Canon PowerShot SX 50HS – o maior zoom ótico entre as compactas

Quando as primeiras ultrazooms chegaram ao mercado todo mundo ficou impressionado com as lentes com distâncias focais de 280 ou 300mm. A Fuji Finepix S9000 era um bom exemplo. Acho que foi a primeira câmera compacta que vi com uma lente 28-300mm. Mas, os tempos eram outros. A densidade de pixels era menor, o sensor de algumas delas eram um pouco maiores e a distância focal elevada não era um ponto de concorrência, até por conta da limitação da qualidade de imagem. Nos últimos tempos os fabricantes esqueceram a corrida dos pixels e decidiram apostar em outras características como a qualidade em ISO elevado (nos casos mais positivos) e a distância focal (nos casos mais inúteis).

A mais nova representante dessa categoria é a Canon Powershot SX 50 HS que possui como principal característica o zoom ótico de 50x. O número é alto, e sei que relativamente não significa nada, mas é suficiente para conferirmos a distância focal do equipamento. Surpreendentemente a câmera é equipada com uma lente que inicia sua distância focal em uma confortável grande angular de 24mm e termina em uma super teleobjetiva de 1200mm com abertura máxima de diafragma em f/3,4-f/6,5. Deve ser ótima para fotografar a Lua e natureza, além de causar a felicidade da galera voyeur. Mas, ainda continuo colocando aqui a minha crítica a equipamentos com essa grande distância focal. A qualidade da imagem é comprometida pela quantidade de elementos óticos de baixa qualidade e, do ponto de vista da praticidade, uma câmera dessas só é usável sem tripé até 400mm no máximo. Mesmo com o estabilizador de imagem.

A câmera vem com um minúsculo sensor CMOS Retroiluminado de 12 megapixels. visor LCD articulado com 2,8 polegadas, sapata hot shoe para flash externo, faz 10 fotos por segundo no modo contínuo,  é compatível com cartões de memória SDXC, captura imagens em RAW e pode gravar vídeos em Full HD. A câmera deve estar a venda em outubro e o valor apontado é de US$ 480,00. Um preço bem parecido com o do modelo anterior, que têm apenas 800mm de distância focal máxima.

Já que o papo aqui é conquistar o consumidor, a Canondisponibilizou 3 imagens feitas em máxima resolução com o equipamento. Todas, é claro, estão com ISO 80, mas isso não me preocupa. O individuo que compra uma câmera dessas para usar a noite e com flash é vai ficar muito triste com o resultado. As imagens mostram uma boa nitidez e uma representação de cores interessante. A qualidade de imagem parece ficar dentro do conhecemos da linha SX, mas antes de fazer um julgamento é melhor esperar aparecerem os primeiros reviews de sites independentes e das experiências dos consumidores que vão adquirir o equipamento no lançamento.

Relacionados: , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • Uma cam com 35 de zoom não deve ter uma imagem tão boa já nos 15x, mas uma de 50x de zoom deve ter uma imagem razoável nos 15x, acho que considerar o final do avanço numa camera é o mesmo que considerar apenas a velocidade final de um carro sem considerar aceleração, retomada, consumo, etc.

    Mas acho que se o objetivo é tirar fotos com zoom sempre, um equipamento pró de entrada seria uma pedida melhor. Mas se o zoom é para tirar fotos num show ou num zoo com a criançada ai tá mais que bom.

  • Queria muito comprar a SX40 HS. Será que espero?

    • Eduardo tenho sx40 vai suprir sua necessidade sim mas a sx50 tem um sensor novo e um processador novo tb, além de outros modos de cenas como o hdr é uma ótima compra esperar a sx50

    • wagner

      quer comprar a minha sx 40? 011 9-98625555.

  • Leonardo mesquita

    Se o cara quer tirar fotos e precisa de uma distância focal grande sem gastar “muito”, essa câmera é perfeita. Ainda mais se conseguir manter o nível de nitidez das fotos apresentadas.

    O erro é o usuário comum, que vai usar pra fotos de aniversário ou do churras de domingo, comprar uma dessas achando que tá fazendo boa escolha…

  • Felipe Daidouji

    Meu forte são fotos de paisagem e de rosto (faço sessão de fotos de cosplayers), uma máquina destas não teria utilidade já que são uso mais o zoom como antigamente, mas o que me deixa triste, é que os leigos vão brilhar os olhos nos 50x de zoom da câmera e vão esquecer facilmente o resto.

  • Apesar de gostar bastante do zoom avantajado da minha fujifilm, que tem uma lente de 30x, acho desnecessário o 50x, acho que isso pode ser deixado para câmeras profissionais. Em uma formatura que não consegui ficar nada perto do palco, consegui tirar fotos como se estivesse em cima do palco, mas sem o tripe, tinha que prender a respiração e apoiar meus braços na cadeira pra não tremer, ou seja se com 30x e muito difícil estabilizar a imagem e acertar o foco, imagina com 50x. Infelizmente investir no zoom e algo mais fácil do leigo ver, do que falar que a câmera tem uma qualidade iso melhor, claro que ele vai ver isso quando tirar as fotos, mas na hora da compra, com um vendedor leigo, com certeza vai empurrar essa câmera pra ele, e vai achar que levou a melhor câmera do mundo. Mas realmente e uma câmera que eu compraria, como não sou profissional, se o preço dela no Brasil fosse 480,00$

    • Meu caso queria a SX40HS mais para vídeos e justamente por causa do visor LCD articulado. É a melhor que achei na catergoria com visor articulado. Será que espero essa ou, exceto o zoom (que pra mim não teria muita utilidade), a SX50HS não tem muitos avanços e vale a pena comprar a SX40HS mesmo?

  • Alguns modelos priorizam a qualidade de imagem, outros priorizam a praticidade, e essa Canon prioriza o zoom. A qualidade das fotos não é das melhores, mas acho que dentro do que ela propõe, é uma boa câmera. Mas já estou ansioso para ver como vai ser a resposta da Fuji a essa SX50.

  • Keaton

    Estou mais curioso com a qualidade da Panasonic FZ200 que essa Canon. (Canon compacta nõn existe. =p)

    • Trouxe uma fz200 dos EUA… Estou encantada com a maquina. A abertura 2.8 dá show pois você consegue tirar muito mais fotos com iso em torno de 100 (a abertura permite) e isso garante uma qualidade excelente!! Isto sem falar das lentes Leica, que não precisam de apresentação. Fiz inúmeras pesquisas pois estava em dúvida entre ela, a Canon (há um mês atrás ainda a 40 hs e Nikon p510). Enquanto isso, brincava com minha Lumix 8, antiguinha mas que dá conta do recado, dentro de seus limites…. O zoom 50x realmente enche os olhos mas tente manter a imagem enquadrada!! Diante disso, preferi escolher qualidade e não me arrependi.

      • Keaton

        Eu queria saber mesmo é de fotos com ISO 1600 e acima, pois ISO 100 até minha s6500fd fazia. :p

  • Marilia Vasques

    Eu concordo. Eu tenho um Powershot SX 30 HS e foi minha “primeira” camera. Estou agora com uma EOS 600, e duas novas lentes. A linha de cameras “bridge” sao excelentes pra quem esta querendo fotografar por hobby suas viagens, mas chega um momento que a pessoa quer mais. As fotos noturnas (com o obturador aberto) nao sao possiveis. A elevacao do ISO deixa a foto noturna “suja”. Mesmo com o tripé, elas nao ficam com o obturador aberto por mais de 15 segundos! Mas como ja disse, sao cameras excelentes, mas nao trocam as lentes e abusam do zoom… o que deixam as fotos sem a qualidade esperada! Algo que gostaria de experimentar, mas dizem ainda nao estarem tao desenvolvidas, sao as System Cameras. Digitais sem espelhos – como as bridge cameras – mas que podem ter as lentes trocadas!

  • Como relatou o autor dessa matéria, a especialidade dessa camera é a LUA… tenho uma SX 40 e consigo capturar fotos magnificas da mesma. Porém, ao utilizar o zoom digital a qualidade cai, pictoriza. Com esse novo modelo, creio que essa possibilidade de “chegar mais perto” com maior qualidade de imagem será possivel. Apesar de não ser uma DSLR da pra capturar imagens magnificas e tem recursos muito interessantes, como efeito miniatura, tanto em foto como em filme, além de outros efeitos como cores super vivas. O visor articulado é algo espetacular, apesar do preconceito que ronda esse acessório, se vc realmente quer fazer fotos diferentes, ele é fundamental, pode-se colocar a camera em lugares totalmente desfavoraveis e conseguir uma visibilidade perfeita de enquadramento. Pra quem quer se aprimorar no mundo da fotografia antes de investir mais pesado numa DSLR, vale muito a pena, a começar pelo corpo bem parecido.