Nolan Bushnell não acredita no sucesso do Wii U

dori_bush_26.11.12

Goste disso ou não, o fato é que a indústria de games está passando por uma profunda transformação. Com uma grande quantidade de plataformas competindo pela atenção do consumidor e novos modelos de negócios ganhando cada vez mais espaço, muitas companhias tem buscado se adaptar e se em outra época não poderíamos imaginar uma empresa como a Nintendo lançando um console com uma capacidade de processamento não muito diferente de aparelhos com 6, 7 anos, hoje é arriscado apostar que ela não terá sucesso.

Mesmo assim, Nolan Bushnell, fundador da Atari e um dos nomes mais respeitados da indústria, não escondeu sua decepção com o Wii U e com o futuro dos consoles em geral.

Na verdade eu fiquei perplexo com ele, não acho que será um grande sucesso. Os consoles continuarão sendo criados, mas eu realmente não acho que terão a mesma importância novamente. Sinto como se fosse o fim de uma era para mim.

A opinião de Bushnell claramente leva em consideração a popularização dos smartphones e tablets como plataformas de game, o que acredito que possa mesmo decretar o fim dos consoles como os conhecemos, mas basta ver que a aceitação de videogames como o Wii U ou mesmo o 3DS para notarmos que as pessoas ainda estão dispostas a pagar por aparelhos cujo objetivo principal são os games e os próximos meses poderão ser bastante importantes para o futuro da indústria como um todo.

Relacionados: ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • paulokdvc

    Ele diz: “fim de uma era…”, mas para muitas pessoas essa “era” ainda vai demorar ou nunca acabar. Um amigo meu disse que jogo tem de ser somente para Video Game, já que o mesmo, foi feito só para esse propósito, rodar jogos. Jogos no PC p/ ele nunca rodam bem. E ele acha os jogos de xbox e playstation 3 fantásticos. Eu também acho fantásticos, mas prefiro PC.

    Agora, vai entender todos que possuem uma opinião diferente. Você simplesmente não entenderia.

    • Escreveu, escreveu e não disse nada. Escreveu sobre a opinião do seu amigo, sobre a sua opinião e conclui com cada um tem sua opinião. Qual o seu objetivo? (além de escrever um comentário)

  • Uma coisa que não consigo entender e esse falatorio de que o console da nintendo tem um hardware parecido com video games de 6 anos atras, como dá pra afirmar isso se a nintendo não abre as especificações do console. A unica coisa que sabemos ao certo e que ele tem 2GB de RAM, que é 4 vezes oque o xbox e o ps3 tem. Sabemos que pelos jogos atuais que ele mostra, não tem surpreendido ninguém , mas se ele precisa processar o grafico da tv e do joystick ao mesmo tempo, já podemos dizer que melhor a placa de video é. Além do mais qualquer console quando chega no mercado não tem jogos ainda que usem sua capacidade total, os primeiros jogos de ps3 e xbox 360 era levemente melhores que os do ps2, demorou anos pra chegar na qualidade que temos agora. Não que eu esteja afirmando que tenho certeza que o Wii U e fantasticamente melhor que os videogames atuais, mas acho que é muito cedo pra afirmar que ele esteja no mesmo nivel.

    • Voce por acaso ja ouviu falar em engenharia reversa, raio X e especificacoes padroes?
      Ele não precisa processar graficos do tablet o tablet não trabalha com renderização no mesmo. A Imagem é transferida pra ele via stream em video. Por isso existe perda na qualidade de imagem do tablet.

    • O WiiU tem uma cpu antiga, Uma GPu mais ou menos recente rodando a 550mhz a 128 bits com uma memoria de baixa latencia. Ela é claramente ainda assim mais forte que as gpus do xbox e do ps3.

    • Voce tem problemas de memoria ou é daqueles nintendistas roxos que distorcem os fatos ao seu bel prazer.

      Dead or Alive Xtreme 2, Condemned: Criminal Origins, Dead or Alive Xtreme 2, Kameo e Project Gotham Racing 4 foram jogos lançados junto com o console e que estavam bem a frente do que qualquer outro jogo de xbox/gamecube

      • Se você tem fatos pra argumentar eu posso aceitar, mas não precisa tentar baixar o nivel da conversa. Eu nunca vou achar relevante o comentario de um retardado sem o minimo de educação que começa uma conversa tentando ofender uma pessoa. Independente de você ter razão ou não isso não te da o direito de tentar ofender uma pessoa que esta tentando expor educadamente seu ponto de vista. E acredite ou não, eu trabalho com informatica a 16 anos, e sei que um hardware não é so cpu, se você balancear a carga entre processadores graficos, audio, você pode ter um resultado melhor do que com uma cpu excelente que fica a cargo de fazer muita coisa sozinho. Entenda hardware e um conjunto, e sem as especificações completas, a maioria tudo é chute. Não sou nintendista e falaria a mesma coisa de qualquer hardware que não tenho acesso as especificações, seja ele da microsoft, da intel, da sony ou qualquer outro.

        • Tente não especular sobre o que desconhece e isso não ira acontecer novamente.
          O problema é a argumentação torpe e puramente especulativa de sua parte.
          Posso até ter sido um posso grosseiro, mas nem de longe o suficiente pra vc se sentir ofendido.

