Meteoro ESPETACULAR atinge cidade russa causando danos

meteorite-crash-in-russia-sparks-ufo-fears-urals-february-15-2013

Em um caso divertido de coincidência cósmica, 12 horas antes do Asteróide 2012 DA14 fazer sua aproximação um meteoroide de tamanho considerável entrou na atmosfera terrestre, transformando-se em um meteoro e, após deixar uma enorme trilha de condensação, provavelmente explodiu sobre a cidade de Chelyabinsk, perto dos Montes Urais, na fronteira entre a Europa e a Ásia.

Normalmente vídeos de meteoros espetaculares são falsos, mas dessa vez MUITA gente filmou ao mesmo tempo, em ângulos e locais diferentes. Mais ainda: Há testemunhas e fotos dos danos:

danos

Veja alguns dos vídeos:

Neste aqui, aos 20s escuta-se a onda de choque:

Phil Plait, astrônomo, blogueiro, escritor e uma das 3 pessoas que já fizeram Ciência no Discovery Channel descartou qualquer associação com o asteroide 2012 DA14, que além de estar a 12 horas de distância da Terra, virá em uma órbita Norte-Sul, enquanto o meteoro russo veio em uma Leste-Oeste.

Ele também avalia que o meteoro explodiu ao atingir as regiões mais densas da atmosfera, todos os danos sendo causados pela onda de choque. Provavelmente serão achados meteoritos, mas nada resultante de um impacto direto.

Locais informam que janelas foram quebradas e prédios estão sendo evacuados.

janeladomal

Os vídeos estão começando a aparecer, e um está melhor que o outro, mas todos lembram que mais uma vez demos muita, muita sorte. Um evento semelhante, durante a Guerra Fria, poderia ter precipitado o Fim do Mundo. Um ângulo alguns segundos mais inclinado alguns milhões de km atrás, e a combinação velocidade/inclinação faria a pedra atingir o solo, com toda a energia cinética intacta.

A lição, como disse Neil DeGrasse Tyson, é que meteoros são uma forma da Natureza perguntar “e aí, como vai seu programa espacial?”. A resposta não é nada agradável, pois mesmo que esse ou qualquer outro asteroide fosse detectado, hoje não há NADA que possamos fazer.

ATUALIZAÇÃO: continuem acompanhando, ao vivo, mais vídeos e novas informações sobre o meteoro em Chelyabinsk.

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • opivm

    Espetacular, Carlos. Tomara que ninguém tenha morrido…

  • Pingback: PLANTÃO: Mais vídeos e informações sobre o Meteoro Russo « Meio Bit()

  • PQP, se fosse eu presenciando esse vídeo do meio, com o meteoro vindo em minha direção, tinha surtado na hora! Bem se vê que ainda não estou preparado para o apocalipse Zumbi pós-meteoro =/.

  • Guest

    A lenda nos diz que os Cavaleiros sempre aparecem quando as forças do mal tentam apoderar-se do mundo. Conta-se que com um movimento de mão eles eram capazes de rasgar o céu e com apenas um chute abriam fendas na terra. Hoje um grupo novo de Cavaleiros com o mesmo poder e idêntica coragem chegou à Terra.

    • Hades precipitou-se na Terra. Vamos aguardar as lutas épicas.

  • Por via das dúvidas vou comprar uns mantimentos.

  • Isso é obra dos insetos! Klendathu lançou seu primeiro ataque!!!

  • são aerolitos, aerolitossssss

  • Sensacional a cobertura jornalística meiobitiana!

  • Não vou esperar o veredito. Já ganhou o “tijolada do ano”!

  • so entendi ele falandO… EITA CARALHOOOOOO

  • paulo amancio

    Eu adoro coisas espaciais, Hoje logo que acordei vi esse Aerólito entrando na terra. Porra, isso é demais. Pena que tenha tido vitimas, porem, para tranquilizar os que tem medo do Fim do Mundo (Eu tinha até os 14 anos) esse choques espaciais ocorrem sempre, porem poucos são gravados em câmeras ou presenciados por pessoas. Portanto galera, esquecem o próximo cometa que ta chegando. Ele não baterá com nós, alem do mais ele sera outro espetáculo espacial de hoje. Quem quiser o site para ve-lo ao vivo é só pedir.

  • Leonir Zimmermann

    Se hoje fosse 21 de outubro de 2015, poderíamos suspeitar também que não se tratasse de um meteoro, mas Marthy McFly e Doc. Brown chegando!

  • Luiz Felipe

    Caramba, nao consegue ficar com a camera parada, eita vodka.

  • Carlos Magno GA

    Achei interessante o atraso da onda de choque. O cara tá lá, sacou o vodkaPhone e, sem qualquer aviso, o estrondo destruindo as janelas e acionando alarme de carros.

    Lembro de um “guia de sobrevivência” no Discovery Channel, sobre ataque nuclear. Você tem que parar onde está, abaixar, cobrir os ouvidos para não ficar temporariamente surdo (cego você já ficou) e abrir a boca para os seus pulmões não explodirem com a onda de choque.

    • só lembrando que para as pessoas na área de choque principal, seus destinos é serem assadas a uma temperatura de 4,000Cº. Que estiver a uns 2Km é que teria chance de sobreviver dentro de prédios e garagens de apartamentos.

      Lembrando de nunca ficar no esgodo, pois com uma queda de asteroide ou bomba nuclear, os esgotos se tornariam câmaras de pressão gigantesca. Nenhum rato sobreviveria. Então, não fique lá.

  • Pingback: Esportes Que Mais Parecem Tentativas de Suicídio | #FKDK()

  • Pingback: Esportes Que Mais Parecem Tentativas de Suicídio | #FKDK()

  • Pingback: #365Posts - Porque os russos dirigem filmando | O Blogue do Janio()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja