Descoberto o mistério do sensor sujo da Nikon D600

Aqui vai uma boa e, ao mesmo tempo, uma má notícia para quem ficou assustado com o sensor sujo da nova Nikon D600. Como os leitores do blog já estão carecas de saber, algum tempo atrás uma empresa que aluga câmeras fez uma reclamação alertando que os sensores da novíssima Nikon D600 estavam ficando literalmente imundos depois de pouco uso. Logo depois muita gente começo a reclamar deste fato nos fóruns da internet, vários blogs fizeram resenhas negativas e o Dpreview anunciou que estava investigando o problema. Alguns já estão chamando a câmera de aspirador de pó, o que não pega muito bem para a imagem da empresa. Falando em empresa, fica apenas o silêncio já que até agora não tivemos nenhum pronunciamento oficial da Nikon. Enquanto isso as piadas e reclamações vão se espalhando.

Agora, parece que a coisa está se resolvendo, e sem ajuda da empresa que até agora não se pronunciou. Como muitos apontaram, parece meio impossível aquela quantidade gigantesca de sujeira se acumulando em uma câmera fechada, como mostrado no vídeo que circulou a internet na semana passada feito por Kyle Clements e que foi publicado até no Dpreview. Como apontado pelo fotógrafo, as fotos foram feitas com uma única lente, então as partículas de sujeira estavam vindo de dentro da câmera. Bem, ao que parece as partículas que estavam acumuladas no sensor não eram poeira, e sim algo mais pegajoso. Quem tentou limpar o sensor percebeu que não se tratava de simples poeira, pois os métodos tradicionais de limpeza não estavam sendo efetivos. O grude encontrado no sensor é um tipo de óleo que estava aplicado nas engrenagens do obturador. Relatos indicam que os pontos de sujeira deixam de aparecer após 5 mil disparos.

Mesmo assim é um incômodo que o comprador de uma câmera desse valor não deveria ter. Garantia do equipamento não cobre limpeza do sensor, nem a despesa de correio para mandar o equipamento para a assistência técnica.

 

Fonte: Foto Actualidad

Relacionados: , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams “Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio”.

Compartilhar
  • Keaton

    Putz! Isso ai é vicio oculto, não? Teóricamente a Nikon deveria cobrir mesmo que não esteja coberto pela garantia.

    • Configura vício ocultou sim. E amparado pelo CDC, qualquer consumidor pode e deve sentar o dedo e cobrar possível prejuízos da Nikon na justiça

      • Bom dia alguem sabe me dizer se este problema ainda tem
        se a nikon se pronunciou aguardo retorno obrigado

  • Hoje liguei pra Nikon Brasil, pelo 0800 do site na opção assitencia técnica SLR, falei com uma atendente chamada Cris…ela disse que não tinha nenhuma informação sobre o assunto…bom liguei porque estou interessado nessa camera, mas depois dessa…

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis