Meio Bit » Arquivo » Hardware » Lego, Rube Goldberg e a melhor maneira de fazer lances livres

Lego, Rube Goldberg e a melhor maneira de fazer lances livres

Usuário do YouTube cria sensacional máquina lançadora de mini-bolas usando peças de Lego.

11 anos atrás

goldberg

Todo mundo que assistiu os desenhos do Tom & Jerry ou do Pica-Pau sabe o que é uma Máquina de Rube Goldberg, mas talvez não conheça a história por trás de sua origem: o cartunista e inventor que dá nome às bugigangas costumava fazer charges onde desenhava esses elaborados conjuntos mecânicos capazes de executar tarefas simples, mas das maneiras mais complexas e inusitadas possíveis.

Desde 2005 o aumento da popularidade dos fantásticos Lego Mindstorms (kits que permitem montar desde robôs a computadores rudimentares) estimulou o surgimento de uma vertente dos entusiastas de Goldberg que se dedicaram a montar GBCs (Great Ball Contraptions, ou Bugigangas Lançadoras de Bolas numa tradução livre), traquitanas capazes de lançar bolinhas numa sucessão de movimentos complicados.

Só que dessa vez o usuário do YouTube Philip Verbeek caprichou: além de sua GBC ter um ótimo design (o que chega a ser um tanto contraditório), o vídeo foi gravado com uma qualidade e trilha sonora excelentes, e detalha cada parte da máquina composta de 2.500 pecinhas de Lego, dois motores e uma bomba de ar de 9V. Um controlador Lego NTX NXT serve como cérebro do conjunto, dividido em seis módulos.

O resultado é de babar, apesar de me convencer que jamais construirei algo parecido. 🙂

Fonte: Geek.

relacionados


Comentários