  • João Paulo Longo

    Meu problema com o Wii U é unicamente a Nintendo. New Super Mario Bros. U, por exemplo, não funciona com o controle clássico, o Wii U Classic Controller, que possui o mesmíssimo layout de botões do GamePad. Lógica?

    Desta geração só tenho o Wii e, olha, como é decepcionante jogar Donkey Kong Country Returns, e muitos outros, com controles por movimento imprecisos. Não custava nada implementar suporte ao Classic Controller, mas pra variar a Nintendo tem o dom de errar coisas super simples.

    Não estou disposto a aturar isso com o novo console da Nintendo. O Wii U é o primeiro produto da empresa que não faço a menor questão de comprar. Infelizmente vou abandonar minhas franquias e ir migrar de plataforma ainda este ano por falta de comprometimento.

    • Tudo é uma questão de gosto mesmo. Joguei praticamente todos os grandes games do Wii, inclusive o DKCR e achei o máximo. Estou muito contente com meu 3DS e pretendo comprar o WiiU. A Nintendo é a única que me oferece experiencias diferentes. As demais me oferecem sempre a mesma coisa com gráficos HD super realistas.

      • João Paulo Longo

        Eu adoro os controles de SuperMario Galaxy. Tenho pavor dos de Metroid Other M. Seria tão simples dar opção pra todos, até porque se criaram um periférico que o usem. (Vou ignorar o histórico da Nintendo com seus periféricos)

        Também tenho um 3DS e sim, ótimo jogos, ainda que 3D Land e o New Mario 2 sejam curtos e fáceis, Mario Kart 7 datado e Mario Tennis incompleto. Pequenos jogos do e-Shop estão oferecendo mais por muito menos, algo que pra mim é preocupante.

        Em relação ao meu problema com a Nintendo em si, um exemplo: existe alguma explicação pro Shop Channel ser aquela coisa que é hoje? Atualizaram uma vez e depois nunca mais. Ficou aquela coisa grotesca e pronto. Enquanto isso o pessoal pirata executa jogos via HD, assiste vídeos via Homebrew entre outras coisas. Muita, muita má vontade de uma empresa com seus produtos.

      • João Paulo Longo

        Eu adoro os controles de SuperMario Galaxy. Tenho pavor dos de Metroid Other M. Seria tão simples dar opção pra todos, até porque se criaram um periférico que o usem. (Vou ignorar o histórico da Nintendo com seus periféricos)

        Também tenho um 3DS e sim, ótimo jogos, ainda que 3D Land e o New Mario 2 sejam curtos e fáceis, Mario Kart 7 datado e Mario Tennis incompleto. Pequenos jogos do e-Shop estão oferecendo mais por muito menos, algo que pra mim é preocupante.

        Em relação ao meu problema com a Nintendo em si, um exemplo: existe alguma explicação pro Shop Channel ser aquela coisa que é hoje? Atualizaram uma vez e depois nunca mais. Ficou aquela coisa grotesca e pronto. Enquanto isso o pessoal pirata executa jogos via HD, assiste vídeos via Homebrew entre outras coisas. Muita, muita má vontade de uma empresa com seus produtos.

  • Talvez a era em que você precise comprar um equipamento específico para executar um jogo.

  • Jos_El

    Eu queria muito que parasse de aparecer gente de todo o lado dizendo que a era dos consoles acabou. Há anos a era dos consoles está acabando…

    Parece que as pessoas QUEREM isso.

    Quanto ao Wii U. Olha, fico bem satisfeito com meu Wii. Joguei muitos jogos bons nele, mesmo não tendo gráficos embasbacantes. Isso é o que deveria importar, bons jogos, sejam eles os que tem uma física estupenda, sejam eles um simples plataforma como Donkey Kong (que por sinal, pode ser usado com o Wiimote na lateral, sem o controle de movimentos e o nunchuck).

  • Não será considerado um sucesso comparado ao que?! O Wii, ao atari? Ou simplesmente não vai pagar o custo do investimento? Acho difícil NÃO ser um sucesso. Todos os consoles lançados nos últimos anos foram um sucesso de vendas, todos.

  • EU JURO QUE MANIA QUE O PESSOAL TEM DE QUERER MATAR OS CONSOLES!
    TUDO vai acabar um dia, mas o console só vai acabar o
    dia que eu ligar o meu tablet em uma TV de 52 polegadas ligar o meu home theater e jogar em meu confortável controle e neste dia o tablet virou um console fininho
    Quem fala que console vai morrer amanhã não joga video game, um dia vai morrer mas não amanhã.

    Eu poder

  • Única coisa que sei é que segundo especialistas, a Nintendo teria afundado desde a época do N64.

    • paulokdvc

      Lembro-me da época, disseram que por não usar a “atual” tecnologia dos cds, ela estaria fadada ao fracasso.

    • Mas a Nintendo está muito, mas muito mal mesmo devido ao insucesso do Nintendo 64 e do Game Cube. Se o DS e o Wii não ivesse vendido muito bem, talvez hoje a Nintendo estivesse fazendo o mesmo que a Sega faz, vendendo apenas jogos.

  • Querem ver como se sairá o WiiU? Aguardem as franquias clássicas da Nintendo. #Fato