Meio Bit » Arquivo » Engenharia » ENLARGE YOUR PENIS! (é #SFW, calma)

ENLARGE YOUR PENIS! (é #SFW, calma)

Algumas obras de engenharia nos lembram que humanos são capazes de coisas grandiosas, quando não estão preocupados com quem o outro está transando ou pra quem ele está rezando. No caso um transatlântico sofre um upgrade, passando por um “simples” processo onde é cortado ao meio, encaixam uma seção extra e colam de volta. É impressionante e temos vídeo!

10 anos atrás

pontedomal

Ponte Xihoumen, China. Cada seção suspensa tem mais de um quilômetro de comprimento.

Tendemos a achar que as obras que nos esperam no futuro, como colônias lunares, elevadores espaciais e o futuro anel artificial em torno da Terra são desafios insuperáveis de engenharia. Até um Jaeger parece impossível, quando nossa percepção do dia-a-dia nos levam a pensar engenharia como construção de muro de arrimo e projeto de alambique artesanal em Formiga, MG.

É uma visão errada. Arthur Clarke dizia que não não há problema de engenharia insolúvel, se houver dinheiro suficiente. É verdade. Quando queremos fazemos coisas impressionantes, como o Canal do Panamá.

Uma dessas coisas impressionantes é o Balmoral, um navio de cruzeiro de 218 m de comprimento e 43 mil toneladas de deslocamento. Não é nem de longe o maior. O recorde fica com o Allure of the Seas, com 362 m e 225 mil toneladas, mas ainda assim ele é um triunfo da Engenharia de Gente Grande.

Explico: o Balmoral não nasceu do jeito que é. Até 2007 ele se chamava Norwegian Crown, tinha 187,71 m de comprimento e deslocada 34 mil toneladas. Então, como ele aumentou 30 metros? Pílulas de internet? Aquela bombinha do Austin Powers? Ficou feliz em ver alguém?

Não. Engenharia de Gente Grande. Colocando no papel era mais lucrativo ampliar o navio do que construir um novo, então alguém com muito dinheiro contratou engenheiros levemente insanos que projetaram uma seção extra do navio, com tudo se encaixando, cortaram o bicho no meio, encaixaram o bloco novo, com camarotes, banheiros, linhas de gás, água, eletricidade, colaram, deram uma demão de tinta e pronto, um novo navio.

Assista e guarde no celular, para mostrar pro sujeito fazendo obra na sua casa, na próxima vez que ele disser que vai dar trabalho montar as tomadas na altura certa.


Cruise Ship Cut in Half, Then Stretched 99 Feet (Time Lapse)

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários