Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Canon PowerShot SX 50HS - o maior zoom ótico entre as compactas

Canon PowerShot SX 50HS - o maior zoom ótico entre as compactas

11 anos e meio atrás

Quando as primeiras ultrazooms chegaram ao mercado todo mundo ficou impressionado com as lentes com distâncias focais de 280 ou 300mm. A Fuji Finepix S9000 era um bom exemplo. Acho que foi a primeira câmera compacta que vi com uma lente 28-300mm. Mas, os tempos eram outros. A densidade de pixels era menor, o sensor de algumas delas eram um pouco maiores e a distância focal elevada não era um ponto de concorrência, até por conta da limitação da qualidade de imagem. Nos últimos tempos os fabricantes esqueceram a corrida dos pixels e decidiram apostar em outras características como a qualidade em ISO elevado (nos casos mais positivos) e a distância focal (nos casos mais inúteis).

A mais nova representante dessa categoria é a Canon Powershot SX 50 HS que possui como principal característica o zoom ótico de 50x. O número é alto, e sei que relativamente não significa nada, mas é suficiente para conferirmos a distância focal do equipamento. Surpreendentemente a câmera é equipada com uma lente que inicia sua distância focal em uma confortável grande angular de 24mm e termina em uma super teleobjetiva de 1200mm com abertura máxima de diafragma em f/3,4-f/6,5. Deve ser ótima para fotografar a Lua e natureza, além de causar a felicidade da galera voyeur. Mas, ainda continuo colocando aqui a minha crítica a equipamentos com essa grande distância focal. A qualidade da imagem é comprometida pela quantidade de elementos óticos de baixa qualidade e, do ponto de vista da praticidade, uma câmera dessas só é usável sem tripé até 400mm no máximo. Mesmo com o estabilizador de imagem.

A câmera vem com um minúsculo sensor CMOS Retroiluminado de 12 megapixels. visor LCD articulado com 2,8 polegadas, sapata hot shoe para flash externo, faz 10 fotos por segundo no modo contínuo,  é compatível com cartões de memória SDXC, captura imagens em RAW e pode gravar vídeos em Full HD. A câmera deve estar a venda em outubro e o valor apontado é de US$ 480,00. Um preço bem parecido com o do modelo anterior, que têm apenas 800mm de distância focal máxima.

Já que o papo aqui é conquistar o consumidor, a Canon já disponibilizou 3 imagens feitas em máxima resolução com o equipamento. Todas, é claro, estão com ISO 80, mas isso não me preocupa. O individuo que compra uma câmera dessas para usar a noite e com flash é vai ficar muito triste com o resultado. As imagens mostram uma boa nitidez e uma representação de cores interessante. A qualidade de imagem parece ficar dentro do conhecemos da linha SX, mas antes de fazer um julgamento é melhor esperar aparecerem os primeiros reviews de sites independentes e das experiências dos consumidores que vão adquirir o equipamento no lançamento.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários