AdBlock Plus revela números de sua lista branca sem mencionar o Google

adblock-plus

Ninguém gosta de publicidade invasiva, isso é um fato inegável. O grande problema é que sites e blogs vivem disso, mesmo que você não clique nos ads (quem clica?) a simples visualização deles rende uns cascalhos úteis no fim do mês. O problema é quando o site/blog abusa da boa-vontade, enchendo a tela de pop-ups intrusivos e malignos em busca de uns trocados. Por conta disso o AdBlock Plus, o plugin mais popular de todos é um vilão e tanto para quem tenta ganhar dinheiro com anúncios, sejam eles chatos ou não.

Só que de uns tempos para cá ele deu as mãos a sites que entrassem na linha, atendendo suas exigências para que fossem incluídos em sua whitelist. Muitos disseram que a empresa havia se vendido, mas a verdade é que ela descolou um cliente excelente: o Google. Segundo informes a empresa e outros players grandes pagam para que seus anúncios passem, enquanto os demais se ralam para entrar na lista branca, que segundo números divulgados pelo gerente de Relações Públicas Ben Williams, é restritiva ao extremo.

De 2011 para cá foram feitos 777 pedidos para inclusão de seus anúncios na whitelist. Destes, apenas 9,5% foram aprovados. Williams frisa que quase metade dos pedidos eram fakes, mas ainda restam 50% do total que não foram aprovados por não cumprirem os critérios da empresa: a propaganda não pode ser intrusiva, não pode impedir o acesso ao conteúdo do site e deve ser relevante, entre outros.

Não obstante, das 148 propostas de aceitação para inclusão na whitelist, cerca de 90% são gratuitas. Ainda que o objetivo do site não seja ganhar dinheiro, o troco que o Google talvez injete no site compensaria abrir mão de cobrar de todos os outros, então isso não é uma surpresa tão grande. Como era de se esperar, nada foi mencionado sobre o Google ou os outros 10% de sites que pagariam para ter seus anúncios liberados.

Fonte: TC.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Davi Braga da Rocha

    Não vejo problemas em publicidade não intrusiva ou relevante ao conteúdo do site.
    O problema são pop-ups e on-screen pop-ups que bloqueiam o acesso ao conteúdo enquanto não se clica neles. (Um exemplo que odeio, é o de obrigar a curtir a página no FB pra ter acesso ao site.)

    • Caio Luna

      Também não gosto disso, ainda mais porque nem tenho FB.

  • Aleandre Da Silva Costa

    Claro que os blogs precisam de publicidade, mas contanto que ela não atrapalhe a acessar o conteudo não tem problema. Se abrem pop-ups seja como novas janelas do navegador, ou em cima do conteudo eu acabo bloqueando. Se estiver do lado do conteudo eu vou ver e talvez até clicar se for do meu interesse. Agora se for publicidade feita na base de video em flash e eu estiver em um site de video com certeza vou bloquear. O processador da minha maquina não suporta exibir 3 videos ao mesmo tempo, então bloquear significa que vou conseguir acessar o conteudo.

  • DanielBastos

    Eu bloqueio tudo que rastreia usuários. Como o google não se enquadra, block…. Acho que sites precisam ganhar dinheiro, muito justo, todo o mundo tem q pagar as contas. Mas não vou deixar um site qualquer fazer um histórico da minha navegação, nem das pessoas que conheço.

  • Julio Verner

    Aprendi aqui que o AdBlock Plus tem um irmão de peso… O Ghostery, depois de instalado meus spams caíram muito! Somado ao Greasemonkey, só lamento pros Ads! hehe

  • Lucas Martins Silva

    Problema são os usuários com computadores cheios de vírus e ad-wares que colocam ainda mais banners em vários sites. No meu, canso de receber mensagens de usuários falando de popups, DHTMLs por cima do conteúdo, blocos de anuncios inseridos por códigos externos, entre outros, que não são carregados pelo site. Tenho até uma resposta padrão para esses casos …

  • Anndrey Francys

    Usei por muito tempo a uma semana atrais eu desabilitei porque queria clicar em umas propagandas de um site para ajudar, ai resolvi desabilitar ele totalmente nem estou mais notado as propagandas. antes incomodavam mas agora tanto faz. peguei imunidade ou não.

  • Luiz Felipe

    Não tem como “trapacear”, não bloqueia o Ad, apenas não o exibe na tela, ninguem vai saber mesmo.

  • Bicows

    Pelo meu ínfimo conhecimento sobre o assunto, o AdBlock não impede as propagandas, mas só sua exibição? Ou seja, ele “baixa” as propagandas, mas não permite que o navegador as exiba. Isso não impediria a contagem de views, já que eh feito o download das Ads. Me corrijam se eu estiver errado e me ajudem a entender essa briga entre os sites e o AdBlock.

  • Gradash

    Meu sonho é descobrir uma forma de bloquear o acesso de usuários de ADblock ao meu site… São mais de 1000 reais por mês de servidor e esses putos não querem ajudar em NADA! E cada acesso deles é mais um custo subindo…

  • Os blogs estão acomodados ao modelo tradicional de propaganda. Se reinventem. O ônus deve ser de quem produz e não de quem consome.

  • DanielLemes

    Acho o ABP um câncer. Conteúdo de acesso grátis requer concessões, e uma delas é deixar o anúncio ali no canto dele, afinal, até gente que compra na internet anda bloqueando tudo só pela sensação de liberdade que o ABP dá, e talvez perdendo oportunidades de conhecer produtos e serviços.

    Imagine a situação econômica de uma televisão aberta em que os telespectadores pudessem simplesmente pular os comerciais… É o que o ABP faz com os blogs. O que devia acontecer é o Google ser mais rigoroso com quem abusa dos anúncios, com popups ou anúncios que obrigam a clicar.

  • Jhonatan De Paiva Dias

    O Adblock tem tanta popularidade porque os sites exageram nas propagandas, sites que eu gosto de acessar vivem usando anúncios em flash, que faz com que meu navegador fique travando, ninguém merece.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis