Hackers acessam sistema de bordo de um carro e o dirigem com um controle de NES

nintendo-car

Charlie Miller e Chris Valasek, dois profissionais de segurança resolveram demonstrar de uma forma inusitada como é de certa forma simples hackear alguns modelos de carros, tendo acesso completo ao sistema de bordo a assumindo facilmente o controle de um veículo. Para isso eles resolveram, entre outras coisas, jogar Mario Kart no mundo real.

Com um laptop e um programinha específico (e uma mãozinha do DARPA), eles conseguiram acessar o UCE (Unidade de Controle Eletrônico) de um Toyota Prius e um Ford Escape ano 2010, conectando o conjunto através da porta de diagnóstico usada por mecânicos. A partir daí eles conseguiram com que os carros fizessem uma série de ações curiosas, como fazer com que o velocímetro marque 199 mph com o veículo estacionado e fazer com que o marcador de combustível descesse até zero.

Aqui você confere o vídeo onde eles invadem o Prius:

 http://www.youtube.com/watch?v=oqe6S6m73Zw

Entretanto o ato mais curioso que eles executaram foi plugar um controle de um Nintendinho e repassar para ele o controle do carro:

Embora pareça que os carros são inseguros em geral, a pesquisa financiada pelo Pentágono busca mostrar como hackear um veículo pode ser de certa forma simples, de modo a incentivar os fabricantes a reforçar a segurança de seus sistemas. A Toyota se pronunciou dizendo que não considera o procedimento um hack, já que é preciso um hardware para ter acesso ao sistema. Miller e Valasek dizem que não é esse o ponto, já que uma vez invadido, o carro não consegue distinguir de onde vêm os comandos e os executa sem maiores problemas. A montadora diz que seus carros são seguros e que seu firewall protege o veículo de qualquer acesso não autorizado.

Ainda que o DARPA esteja envolvido, não muda o fato que os carros foram sim hackeados.

Fonte: BBC.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples