Meio Bit » Arquivo » Hardware » Finlândia lança ônibus que você chama pelo smartphone e decide o trajeto

Finlândia lança ônibus que você chama pelo smartphone e decide o trajeto

Chamado Kutsuplus, algo como “chamada mais” em português, o serviço de ônibus sob demanda permite que o usuário defina os pontos de partida e chegada e divida a viagem com outras pessoas, até por que não faz sentido usar o serviço sozinho.

10 anos atrás

Kutsuplus

O serviço de transporte público de Helsinque, na Finlândia, conta com um novo serviço, que permite que o usuário chame o ônibus pelo smartphone e escolha o trajeto.

Chamado Kutsuplus, algo como "chamada mais" em português, o serviço de ônibus sob demanda permite que o usuário defina os pontos de partida e chegada e divida a viagem com outras pessoas, até por que não faz sentido usar o serviço sozinho.

O custo é maior do que o de um ônibus comum, aproximadamente 10 reais de tarifa mais 1,30 por quilômetro pela cotação de hoje, mas bem mais barato que um táxi, que custa caro por lá. O serviço pode ser pago via smartphone e em breve será possível debitar a tarifa direto na conta do telefone via SMS.

O agendamento é automático, basta escolher via smartphone em qual parada o micro-ônibus deve iniciar a jornada e escolher o destino final. Se a viagem for dividida com outros, um algoritmo determina o trajeto mais curto. A desvantagem é que o custo é o mesmo de utilizar o serviço sozinho, cada passageiro paga a mesma taxa de serviço mais quilometragem.

A capacidade é para nove passageiros e há lugar para carrinhos de bebê e bicicletas. O público-alvo é o que costuma utilizar automóvel para se locomover e aqueles que precisam utilizar mais de um meio de transporte por causa do lugar onde moram.

Segundo Kari Rissanen, do serviço de transporte público de Helsinque:

O Kutsuplus oferece uma alternativa melhor e mais eficiente ao automóvel. Os veículos contam com Wi-Fi grátis e você elimina o custo do estacionamento. No centro de Helsinque um estacionamento custa mais de 10 reais a hora, então o ônibus semi-privativo faz sentido.

Helsinque conta com 1000 paradas de ônibus e quase 500 mil rotas diferentes, quem está bem servido de ônibus e metrô deve continuar utilizando esses serviços.

A versão piloto do Kutsuplus iniciou ano passado com 10 ônibus. Até setembro 4.500 pessoas já haviam aderido e o programa deve ser expandido para 100 veículos.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários