teichmann

    “Quando a gente vai para o mundo corporativo o cenário é ainda pior. Empresas são muquiranas por definição, economizam até no café se preciso for.”

    Tenho uma máquina rodando Windows XP que controla a indústria. Ela fica ligada 24/7 em um hardware DELL de 2004. Ela não está conectada na rede. Tenho outra máquina de 2006 rodando controle de temperatura e sistemas de aeração de silos e armazéns, ligada 24/7. Pergunta que não quer calar: por que gastar R$ 2000 para atualizar cada máquina se elas continuam funcionando como deveria? E gastar mais alguns milhares de reais para solucionar algum possível conflito de software com uma atualização para Windows 7/8.

    Eu acho que não se pode generalizar esta histeria, pois se meu computador com Windows XP está desconectado da rede isso implica que algum malfeitor teria de ter acesso físico à máquina, e aí não interessa muito o sistema operacional.

    Além disso as pessoas esquecem que moramos no Brasil e as empresas possuem dezenas de obrigações escriturárias que funcionam “marromeno”. Algumas chegam ao cúmulo de não ser possível modificar o local de instalação e algumas funcionam apenas em modo administrador (estou olhando para você SPEDs). Estes sistemas funcionam melhor em Windows XP pois são mal escritos em sua maioria, principalmente software da Caixa Federal, então tenho uma máquina exclusiva (em outro domínio de rede) para este tipo de software com rotinas de backups, pois só de pensar em rodar este tipo de software em Windows 7 sem privilégio de administrador já me da urticária.

    Entendo perfeitamente o que uma falta de suporte indica para o software e os problemas que podem ocorrer caso seja descoberta uma nova falha de segurança nestas máquinas, por isso máquinas de uso dito “normal” devem ser atualizadas, mas generalizar NUNCA deve ser feito, em geral =D

    • Máquinas fora da rede não correm perigo de ataques externos, então o fim do suporte é irrelevante.

      Agora se você tem uma pessoa usando o XP para acessar software de BANCO via INTERNET, a receita pra dar m**** é grande. E mesmo funcionando, algumas vulnerabilidades podem ser usadas pra manter botnets.

      Em 2015 vários aplicativos importantes também vão parar de suportar o XP (alguns antivírus, Chrome, etc.).

      Em resumo: se a máquina é pra tarefa específica fora da rede, pode usar até o pente de memória gastar. Caso contrário, atualize.

      • marcelobrrj

        para o sped e so intalar os programas na pasta Arquivos de Programas RFB e adicionar o usuário todos com controle total
        ja para a caixa mesmo com o xp da problema(caixa= lixo)

        • Juliano Teichmann

          Cara já fiz isso, já criei uma pasta específica para o SPED com permissões totais para o usuário mas o sistema sempre pede o administrador. Se eu abro o executável direto do java ele dá erro em acesso ao banco de dados dos SPEDs. Uma tristeza.

          Tem mais alguma sugestão?

          • marcelobrrj

            talves se coloacar a pasta do programa dentro da pasta do usuario funcione

  • OldKnight100

    Popularidade do Windows Loader crescendo na China em 3… 2… 1.

  • Guilherme C.

    Ubuntu Kylin não estava aí pra suprir a necessidade da maior parte dos computadores chineses?

  • Pingback: China bane Windows 8 de computadores do governo()

  • Pingback: Microsoft: Windows 10 gratuito até para os piratas e custom ROM para substituir Android em smartphones - Jequié 2.0()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples