Enodo mostra novamente do que a CryEngine 3 é capaz

enodo-25.04.13

Talvez vocês não se lembrem, mas no ano passado os franceses da Enodo chamaram a atenção dos gamers ao fechar uma parceria com a Crytek para utilizar a CryEngine 3 na construção de maquetes virtuais. A qualidade da criação dos caras mostrava que eles tinham total domínio sobre a ferramenta e embora não existisse a menor intenção da empresa se aventurar no mundo dos jogos eletrônicos, a primeira demonstração serviu para nos mostrar que seria possível ser criado com o poderoso kit de desenvolvimento.

Então, para deixar claro que os games podem ser utilizados também em outras áreas que não seja a do entretenimento, eles divulgaram outro vídeo muito impressionante que mostra mundos virtuais de tirar o fôlego e dessa vez, além de uma realista cidade ainda somos apresentados a uma savana que mesmo os mais fanáticos por games teriam dificuldade em identificar como sendo uma animação.

Contudo, por mais bonitas que sejam as maquetes criadas pela Enodo, o grande mérito delas é permitir que modificações sejam feitas em tempo real, possibilitando assim que os arquitetos possam mostrar os projetos aos seus clientes de maneira mais dinâmica, isso sem falar na quantidade de possibilidades que se abrem, como por exemplo podermos visitar um apartamento que temos interesse em comprar, mesmo sem precisar viajar metade do planeta para fazer isso.

É verdade que uma belezinha dessas não rodaria na maioria dos computadores, mas bem que eles poderiam disponibilizar essa demonstração para brincarmos um pouco.

[via Polygon]

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Ricardo

    Cara, sério, não é isso tudo não. Eu carreguei o vídeo em 1080p e mesmo assim não há nada de surpreendente. No máximo o tamanho dos cenários é que está bem maior (bem maior mesmo) do que o que se vê por aí, mas o ‘realismo’ das cenas em si está bem baixo. Tinha texturas borradas em alguns objetos e a movimentação era horrível. Sem falar nas pessoas, já vi jogos de gamecube/play2 com um ser humano mais bem renderizado.

    O mérito mesmo é usar para demonstrações de ambientes em tempo real. Aí sim, cumpre bem o objetivo, e parece bem divertido.

    • Felipe Fernandes Braga

      “O mérito mesmo é usar para demonstrações de ambientes em tempo real. Aí sim, cumpre bem o objetivo, e parece bem divertido.”

      Entao… foi alcançado o objetivo. Isso não e um jogo, eles querem dar um foco nas construçõs e nos ambientes em volta, e não na realidade propriamente dita.

      Gostei muito do video. eu gostaria de ter comprado o meu apartamento, e antes de estar pronto, dar um pesseio virtual por ele!

      • Ricardo

        Sim, esse objetivo foi atingido. Mas mencionar realismo foi forçar a barra.

  • Marco Diniz Garcia Gomes

    Muito bacana..
    ..mas dizer que “..mesmo os mais fanáticos por games teriam dificuldade em identificar como sendo uma animação” é um tremendo de um exagero, até minha vó perceberia que não são cenas reais.

    • Faça o teste então, mostre a parte da savana pra tua vó e pergunte o que ela achou desse filme, só pra ver se dirá se tratar de uma animação.

    • também achei forçado o texto…

      • Eu aposto como a maioria das pessoas não identificariam aquela parte em que a câmera mostra um carro na savana como uma animação, caso passasse numa propaganda ou num programa de TV e não fosse dito se tratar de algo feito no computador.

  • CRYSIS 3 > ALL!!!!

    • Diego Turco

      ni no kuni > crysis.

  • Rodrigo Sarrat

    Só caiu no vale da estranheza quando apareceram pessoas.

  • Luiz Felipe

    Finalmente fizeram maquetes mais realistas usando engines de jogos. Sempre que eu via a saida 3d desses programas que os arquitetos usam achava tosco e ridiculo perto do que os jogos faziam.

  • Sander Manzoli

    Essa engine no PS4 vai arrebentar…
    Pelo menos já estão sumindo os reviews malucos de sites que não tem a idéia do que falam sobre o PS4, e a medida em que estúdios de jogos dão exemplos de como funciona em teoria, o pessoal está se acalmando, e entendendo pq um PS4 com uma CPU mais fraca que um i7 e uma GPU bem mais fraca que uma Titã, conseguirá entregar MAIS que um PC com estes 2 juntos… milagres de uma nova forma de APU, misturada com GDDR5 e sem gordura de sw entre a programação e o processador, como existe nos PCs, graças ao windows.
    Num exemplo da EA, um PS4 com 1.8 TFLOPS entrega melhor qualidade visual que um PC com 4TFLOPS.