Meio Bit » Arquivo » Hardware » Intel anuncia linha Haswell-E, processadores octa-core com suporte a DDR4

Intel anuncia linha Haswell-E, processadores octa-core com suporte a DDR4

Processador Core i7 Extreme Edition da Intel baseado na arquitetura Haswell-E é o primeiro voltado a desktops com oito núcleos e suporte a memória DDR4

10 anos atrás

core-i7-extreme-edition-haswell-e

A Intel aproveitou a Game Developers Conference para anunciar seu primeiro processador baseado na plataforma Haswell-E de alta performance; trata-se de um Core i7 Extreme Edition, chip esse que contará com oito núcleos e será o primeiro a dar suporte aos novos módulos de memória RAM DDR4.

De acordo com a empresa, essa linha será a primeira voltada ao consumidor final que conta com oito núcleos e 16 threads, já que para a Intel a linha Xeon E7, com processadores de até 15 núcleos é voltada para servidores. Ainda que a AMD tenha chips octa-core com mais tempo, eles nunca alcançaram a performance de um Intel quad-core. Por causa disso pode-se dizer que a linha Haswell-E não possui concorrentes.

Os chips Haswell-E são compatíveis com o soquete LGA 2011 assim como as linhas Sandy Bridge-E e Ivy Bridge-E e trabalhará com o chipset X99, que a Intel não deu muitos detalhes. Especula-se que para não ficar atrás do chipset atual X79, ela terá suporte nativo a 10 portas SATA de 6 Gb/s, 14 portas USB (seis delas 3.0) e frequência de RAM até 2.133 MHz, o que é considerado baixo, mas como estamos no início do ciclo das memórias esse valor tende a aumentar com o tempo. A Samsung afirma que a frequência média foi aumentada para 2.667 MHz, com ganho de efici^ênca no consumo de energia de até 30%.

Como esperado, o fato de utilizar um soquete distinto da linha mais popular mas ser compatível com gerações anteriores de seus processadores da linha Extreme não tornará o Haswell-E um processador popular num primeiro momento, mesmo entre os jogadores que gostam de montar máquinas absurdas. A Intel não informou preços ou detalhes sobre o processador, até para não assustar. A previsão é que os novos chips cheguem ao mercado no segundo semestre, portanto se você estiver disposto a gastar muito dinheiro, é melhor ir economizando desde já.

Fonte: AT.

relacionados


Comentários