Novo app do YouTube, lançado pela Microsoft, é bloqueado pelo Google

App do YouTube para WP, desenvolvido pela Microsoft, não ficou dois dias no ar

App do YouTube para WP, desenvolvido pela Microsoft, não ficou dois dias no ar

Estava, há alguns minutos, pensando em como iniciar este texto, mas, como ainda não consegui parar de rir, vou começar assim mesmo.

Na última terça-feira, eu escrevi, aqui no Meio Bit, que a Microsoft havia relançado o app do YouTube desenvolvido por ela para a plataforma Windows Phone. No lançamento, a empresa afirmou ter trabalhado juntamente com o Google para que todas as diretrizes da gigante das buscas fossem atendidas e, assim, os usuários do WP finalmente pudessem desfrutar de um app “nativo” para ver os vídeos. Mas, aparentemente, a empresa não fez o dever de casa direitinho.

Nesta quinta-feira, o Google bloqueou o acesso da Microsoft à API do YouTube, tornando o app… bem, um app morto. De acordo com o que o The Verge conseguiu apurar junto ao Google, “a Microsoft não fez as melhorias necessárias na navegação para permitir uma experiência completa do YouTube e, em vez disso, lançou novamente o aplicativo do YouTube que viola os nossos Termos de Serviço”. Ainda de acordo com o Google, a decisão da empresa foi tomada pois a empresa valoriza “a nossa ampla comunidade de desenvolvedores e, portanto, quer que todos adiram às mesmas diretrizes”. A Microsoft, por sua vez, se limitou a confirmar o bloqueio e diz que está trabalhando para resolvê-lo.

Por que o Google bloqueou a Microsoft, mas não bloqueou o Facebook quando fez aquela lambança no Google Play? Por que a Microsoft não consultou o Google antes de lançar o raio da nova versão? Independentemente das respostas, o que ninguém pode negar é que, como sempre, o prejudicado acaba sendo o usuário.

Atualização: o The Verge conseguiu mais informações sobre a confusão envolvendo as duas empresas. Segundo o site, uma das imposições do Google era para que a Microsoft fizesse todo o app do YouTube utilizando HTML5 para dar, ao usuário, a mesma experiência de uso que há nos apps oficiais para Android e iOS (que, vale ressaltar, não são feitos em HTML5), mas a empresa do tio Bill diz ser impossível na atual plataforma móvel da Microsoft.

Resumindo, o Google faz exigências que sabe que a Microsoft não pode cumprir, ao mesmo tempo em que não disponibiliza o seu próprio app para WP. Interessante ver o descaso que a gigante das buscas tem que os usuários da Microsoft, atitude muito diferente da que tem com os usuários da Apple.

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Ricardo Fraga

Mineiro de Juiz de Fora, é amante de tecnologia. Jornalista por vocação e em formação, foi editor do Google Discovery e, atualmente, escreve sobre tecnologia no TechTudo e Meio Bit.

Compartilhar
  • Mas que sacanagem hein Google!

  • Marcoscs

    no dia 31 de dezembro deste ano todos os funcionários da Microsoft estarão reunidos, de joehos e de mãos dadas.
    E quando der meia noite se ouvirão urros de alívio e gratidão ao Senhor por terem sobrevivido a esse ano. Todos se abraçarão entre choro e lágrimas e jurarão solenemente que ano igual a esse nunca mais ocorrerá em Redmond.
    Até começar 2014….

  • Mateus Azevedo

    E alguém ainda me retrucou no outro artigo “mas a Microsoft desenvolve em parceria, então é um app oficial, não faz diferença”.

    Droga.

  • Felipe Riffel

    O Google esta se borrando de medo do WP, é o que eu acho, e tbm vejo meio sem fundamentos a desculpa do google para bloquear o app feito pela MS visto que o MetroTube e outros apps que acessam o youtube e até baixam videos offine e não mostram propagandas não foram bloqueados.

    • Bruno Rocha

      Não é bem assim. O que acontece é que o Google criou um sistema no Youtube para tentar manter as pessoas vendo vídeos o máximo possível, pois só assim para o Google completar uma boa receita com seus adsenses.

      Resumindo:

      O Google mantém os servidores do Youtube com dinheiro próprio, mas a maior parte ainda vem dos Ads dos vídeos. Como o serviço é de graça para nós, é de se entender o porque criaram essa estratégia de tornar a navegação mais prática e que ao mesmo tempo seja convidativa para que as pessoas fiquem saltando de vídeo em vídeo, gerando mais visualizações e ganhando mais grana com Ads, ele ainda usa dados de navegação anteriores para indicar vídeos que sejam do gosto da pessoa, tornando a tal experiência ainda mais convidativa.
      A falha do aplicativo da Microsoft foi não ter esse sistema, pelo menos não decentemente, por isso o descontentamento, afinal, o acordo foi feito e a Microsoft não fez um sistema muito bom.

      • O Bing ser o buscador nativo do WP, ao contrário do Android e da Apple, que usam o Google, também não ajuda muito na causa da Microsoft.

  • Qndt

    Microsoft tá cada vez mais decadente, faz anos que não lança um produto inovador, sempre correndo atrás do prejuizo.

    • Celio Alves

      Lança sim!

      Não viu o XBOX One, que é TV, TV, TV, Sports, Sports, Sports, Call Of Duty?

  • Wilson Machado

    sinceramente o app da microsoft pro youtube em WP ficou muito melhor do que o app do youtube rodando em android. pena que já bloquearam. desinstalei.

  • Julio Verner

    Robozinho ta fugindo das janelas voadoras? Dá a entender isso… Porém, acho difícil.

  • Frederico Viana

    “Dont be evil” Tá bom…

    • Luiz Felipe

      Na verdade eh do no evil. E o mal eh relativo ao lado que foi prejudicado, sempre.

  • Pierre

    Por essas e outras que eu tento me afastar de todos os produtos do google.

  • Luiz Felipe

    Se eh assim que google quer brigar, eu soltaria uma atualizacao para o mssock2.dll fazer o site do google ficar lento, mas somente nos ads.

  • Abilio Simeão

    Anos atrás a Microsoft excluía os pequenos do mercado sem piedade, massificando sua tecnologia fechada (diga-se Office, DirectX, ActiveX e etc). Em se tratando de empresas americanas capitalistas, o Google está fazendo o que a Microsoft sempre fez, chutar cachorro morto.

  • Pingback: Microsoft desistiu do Youtube no Windows Phone?()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis