Meio Bit » Arquivo » Hardware » Intel anuncia Thunderbolt 2 e apresenta o protótipo de pendrive mais rápido do mundo

Intel anuncia Thunderbolt 2 e apresenta o protótipo de pendrive mais rápido do mundo

Intel anuncia interface Thunderbolt 2 durante a Computex 2013 e apresenta protótipo de pendrive que transfere dados a 10 Gb por segundo!

11 anos atrás

Não serve para dar a partida, mas é bem rápido

Apesar de ainda não ser muito popular, o conector Thunderbolt é uma senhora evolução e superiores em velocidade a qualquer interface utilizada hoje. A título de comparação, a velocidade de transferência de uma porta USB 2.0 é de 480 Mb por segundo; uma porta 3.0, 4,8 Gbit/s; já a Thunderbolt, 10 Gbit/s.

Entretanto a Intel está otimista com a tecnologia, tanto é que já anunciou durante a Computex 2013 a interface Thunderbolt 2 ainda para 2013, e apresentou um protótipo de pendrive com o conector atual.

Anteriormente conhecida como “Falcon Ridge”, a nova interface promete o dobro da velocidade atual do Thunderbolt, chegando a assombrosos 20 Gb/s, quatro vezes mais rápido que o USB 3.0 e anos-luz à frente do 2.0. Segundo a Intel os planos são de lançá-la até o fim do ano ou no início de 2014.  E como os canais são bi-direcionais, a porta atual é totalmente compatível e desfrutará da mesma velocidade.

Segundo a Intel, com o suporte à porta DisplayPort 1.2, será possível transferir um vídeo 4K para um dispositivo e executá-lo em um monitor ao mesmo tempo, algo que não pode ser feito hoje.

gogoni-thunderbolt

Sobre o pendrive ele possui capacidade de 128 GB e, segundo a Intel, é “o pendrive mais rápido do mundo”, transferindo dados na velocidade nomimal da porta Thunderbolt atual, de 10 Gb/s. Além disso ele não é um pendrive comum com memória flash, mas sim um SSD de bolso com tecnologia SanDisk, do tamanho (e formato) de uma chave de carro.

Apesar da Intel possuir interesse de lançá-lo no mercado, não há garantias de que o faça a curto prazo devido a baixa popularidade da interface (restrita a Macs e placas-mãe mais caras). A Intel espera que o Thunderbolt 2 ajude a reverter esse quadro, desde que a licença seja mais barata do que atualmente, o que faz os fabricantes preferirem o USB 3.0.

Fonte: TS.

relacionados


Comentários