Heroicos cientistas brasileiros criam tecnologia que acelera produção de cerveja

projetohumanitario

Normalmente não dou muita bola para o Prêmio Nobel, depois daquela história da indicação da Banda Calypso pro Nobel da Paz a premiação me pareceu meio comercial, mas abro exceção sugerindo Éverton Estracanholli para Nobel da Química E da Paz.

Durante uma pesquisa de doutorado, o físico do  Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo estudava técnicas de fotoanálise para quantificar carboidratos em amostras de mosto cervejeiro na fase de fermentação. Só que durante o processo perceberam que, no mais clássico exemplo do Princípio da Incerteza, o ato de observar alterava o resultado da observação.

As fontes de luz afetavam o tempo de fermentação nas dornas onde as leveduras viviam e morriam para nosso prazer e alegria. Partindo daí criaram dispositivos com LEDs que eram colocados dentro dos tanques. O resultado é que o tempo de fermentação caiu de 15% a 20%.

Isso é MUITO significativo, principalmente para microcervejarias que não dispõe de equipamentos para produção de grandes quantidades do Néctar Sagrado, e podem aumentar sua saída sem investir em mais equipamento e espaço.

O processo foi patenteado e já está em uso na microcervejaria Kirchen, fundada por Éverton, que já produzia cerveja artesanal em casa. Próxima viagem a São Paulo que tiver disponibilidade de tempo pretendo dar uma passada lá e conferir a Irish Red Ale deles. PELA CIÊNCIA!

Fonte: FAPESP

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • Por mais que eu queira acreditar que isso melhora a produção de microcervejarias, quem vai gostar mesmo da idea são as gigantes. Pra eles 15% a 20% é MUITA diferença mesmo, sem contar que eles já aceleram bastante a fermentação daquele xixi de bode que ele produzem atualmente….

    • Esse tipo de comentário que estraga a internet. Vc deveria se comportar melhor, sua mãe não te deu educação? Por que você chega e vai ofendendo os bodes assim sem mais nem menos?

  • paulokdvc

    Sim, pela ciência.

    ¬¬’

  • Vittor Oliveira
  • Livro de Pryderi, capítulo I, versículo I: – E Deus disse “façamos os químicos a nossa imagem e semelhança”, no que os anjos falaram “e o resto da humanidade?”.

    Livro de Pryderi, capítulo I, versículo II: – Deus olha os anjos com desprezo e diz com sua voz de trovão “tasca qualquer coisa! Eles vão fazer besteira, mesmo”.

    Livro de Pryderi, capítulo I, versículo III: – Disse o SENHOR: “Coloquemos os físicos para trabalhar para os químicos e honrá-los, e que se faça o maior das ambrosias.

    Livro de Pryderi, capítulo I, versículo IV – E viu Deus que finalmente os físicos fizeram algo que prestasse e ficou satisfeito.

    • nossa! Esse tal de Pryderi sumiu dos comentários do Meio Bit… O que aconteceu? Algum editor kickou ele? Afinal, ele era muuuiiiitttoooo troll;

      • carlitus

        Você acabou de respondê-lo…

      • Mulinha. 😀

        • Engraçado como não me dei conta! Mas, identificado como “André” (confirmado talvez pela Wikipedia, aqui:http://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio(a):Pryderi – Que detesta “stalking”), nesta figura ele não se comportava como tão troll, ao contrário, era muito coerente. Será que Pryderi é sua face troll ou lhe interpretei mal desde o princípio?
          E outra: alguém que detesta stalking… Bem, pode ser você um artista, blogueiro, alguém que está a se esconder para não ser stalkeado… Seria você um dos editores, apenas disfarçado, para criar buzz?
          Talvez eu tenha viajado, desculpe.
          Mas, prazer em re-conhecê-lo André “Pryderi”!

          • Eu sou In Dagda, Ruad Rofhessa, Llud etc. Vocês, humanos, me deram muitos nomes.

            (quão patética é vida de uma criatura que vai fuçar o perfil das pessoas até mesmo na Wikipédia)

  • Já tomei chopp dessa Kirchen num bar aqui de São Carlos, é bem leve e desce bem =) sabia que ele havia surgido de uma tese, mas não sabia o motivo… falta ir lá na cervejaria provar os demais… you know, for Science!

  • Cardoso, que tal mais um post sobre o futuro dos robôs, pois esse vídeo mostra que eles podem se tornar os novos Hatsumhttp Miku do futuro, quem sabe. ://www.youtube.com/watch?v=3RBSkq-_St8

  • José Luis Junior Segatto

    Como conterraneo do citado campus da USP devo informar que São Carlos fica a 234km da capital.

  • Moriga

    Essa luz gerada pelo LED não causa light struck?

  • Pingback: Acelere sua fermentação usando LEDs | Goronah()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja